Os favoritos ao título, Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo estavam na repescagem, ambos tinham que buscar a classificação para o Q2 e ambos eram os principais favoritos a essas duas vagas.
Na primeira passagem, melhor para Quartararo com o tempo de 1:37.593 superando Iker Lecuona que vinha em 2º e Francesco Bagnaia na 3ªposição.
Com 5 minutos e 10 minutos de Q1, Iker Lecuona volta à liderança e se mostrava um intruso à altura para atrapalhar os planos do líder e vice-líder do Mundial. Bagnaia foi com tudo e acabou passando a liderança, com 1:36.105, logo depois foi Fabio Quartararo para passa a segunda posição e Rins passa para a terceira posição.
A 8:30 do final, Iker Lecuona vai para a ponta de novo e continuava a se intrometer na disputa de Quartarato e Bagnaia. Logo, o piloto principal da Ducati fez 1:35.604 a 8 minutos do final, voltando a liderança do Q1. Alex Marquez foi para 3º e Marevick Viñales fez uma boa volta com sua Aprilla ao marcar o 5ºtempo. A 7:15, Quartararo pula para a segunda posição. 1 minuto depois, Francesco Bagnaia se consolida na frente ao fazer 1:35.236.
Quartararo perdeu a segunda posição para Alex Marquez, mas recupera essa posição a 5 minutos e 40 segundos do final, o francês em nova volta recupera a segunda posição e fica a 63 milésimos de Bagnaia. Até esse momento estavam classificando os favoritos.
Porém, tudo iria mudar, a menos de 5 minutos do final. Enquanto que Bagnaia vai para a casa do 1 minuto e 34 segundos, o piloto da Yamaha é superado por Alex Marquez da LCR e Iker Lecuona da Tech 3 e na sua nova volta rápida acaba ficando atrás do irmão de Marc Marquez, na terceira posição.
Enquanto Bagnaia vinha melhorando ainda mais seu tempo, Brad Binder, Michele Pirro e Joan Mir foram para o chão. A 1 minuto do final, Rins toma a segunda posição de Alex Marquez e Fabio Quartararo passa para 3º a 58 milésimos. O francês tinha uma última tentativa para se classificar, mas acaba não conseguindo nada, fica apenas na 3ªposição. Foi Iker Lecuona que ficou com a segunda vaga e foi com Francesco Bagnaia ao Q2. O piloto da Ducati dominou a sessão de repescagem.
Alex Rins ficou em 4ºlugar, a Suzuki parece ter largado de vez a temporada de 2021 e esta focada para a moto do ano que vem, seguido de Alex Marquez e de Takaagi Nakagami.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 63 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati | 1’33.393 |
2 | 27 | Iker Lecuona | Tech 3 KTM Factory Racing | KTM | 1’34.099 |
3 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’34.418 |
4 | 73 | Alex Marquez | LCR Honda CASTROL | Honda | 1’34.454 |
5 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’34.476 |
6 | 23 | Enea Bastianini | Avintia Esponsorama | Ducati | 1’35.236 |
7 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 1’35.641 |
8 | 36 | Joan Mir | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’35.683 |
9 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’35.835 |
10 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’36.478 |
11 | 4 | Andrea Dovizioso | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’36.639 |
12 | 51 | Michele Pirro | Ducati Lenovo Team | Ducati | 1’37.880 |
13 | 46 | Valentino Rossi | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’38.261 |
14 | 32 | Lorenzo Savadori | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | Sem Tempo |
Bagnaia tinha uma boa chance de largar bem a frente de Quartararo para tirar uma parte considerável da vantagem de 52 pontos que o francês tinha de vantagem na liderança do Mundial. Todo mundo saiu para a pista de imediato, com exceção dos dois pilotos da Pramac.
Logo na sua primeira tentativa, Marc Marquez quase foi ao chão, mas recuperou o controle e se salvou de uma queda. A 11 minutos do final, Francesco Bagnaia fez 1:34.167 e assumiu a liderança do Q2, com muita vontade de adiar a decisão para Portugal e Comunidade Valenciana.
