Penúltima Etapa do Dakar 2020 foi duríssima e fez com que alguns dos favoritos abandonassem com problemas mecânicos. Ao final do dia, alguns campeonatos estão bem encaminhados, mas apenas o título das motos continua ainda em aberto para 3 pilotos, O estágio entre AlUla até Yanbu, com 511 km, a mais longa e mais desgastante dessa edição.
Motos:
Um dia duro para os pilotos das motos em uma especial que foi encurtada, San Sunderland jogou o tudo ou nada na especial e acabou se dando bem, venceu e chega a última etapa com chances de campeonato. Porém, Kevin Benavides tem 5 minutos de vantagem para o piloto da KTM, uma vantagem que é possível de ser administrada da especial de 200 km de amanhã.
No primeiro checkpoint aos 41 km, o já fora da disputa Pablo Quintanilla sai na frente abrindo considerável vantagem para Daniel Sanders e Mirtin Michek que vinham na segunda e terceira posições respectivamente (38 segundos atrás do líder). San Sunderland da KTM e Kevin Benavides da Honda completa os 5 primeiros colocados. Perto dele, vinha o alemão Sebastian Bülher da Hero.
Jaume Betriu começou muito bem, na 7ªposição (1 minuto e 19 segundos atrás de Quintanilla), a frente de Ricky Brabec (Honda) por 4 segundos. Stefan Svitko e Lorenzo Santolino completam os 10 primeiros (estavam empatados em 9ºlugar).
No km 85, tudo ficou embaralhado e Daniel Sanders passou para a liderança, colocando 16 segundos de frente para Ricky Brabec, 30 segundos para Pablo Quintanilla e 46 segundos sobre Kevin Benavides. Os 4 primeiros colocados abaixo do 1 minuto de diferença, mas Sam Sunderland estava em 5º, a 1 minuto e 2 segundos de Sanders. Martin Michek vinha fazendo bonito com a sua KTM da MRG, em 6ºlugar, com um ótimo ritmo naquele momento.
Matthias Walkner vinha na 7ªposição, seguido de Sebastian Bülher, Jaume Betriu e Skyler Howes completavam as 10 primeiras posições. Santolino de Sherco e Svitko da Slovnaft vinham bem pertinho do Top10.
No km 127, Quintanilla consegue empatar com Sanders na primeira posição, os dois vinham 9 segundos a frente de San Sunderland da KTM. Era um belo pega pela primeira posição. Kevin Benavides fica um pouco para trás, com 1 minuto e 49 segundos atrás dos líders, na 4ªposição. O Tcheco Martin Michek vinha em 5º, apenas 2 segundos atrás do líder da classificação geral.
Ricky Brabec segura a 6ªposição que estava sendo visada por Walkner da KTM. O norte-americano vinha quase 2 minutos e meio atrás do líder. Lorenzo Santolini volta a ganhar posições e sobe para a 8ªposição. Svitko e Bülher completavam os 10 primeiros colocados. Oriol Mena da Rieju vinha em uma decente 11ªposição, a frente de Joaquim Rodrigues da Hero e de Tosha Schareina da FN Speed.
No km 215, Sam Sunderland começava a sua arrancada rumo a vitória, passando Sanders e Quintanilla para assumir a liderança da especial. O piloto chileno da Husqvarna vinha 40 segundos atrás do único piloto oficial da KTM com chances de título. Kevin Benavides subiu para 3ªposição, 4 segundos a frente de Daniel Sanders que caiu da liderança para a 4ªposição. Ricky Brabec vinha em 5º, mas estava ficando muito para trás, a 4 minutos e 57 segundos de distância para o líder da especial.
Michek continuava na 6ªposição, mas Bulher da Hero e Santolino da Scherco vinham chegando no piloto da MRG. O português Joaquim Rodrigues da Hero (Que colocava suas duas motos nas 10 primeiras posições) e Stefan Svitko da Slovnaft completavam os 10 primeiros colocados. Skyler Howes também começava a ficar longe dos ponteiros, na 12ªposição, 7 minutos e 33 segundos de Sunderland e com Jaume Betriu na sua cola, 1 segundo atrás. Adrien van Beveren, última pilastra da Yamaha no Dakar vinha em apagadíssima 15ªposição. Um Dakar para o piloto e a Yamaha esquecer.
No km 306, Sundeland continuava na frente e abrindo diferença, já Joan Barreda Bort ficou sem combustível no km 267 e acabou abandonando a disputa. As chances de título para o piloto inglês começavam a serem consideráveis, visto que Brabec ficou para trás e a vantagem para Benavides aumentava mais e mais.
No km 362, Sam Sundeland na liderança, estava 1 minuto e 37 segundos a frente de Pablo Quintanilla da Husqvarna, mas a vantagem que interessava era sobre Kevin Benavides e essa estava aumentando e já estava em 4 minutos e 40 segundos. Lembrando que a vantagem que o Argentino tinha na frente era de 10 minutos e 36 segundos para Sundeland. Daniel Sanders vinha em 4º, a 6 minutos da liderança e Martin Michek completava os 5 primeiros colocados, a 9 minutos e 21 segundos atrás do líder.
Ricky Brabec estava com problemas, a mais de 10 minutos de atraso, o norte-americano vinha na 7ªposição, atrás de Matthias Walkner. Quem deu uma boa subida foi Adrien van Beveren, que passou a ser o 8ºcolocado, 11 segundos atrás de Brabec. Stefan Svitko e Lorenzo Santolino travavam um duelo pela 9ªposição. Logo depois vinham Joaquim Rodrigues da Hero e Skyler Howes da BAS Dakar KTM.
Sanderland continuava mandando a bota no pedal da sua moto, no km 404, o piloto da KTM tinha 2 minutos e 46 segundos sobre Pablo Quintanilla (2ºcolocado). O mais importante e ver Kevin Benavides a 6 minutos e 47 segundos atrás dele. O Argentino estava 1 segundo atrás do Australiano Daniel Sanders da KTM, o Rookie do ano estava dando um enorme trabalho para os ponteiros. Já Ricky Brabec vinha 12 minutos e 48 segundos, na 6ªposição, a quase 2 minutos atrás de Matthias Walkner da KTM.
Michek (MRG), Van Beveren (Yamaha), Howes (BAS Dakar KTM), e Svitko (Slovnaft) completavam os Top 10. Lorenzo Santorino caiu para 11ªposição, enquanto que Howes passou da 12ª para a 9ªposição.
Após a cansativa especial, Sam Sunderland confirmou a vitória onde ele arriscou e acabou se dando muito bem nessa estratégia, chegando a 2 minutos e 35 segundos de Pablo Quintanilla, segundo colocado. O que importava para o piloto da KTM chegou 5 minutos e 29 segundos a frente de Kevin Benavides, que no final conseguiu reduzir o prejuízo e manter a liderança na classificação geral. Com 5 minutos de frente para Sunderland, Kevin ainda tem condições favoráveis para ser o campeão na categoria geral, basta não errar e não sofrer acidente para chegar ao seu primeiro título do Dakar, que seria o primeiro título de um piloto Sul-americano na categoria motos.
Daniel Sanders que se caminha para o título de Rookie do Dakar e Matthias Walkner que busca ainda chegar nos 10 primeiros colocados (11ºcolocado na classificação geral) completam os 5 primeiros colocados. Ricky Brabec ficou em 6ºlugar, mas a 11 minutos e 51 segundos de Sunderland e a mais de 6 minutos atrás de Benavides. Suas chances de título caíram, esta na terceira posição da geral, com 7 minutos e 13 segundos atrás do líder. Lorenzo Santolino em mais uma atuação consistente e conquista a 7ªposição. O piloto espanhol esta muito perto de conquistar o melhor resultado da Sherco na história do Dakar.
Stefan Svitko fez uma sólida participação na especial e ficou com a 8ªposição. Adrien van Beveren com a Yamaha e Oriol Mena da Rieju completaram as 10 primeiras posições. O Espanhol Tosha Schareina da FN Speed obteve seu melhor resultado no Dakar, alcançando a 11ªposição. Seguido de Sebastian Bülher da Hero. O Norte-americano Skyler Homes ficou mais para trás, na 13ª posição, a quase 25 minutos do vencedor. Isso faz com que o piloto da BAS Dakar KTM ter de lutar para confirmar a 5ªposição com Lorenzo Santolino. Rui Jorge Goncalves e Jaume Betriu completam os 15 primeiros colocados.
Quadriciclos:
A penúltima especial do Dakar foi muito desgastante, tanto que dois pilotos que vinham bem colocados acabaram abandonando a competição. Alexandre Giroud que vinha na segunda posição acabou deixando a competição com problemas de Motor no km 106. Com problemas de condução, o chileno Ítalo Pedemonte também deixou a competição.
Giovanni Enrico que ganhou a especial e Manuel Andujar que ficou em segundo agradecem, a disputa pelo título fica entre os dois, mas com uma vantagem praticamente inreversivel a favor de Andujar que muito próximo do título. Pablo Copetti da Berta, Tomas Kubiena da Story Racing e Kamil Wisniewski da Orlen Team completaram as 5 primeiras posições. Na Classificação geral, Copetti, Wisnieski e Kubiena completavam as 5 primeiras posições.
Carros:
Disputa da especial ficou polarizado em maior parte pelos 3 maiores favoritos na categoria, A vitória ficou com Nasser Al-Attiyah da Toyota, com 1 minuto e meio a frente de Stéphane Peterhansel da Mini, que praticamente fica com o 14ºtítulo nas suas mãos. Carlos Sainz completou o pódio.
A dura e longa especial teve no primeiro checkpoint (41 km) a liderança com Stéphane Peterhansel (Mini) que estava muito perto do título, Carlos Sainz vinha 6 segundos atrás na segunda posição. Os dois abriram uma vantagem considerável (39 segundos) para Sheikh Khalid Al Qassimi da Pegueot, bem próximos vinham Brian Baragwanath (Century) e Nasser Al-Attiyah (Toyota) na 4ª e 5ªposições, separados por apenas 3 segundos incluindo ao piloto da Pegueot.
Enquanto Yazeed al Rajhi vinha sossegado em 6ºlugar, Giniel de Villiers, Denis Krotov, Vlamidir Vasilyev, Marcelo Tiglia Gastaldi e Cyril Despres vinham disputando a 7ªposição. Separados por apenas 11 segundos do 7º até o 11ºcolocado. Ricardo Porem vinha em 12º a exatos 2 minutos atrás do líder.
No km 85, Carlos Sainz pulou para a liderança e abriu 1 minuto e 29 segundos para Nasser Al-Attiyah. Stéphane Peterhansel vinha em terceiro, já a 2 minutos e 15 segundos atrás de Sainz e 46 segundos atrás de Al-Attiyah, essa sim era a diferença que interessava para o francês da Mini. Sheikh Al Qassimi em 4º vinha tentando chegar na lenda do Dakar. O Saudita Yazeed Al Rajhi com o Toyota completa os 5 primeiros, no caso dele, já estava querendo apenas manter sua posição, Cyril Despres vinha em 6º, a 6 segundos de al Rajhi. Próximos vinham Marcelo Tiglia Gastaldi e e Brian Baragwanath, ambos pilotos com o carro da Century. Ricardo Porem e Alexandre Leroy completavam os 10 primeiros colocados.
No km 127, Sainz continuava na liderança da Especial, seguido por Al-Attiyah 51 segundos atrás. Stéphane Peterhansel continuava tranquilo na 3ªposição. Sheikh Al Qassimi da Pegueot em 4º, já vinha a 3 minutos e 35 segundos atrás longe de brigar pela vitória no estágio. Quem vinha subindo era Yazeed Al Rajhi, na 5ªposição a 5 minutos do líder. Lá atrás, ainda estavam embolados, brigando por posições Baragwanath, Despres e Gastaldi disputando a 6ªposição. Os chineses Wei Han da Quzhou Motorsport e Yangui Liu da BAIC vinham na 9ª e 10ªposições.
No km 215, a liderança muda de mãos, Stéphane Peterhansel passou a ser o líder e bem a frente de Nasser Al-Attiyah, com 2 minutos e 48 segundos de frente para seu adversário. Colado no Qatari, vinha Sheikh Al Qassimi da Pegueot, apenas 6 segundos atrás. Carlos Sainz caiu da ponta para a 4ªposição e sua posição corria riscos diante da aproximação de Yazeed al Rajhi da Toyota. Despres vinha na 6ªposição com o segundo Pegueot. O Chinês Wei Han sobe na classificação e já se encontrava na 7ªpósição. Baragwanath, Leroy e Seaidan completa os Top 10 na especial, que chegava na sua metade da disputa.
No km 306, Peterhansel vinha na frente, mas com o Sheikh Al Qassimi se aproximando do piloto da Mini. A Diferença que era de mais de 2 minutos, estava em apenas 46 segundos do piloto francês. Carlos Sainz vinha quase 3 minutos atrás na 3ªposição. Nasser Al-Attiyah não estava conseguindo tirar a diferença para Peterhansel, pelo contraio, estava tomando mais de 3 minutos do seu adversário principal na disputa pelo campeonato.
Yasid Seaidan da Century ganhou 5 posições e se colocava na 5ªposição, a frente de Cyril Despres e de Yazeed Al Rajhi. Han, de Villiers e Prokop completavam as 10 primeiras posições. Vladimir Vasilyev vinha em 11º, 6 segundos atrás do piloto da Ford.
No km 404, Nasser Al Attiyah estava apenas a 29 segundos de Peterhansel. O piloto da Toyota teve uma reação para tentar não só a vitória como para tirar a vantagem de 17 minutos e 1 segundo que Peterhansel tinha na liderança. Sheikh Al Qassimi vinha com condições de vencer a especial, com 1 minuto e 9 segundos de atraso. Sainz e Al Rajhi vinham em 4º e 5º, separados por apenas 5 segundos de distância.
Nasser Al-Attiyah superou Stéphane Peterhansel no último quinto de especial e acabou levando a vitória, O piloto da Toyota tirou 1 minuto e meio de diferença para Peterhansel, que esta com o campeonato em suas mãos, com mais de 15 minutos de frente para Al-Attiyah e faltando apenas 1 etapa para o final do Dakar 2021, parece que a lenda vai conseguir o seu 14ºcampeonato (8º pelos carros).
Carlos Sainz já conformado com o 3ºlugar na geral ficou mesmo com a 3ªposição. Após mais uma boa especial, Yazeed Al Rajhi ficou com o 4ºlugar, andando muito rápido e chegando a 59 segundos do pódio da especial. Cyril Despres acabou com o melhor desempenho no Dakar, uma elogiável 5ªposição, infelizmente Al Qassimi caiu no final e ficou apenas na 8ªposição, no que poderia ser a chance de um Pegueot vencer uma especial nessa edição do Dakar.
O Sul-africano Giniel de Villiers se recuperou bem durante a especial e acabou o dia na 6ªposição. O russo Vladimir Vasilyev chegou na 7ªposição, mesma posição que ocupa na classificação Geral. Depois de Al Qassimi, o Polonês Jakub Przygonski e o Saudita Yasir Seiadan completaram os Top 10.
Tudo indica que Peterhansel, Al-Attiyah e Sainz seja o pódio final do Dakar 2021 nos carros.
Veículos leves:
Hoje, foi uma vitória expressiva de Seth Quintero da Red Bull, com 11 minutos e 45 segundos de vantagem para Francisco Lopez Contardo, A sorte do chileno é que o norte-americano não compete mais na classificação geral. A briga do campeão do ano passado é com o norte-americano Austin Jones e nessa briga, Lopez Contardo chegou mais de 8 minutos à frente do adversário que chegou na 6ªposição na dura especial de hoje.
Os outros pilotos no Top foram: Gerard Farres Guell, Nasser Khalifa Al Attiyah e Kris Meeke da PH-Sport, que foi punido, mas a sua posição não se alteraria mesmo sem os dois minutos de acréscimos. Com 1 especial ainda para acontecer, Lopez Contardo tem 18 minutos e 46 segundos sobre Jones. Ou seja, o bicampeonato esta nas mãos do chileno. Aron Donzala está com seu lugar no pódio encaminhado (3ºcolocado da Geral).
Caminhões:
A vitória na especial ficou com Anton Shibalov, a Kamaz ganhou após ficar 2 dias de Iveco na frente. 3 minutos e 52 segundos atrás chegou o russo Airat Mardeev da Kamaz e completando o pódio da dura especial foi o bielorrusso Alisksei Vishneuski da Maz.
O líder da especial Dmitry Sotinikov fez uma especial convencional e acabou ficando na 4ªposição, chegando 6 minutos e 40 segundos atrás de Shibalov. Porém, a sua vantagem na liderança é bem cômoda, com 40 minutos de frente para seu mais próximo adversário, Sotnikov só precisa preservar seu caminhão para sacramentar seu primeiro campeonato do Dakar. A Kamaz provavelmente fara o pódio integral dos caminhões. Vencedor das duas últimas especiais, Martin Macik fechou o dia na 5ªposição com seu Iveco.
Fotos:
Resultado final da 11ªespecial do Dakar 2021
511 km – AlUla até Yanbu
Motos:
pos | nº | Piloto | País | moto | Equipe | tempo | Penality |
1 | 5 | Sam Sunderland | Inglaterra | KTM | Red Bull KTM Factory Team | 04h 33′ 18” | |
2 | 2 | Pablo Quintanilla | Chile | Husqvarna | Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing | + 00h 02′ 35” | |
3 | 47 | Kevin Benavides | Argentina | Honda | Monster Energy Honda Team 2021 | + 00h 05′ 29” | |
4 | 21 | Daniel Sanders | Austrália | KTM | KTM Factory Team | + 00h 08′ 32” | |
5 | 52 | Matthias Walkner | Áustria | KTM | Red Bull KTM Factory Team | + 00h 09′ 28” | |
6 | 1 | Ricky Brabec | Estados Unidos | Honda | Monster Energy Honda Team 2021 | + 00h 11′ 51” | |
7 | 15 | Lorenzo Santolino | Espanha | Sherco TVS | Sherco TVS Rally Factory | + 00h 15′ 04” | |
8 | 11 | Stefan Svitko | Eslováquia | KTM | Slovnaft Rally Team | + 00h 16′ 39” | |
9 | 42 | Adrien van Beveren | França | Yamaha | Monster Energy Yamaha Rally Team | + 00h 19′ 37” | 00h 05′ 00” |
10 | 87 | Oriol Mena | Espanha | Rieju | FN Speed – Rieju Team | + 00h 20′ 09” | |
11 | 32 | Tosha Schareina | Espanha | KTM | FN Speed – KTM Team | + 00h 21′ 20” | |
12 | 24 | Sebastian Bülher | Alemanha | Hero | Hero Motosports Team Rally | + 00h 23′ 35” | |
13 | 9 | Skyler Howes | Estados Unidos | KTM | BAS Dakar KTM Racing Team | + 00h 24′ 52” | |
14 | 19 | Rui Jorge Goncalves Dias | Portugal | Sherco TVS | Sherco TVS Rally Factory | + 00h 26′ 03” | |
15 | 74 | Jaume Betriu | Espanha | KTM | FN Speed – KTM Team | + 00h 27′ 01” | |
16 | 31 | Michek Martin | Rep. Tcheca | KTM | Moto Racing Group (MRG) | + 00h 27′ 46” | |
17 | 17 | Joan Pedrero Garcia | Espanha | KTM | FN Speed – Rieju Team | + 00h 30′ 21” | |
18 | 33 | HarithNoah Koitha Veettil | Índia | Sherco TVS | Sherco TVS Rally Factory | + 00h 40′ 28” | |
19 | 44 | Laia Sanz | Espanha | Gas Gas | Gas Gas Factory Team | + 00h 51′ 01” | 00h 02′ 00” |
20 | 101 | David Knight | Inglaterra | Husqvarna | HT Rally Raid Husqvarna Racing | + 00h 51′ 19” | 00h 05′ 00” |
21 | 53 | Libor Podmol | Rep. Tcheca | Husqvarna | Podmol Dakar Team | + 00h 53′ 34” | |
22 | 25 | Paul Spierings | Holanda | Husqvarna | HT Rally Raid Husqvarna Racing | + 00h 53′ 38” | |
23 | 30 | Arunas Gelazninkas | Lituânia | KTM | Zigmas Dakar Team | + 00h 56′ 14” | |
24 | 39 | Benjamin Melot | França | KTM | Benjamin Melot | + 01h 02′ 23” | |
25 | 29 | Emanuel Gyenes | Romenia | KTM | Autonet Motorcycle Team | + 01h 03′ 35” | |
26 | 26 | Milan Engel | Rep. Tcheca | KTM | Moto Racing Group (MRG) | + 01h 05′ 11” | 00h 20′ 00” |
27 | 27 | Joaquim Rodrigues | Portugal | Hero | Hero Motosports Team Rally | + 01h 12′ 00” | 00h 35′ 00” |
28 | 48 | Mathieu Doveze | França | KTM | Nomade Racing Assistance | + 01h 15′ 11” | |
29 | 54 | Camille Chapeliere | França | KTM | Team Baines Rally | + 01h 17′ 32” | 00h 22′ 00” |
30 | 63 | Konrad Dabrowski | Polônia | KTM | Duust Rally Team | + 01h 23′ 07” | |
31 | 37 | David Pabiska | Rep. Tcheca | KTM | Jantar Team | + 01h 32′ 40” | |
32 | 80 | Michael Burgess | Austrália | KTM | BAS Dakar KTM Racing Team | + 01h 37′ 34” | 00h 20′ 00” |
33 | 46 | Simon Marcic | Eslovênia | Husqvarna | Marcic | + 01h 41′ 02” | |
34 | 36 | Jan Brabec | Rep. Tcheca | KTM | Strojrent Racing | + 01h 41′ 58” | 00h 55′ 00” |
35 | 84 | Neil Hawker | Inglaterra | Husqvarna | Neil Hawker | + 01h 45′ 16” | |
36 | 41 | Zaker Yakp | China | KTM | Wu Pa Da Hai Dad dakar Rally Team | + 01h 49′ 46” | |
37 | 95 | Xavier Filck | França | Husqvarna | Xtrem Racing | + 01h 51′ 27” | |
38 | 78 | Cesare Zacchetti | Itália | KTM | Cesare Zacchetti | + 01h 55′ 17” | |
39 | 86 | Charlie Herbst | França | KTM | Team Charlie Herbst | + 01h 56′ 39” | |
40 | 108 | Marc Calmet | Espanha | KTM | FN Speed – Rieju Team | + 02h 02′ 56” | |
41 | 81 | Erik Vlcak | Eslováquia | Husqvarna | Slovnaft Rally Team | + 02h 04′ 35” |
Quadriciclos:
pos | nº | Piloto | País | Quadriciclo | Equipe | tempo | Penality |
1 | 159 | Giovanni Enrico | Chile | Yamaha | Enrico Racing Team | 06h 18′ 43” | |
2 | 154 | Manuel Andujar | Argentina | Yamaha | 7240 Team | + 00h 01′ 10” | |
3 | 163 | Pablo Copetti | Estados Unidos | Yamaha | MX Devesa by Berta | + 00h 03′ 03” | |
4 | 153 | Tomas Kubiena | Rep.Tcheca | Yamaha | Story Racing S.R.O. | + 00h 11′ 42” | |
5 | 155 | Kamil Wisniewski | Polônia | Yamaha | Orlen Team | + 00h 29′ 51” | |
6 | 176 | Laisvydas Lanicius | Lituânia | Yamaha | Story Racing S.R.O. | + 00h 54′ 45” | 00h 01′ 00” |
7 | 157 | Romain Dutu | França | Yamaha | SMX Racing | + 01h 17′ 02” | |
8 | 169 | Juan Carrizo Tobias | Argentina | Yamaha | M.E.D. Racing Team | + 01h 30′ 59” | |
9 | 177 | Suany Martinez | Bolívia | Can-Am | Team Can Am Martinez | + 01h 57′ 04” | 00h 48′ 00” |
10 | 175 | Leonardo Martinez | Bolívia | Can-Am | Team Can Am Martinez | + 02h 04′ 47” | 00h 32′ 00” |
Carros:
pos | nº | Piloto/CoPiloto | País | Carro/Equipe | tempo | Penality | Penality |
1 | 301 | Nasser Al-Attiyah | Qatar | Toyota | 04h 32′ 09” | 04h 32′ 09” | |
Matthieu Baumel | França | Toyota Gazoo Racing | |||||
2 | 302 | Stéphane Peterhansel | França | Mini | 04h 33′ 39” | + 00h 01′ 30” | |
Edouard Boulanger | França | X-Raid Mini JCW Team | |||||
3 | 300 | Carlos Sainz | Espanha | Mini | 04h 34′ 45” | + 00h 02′ 36” | |
Lucas Cruz | Espanha | X-Raid Mini JCW Team | |||||
4 | 303 | Yazeed al Rajhi | Arábia Saudita | Toyota | 04h 35′ 44” | + 00h 03′ 35” | |
Dirk von Zitzewitz | Alemanha | Overdrive Toyota | |||||
5 | 314 | Cyril Despres | França | Pegueot | 04h 40′ 10” | + 00h 08′ 01” | |
Mike Horn | Suíça | Abu Dhabi Racing | |||||
6 | 304 | Giniel de Villiers | África do Sul | Toyota | 04h 44′ 04” | + 00h 11′ 55” | |
Alex Haro Bravo | Espanha | Toyota Gazoo Racing | |||||
7 | 317 | Vladimir Vasilyev | Rússia | Mini | 04h 45′ 38” | + 00h 13′ 29” | |
Dmitro Tsyro | Ucrania | X-Raid Mini JCW Team | |||||
8 | 310 | Sheikh Khalid Al Qassimi | EAU | Peugeot | 04h 46′ 10” | + 00h 14′ 01” | |
Xavier Panseri | França | Abu Dhabi Racing | |||||
9 | 307 | Jakub Przygonski | Polônia | Toyota | 04h 47′ 17” | + 00h 15′ 08” | |
Timo Gottschalk | Alemanha | Overdrive Toyota | |||||
10 | 316 | Yasir Seaidan | Arábia Saudita | Century | 04h 47′ 26” | + 00h 15′ 17” | |
Alexey Kuzmich | Rússia | SRT Racing | |||||
11 | 312 | Martin Prokop | República Tcheca | Ford | 04h 47′ 41” | + 00h 15′ 32” | |
Viktor Chytka | República Tcheca | Orlen Benzina Team | |||||
12 | 308 | Mathieu Serradori | França | Century | 04h 51′ 11” | + 00h 19′ 02” | |
Fabian Lurquin | Bélgica | SRT Racing | |||||
13 | 352 | Guoyu Zhang | China | BAIC | 04h 53′ 55” | + 00h 21′ 46” | |
He Sha | China | BAIC DRV | |||||
14 | 320 | Benediktas Vanagas | Lituânia | Toyota | 04h 55′ 03” | + 00h 22′ 54” | |
Filipe Palmeiro | Portugal | Inbank Toyota Gazoo Racing Baltics | |||||
15 | 343 | Yangui Liu | China | BAIC | 04h 55′ 21” | + 00h 23′ 12” | |
Hongyu Pan | China | BAIC DRV | |||||
16 | 330 | Shameer Variawa | África do Sul | Toyota | 04h 56′ 10” | + 00h 24′ 01” | |
Dennis Murphy | África do Sul | Toyota Gazoo South Africa | |||||
17 | 361 | Binglong Lu | China | BAIC | 04h 57′ 10” | + 00h 25′ 01” | 00h 01′ 00” |
Wenke Ma | China | BAIC DRV | |||||
18 | 311 | Nani Roma | Espanha | Hunter | 04h 59′ 10” | + 00h 27′ 01” | |
Alexandre Winocq | França | Bahrein Raid Xtreme | |||||
19 | 326 | Christian Lavieille | França | Optimus | 04h 59′ 16” | + 00h 27′ 07” | |
Jean-Pierre Garcin | França | MD RallyE Sport | |||||
20 | 322 | Ronan Chabot | França | Toyota | 05h 00′ 40” | + 00h 28′ 31” | |
Gilles Pillot | França | Overdrive Toyota | |||||
21 | 356 | Edvinas Juskauskas | Lituânia | Toyota | 05h 02′ 19” | + 00h 30′ 10” | |
Aisvydas Paliukenas | Lituânia | Team Pitlane | |||||
22 | 318 | Wei Han | China | 2WD | 05h 02′ 27” | + 00h 30′ 18” | 00h 20′ 00” |
Min Liao | China | Quzhou Motorsport City Team | |||||
23 | 358 | Marcelo Tiglia Gastaldi | Brasil | Century | 05h 04′ 32” | + 00h 32′ 23” | |
Lourival Roldan | Brasil | Century Racing | |||||
24 | 321 | Dominque Housieaux | França | Optimus | 05h 04′ 34” | + 00h 32′ 25” | |
Simon Vitse | França | MD RallyE Sport | |||||
25 | 339 | Brian Baragwanath | África do Sul | Century | 05h 04′ 35” | + 00h 32′ 26” | |
Taye Perry | África do Sul | Century Racing | |||||
26 | 323 | Denis Krotov | Rússia | Mini | 05h 07′ 14” | + 00h 35′ 05” | 00h 05′ 00” |
Konstantin Zhiltsov | Rússia | MSK Rally Team | |||||
27 | 335 | Guilherme Spinelli | Brasil | Mini | 05h 07′ 35” | + 00h 35′ 26” | |
Youssef Haddad | Brasil | X-Raid Mini JCW Rally Team |
Veículos Leves:
pos | nº | Piloto/CoPiloto/Mecânico | País | veiculo/Equipe | tempo | Penality | Penality |
1 | 383 | Seth Quintero | Estados Unidos | DT3 | 04h 56′ 18” | 04h 56′ 18” | |
Dennis Zenz | Estados Unidos | Red Bull Off-Road Team USA | |||||
2 | 401 | Francisco Lopez Contardo | Chile | CAN-AM | 05h 08′ 03” | + 00h 11′ 45” | |
Juan Pablo Latrach Vinagre | Chile | South Racing CAN-AM | |||||
3 | 405 | Gerard Farres Guell | Espanha | CAN-AM | 05h 13′ 27” | + 00h 17′ 09” | |
Armand Monleon | Espanha | Monster Energy CAN-AM | |||||
4 | 422 | Nasser Khalifa Al Attiyah | Qatar | CAN-AM | 05h 13′ 31” | + 00h 17′ 13” | |
Paolo Ceci | Itália | South Racing CAN-AM | |||||
5 | 380 | Kris Meeke | Inglaterra | PH-Sport | 05h 16′ 20” | + 00h 20′ 02” | 00h 02′ 00” |
Wouter Rosegaar | Holanda | PH-Sport | |||||
6 | 408 | Austin Jones | Estados Unidos | CAN-AM | 05h 16′ 36” | + 00h 20′ 18” | |
Gustavo Gugelmin | Brasil | Monster Energy CAN-AM | |||||
7 | 393 | Lionel Baud | França | PH-Sport | 05h 17′ 13” | + 00h 20′ 55” | |
Loic Minaudier | França | PH-Sport | |||||
8 | 404 | Reinaldo Varela | Brasil | CAN-AM | 05h 19′ 36” | + 00h 23′ 18” | |
Maykel Justo | Brasil | Monster Energy CAN-AM | |||||
9 | 406 | Aron Donzala | Polônia | CAN-AM | 05h 19′ 53” | + 00h 23′ 35” | |
Maciej Marton | Polônia | Monster Energy CAN-AM | |||||
10 | 420 | Wayne Matlock | Estados Unidos | Polaris | 05h 22′ 43” | + 00h 26′ 25” | 00h 02′ 00” |
Sam Hayes | Estados Unidos | Polaris RZR Factory Racing | |||||
11 | 416 | Kees Koolen | Holanda | CAN-AM | 05h 22′ 53” | + 00h 26′ 35” | |
Jurgen van den Goorbergh | Holanda | South Racing CAN-AM | |||||
12 | 384 | Jean Remy Bergounhe | França | PH-Sport | 05h 24′ 00” | + 00h 27′ 42” | |
Jean Bruce | França | PH-Sport |
Caminhões:
pos | nº | Piloto/CoPiloto/Mecânico | País | veiculo/Equipe | tempo | Penality | Penality |
1 | 501 | Anton Shibalov | Rússia | Kamaz | 04h 44′ 39” | 04h 44′ 39” | |
Dmitri Nikitin | Rússia | Kamaz-Master | |||||
Ivan Tatarinov | Rússia | ||||||
2 | 509 | Airat Mardeev | Rússia | Kamaz | 04h 48′ 31” | + 00h 03′ 52” | |
Dimtriy Svistunov | Rússia | Kamaz-Master | |||||
Akhmet Galiaudtinov | Rússia | ||||||
3 | 505 | Alisksei Vishneuski | Bielorrússia | MAZ | 04h 48′ 48” | + 00h 04′ 09” | |
Maksim Novikau | Bielorrússia | MAZ-Sportauto | |||||
Siarhei Sachuk | Bielorrússia | ||||||
4 | 507 | Dmitry Sotnikov | Rússia | Kamaz | 04h 51′ 19” | + 00h 06′ 40” | |
Ruslan Akhmadeev | Rússia | Kamaz-Master | |||||
Ilgiz Akhmetzianov | Rússia | ||||||
5 | 503 | Martin Macik | Rep.Tcheca | IVECO | 04h 51′ 45” | + 00h 07′ 06” | |
Frantisek Tomasek | Rep.Tcheca | Big Shock Racing | |||||
David Svanda | Rep.Tcheca | ||||||
6 | 500 | Andrey Karginov | Rússia | Kamaz | 04h 52′ 56” | + 00h 08′ 17” | 00h 02′ 00” |
Andrey Mokeev | Rússia | Kamaz-Master | |||||
Igor Leonov | Rússia | ||||||
7 | 514 | Martin Soltys | Rep.Tcheca | Tatra | 05h 03′ 28” | + 00h 18′ 49” | 00h 01′ 00” |
David Schovanek | Rep.Tcheca | Tatra Buggyra Racing | |||||
Tomas Sikola | Rep.Tcheca | ||||||
8 | 504 | Ales Loprais | Rep.Tcheca | Praga | 05h 09′ 54” | + 00h 25′ 15” | |
Petr Pokdra | Rep.Tcheca | Instaforex Loprais Praga | |||||
Khalid Alkendi | EAU | ||||||
9 | 515 | Pascal de Baar | Holanda | Renault | 05h 23′ 07” | + 00h 38′ 28” | |
Jan van der Vaet | Bélgica | Riwald Dakar Team | |||||
Stefan Slootjes | Holanda | ||||||
10 | 506 | Martin van den Brink | Holanda | Renault Trucks | 05h 33′ 25” | + 00h 48′ 46” | |
Wouter de Graaff | Holanda | ||||||
Daniel Kozlovsky | Rep.Tcheca | ||||||
11 | 518 | Jaroslav Valtr | Rep.Tcheca | IVECO | 05h 34′ 18” | + 00h 49′ 39” | 00h 02′ 00” |
Jaroslav Valtr jr. | Rep.Tcheca | Valtr Racing Team | |||||
Radim Kaplanek | Rep.Tcheca | ||||||
12 | 517 | Ignacio Casale | Chile | Tatra | 05h 36′ 55” | + 00h 52′ 16” | |
Alvaro Leon | Chile | Tatra Buggyra Racing | |||||
David Hoffmann | Rep.Tcheca |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar