Se a corrida do sábado já teve boas disputas, a corrida no domingo foi mais disputada e cheia de emoções na noite de Losail. Marc Marquez vence após um duelo com um surpreendente Marevick Viñales que vendeu caro a vitória, mas que acabou sendo duramente penalizado por causa da pressão dos pneus. Peppo Bagnaia e Franco Morbidelli foram beneficiados e completaram o pódio e a trinca de pilotos Ducati.
Marc Marquez como de costume larga muito bem e se firma na liderança com Alex Marquez na segunda posição. Na curva 1, Alex Marquez acaba tocando em Marc Marquez e ambos perdem peças aerodinâmicas e ficam com suas motos danificadas. Franco Morbidelli se aproveita disso e assume a liderança, seguido de Marc Marquez, Marevick Viñales, Alex Marquez, Fabio di Giannantonio, Fabio Quartararo, Peppo Bagnaia e Fermín Aldeguer. Pouco depois, Viñales comete um erro e Alex Marquez recupera posição passando a terceira posição.
Franco Morbidelli começa abrindo vantagem sobre Marc Marquez. Quem foi bem na primeira volta foi Peppo Bagnaia que foi da 11ª para a 6ªposição. Na segunda volta, Johann Zarco ultrapassou Fabio Quartararo na batalha dos pilotos franceses pela 7ªposição. Ai Ogura passou Alex Rins e subiu para a 10ªposição.
Na terceira volta, Morbidelli abre 7 décimos em cima de Marc Marquez que nitidamente esta segurando o pelotão que contava com Alex Marquez, Fabio di Giannantonio, Marevick Viñales, Peppo Bagnaia, Johann Zarco, Fabio Quartararo e Fermín Aldeguer. Na metade da volta, Fabio di Giannantonio passou Alex Marquez, quando o piloto da Gresini foi tentar voltar acabou tocando no piloto da VR46 e ambos acabaram saindo da pista. Alex Marquez caiu para a 8ªposição e Fabio di Giannantonio caiu para as últimas posições. O lance foi investigado e Alex Marquez foi punido com a volta longa, comprometendo de vez sua corrida.
Peppo Bagnaia ultrapassa Marevick Viñales e sobe para a 3ªposição. O piloto da Ducati faz grande corrida de recuperação só ficando atrás de Franco Morbidelli e de Marc Marquez. Marevick Vinãles caiu para a 4ªposição, Johann Zarco com a moto da Honda esta na 5ªposição e Fermín Aldeguer da Gresini completa o Top 6.
Na 5ªVolta, Peppo Bagnaia atacou Marc Marquez e passou seu companheiro de equipe passando para a segunda posição. Parecia que Peppo iria a caça de Franco Morbidelli em busca da segunda vitória na Temporada, mas na volta seguinte, Marc Marquez e Marevick Viñales se aproximaram de Peppo Bagnaia. Na mesma volta, Alex Marquez pagou a volta longa e caiu para a 12ªposição.
Na entrada da 7ªvolta, Marc Marquez pegou o vácuo de Peppo Bagnaia e no final da reta realizou a ultrapassagem passando para a 2ªposição. Marevick Viñales chegou em Peppo Bagnaia logo depois de marcar a melhor volta da prova. No final da 7ªVolta (Curva 15), o piloto da Tech 3 tomou a terceira posição de Peppo. Viñales passa a ser o 3ºcolocado. Peppo Bagnaia tentou dá o troco na reta, mas Viñales e sua KTM conseguiram permanecer na liderança.
Na 8ªVolta, Viñales partiu pra cima de Marc Marquez que começava a tirar a vantagem que Franco Morbidelli tinha na liderança. Na 9ªVolta, Jack Miller que já não fazia uma grande corrida acabou caindo.
Ao começar a 10ªVolta, Marevick Viñales usou o vácuo da grande reta, colocou por dentro de Marc Marquez e conseguiu a ultrapassagem assumindo a segunda posição. Naquele momento da prova, Viñales de forma surpreendente tinha a segunda posição e tinha rendimento para lutar pela ponta com Franco Morbidelli. E foi isso que aconteceu na entrada da 11ªvolta, Viñales passou por Morbidelli, mas Marc Marquez também aproveitou e passou o piloto da VR46, passando a segunda posição mesmo com as dificuldades aerodinâmicas. Curvas depois foi a vez de Peppo Bagnaia ultrapassar Morbidelli que chegou a dar o troco, mas não conseguiu sustentar a terceira posição.
Viñales, Marc Marquez, Peppo Bagnaia vinham no primeiro pelotão com Franco Morbidelli ficando mais e mais para Johann Zarco que estava fazendo uma excelente corrida com a moto da Honda e Fermín Aldeguer vinha bem na 6ªposição estavam consolidados na frente, mas lá atrás a briga pela 7ªposição era imensa e envolvia 9 pilotos naquele momento: Acosa, Alex Marquez, Quartararo, Marini, Binder, Bezzecchi, Rins, Bastianini e Ogura.
Na 12ªVolta, Zarco ultrapassa Morbidelli e sobe para a 4ªposição e Alex Marquez supera Pedro Acosta passando a ser o 7ºcolocado. O piloto da Gresini começa a fugir do pelotão. Na 14ªvolta, queda de Augusto Fernandez faz final de semana da Pramac terminar sem sucesso, muito distante do ótimo final de semana nas Américas duas semanas atrás. Na mesma volta, Jorge Martin foi para o chão após bater na zebra e na moto. Esse acidente fez com que Martin sofresse 11 fraturas nas costelas – oito nos arcos costais e três nos arcos laterais. Além disso, Martin está com quadro de pneumotórax no tórax direito, também conhecido como colapso pulmonar. O Colapso pulmonar ocorre quando o ar entra no peito e o pulmão falha, já que o ar deveria estar dentro do órgão. Ao escapar, ele criar pressão nos pulmões e pode causar dificuldade na respiração e dor torácica.
Marevick Viñales continuava na ponta chegando a abrir alguma vantagem sobre Marc Marquez, mas a 8 voltas do final, o piloto da Tech 3 erra ao fazer a curva 6 e Marc Marquez se aproxima. Na volta seguinte, Viñales comete o mesmo erro na mesma curva e Marc Marquez não deixa escapar a chance e assume a liderança da prova em um momento crucial, quando o piloto da Ducati já tinha se adaptado aos problemas da sua moto.
Apesar disso, Viñales tenta recupera a ponta. Peppo Bagnaia não conseguia chegar nessa disputa na 3ªposição. Johann Zarco em 4º e Franco Morbidelli em 5º ainda tinha chances de recuperar a posição em cima do piloto da LCR Honda. No pelotão do tiroteio as brigas continuavam, uma delas com Brad Binder passando Marco Bezzecchi indo para a 10ªposição. Logo a frente, Fabio Quartararo passou Pedro Acosta subindo para a 8ªposição.
A 3 voltas do final, Franco Morbidelli consegue recuperar a 4ªposição em cima de Johann Zarco. Lá na frente, Marc Marquez abriu mais de 1 segundo a frente de Marevick Viñales na reta final da prova e acabou conquistando a sua terceira vitória na temporada 2025. O formiga atômica se recupera da queda nos Estados Unidos e volta a ter uma liderança do Mundial, com vantagem confortável sobre Alex Marquez que teve um dia muito complicado.
Marevick Viñales fez uma grande e surpreendente corrida com a sua KTM da Tech 3, foi sem dúvida a melhor nessa temporada e comemorou a subida para o pódio. Porém, Viñales teve de devolver o troféu já que após a corrida a moto de Viñales foi investigada por causa da pressão dos pneus e acabou punido em 16 segundos, que o fez passar da segunda posição para a 14ªposição o que fez marcar 2 pontos. Mesmo com uma grande recuperação, Peppo Bagnaia não conseguiu se aproveitar dos problemas da moto de Marc Marquez e não conseguiu lutar pela vitória, mas a ironia do destino é que Peppo acabou herdando a segunda posição, consolidando a dobradinha da equipe Ducati, a primeira nessa temporada. Franco Morbidelli que liderou as primeiras 10 voltas acabou herdando a 3ªposição e conquistando o seu segundo pódio na temporada. Até a 4 etapa do Mundial, todos os pódios foram conquistados por pilotos com moto da Ducati.