Lecuona faz uma bela marca de 1:34.309 ficando na segunda posição até aquele momento. Bagnaia baixou mais ainda sua marca a 9:25 do final ao fazer 1:33.045. Seu companheiro, Jack Miller fez o 3ºtempo.
A 8 minutos do final, Bagnaia e Miller foram para os boxes. Enquanto isso, Luca Marini passou para 3ªposição. A 6 minutos do final, Danilo Petrucci a caminho de disputar o Dakar 2022 faz o 2ºmelhor tempo, ultrapassando seu companheiro de equipe (Lecuona), que vinha em volta rápida novamente.
A 4:45 do final, Pol Espargaró e Miguel Oliveira pulam para as 2ª e 3ªposições respectivamente, pouco tempo depois, Marquez faz o terceiro tempo, superando o piloto da KTM e logo depois, a 4:15 do final, Miller supera Pol, Marquez e Oliveira e foi para a segunda posição.
A Ducati tinha a dobradinha na primeira fila, era tudo que Bagnaia queria, ser pole e ter seu companheiro de equipe protegendo ele na ponta. Pol Espargaró era o maior perigo, vinha em 3º completando a primeira fila. Marquez vinha em 4º, seguido de Oliveira, Petrucci, Lecuona, Marini, Morbidelli, Zarco, Aleix e Martin.
A 3:13 do final, Oliveira toma o quarto lugar de Marquez. Luca Marini passa da 8ª para 5ªposição e também supera o formiga atômica. A 2:40 do final, Miller se aproxima no tempo e fica a 25 milésimos de Bagnaia.
Danilo Petrucci e Iker Lecuona foram para o chão e perderam a chance de conseguirem melhores tempos. Miguel Oliveira foi para 3º a 1:40 do final da sessão. Marc Marquez acabou indo para o chão. No final, Luca Marini fez uma estupenda volta e acabou tomando a 3ªposição de Miguel Oliveira. Uma inédita primeira fila para o piloto da Avintia.
A pole ficou mesmo com Francesco Bagnaia que não precisou de muito tempo e de muitas voltas para conquistar essa pole. O Sábado acabou sendo um dia perfeito para ele e para a Ducati. Jack Miller em 2º e Luca Marini em 3º tinham motos da fábrica italiana.
O primeiro piloto não-Ducati era Pol Espargaró com sua Honda, tomando posição de Miguel Oliveira na reta final e ficando com a 4ªposição. Franco Morbidelli fecha a segunda fila com a primeira Yamaha do grid.
Marc Marquez com a Honda e os pilotos da Tech 3, Iker Lecuona e Danilo Petrucci vão formar a 3ªfila. Fechando os 12 primeiros colocados, os pilotos Johann Zarco da Pramac, Aleix Espargaró da Aprilla e Jorge Martin da Pramac.
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 63 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati | 1’33.045 |
2 | 43 | Jack Miller | Ducati Lenovo Team | Ducati | 1’33.070 |
3 | 10 | Luca Marini | SKY VR46 Avintia | Ducati | 1’33.130 |
4 | 44 | Pol Espargaró | Repsol Honda Team | Honda | 1’33.313 |
5 | 88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’33.439 |
6 | 21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’33.526 |
7 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | 1’33.850 |
8 | 27 | Iker Lecuona | Tech 3 KTM Factory Racing | KTM | 1’33.893 |
9 | 9 | Danilo Petrucci | Tech 3 KTM Factory Racing | KTM | 1’34.140 |
10 | 5 | Johann Zarco | Pramac Racing | Ducati | 1’34.687 |
11 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’34.963 |
12 | 89 | Jorge Martin | Pramac Racing | Ducati | 2’24.631 |
13 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’34.418 |
14 | 73 | Alex Marquez | LCR Honda CASTROL | Honda | 1’34.454 |
15 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’34.476 |
16 | 23 | Enea Bastianini | Avintia Esponsorama | Ducati | 1’35.236 |
17 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 1’35.641 |
18 | 36 | Joan Mir | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’35.683 |
19 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’35.835 |
20 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’36.478 |
21 | 4 | Andrea Dovizioso | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’36.639 |
22 | 51 | Michele Pirro | Ducati Lenovo Team | Ducati | 1’37.880 |
23 | 46 | Valentino Rossi | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’38.261 |
24 | 32 | Lorenzo Savadori | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | Sem Tempo |
Domingo em Misano, com tempo seco e um cenário ideal para a Ducati. Todos os pilotos da marca iriam trabalhar para Francesco Bagnaia. Se isso iria dar certo, só depois das 27 voltas completadas.
O pole position Francesco Bagnaia larga bem e tem a liderança assegurada, Jack Miller chegou a se colocar do lado do em 2º protege o companheiro de equipe. Miguel Oliveira vinha em 3º, Marc Marquez em 4º, Pol Espargaró em 5º e depois, Morbidelli, Marini que não foi bem na largada, Lecuona, Aleix Espargaró e Petrucci.
Quartararo caiu 2 posições, indo para 17º, fez uma largada precavida, sem correr riscos que nessa altura pareciam ser desnecessários. No decorrer da primeira volta, o francês ganhou 3 posições, pulando para a 14ªposição.
Bagnaia tenta abrir vantagem sobre Miller, o australiano que tinha como missão segurar os adversários do italiano que estivessem a fim de impedir que o piloto da Ducati vencesse a prova. Tudo para tirar parte da enorme vantagem que Quartararo vinha na liderança do campeonato.
Ao começar a 3ªVolta, Danilo Petrucci derruba Joan Mir e ambos deixaram a corrida. A corrida de Mir já tinha ido para o saco, ele tomou punição de dupla volta longa por ter queimado a largada. Bagnaia não consegue abrir de Jack Miller e de Marc Marquez, os dois estavam bem perto e ligeiramente mais rápidos que o líder da prova. No final da 4ªVolta, Miller vai ao chão e abandona. A última barreira da Ducati foi detida e Marquez estava livre para atacar Peppo.
Bagnaia lidera, com Marquez em 2º, Pol Espargaró em 3º seguido por Miguel Oliveira e Franco Morbidelli ao final da 5ªvolta. Fabio Quartararo já vinha na 11ªposição, logo atrás de Iker Lecuona. Aleix, Marini, Martin, Rins estavam na frente do piloto da Tech 3.
Marquez passa a atacar Bagnaia em duelo pela ponta e para a definição ou não do Mundial. Após 7 voltas, Quartararo já vinha na 10ªposição. Era boa a recuperação do piloto da Yamaha até aquele momento.
Na 10ªVolta, Quartararo passou Martin, assumindo a 9ªposição e estava a 4 décimos de Alex Rins. Enquanto isso, Marquez estava colado em Bagnaia. Enquanto isso, Alex Marquez com problemas abandona a prova. Logo depois, Iker Lecuona acabou indo ao chão na curva 1.
Pol vinha fazendo uma bela corrida, na terceira posição, mantendo uma vantagem boa para Miguel Oliveira. Franco Morbidelli começava a ficar mais para trás, com dificuldades para manter a posição e acabou não conseguindo, o ítalo-brasileiro perdeu posição para Aleix Espargaró. Jorge Martin foi para o chão na entrava da 13ªvolta, deixando a corrida.
Na mesma volta, Rins passou Marini e ficou na alça de mira do Quartararo. Morbidelli vinha em 6º, segurando muito o ritmo de Rins, Marini e Quartararo, até quando não deu mais, em poucas curvas, Rins, Quartararo, Marini e Zarco superaram Franco que foi só ladeia abaixo. Ao final da 15ªvolta, o líder do campeonato já estava na 7ªposição.
Bagnaia se sustentava na frente de Marquez a 10 voltas do final, enquanto que Quartararo passou Rins assumindo a 6ªposição e partiu para cima de Aleix Espargaró. Apesar da resistência, o piloto da Aprilla não foi páreo a ficar a frente do piloto da Yamaha. Com isso, Fábio Quartararo passou a ser o 5ºcolocado. Naquela altura da prova, parecia que seria o máximo que o piloto francês iria alcançar…
… Porém, a corrida ainda não tinha terminado. Bagnaia vinha firme e forte na liderança, mesmo com toda a pressão de Marquez, já abrindo alguma vantagem sobre o formiga atômica.
Eis que veio o final da volta 23, foi na curva 15 que Francesco Bagnaia foi para o chão. O campeonato nesse momento acabava naquele momento. Quartararo passou para a 3ªposição, já que Miguel Oliveira foi para o chão. As voltas finais eram apenas para o novo campeão do mundo levar sua moto a bandeirada. Na última volta, em uma recuperação incrível, Enea Bastianini foi pra cima do francês e acabou subindo para a 3ªposição.
Marc Marquez conquista a 3ªvitória na temporada, fazendo um final muito bom de campeonato. A Honda teve um dia incrível, com dobradinha da equipe principal, já que Pol Espargaró acabou o dia na segunda posição. O primeiro pódio de Pol na Honda e na temporada.
Enea Bastianini teve mais um brilhante dia, 3ºlugar e o segundo pódio na temporada, com uma moto inferior as melhores Ducati, sem dúvida o italiano é o melhor estreante da temporada, apesar dos grandes resultados que Jorge Martin vem conseguindo, mas Bastianini é mais constante que Martin no ano inteiro.
Fabio Quartararo com o 4ºlugar acabou conquistando o título de Campeão do Mundo pela primeira vez na carreira. O primeiro francês a ser campeão na principal categoria do Mundial. Uma corrida correta, com uma bela recuperação e subindo volta após volta, sem atropelos, com frieza e consistência durante todas as voltas em Misano. Um título merecidíssimo.
Johann Zarco salva um 5ºlugar para a Pramac após ter superado Alex Rins nas últimas voltas, o piloto da Suzuki ficou na 6ªposição. Aleix Espargaró e Marevick Viñales levaram as duas motos da Aprilla a 7ª e 8ªposições respectivamente, a entrada de Viñales na equipe italiana sem dúvida foi benéfica para a fábrica.
Luca Marini da Avintia e Valentino Rossi da Petronas completou os 10 primeiros colocados. O brilho do meio irmão do doutor teve seu brilho no sábado, mas na corrida acabou ficando para trás.
Em 11º, Brad Binder ficou longe de qualquer disputa ao largar dos boxes e ter sido punido com a volta longa. Michele Pirro fez seus pontinhos com a 12ªposição. Andrea Dovizioso também se manteve na pista e ficou na 13ªposição. Franco Morbidelli começou bem, mas caiu demais a partir da metade da corrida e ficou em 14º e um persistente Takaagi Nakagami que se levantou de uma queda e salvou um ponto para a LCR Honda.
Resultado final da 16ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
MotoGP – 27 Voltas – GP de Misano
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 93 | Marc Márquez | Repsol Honda Team | Honda | 41’52.830 |
2 | 44 | Pol Espargaró | Repsol Honda Team | Honda | a 4.859 |
3 | 23 | Enea Bastianini | Avintia Esponsorama | Ducati | a 12.013 |
4 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | a 12.775 |
5 | 5 | Johann Zarco | Pramac Racing | Ducati | a 16.458 |
6 | 42 | Álex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 17.669 |
7 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 18.468 |
8 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 18.607 |
9 | 10 | Luca Marini | SKY VR46 Avintia | Ducati | a 25.417 |
10 | 46 | Valentino Rossi | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | a 27.735 |
11 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 27.879 |
12 | 51 | Michele Pirro | Ducati Lenovo Team | Ducati | a 28.137 |
13 | 4 | Andrea Dovizioso | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | a 41.413 |
14 | 21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | a 42.830 |
15 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | a 1’22.462 |
63 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati | 5 voltas | |
88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 5 voltas | |
89 | Jorge Martín | Pramac Racing | Ducati | 15 voltas | |
27 | Iker Lecuona | Tech 3 KTM Factory Racing | KTM | 17 voltas | |
73 | Álex Márquez | LCR Honda CASTROL | Honda | 18 voltas | |
43 | Jack Miller | Ducati Lenovo Team | Ducati | 24 voltas | |
9 | Danilo Petrucci | Tech 3 KTM Factory Racing | KTM | 25 voltas | |
36 | Joan Mir | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 25 voltas |
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP