Última Rodada dupla da Formula 2 realizada na semana passada em Abu Dhabi, O título já estava decidido nas mãos de Nick de Vries. O piloto Holandês já esta até correndo para a Formula e, Uma pena que um piloto com tanto talento possa correr (já esta correndo) numa categoria tão abaixo do talento dele.
Grid de largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Tempo |
1 | 5 | Sérgio Sette Câmara | DAMS | 1:49.751 |
2 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 1:49.840 |
3 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 1:49.931 |
4 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 1:50.157 |
5 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | 1:50.190 |
6 | 4 | Nyck de Vries | ART Grand Prix | 1:50.288 |
7 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 1:50.303 |
8 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 1:50.520 |
9 | 9 | Mick Schumacher | Prema Racing | 1:50.652 |
10 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi | 1:50.858 |
11 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 1:50.920 |
12 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 1:51.174 |
13 | 22 | Artem Markelov | BWT Arden | 1:51.412 |
14 | 12 | Matevos Isaakyan | Sauber Junior Team by Charouz | 1:51.522 |
15 | 14 | Marino Sato | Campos Racing | 1:51.829 |
16 | 10 | Sean Gelael | Prema Racing | 1:51.884 |
17 | 21 | Christian Lundgaard | Trident | 1:52.140 |
18 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 1:52.412 |
19 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 1:50.618 |
20 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 1:53.363 |
A pole position ficou com Sergio Sette Câmara do Brasil, Ao seu lado largou o inglês Callum Ilott da Chaoruz. Na segunda fila, Largaram os dois pilotos da Carlin: Louis Delétraz na frente de Nobuharu Matsushita. Guanyu Zhou abriu a 5ªFila, Com o campeão da Formula 2 desse ano Nick de Vries largando do lado dele.
Nicholas Latifi larga em 7ºlugar e estava em vantagem na disputa com o vice-campeonato. Até porque , Luca Ghiotto larga apenas em 10ºlugar. O Dinamarquês Christian Lundgaard estreia com o carro da equipe Trident larga em 17ºlugar.

A primeira etapa da Formula 2 aconteceu depois da classificação da Formula 1. Na noite de sábado em Abu Dhabi. Na largada, Sergio Sette Câmara não largou bem e Callum Ilott acabou assumindo a ponta após disputar a ponta com Louis Delétraz. Sette Câmara conseguiu segurar a 3ªposição. Zhou e Matsushita completavam os 5 primeiros.
As primeiras voltas da prova seriam intensas, Ainda na primeira volta, Delétraz passou Ilott e assumiu a liderança, O Chinês Guanyu Zhou acabou sendo superado por Nobuharu Matsushita e depois por Nick de Vires entre a curva 9 e 10, Na 2ªReta oposta, Jack Aitken superou o piloto da Uni Virtuosi que caiu do 4º para o 7ºlugar.
Na 3ªVolta, Delétraz vinha quase 1 segundo da frente de Ilott, que tinha Sette Câmara colado, Mas o Brasileiro foi pressionado por Matsushita. No final da volta, Zhou passou de Vries e subiu para o 5ºlugar. No começo da volta 4, Sette Câmara foi superado pelo Nobuharu Matsushita e assume o 3ºlugar. O piloto Japonês vinha rendendo muito bem, Ao contraio do piloto da DAMS, que rendia muito mal nas primeiras voltas, Assim como Nick de Vries que vinha mal, Em 9ºlugar após ser Superado por Nicholas Latifi e Mick Schumacher.
Matsushita passou Ilott na metade da 4ªVolta. No final da mesma volta, O japonês já vinha na frente de Delétraz, passando para a liderança. Zhou passa Sette Câmara na 1ªreta oposta e depois, passou Ilott na segunda reta oposta e subiu do 5º para o 3ºlugar em apenas 1 setor. Na metade da tabela, uma boa corrida de Giuliano Alesi em 9ºlugar e uma espetacular recuperação de Nikita Mazepin que já vinha em 11ºlugar após largar da última posição.

Guanyu Zhou supera Delétraz e assumiu o 2ºlugar no começo da 6ªvolta. Ao final da volta, Sette Câmara, Ilott, Latifi, Schumacher, Markelov, De Vries, King, Aitken, Isaakyan, Gelael e Calderón pararam nessa volta. No final da volta 7 Raghanathan vai para os boxes e em seguida na volta seguinte, O piloto da MP Motorsport faz a melhor volta da prova. (Por incrível que pareça)
Essa glória não durou muito, Louis Delétraz marcou a melhor volta da prova. Matsushita era o líder da prova, com 6.1 segundos a frente de Zhou, Quem vinha em 3º era o surpreendente Giuliano Alesi, que vinha a frente de Luca Ghiotto e Nikita Mazepin, que disputavam o 4ºlugar. Lundgaard e Sato completavam os 7 primeiros colocados. Todos eles precisavam fazer a parada obrigatória. Delétraz, Sette Câmara e Ilott eram os primeiros dos pilotos que fizeram a parada.
No começo da 10ªVolta, Rathanatham acabou parando seu carro na área de escape do 3ºsetor, provocando um Safety Car virtual que durou pouco, O bólido do indiano foi retirado rapidamente e a corrida pode voltar ao seu ritmo normal. Schumacher e Nick de Vries passaram Markelov (Que acabou Punido) que teve problemas em seu carro e teve de fazer uma parada extra, prejudicando a sua corrida.

Luca Ghiotto foi para cima de Giuliano Alesi e acabou conseguindo a ultrapassagem na 11ªVolta, Ganhando o 3ºlugar. Louis Delétraz vinha 30.8 segundos atrás de Matsushita e se aproximava do estreante Christian Lundgaard da Trident. (Que vinha muito bem, com seus dois pilotos)
O Outro piloto da Trident, Giuliano Alesi resistia à pressão de Nikita Mazepin da ART. Porém, o francês foi punido em 5 segundos e isso poderia comprometer sua corrida. (Também foi punido Sean Gelael da Prema).
Delétraz passou Lundgaard e se aproximava de Alesi e Mazepin. O Desempenho do piloto da Carlin estava muito bom, já abria uma boa vantagem para Sette Câmara e Ilott. Na 15ªVolta, o piloto Suíço passou Mazepin. Enquanto isso, Sette Câmara passou Lundgaard e assumiu o 7ºlugar.
Parecia que Alesi seria alvo fácil para Delétraz, Mas o piloto da Trident resistiu a pressão e se manteve a frente. Enquanto que lá atrás, Nick de Vries não estava tendo um bom dia, Ele perdeu a 11ªposição para Nicholas Latifi.
Lá na frente, Matsushita mesmo com uma passada por fora da pista continuava na frente, Com 5.2 segundos a frente de Guanyu Zhou e 19 segundos a frente de Luca Ghiotto. Mas eles 3, Mais juntamente de Alesi, Mazepin e Lundgaard precisavam parar, A corrida estava entre Delétraz e Sette Câmara. Sendo que o piloto da Carlin começou a perder rendimento e Alesi abriu vantagem. Enquanto isso, Sette Câmara ganhava desempenho e se aproximava do piloto Suíço.

Na 20ªVolta, Sette Câmara chega em Mazepin e conquista a 6ªposição sobre o piloto russo, Agora o piloto da DMS tinha caminho livre para brigar pela vitória. Os pilotos que tinham que parar obrigatoriamente já sofriam muito pelo desgaste dos pneus. (Que já tinham mais de 20 voltas de uso)
Mazepin perdeu rendimento e foi pressionado por Lundgaard, mas uma pena que o piloto dinamarquês passou reto e acabou dando a chance para Ilott passar não só ele como o piloto da ART. O piloto da Chaoruz ganhou 2 posições em poucas curvas, ao mesmo tempo, Mazepin passou reto na curva 11 e seguiu na mesma posição. Isso era uma mostra do enorme desgaste de pneus dele e de outros pilotos que precisavam fazer a parada.
Na 26ªVolta, Alesi vai para os boxes (Pagou os 5 segundos de punição) e voltou em 10ºlugar, Matsushita era atacado pelo Zhou, O piloto Japonês estava sofrendo mais o desgaste dos pneus que o piloto Chinês, Tanto é que o Nipônico foi para os boxes na 27ªvolta. Zhou parou na volta seguinte (Voltando em 5ºlugar).

Na mesma 28ªVolta Sette Câmara foi para cima de Delétraz e na reta oposta superou o seu adversário e assumiu a liderança. Em apenas 1 volta, O piloto Brasileiro abriu quase 3 segundos. Louis Delétraz estava com os pneus totalmente acabados, Na penúltima volta, Matsushita chegou no seu companheiro de equipe e não teve dificuldade para superar o piloto Suíço, que na volta final, perdeu a chance de subir para o pódio, depois de ser superado pelo Chinês Guanyu Zhou na volta final.

Sergio Sette Câmara conquistou sua 1ªVitória na corrida longa da Formula 2. Foi a 3ªVitória na categoria de acesso a Formula 1. Melhor que isso foi que o Brasileiro garantiu a superlicença, que é obrigatório para qualquer piloto ingressar na categoria principal do automobilismo mundial, Apesar de não temos mais vagas na Formula 1 para 2020 é importante que ele já tenha essa Superlicença para uma possível entrada em 2021.
Nobuharu Matsushita da Carlin e Guanyu Zhou da UNI Virtuosi completaram o pódio. Se não for inédito, Essa certamente é uma das poucas vezes tivemos um pódio sem europeus. Já que o vencedor é Brasileiro, o 2º é Japonês e o 3º é um Chinês.
Louis Delétraz que tinha tudo para vencer a prova, acabou ficando fora do pódio em um frustrante 4ºlugar. Ficando na frente do Inglês Callum Ilott da Chaoruz. Luca Ghiotto ficou com um bom 6ºlugar após largar em uma posição abaixo do esperado, Nicholas Latifi que continuou na vice-líderança do campeonato e Giuliano Alesi da Trident, que obteve seu melhor desempenho na Formula 2 e iria começar o domingo na pole position da corrida curta. Completaram a zona de pontuação: Mick Schumacher e Nikita Mazepin que fez uma bela corrida de recuperação.
Nick de Vries teve um sábado muito ruim, ficou em 13ºlugar. Realmente ele ou o carro não se acertou com o circuito de Yas Marina.

Resultado da 23ªProva do Mundial de Formula 2
Prova longa do GP de Abu Dhabi
pos | nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo |
1 | 5 | Sérgio Sette Câmara | DAMS | 31 | 1:02:17.011 |
2 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 31 | 5.149 |
3 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | 31 | 7.765 |
4 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 31 | 10.919 |
5 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 31 | 15.981 |
6 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi | 31 | 20.385 |
7 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 31 | 25.785 |
8 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 31 | 32.249 |
9 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing | 31 | 41.902 |
10 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 31 | 48.680 |
11 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 31 | 49.560 |
12 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 31 | 50.479 |
13 | 4 | Nyck de Vries | ART Grand Prix | 31 | 53.455 |
14 | 21 | Christian Lundgaard | Trident | 31 | 53.963 |
15 | 12 | Matevos Isaakyan | Sauber Junior Team by Charouz | 31 | 56.593 |
16 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 31 | 58.602 |
17 | 10 | Sean Gelael | PREMA Racing | 31 | 62.900 |
18 | 14 | Marino Sato | Campos Racing | 31 | 97.470 |
22 | Artem Markelov | BWT Arden | 9 | a 22 Voltas | |
17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 7 | a 24 Voltas | |
MVC | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | 1:54.077 | na 30ªVolta |
Grid de Largada da 24ªEtapa do Mundial de Formula 2
GP de Abu Dhabi
pos | nº | Piloto | Equipe |
1 | 20 | Giuliano Alesi | Trident |
2 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS |
3 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi |
4 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz |
5 | 1 | Louis Delétraz | Carlin |
6 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi |
7 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin |
8 | 5 | Sérgio Sette Câmara | DAMS |
9 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing |
10 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix |
11 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing |
12 | 16 | Jordan King | MP Motorsport |
13 | 4 | Nyck de Vries | ART Grand Prix |
14 | 21 | Christian Lundgaard | Trident |
15 | 12 | Matevos Isaakyan | Sauber Junior Team by Charouz |
16 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden |
17 | 10 | Sean Gelael | PREMA Racing |
18 | 14 | Marino Sato | Campos Racing |
19 | 22 | Artem Markelov | BWT Arden |
20 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport |
Na tarde dos Emirados Árabes Unidos, Seria realizada a última corrida de 2019 da Formula 2. Sobre o dia claro. Alesi largou bem e manteve a liderança, Ghiotto largou melhor que Latifi e passou para o segundo lugar, deixando o Canadense para trás. Ilott vinha em 4º, Seguido de Matsushita, Delétraz (Que acabou saindo da pista na curva 1), Schumacher e Sette Câmara. Delétraz e Ilott foram investigados por supostamente levarem vantagem, Mas não foram punidos. Uma decisão acertada, pois nenhum deles ganhou tempo nenhum com essa manobra.

Alesi abriu 1.6 segundos para Ghiotto nas primeiras 2 voltas. Com o DRS ativado, Sette Câmara foi para cima de Schumacher. Matsushita estava segurando a Louis Delétraz, Tanto é que os 4 primeiros vinham se distanciando dos demais pilotos.
Na frente, Ghiotto tentava chegar em Alesi. No final da 2ªReta oposta da 6ªVolta, Sergio Sette Câmara passou Mick Schumacher, Pegando o piloto da Prema no contrapé e ganhando o 7ºlugar.(Mal sabiam que iria começar o Show do piloto Brasileiro.
Ghiotto chega el Alesi na 9ºlugar e sem dificuldade ultrapassa o piloto da Trident e assume a ponta. O piloto da Trident já não tinha mais pneu para acompanhar os líderes. Na volta seguinte, Latifi superou Alesi. Enquanto isso, Sette Câmara faz a mesma manobra surpreendente em cima de Delétraz, passando para o 6ºlugar.

Na 11ªVolta, Ilott passa Alesi e passa a ser o terceiro colocado. Lá atrás, Mazepin e Selael estavam sendo investigados por terem levado vantagem na Curva 11. A 10 voltas do final, Ghiotto vinha aberto 3.3 segundos de Latifi, 6.1 segundos de Ilott, 8.3 segundos de Alesi e 10.6 segundos de Matsushita, que tinha Sette Câmara na sua cola e acabou conseguindo mais uma ultrapassagem. Com 3 pilotos superados, O brasileiro estava virando um sério candidato a ser o piloto da corrida.
Já Nick de Vries estava tendo um final de semana horrível, Perdendo posição para Matevos Isaakyan. Sette Câmara chegou em Alesi na 15ªVolta, Apesar do esforço do piloto da trident, Acabou piloto da DAMS levando a 4ªposição após Alesi frear demais e sair da trajetória da curva 1, A ultrapassagem ficou fácil demais.
Matsushita e Delétraz passaram a disputar o 6ºlugar nas voltas finais da prova, Enquanto que Zhou e Aikten ao disputarem o 10ºlugar se tocaram na curva 11 e 12, mas ambos continuaram na corrida e continuaram brigando pela posição. Na 18ªvolta, Sean Gelael acabou abandonando na 18ªvolta e encostando seu carro na área de escape da 2ªReta oposta.
O Safety Car virtual foi acionado, Não demoraram muito para tirarem o carro do piloto Indonésio. A corrida recomeçou na 18ªVolta, Mas se pensavam que a corrida iria seguir até o final nesse ritmo se enganou, Pois Nikita Mazepin acabou tocando em Matevos Isaakyan e provocou a rodada do russo e ocasionou novamente o acionamento do Safety Car virtual. Antes disso, Aitken passou Jordan King e assumiu o 9ºlugar.

A prova recomeça no final da 20ªVolta. Sergio Sette Câmara vai para cima de Callum Ilott e acabou na segunda reta oposta superando o piloto da Chaoruz, tomando o pódio do inglês. Já Louis Delétraz superou Matsushita e levou o 6ºlugar. Na última volta, Jack Aitken teve de lutar muito para superar Mick Schumacher e levar o último lugar na zona de pontuação.

Luca Ghiotto ficou com a vitória na última etapa da Temporada. O Italiano termina o ano em 3ºlugar do Mundial de pilotos passou para a liderança no começo do 2/3 e depois abriu vantagem para não perder mais a vitória. Nicholas Latifi confirmou o vice-campeonato do Mundial de Pilotos, com um segundo lugar na prova. O Nome do dia e do final de semana foi Sergio Sette Câmara, que conseguiu Pole, Vitória, Super Licença e acabou subindo ao pódio em 3ºlugar. Além disso, A DAMS se sagrou a campeã do campeonato de equipes. O melhor final de semana de Sette na Formula 2.

Callum Ilott fez por merecer o pódio, Mas acabou em 4ºlugar porque o carro não lhe permitiu esse resultado. Outro que teve o seu melhor final de semana foi Giuliano Alesi, que liderou na parte inicial da prova e depois ficou para trás, muito pelas limitações de seu carro acabou ficando com o 5ºlugar.

Louis Delétraz acabou ficando em 6ºlugar, superando seu companheiro de equipe Nobuharu Matsushita que ficou logo atrás do suíço. Jack Aitken completou a zona de pontuação, superando Mick Schumacher e Guanyu Zhou.
Com o cenário de Abu Dhabi, se encerra o 15ºcampeonato da Formula 2/GP2 Series. O Calendário do ano que vem terá 12 finais de semana. (Com 2 corridas em cada final de semana) A única mudança no calendário é a Saída do GP da França e a entrada do GP da Holanda.
No final do ano vamos analisar como foi a temporada da Formula 2 de 2019.
Fotos:
Resultado da 24ªProva do Mundial de Formula 2
Prova curta do GP de Abu Dhabi
pos | nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo |
1 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi | 22 | 44:22.552 |
2 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 22 | 7.274 |
3 | 5 | Sérgio Sette Câmara | DAMS | 22 | 10.235 |
4 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 22 | 16.106 |
5 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 22 | 17.273 |
6 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 22 | 19.451 |
7 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 22 | 28.230 |
8 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | 22 | 29.112 |
9 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 22 | 31.532 |
10 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 22 | 32.075 |
11 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing | 22 | 33.578 |
12 | 21 | Christian Lundgaard | Trident | 22 | 37.018 |
13 | 4 | Nyck de Vries | ART Grand Prix | 22 | 40.436 |
14 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 22 | 43.149 |
15 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 22 | 52.593 |
16 | 14 | Marino Sato | Campos Racing | 22 | 59.719 |
17 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 19 | a 3 Voltas |
12 | Matevos Isaakyan | Sauber Junior Team by Charouz | 18 | a 4 Voltas | |
10 | Sean Gelael | PREMA Racing | 16 | a 6 Voltas | |
22 | Artem Markelov | BWT Arden | 10 | a 12 Voltas | |
MVC | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 1:55.526 | na 6ªVolta |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Formula 2