A etapa intermediária foi uma corrida cheia de disputas, com alguns acidentes e um final que frustrou quem queria emoção até o final. Melhor para o turco Deniz Öncü que conseguiu superar a pressão de Barry Baltus que se preparava para atacar no final, mas pego de surpresa pela interrupção da corrida devido ao acidente de Marcos Ramirez que atingiu violentamente Albert Arenas. O pódio foi completado por Jake Dixon.
Quem tiveram as melhores largada foram Tony Arbolino que passou da 3ªposição para a liderança, Senna Agius que foi da 4ª para a segunda posição e Deniz Öncü que subiu da 6ª para a 3ªposição. Barry Baltus recuou da 2ª para a 4ªposição. Quem largou mal foi Jake Dixon que caiu para a 7ªposição ficando atrás de Marcos Ramirez da American Racing e de Ivan Ortolá da MT Helmets. Albert Arenas, Joe Roberts e Izan Guevara completavam o Top 10. Porém, Dixon teve um motivo para não ter uma boa largada, acabou sendo tocado por Senna Agius…
…Por falar em Senna Agius, ele acabou queimando a largada e teria de pagar dupla volta longa, isso justificou a sua boa largada que fez. A queimada de largada foi muito nítida. No começo da segunda volta, Deniz Öncü tomou a segunda posição após ultrapassagem sobre Barry Baltus passando para a terceira posição que seria a segunda posição após Agius pagar a sua punição. Aliás, o australiano acabou pagando sua primeira volta longa no final da segunda volta caindo para a 11ªposição. Antes disso, Deniz Öncü ultrapassa Tony Arbolino e assume a liderança.
Após 2 voltas, Öncü lidera seguido de Arbolino e Baltus que abriram vantagem sobre Dixon que recuperou 3 posições assumindo a 4ªposição. Ortolá, Roberts, Arenas, Ramirez, Canet e Guevara. Diogo Moreira em excelente começo saiu da última posição para a 11ªposição, já perto do segundo pelotão. Na terceira volta, Arenas passou Ortolá subindo para a 6ªposição. Roberts acabou superando o piloto da MT Helmets pouco antes.
Na 4ªVolta, Tony Arbolino volta a ponta após ultrapassagem sobre Deniz Öncü. Enquanto isso, Joe Roberts vai para o ataque em cima de Jake Dixon em luta que vale a 4ªposição. Lá atrás, Diogo Moreira já estava na 10ªposição e em franca evolução, já com Aron Canet na alça de mira do piloto brasileiro. Na 5ªVolta ocorreram 3 ultrapassagens. A primeira foi a surpreendente ultrapassagem de Albert Arenas em cima de Joe Roberts que vinha no ataque em cima de Jake Dixon pela 4ªposição. A segunda foi a ultrapassagem de Marcos Ramirez que tomou a sétima posição das mãos de Ivan Ortolá e Diogo Moreira que em poucas curvas passo Aron Canet e Ivan Ortolá subindo para a 8ªposição.
No final da 6ªvolta, Deniz Öncü recuperou a ponta com ultrapassagem em cima de Tony Arbolino na curva 12. Barry Baltus continuava na terceira posição. Um pouco mais atrás, Jake Dixon da Marc VDS, Albert Arenas da Gresini e Joe Roberts da Italtrans.
No final da volta seguinte, Tony Arbolino vai para o chão na curva 12. Baltus assume a segunda posição com, Dixon, Arenas, Roberts, Ramirez e Moreira já na 7ªposição. Ortolá, Canet e Vietti. Dixon tenta aproximação sobre Öncü e Baltus, mas era pressionado pelo Arenas em disputa pela terceira posição.
Na 9ªVolta, Diogo Moreira passou Marcos Ramirez passando para a 6ªposição. Logo a frente, Joe Roberts chegou a passar Albert Arenas, mas ficou por pouco tempo na quarta posição já que o piloto da Gresini conseguiu recuperar a posição. Na 10ªVolta, Diogo Moreira passa Joe Roberts na curva 1 passando a ser o 5ºcolocado em uma impressionante corrida de recuperação do piloto brasileiro. Mais atrás. Canet vinha na 9ªposição, seguido por Manuel González que acabou superando Ivan Ortolá e foi para cima do vice-líder do Mundial.
Na volta seguinte, Canet vendo que estava sendo pressionado por González partiu para cima de Vietti e acabou fazendo a ultrapassagem, mas toma o troco do piloto da Speed UP e acaba ficando em posição fragilizada em relação a Manuel González que colocou por dentro de Aron Canet. O piloto da Dynavolt passou para a 9ªposição. González tinha largado na 16ªposição.
Mais a frente, Diogo Moreira foi para o ataque e acabou ultrapassando Albert Arenas subindo para a 4ªposição. No embalo que estava, Diogo Moreira poderia até mesmo brigar pela vitória. Lá na frente, Deniz Öncü estava sendo seguido de perto por Barry Baltus que esta guardando equipamento para atacar na reta final da prova.
Na 15ªVolta, Dixon, Moreira e Arenas se aproximam de Öncü e Baltus. Logo atrás, Manuel González já vinha na 8ªposição após ultrapassagem sobre Celestino Vietti.
Na 16ªVolta, Diogo Moreira foi para o ataque em cima de Jake Dixon. Na curva 3, o piloto brasileiro acabou tocando na traseira do piloto da Marc VDS e vai para fora da pista. Quando o piloto da Italtrans voltou acabou fazendo isso de forma inadequada no que acabou levando ao colombiano David Alonso encher a traseira da moto de Moreira. Os dois abandonaram a corrida. Com essa manobra desastrada, Diogo Moreira foi punido e teria de largar do Pit lane no GP da República Tcheca. Não tem nem o que se discutir, a punição foi absolutamente justa. Diogo Moreira já não tinha razão na colisão com Dixon e na volta a pista não tem nem o que se discutir.
Jake Dixon teve sua moto avaliada na parte de trás, mas continuou na corrida na 4ªposição. Albert Arenas se aproveitou para ganhar a 3ªposição. Lá na frente, Barry Baltus já mostrava ter mais equipamento que Deniz Öncü. Se o piloto da Fantic passasse, sem duvida o piloto belga iria embora.
Jake Dixon foi para cima de Albert Arenas. Na 20ªvolta, o piloto britânico retorna a 3ªposição. Lá na frente Baltus parte para o ataque em cima de Deniz Öncü. Na entrada da 21ªvolta, Marcos Ramirez acaba perdendo o controle da sua moto e atinge a moto de Albert Arenas e ambos vão para o chão. As motos atingiram a Barreira de ar.
A corrida foi interrompida, como faltavam poucas voltas para o final a direção de prova decidiu pelo encerramento da prova. Deniz Öncü que estava em maus lençóis com os ataques em cima de Barry Baltus acaba conquistando a sua segunda vitória na temporada e na Moto 2. O piloto turco teve o mérito de segurar seu adversário, foi um piloto muito rápido e forte na corrida e também teve uma dose de sorte que não lhe tira os seus méritos. Azar para Barry Baltus que tinha armado bem sua tática de prova, mas que acabou tendo a mesma arruinada pela bandeira vermelha. Baltus chega ao seu 4ºpódio na temporada e o terceiro na segunda posição. A primeira vitória do piloto belga esta amadurecida, pronta para acontecer nas etapas futuras. Jake Dixon que largou na pole position acabou largando mal, mas se recupera bem na prova e consegue no final conseguindo a terceira posição, apesar de danos na parte traseira da sua moto.
Manuel González fez uma grande corrida de recuperação. O piloto da Dynavolt que largou da 16ªposição teve a sorte ao seu lado, mas teve desempenho para subir 12 posições e completar o GP da Alemanha em uma respeitável 4ªposição, aumentando a sua vantagem na liderança do Mundial para Aron Canet que acabou apenas na 7ªposição, ficando atrás e Celestino Vietti da SpeedUP e de Joe Roberts da American Racing que ficaram na 5ª e 6ªposições respectivamente. Vietti que largou da 18ªposição fez uma ótima corrida de recuperação chegando na 5ªposição e Joe Roberts voltando a frequentar a parte da frente da classificação. Boa corrida do norte-americano que ficou na 6ªposição.
Aron Canet não conseguiu fazer uma corrida muito boa não, visto que acabou ficando na 7ªposição enquanto que Barry Baltus acabou lutando pela vitória o tempo todo. Manuel González sai da Alemanha com 172 pontos, 9 pontos a frente de Aron Canet que tem 163 pontos, Izan Guevara da Pramac chega na 8ªposição seguido de Ayumu Sasaki que obtem seu melhor resultado na Moto 2 com essa 9ªposição e Filip Salac da Marc VDS em corrida discreta fechou o Top 10.
Senna Agius completou a Etapa alemã na 11ªposição. O piloto da Dynavolt teve sua corrida comprometida pela queima de largada e pela punição da dupla volta longa que teve de pagar. Daniel Holgado da Aspar Martinez, Ivan Ortolá que não teve rendimento para ficar nas primeira posições, Jorge Navarro da Forward Racing e Darryn Binder da Gresini completaram a zona de pontuação.
Resultado da 11ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Alemanha – Sachsenring – Moto 2 – 20 Voltas.
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Ajo | Kalex Moto2 | 28’02.843 |
2 | 7 | Barry Baltus | Fantic Racing Lino Sonego | Kalex Moto2 | a 0.129 |
3 | 96 | Jake Dixon | ELF Marc VDS Racing Team | Boscoscuro B-25 | a 1.131 |
4 | 18 | Manuel González | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | Kalex Moto2 | a 2.916 |
5 | 13 | Celestino Vietti | Beta Tools SpeedRS Team | Boscoscuro B-25 | a 3.067 |
6 | 16 | Joe Roberts | Onlyfans American Racing Team | Kalex Moto2 | a 4.251 |
7 | 44 | Aron Canet | Fantic Racing Lino Sonego | Kalex Moto2 | a 6.359 |
8 | 28 | Izan Guerava | BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 | Boscoscuro B-25 | a 8.241 |
9 | 71 | Ayumu Sasaki | RW – Idrofoglia Racing GP | Kalex Moto2 | a 8.489 |
10 | 12 | Filip Salac | ELF Marc VDS Racing Team | Boscoscuro B-25 | a 8.584 |
11 | 81 | Senna Agius | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | Kalex Moto2 | a 8.756 |
12 | 27 | Daniel Holgado | CFMOTO Gaviota Aspar Team | Kalex Moto2 | a 9.016 |
13 | 4 | Ivan Ortolá | QJMOTOR – FRINSA – MSI | Boscoscuro B-25 | a 10.403 |
14 | 9 | Jorge Navarro | KLINT Forward Factory Team | Forward F2 | a 18.381 |
15 | 15 | Darryn Binder | ITALJET Gresini Moto2 | Kalex Moto2 | a 18.583 |
16 | 95 | Collin Veijer | Red Bull KTM Ajo | Kalex Moto2 | a 18.982 |
17 | 84 | Zonta VD Goorbergh | RW-Idrofoglia Racing GP | Kalex Moto2 | a 19.101 |
18 | 99 | Adrian Huertas | Italtrans Racing Team | Kalex Moto2 | a 19.159 |
19 | 92 | Yuki Kunii | Idemitsu Honda Team Asia | Kalex Moto2 | a 19.819 |
20 | 11 | Alex Escrig | KLINT Forward Factory Team | Forward F2 | a 23.981 |
21 | 23 | Taiga Hada | Idemitsu Honda Team Asia | Kalex Moto2 | a 27.901 |
75 | Albert Arenas | ITALJET Gresini Moto2 | Kalex Moto2 | a 1.437 | |
24 | Marcos Ramirez | Onlyfans American Racing Team | Kalex Moto2 | a 1.547 | |
10 | Diogo Moreira | Italtrans Racing Team | Kalex Moto2 | a 5 voltas | |
80 | David Alonso | CFMOTO Gaviota Aspar Team | Kalex Moto2 | a 5 voltas | |
14 | Tony Arbolino | BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 | Boscoscuro B-25 | a 14 voltas | |
61 | Eric Fernandez | QJMOTOR – FRINSA – MSI | Boscoscuro B-25 | a 16 voltas | |
21 | Alonso López | Beta Tools SpeedRS Team | Boscoscuro B-25 | a 19 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Fantic/Gresini/Italtrans/MT Helmets/Marc VDS/Aspar Martinez/Speed UP/Honda Asia Team/American Racing/Intact GP/Pramac/RW Racing/Forward Racing/Ajo/