Johann Zarco em mais uma grande corrida acabou chegando na 4ªposição, a menos de 2 décimos do pódio. Fermín Aldeguer obteve a 5ªposição na prova e completou seu melhor final de semana na sua temporada de estreia na MotoGP. Alex Marquez teve uma prova para esquecer, 2 toques em 2 pilotos, danos aerodinâmicos, punição de volta longa acabaram com qualquer chance de um bom resultado, a 6ªposição até chega a ser muito para o piloto da Gresini. Agora seu irmão lidera o campeonato com 17 pontos de frente para o próprio Alex Marquez.
Fabio Quartararo não teve o mesmo desempenho da Sprint Race, mas fez o máximo possível para levar a sua Yamaha para uma decente 7ªposição. Pedro Acosta não conseguiu obter o desempenho de Viñales e só conseguiu uma modesta 8ªposição. Marco Bezzecchi leva a melhor Aprilia para uma frustrante 9ªposição e Luca Marini fechou o Top 10 com a Moto da Honda.
Enea Bastianini chegou na 11ªposição com uma corrida que foi melhor que a classificação como é a característica do piloto italiano. Alex Rins com toda a sua dificuldade acabou o dia na 12ªposição. Brad Binder caiu no final da prova e ficou na 13ªposição. Ai Ogura fechou a zona de pontuação com a moto da Trackhouse.
Próxima prova do campeonato será o GP da Espanha, no circuito de Jerez de la Fronteira, a primeira prova da fase europeia do Mundial de Motovelocidade.
Resultado final da 4ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP do Qatar – Losail – MotoGP – 22 Voltas
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 93 | Marc Marquez | Ducati Lenovo Team | Ducati Desmosedici GP25 | 41’29.186 |
2 | 63 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati Desmosedici GP25 | a 4.535 |
3 | 21 | Franco Morbidelli | Pertamina Enduro VR46 Racing Team | Ducati Desmosedici GP24 | a 6.495 |
4 | 5 | Johann Zarco | CASTROL Honda LCR | Honda RC213V | a 6.668 |
5 | 54 | Fermin Aldeguer | BK8 Gresini Racing MotoGP | Ducati Desmosedici GP24 | a 7.484 |
6 | 73 | Alex Marquez | BK8 Gresini Racing MotoGP | Ducati Desmosedici GP24 | a 9.764 |
7 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP Team | Yamaha YZR-M1 | a 12.895 |
8 | 37 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 14.219 |
9 | 72 | Marco Bezzecchi | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP25 | a 14.368 |
10 | 10 | Luca Marini | Honda HRC Castrol | Honda RC213V | a 15.137 |
11 | 23 | Enea Bastianini | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC16 | a 17.459 |
12 | 42 | Alex Rins | Monster Energy Yamaha MotoGP Team | Yamaha YZR-M1 | a 17.563 |
13 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 17.632 |
14 | 12 | Maverick Viñales | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC16 | a 17.800 |
15 | 79 | Ai Ogura | Trackhouse MotoGP Team | Aprilia RS-GP25 | a 18.758 |
16 | 49 | Fabio di Giannantonio | Pertamina Enduro VR46 Racing Team | Ducati Desmosedici GP25 | a 26.340 |
17 | 25 | Raul Fernández | Trackhouse MotoGP Team | Aprilia RS-GP25 | a 26.925 |
18 | 35 | Somkiat Chantra | IDEMITSU Honda LCR | Honda RC213V | a 38.186 |
1 | Jorge Martin | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP25 | a 9 voltas | |
7 | Augusto Fernandez | Prima Pramac Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | a 9 voltas | |
36 | Joan Mir | Honda HRC Castrol | Honda RC213V | a 10 voltas | |
43 | Jack Miller | Prima Pramac Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | a 13 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ducati/Gresini/VR46/Yamaha/Pramac/Honda/LCR/KTM/Tech 3/Aprilia/Trackhouse