Grid de largada:
1 Didier Pironi (Ligier/Ford) 1’11.004
2 Jacques Laffite (Ligier/Ford) 1’11.395
3 Alan Jones (Williams/Ford) 1’11.609
4 Carlos Reutemann (Williams/Ford) 1’11.629
5 Nelson Piquet (Brabham/Ford) 1’11.634
6 Bruno Giacomelli (Alfa Romeo) 1’12.128
7 Alain Prost (McLaren/Ford) 1’12.634
8 Patrick Depailler (Alfa Romeo) 1’13.189
9 Mario Andretti (Lotus/Ford) 1’13.400
10 Derek Daly (Tyrrell/Ford) 1’13.469
11 Jean-Pierre Jarier (Tyrrell/Ford) 1’13.666
12 John Watson (McLaren/Ford) 1’13.717
13 Jean-Pierre Jabouille (Renault) 1’13.749
14 Elio de Angelis (Lotus/Ford) 1’13.859
15 Marc Surer (ATS/Ford) 1’13.953
16 René Arnoux (Renault) 1’13.967
17 Hector Rebaque (Brabham/Ford) 1’14.226
18 Rupert Keegan (Williams/Ford) 1’14.236
19 Gilles Villeneuve (Ferrari) 1’14.296
20 Eddie Cheever (Osella/Ford) 1’14.517
21 Riccardo Patrese (Arrows/Ford) 1’14.560
22 Emerson Fittipaldi (Fittipaldi/Ford) 1’14.580
23 Jody Scheckter (Ferrari) 1’15.370
24 Jochen Mass (Arrows/Ford) 1’15.423
Não Largaram:
Jan Lammers (Ensign/Ford) 1’15.596
Keke Rosberg (Fittipaldi/Ford) 1’15.845
Desiré Wilson (Williams/Ford) 1’16.315
Jones Vence GP da Inglaterra Em Brands Hatch

GP da Inglaterra iniciava o início da segunda parte do Campeonato de 1980, Alan Jones tinha 28 pontos, com Piquet com 25 e Arnoux e Pironi em Seguida. O Domínio dos Treinos foi dos dois carros da Ligier que mostraram um ótimo acerto nos seus carros, tanto de Pironi o pole, tanto de Laffite em 2º. Depois vinham os dois Williams e em 5ºVinha o Brasileiro Nelson Piquet que tinha também acertado bem o carro para a corrida.
Na Largada, os dois ligier largaram bem, Pironi disparou na ponta, com Laffite em seguindo e Jones em 3º, Nelson Piquet nas primeiras curvas passou Reutemann e assumiu a 4ªPosição. Reutemann em 5º e depois os dois Alfa-Roméo, Giacomelli e Depailler, Piquet já partia para o Ataque em cima de Jones e de Laffite.
Mas na primeira volta as Ligier mostram a total superioridade dos seus carros abrindo grande vantagem sobre os demais, enquanto isso Jones e Piquet brigavam pelo 3ºLugar, e Reutemann estava sozinho em 5ºLugar, longe dos lideres e longe dos seus adversários pelo 5ºlugar. Emerson Fittipaldi estreando o carro novo da Fittipaldi estava com problemas em seu carro, estando brigando pelos últimos lugares. já Keke Rosberg, seu companheiro de Equipe não tinha se classificado para a corrida. Jabouille abandonava a corrida na volta de número 7.
Com 10 voltas a briga da corrida é de Jones x Piquet pelo terceiro lugar. Laffite em Segundo via Pironi voando baixo e sobrando na turma em Brands Hatch, Pironi na volta 7 tinha feito a melhor volta da corrida.
Alguns pilotos faziam suas paradas de pit como Elio de Angelis e Alain Prost. com 13 voltas a Classificação era essa: Pironi 16:24.313, Laffite 2.986, Jones 10.682, Piquet 11.015, Reutemann 18.551 e Depailler 26.386. Algumas voltas depois Jones abriu sobre Piquet que não conseguia mais acompanhar o Australiano Alan Jones da Williams, na Volta 18 Laffite passava Pironi que estava com problemas de pneus, Pironi chegou aos boxes e trocou os pneus, inclusive uma troca demorada demais, que matou qualquer possibilidade de um resultado melhor. Laffite assumia a ponta da Corrida, Jones passava pra segundo e Piquet em 3º.
Enquanto isso Villeneuve sofria com o seu carro, tendo que ir aos boxes devido a problemas no seu carro, o problemático 312T80, Classificação após 19 Voltas: Laffite, Jones 8.498, Piquet 12.139, Reutemann 17.389, Depailler 33.038 e Daly 34.224. Após 24 voltas, 3 pilotos abandonaram a corrida: Chevver, de Angelis e Jabouille. Partick Depailler abandonou a corrida após 24 voltas, completadas. na Volta de número 32 Laffite que liderava a corrida com folga sobre seus adversários, Abandonaria a corrida devido a um estouro do seu pneu, felizmente ninguém de feriu nesse acidente, isso tudo chegando a metade da Corrida.
Classificação após 39 Voltas: Jones, Piquet 4.9, Reutemann 16,9, Daly 52.163, Andretti 1:01,5 e Jarier 1:03.2. Jones conseguia abrir vantagem para Piquet que não era ameaçado por Reutemann que estava em 3ºlugar. Os pilotos com motor Turbo não estavam bem nenhum deles, tanto é que os seis primeiros da corrida usavam o convencional e Funcional motor Ford Cosworth, na Volta 42 Bruno Giacomelli abandonaria a corrida com a outra Alfa Romeo. já que Depailler já tinha abandonado.

Mas quem já vinha em Recuperação lá atrás já era o Didier Pironi que subia rapidamente para a 7ªPosição e estava na caça de Jarier, Andretti e Daly. isso tudo já na volta 50, enquanto isso Emerson Fittipaldi continuava na corrida lutando por posições mais modestas. Na Volta 53 Pironi já estava na cola de Jarier e de Andretti, que teve problemas em seu carro e não só perdeu posição para Jarier como para Pironi e ficou para trás com problemas de Câmbio da sua Lotus.
Pironi tinha o Melhor carro da Corrida e seria o líder se não fosse o problema no seu pneu no começo da corrida. Watson e Prost estavam lutando por uma 7ªPosição, melhor para o Francês da Mclaren, Pironi já estava na Quinta posição na corrida numa grande recuperação, e estava na busca de Daly para abocanhar a 4ªposição da corrida. Mario Andretti de forma definitiva abandonaria a corrida na volta 57.
Enquanto Jones caminhava para uma vitória tranquila sem ser ameaçado mais por Piquet, Pironi ira a luta pelo 4ºlugar contra Daly, Enquanto isso mais alguns fazem paradas nos boxes. Piquet sem carro para alcançar Jones estava administrando para ficar com o 2ºLugar, Reutemann estava em 3ºlugar, mas sem brilho nenhum, Na Volta 63 a classificação era essa: Jones (1:17.30.795), Piquet (12.721), Reutemann (22.112), Daly (1 Volta), Pironi (1 Volta), Jarier (1 Volta).
Pironi que vinha na recuperação teve mais um pneu furado, o Francês abandonou a corrida de onde ele era o grande favorito a vitória pelo carro que teve na corrida. Com isso Jarier voltava a Ser o 5º, e Prost, Watson e Rebaque lutavam pelo sexto lugar nessas voltas finais.
Piquet já administrava o 2ºlugar já que estava longe de Jones que no começo teve competência em segurar Piquet que tinha mais carro com o Tanque cheio depois o seu carro a medida que o Tanque se esvaziava foi ficando melhor que o Carro de Piquet.
Jones recebeu a bandeirada na Frente pela 3ºvez na temporada, e disparava na Frente no campeonato com 37 pontos, Piquet chega em Segundo lugar, e fica a 6 pontos de Jones na Classificação com 31 pontos, Reutemann sem Brilho, numa corrida burocrática ficou em 3º. Depois vieram Daly e Jarier com as Tyrrell andando bem e chegando em 4º e 5º. e Prost ganhou de Rebaque e chegou em 6º. Watson teve problemas na última volta com seu motor.
Emerson Fittipaldi chegou em 12º na Estreia do F8, 13 Carros completaram a corrida, Arnoux cruzou a linha de chegada, mas como tinha 9 voltas atrás do líder, acabou não sendo classificado.
Resultado Final do GP da Inglaterra de 1980
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap/Formel1mic