A Classe intermediária teve um final de semana totalmente tumultuada por causa da chuva que fez o resultado habitual mudar na sexta-feira e no Domingo. O Circuito das Américas era palco da 3ªetapa do Mundial. A American Racing e Joe Roberts estavam correndo em Casa, mas Roberts vinha mal no campeonato, sem pontuar e sem um bom desempenho acabou ficando na 23ªposição na sexta-feira e teria de lutar por uma das 4 vagas na repescagem.
As surpresas da Sexta-feira foram Oscar Gutierrez da MT Helmets (Em sua 3ªparticipação na temporada, substituindo Sergio Garcia) conquistou a vaga para o Q2 em uma excelente 9ªposição. Logo atrás veio a segunda surpresa da Sexta-feira, o japonês Yuni kunii da Honda Asia Team se aproveitou da chuva e acabou conquistando a vaga direta ao Q2 com a 10ªposição.
Já Manuel González, líder do campeonato não se entendeu com a pista molhada e acabou ficando nas últimas posições e foi obrigado a disputar uma vaga para o Q2 na repescagem. Assim como Diogo Moreira que não se entendeu com a Moto o final de semana inteiro. OS classificados direto para o Q2 foram: Jake Dixon (Marc VDS), Tony Arbolino (Pramac), Alonso López (Speed UP), Daniel Holgado (Aspar Martinez), Celestino Vietti (Speed UP), Alex Escrig (Forward), Barry Baltus (Fantic), Marcos Ramirez (American Racing), Oscar Gutierrez (MT Helmets), Yuki Kunii (Honda Asia Team), Aron Canet (Fantic), Zonta vd Goodbergh (RW Racing), Senna Agius (Intact GP) e Mario Aji (Honda Asia Team)
Resultado do Treino de Sexta-feira:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo | |
1 | 96 | Jake Dixon | ELF Marc VDS Racing Team | Boscoscuro B-25 | 2’18.501 | Q2 |
2 | 14 | Tony Arbolino | BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 | Boscoscuro B-25 | 2’19.102 | Q2 |
3 | 21 | Alonso López | Team HDR Heidrun | Boscoscuro B-25 | 2’19.415 | Q2 |
4 | 27 | Daniel Holgado | CFMOTO Power Electronics Aspar Team | Kalex Moto2 | 2’19.929 | Q2 |
5 | 13 | Celestino Vietti | Team HDR Heidrun | Boscoscuro B-25 | 2’20.030 | Q2 |
6 | 11 | Alex Escrig | KLINT Forward Factory Team | Forward F2 | 2’20.211 | Q2 |
7 | 7 | Barry Baltus | Fantic Racing LINO SONEGO | Kalex Moto2 | 2’20.236 | Q2 |
8 | 24 | Marcos Ramirez | OnlyFans American Racing Team | Kalex Moto2 | 2’20.403 | Q2 |
9 | 66 | Oscar Gutierrez | QJMOTOR – FRINSA – MSI | Boscoscuro B-25 | 2’20.610 | Q2 |
10 | 92 | Yuki Kunii | Idemitsu Honda Team Asia | Kalex Moto2 | 2’20.612 | Q2 |
11 | 44 | Aron Canet | Fantic Racing LINO SONEGO | Kalex Moto2 | 2’20.652 | Q2 |
12 | 84 | Zonta vd Goorbergh | RW-Idrofoglia Racing GP | Kalex Moto2 | 2’20.683 | Q2 |
13 | 81 | Senna Agius | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | Kalex Moto2 | 2’20.686 | Q2 |
14 | 64 | Mario Aji | Idemitsu Honda Team Asia | Kalex Moto2 | 2’20.738 | Q2 |
15 | 4 | Ivan Ortolá | QJMOTOR – FRINSA – MSI | Boscoscuro B-25 | 2’20.951 | Q1 |
16 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Ajo | Kalex Moto2 | 2’21.091 | Q1 |
17 | 9 | Jorge Navarro | KLINT Forward Factory Team | Forward F2 | 2’21.440 | Q1 |
18 | 71 | Ayumu Sasaki | RW – Idrofoglia Racing GP | Kalex Moto2 | 2’21.611 | Q1 |
19 | 28 | Izan Guevara | BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 | Boscoscuro B-25 | 2’21.646 | Q1 |
20 | 10 | Diogo Moreira | Italtrans Racing Team | Kalex Moto2 | 2’21.668 | Q1 |
21 | 95 | Collin Veijer | Red Bull KTM Ajo | Kalex Moto2 | 2’21.679 | Q1 |
22 | 15 | Darryn Binder | ITALJET Gresini Moto2 | Kalex Moto2 | 2’21.799 | Q1 |
23 | 16 | Joe Roberts | OnlyFans American Racing Team | Kalex Moto2 | 2’21.922 | Q1 |
24 | 75 | Albert Arenas | ITALJET Gresini Moto2 | Kalex Moto2 | 2’21.940 | Q1 |
25 | 80 | David Alonso | CFMOTO Power Electronics Aspar Team | Kalex Moto2 | 2’22.159 | Q1 |
26 | 18 | Manuel González | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | Kalex Moto2 | 2’22.485 | Q1 |
27 | 99 | Adrian Huertas | Italtrans Racing Team | Kalex Moto2 | 2’22.511 | Q1 |
28 | 12 | Filip Salac | ELF Marc VDS Racing Team | Boscoscuro B-25 | 2’22.588 | Q1 |
Na sexta-feira, estranhamente Manuel González não foi nada bem no tempo chuvoso e com pista molhada. O líder do campeonato teria de encarar o Q1 para buscar uma terceira pole na temporada. Diogo Moreira da Italtrans e Filip Salac da Marc VDS deveriam ter conseguido a classificação ao Q2, mas tiveram problemas e tiveram que disputar a repescagem que não iriam ser muito fácil.
Com 4:15 de sessão, Manuel González já se impõe a concorrência e sai na frente ao marcar o tempo de 2:08.372 colocando 295 milésimos de frente para o brasileiro Diogo Moreira da Italtrans, Deniz Öncü da Ajo e Ivan Ortolá da MT Helmets no Top 4. Com 4:40 de Q1, Albert Arenas da Gresini e Filip Salac da Marc VDS subiram para a 2ª e 3ªposições, jogando Moreira para a bolha e tirando da zona de classificação Öncü e Ortolá.
Na sua segunda tentativa, González e Moreira acabaram abortando suas voltas. Já Öncü não jogou fora a segunda volta rápida, volta essa que o Turco até melhora sua marca, mas não o bastante para sair da 5ªposição. Com quase 7 minutos de sessão, Jorge Navarro da Forward assume a 4ªposição e tira Diogo Moreira da Zona de Classificação. Já Filip Salac marcou 2:08.374 e ganhou a segunda posição que estava com Arenas.
Com os pilotos indo para os boxes a menos de 7 minutos do final, Manuel González, Filip Salac, Albert Arenas e Jorge Navarro eram os classificados para o Q2. A surpresa era Navarro com a moto da Forward conseguindo a classificação naquele momento.
A 5:40 do final do Q1, Diogo Moreira e Izan Guevara saíram dos boxes e foram para a pista. Ambos estavam eliminados naquele momento da sessão. Moreira em 5º e Guevara vinha na 10ªposição. 1 minuto e 20 segundos depois a maioria dos pilotos voltam para a pista para as últimas e derradeiras tentativas.
A 35 segundos do final, Manuel González melhora seu tempo (2:07.662) e praticamente garante a sua presença no Q2. Deniz Öncü melhorou bem sua volta pulando para a 2ªposição. No final da sessão, Darryn Binder acaba indo ao chão e abandona a classificação já que esta fora do Q2.
González em sua volta final marcou 2:07.355, sobrando na turma no Q1 o piloto da Dynavolt. No apagar das luzes, David Alonso marcou 2:08.194 passando a segunda posição e classificando para o Q2 pela primeira vez. O campeão da Moto 3 do ano passado começou a mostrar suas credenciais que o fizeram campeão. Filip Salac foi para a 3ªposição e Deniz Öncü da Ajo segura a última vaga no Q2. Joe Roberts, piloto da casa não conseguiu a classificação ficando na 5ªposição. O piloto da American Racing teria vida difícil ao largar da 19ªposição no domingo.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 18 | Manuel González | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | Kalex Moto2 | 2’07.355 |
2 | 80 | David Alonso | CFMOTO Power Electronics Aspar Team | Kalex Moto2 | 2’08.194 |
3 | 12 | Filip Salac | ELF Marc VDS Racing Team | Boscoscuro B-25 | 2’08.224 |
4 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Ajo | Kalex Moto2 | 2’08.292 |
5 | 16 | Joe Roberts | OnlyFans American Racing Team | Kalex Moto2 | 2’08.421 |
6 | 75 | Albert Arenas | ITALJET Gresini Moto2 | Kalex Moto2 | 2’08.439 |
7 | 10 | Diogo Moreira | Italtrans Racing Team | Kalex Moto2 | 2’08.453 |
8 | 9 | Jorge Navarro | KLINT Forward Factory Team | Forward F2 | 2’08.642 |
9 | 4 | Ivan Ortolá | QJMOTOR – FRINSA – MSI | Boscoscuro B-25 | 2’08.892 |
10 | 71 | Ayumu Sasaki | RW – Idrofoglia Racing GP | Kalex Moto2 | 2’08.894 |
11 | 95 | Collin Veijer | Red Bull KTM Ajo | Kalex Moto2 | 2’09.254 |
12 | 28 | Izan Guevara | BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 | Boscoscuro B-25 | 2’09.280 |
13 | 15 | Darryn Binder | ITALJET Gresini Moto2 | Kalex Moto2 | 2’09.370 |
14 | 99 | Adrian Huertas | Italtrans Racing Team | Kalex Moto2 | 2’09.537 |
Manuel González se junta à turma de pilotos que iriam disputar a pole position. Kunii pela primeira fez frequenta o Q2 na Moto 2, se aproveitando da chuva que embalhalhou tudo na sexta-feira. Oscar Gutierrez que ficou nas últimas posições nas duas primeiras etapas do Mundial também foi beneficiado e iria disputar o Q2.
Os primeiros tempos foram marcados quando estávamos com 4 minutos e 15 segundos de sessão, com Filip Salac da Marc VDS na frente (2:07.974) seguido de Tony Arbolino da Pramac e Marcos Ramirez da American Racing. Com 5 minutos de sessão, Aron Canet com 2:08.054 e Barry Baltus com 2:08.135 levam a Fantic a segunda e terceira posições deixando Arbolino e Ramirez na 4ª e 5ªposições.
Restando 8:30 do final da classificação, Marcos Ramirez faz a alegria da American Racing e passa para a ponta com 2:07.943, mas essa alegria dura somente 35 segundos já que Barry Baltus passou para a ponta com 2:07.727 e Canet foi para segundo com 2:07.806 deixando Marcos Ramirez na terceira posição. Na metade da sessão essa seria a primeira fila do Grid de Largada. Filip Salac vinha abrindo a segunda fila, seguido de David Alonso que em sua terceira corrida já estava se colocando em uma 5ªposição no Grid de largada da Moto 2. Tony Arbolino da Pramac, Zonta vd Goodbergh em uma surpreendente 7ªposição, Mario Aji, Deniz Öncü e Alonso López fechando o Top 10.
Salac e VD Goodbergh foram os primeiros a voltaram para a pista com 6:10 de Q2 pela frente. Outros pilotos acabaram saindo a 3:20 do final, com apenas 1 chance de volta rápida.
A 2 minutos do final, Zonta VD Goodbergh surpreendeu mais uma vez e subiu para a 2ªposição em excelente volta de 2:07.790. A Partir dai até o final a disputa pela pole pegou fogo em Austin.
Jake Dixon, Tony Arbolino e Manuel González estavam dando tudo de si e baixando o tempo de Barry Baltus que estava com a pole naquele momento. A 30 segundos do final, Jake Dixon com o tempo de 2:07.432 assumiu a ponta e Manuel González pulou da 18ª para a segunda posição após marcar 2:07.682. Tony Arbolino passou para a 6ªposição. Com o tempo esgotado, David Alonso pula para 6ªposição e Marcos Ramirez pula para a 8ªposição.
Jake Dixon conquista sua primeira pole na temporada, o piloto britânico vem embalado com a vitória na Argentina e quer seguir nesse seu ótimo inicio de temporada com o chassis Boscoscuro e com a equipe Marc VDS, mas ao seu lado na segunda posição o líder do campeonato, Manuel González que passou por uma odisseia desde do Q1 até os momentos finais sair da 18ªposição para conseguir a segunda posição no Grid de largada. Apesar da queda na reta final da classificação, o belga Barry Baltus assegurou sua posição na primeira fila e vai partir da 3ªposição, buscando sua primeira vitória na Moto 2.
Zonta vd Goodbergh foi a surpresa do dia, o piloto holandês mostra qualidades, mas não estava cotado para conquistar posições de relevância no Grid de largada como essa 4ªposição que faz o piloto da RW Racing comandar a segunda fila que terá seu complemento com Aron Canet da Fantic e David Alonso da Aspar Martinez que vai largar em excelente 6ªposição no Grid de Largada. Fruto do seu enorme talento e sua rápida capacidade de adaptação a categoria.
Largando da 7ªposição, Tony Arbolino obtém seu melhor grid de largada do ano com a equipe Pramac. Marcos Ramirez da American Racing vai largar em uma boa 8ªposição, mais uma vez sendo o líder da equipe Norte-americana que esta correndo em casa. Filip Salac chegou a liderar o Q2 acabou conseguindo apenas o 9ºlugar e a última posição na terceira fila. Deniz Öncü da Ajo, Alonso López da Speed UP e Mario Aji da Honda Asia Team Formam a 4ªfila no Grid de largada.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 96 | Jake Dixon | ELF Marc VDS Racing Team | Boscoscuro B-25 | 2’07.432 |
2 | 18 | Manuel González | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | Kalex Moto2 | 2’07.682 |
3 | 7 | Barry Baltus | Fantic Racing LINO SONEGO | Kalex Moto2 | 2’07.727 |
4 | 84 | Zonta vd Goorbergh | RW-Idrofoglia Racing GP | Kalex Moto2 | 2’07.790 |
5 | 44 | Aron Canet | Fantic Racing LINO SONEGO | Kalex Moto2 | 2’07.806 |
6 | 80 | David Alonso | CFMOTO Power Electronics Aspar Team | Kalex Moto2 | 2’07.883 |
7 | 14 | Tony Arbolino | BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 | Boscoscuro B-25 | 2’07.903 |
8 | 24 | Marcos Ramirez | OnlyFans American Racing Team | Kalex Moto2 | 2’07.943 |
9 | 12 | Filip Salac | ELF Marc VDS Racing Team | Boscoscuro B-25 | 2’07.974 |
10 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Ajo | Kalex Moto2 | 2’08.058 |
11 | 21 | Alonso López | Team HDR Heidrun | Boscoscuro B-25 | 2’08.255 |
12 | 64 | Mario Aji | Idemitsu Honda Team Asia | Kalex Moto2 | 2’08.386 |
13 | 27 | Daniel Holgado | CFMOTO Power Electronics Aspar Team | Kalex Moto2 | 2’08.416 |
14 | 11 | Alex Escrig | KLINT Forward Factory Team | Forward F2 | 2’08.931 |
15 | 81 | Senna Agius | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | Kalex Moto2 | 2’08.974 |
16 | 66 | Oscar Gutierrez | QJMOTOR – FRINSA – MSI | Boscoscuro B-25 | 2’09.253 |
17 | 92 | Yuki Kunii | Idemitsu Honda Team Asia | Kalex Moto2 | 2’09.500 |
18 | 13 | Celestino Vietti | Team HDR Heidrun | Boscoscuro B-25 | 2’10.233 |
19 | 16 | Joe Roberts | OnlyFans American Racing Team | Kalex Moto2 | 2’08.421 |
20 | 75 | Albert Arenas | ITALJET Gresini Moto2 | Kalex Moto2 | 2’08.439 |
21 | 10 | Diogo Moreira | Italtrans Racing Team | Kalex Moto2 | 2’08.453 |
22 | 9 | Jorge Navarro | KLINT Forward Factory Team | Forward F2 | 2’08.642 |
23 | 4 | Ivan Ortolá | QJMOTOR – FRINSA – MSI | Boscoscuro B-25 | 2’08.892 |
24 | 71 | Ayumu Sasaki | RW – Idrofoglia Racing GP | Kalex Moto2 | 2’08.894 |
25 | 95 | Collin Veijer | Red Bull KTM Ajo | Kalex Moto2 | 2’09.254 |
26 | 28 | Izan Guevara | BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 | Boscoscuro B-25 | 2’09.280 |
27 | 15 | Darryn Binder | ITALJET Gresini Moto2 | Kalex Moto2 | 2’09.370 |
28 | 99 | Adrian Huertas | Italtrans Racing Team | Kalex Moto2 | 2’09.537 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Fantic/Gresini/Italtrans/MT Helmets/Marc VDS/Aspar Martinez/Speed UP/Honda Asia Team/American Racing/Intact GP/Pramac/RW Racing/Forward Racing/Ajo/