A MotoGP voltou a República Tcheca para o belíssimo circuito de Brno após 5 anos de ausência. Esse circuito curto e até mesmo simples para o padrão do Mundial de Motovelocidade encerrava a primeira parte do campeonato, apesar de o mesmo circuito marcar o começo da segunda metade do Mundial.
Dois pilotos por causa de acidente acabaram ficando de fora da corrida, Joel Kelso e Cornac Buchanan. Kelso fraturou o pé direito na sessão de treino livre do sábado. Já Buchanan acabou obtendo um ferimento profundo no joelho. Os Médicos vetaram a participação por poderia ter alto risco de infecção para as corridas futuras e que o melhor a ser feito era o neozelandês se recuperar para não arriscar danos maiores.
Marco Morelli, piloto argentino será o substituto de Ruché Moodley nesse final de semana pela equipe Boé Motorsports.
OS 14 pilotos que se classificam para o Q2 são Alvaro Carpe (Ajo), Jose Antonio Rueda (Ajo), Maximo Quiles (CFMoto), Guido Pini (Dynavolt), Valentin Perrone (Tech 3), David Muñoz (Dynavolt), Joel Kelso (MTA), Dennis Foggia (CFMoto), Ryusei Yamanaka (MT Helmets), Scott Odgen (CIP Green), Jacob Roulstone (Tech 3), Nicola Carraró (Snipers), David Almansa (Leopard) e Adrían Fernández (Leopard).
Moto 3
Resultado do Treino de Sexta-feira:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo | |
1 | 83 | Alvaro Carpe | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 2’05.840 | Q2 |
2 | 99 | Jose Antonio Rueda | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 2’05.997 | Q2 |
3 | 28 | Maximo Quiles | CFMOTO Gaviota Aspar Team | KTM RC250GP | 2’06.174 | Q2 |
4 | 94 | Guido Pini | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | KTM RC250GP | 2’06.211 | Q2 |
5 | 73 | Valentin Perrone | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC250GP | 2’06.278 | Q2 |
6 | 64 | David Muñoz | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | KTM RC250GP | 2’06.330 | Q2 |
7 | 66 | Joel Kelso | LEVELUP-MTA | KTM RC250GP | 2’06.354 | Q2 |
8 | 71 | Dennis Foggia | CFMOTO Gaviota Aspar Team | KTM RC250GP | 2’06.403 | Q2 |
9 | 6 | Ryusei Yamanaka | FRINSA – MT Helmets – MSI | KTM RC250GP | 2’06.430 | Q2 |
10 | 19 | Scott Ogden | CIP Green Power | KTM RC250GP | 2’06.637 | Q2 |
11 | 12 | Jacob Roulstone | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC250GP | 2’06.646 | Q2 |
12 | 10 | Nicola Carraro | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | 2’06.699 | Q2 |
13 | 22 | David Almansa | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 2’06.709 | Q2 |
14 | 31 | Adrian Fernandez | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 2’06.712 | Q2 |
15 | 36 | Angel Piqueras | FRINSA – MT Helmets – MSI | KTM RC250GP | 2’06.825 | Q1 |
16 | 54 | Riccardo Rossi | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | 2’06.914 | Q1 |
17 | 82 | Stefano Nepa | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 2’06.965 | Q1 |
18 | 95 | Marco Morelli | DENSSI Racing – BOE | KTM RC250GP | 2’07.107 | Q1 |
19 | 89 | Marcos Uriarte | LEVELUP-MTA | KTM RC250GP | 2’07.202 | Q1 |
20 | 55 | Noah Dettwiler | CIP Green Power | KTM RC250GP | 2’07.240 | Q1 |
21 | 14 | Cormac Buchanan | DENSSI Racing – BOE | KTM RC250GP | 2’07.533 | Q1 |
22 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 2’07.665 | Q1 |
23 | 8 | Eddie O’Shea | GRYD – Mlav Racing | Honda NSF250RW | 2’07.878 | Q1 |
24 | 48 | Lenoxx Phommara | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 2’07.968 | Q1 |
25 | 25 | Leonardo Abruzzo | GRYD – Mlav Racing | Honda NSF250RW | 2’08.308 | Q1 |
Q2: Passaram direto para o Q2
Q1: Disputam a repescagem
10 pilotos a disputam 4 vagas para o Q2. Ángel Piqueras da MT Helmets e Taiyo Furusato da Honda Asia Team eram os grandes favoritos a passarem para o Q2. Os 10 pilotos não demoraram muito para irem à pista.
Na primeira rodada de volta rápida iniciada aos 4:10 de sessão quem levou a melhor foi Marcos Uriarte da MTA com 2:05.843 seguido de longe por Taiyo Furusato que estava meio segundo atrás (2:06.346) do argentino Marco Morelli da BOé e Eddie O’Shea da MLav.
Com 7 minutos de sessão, Stefano Nepa faz boa volta e passa para a segunda posição superando a Furusato que melhorou o tempo (2:05.990), mas que acabou caindo para a 3ªposição. Ángel Piqueras é que não estava conseguindo bons tempos. O piloto da MT Helmets vinha em uma patética e incomoda 6ªposição e não conseguia melhorar a ponto de subir para o Top 4.
A 6 minutos do final da sessão: Uriarte, Nepa, Furusato e Morelli estavam conquistando as 4 vagas para o Q2. O’Shea e Piqueras vinham na 5ª e 6ªposições. Furusato chegou a fazer uma terceira tentativa, mas não obteve melhora e acabou indo para os boxes.
4:40 do final, Marco Morelli, Ángel Piqueras e Noah Dettwiler voltavam para a pista. 2 minutos depois o resto da turma voltou para a pista. A 2:30 do final, Taiyo Furusato vai para o chão e abandona a disputa do Q1.
A 30 segundos do final, Ángel Piqueras finalmente conseguiu encaixar uma volta (2:05.384) e assume a liderança. Marco Morelli subiu para a terceira posição com 2:05.892 e Noah Dettwiler faz 2:05.902. Com esses tempos Apenas Marcos Uriarte e Marco Morelli que estava na 4ªposição (subiu uma posição com a melhora de sua volta) permaneceram na zona de classificação. Stefano Nepa e Taiyo Furusato saíram do top 4.
As posições continuaram as mesmas até a bandeirada e com isso Piqueras confirmou o favoritismo e classificou para o Q2 junto de Uriarte, Morelli e Dettwiler.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 36 | Angel Piqueras | FRINSA – MT Helmets – MSI | KTM RC250GP | 2’05.384 |
2 | 89 | Marcos Uriarte | LEVELUP-MTA | KTM RC250GP | 2’05.843 |
3 | 95 | Marco Morelli | DENSSI Racing – BOE | KTM RC250GP | 2’05.892 |
4 | 55 | Noah Dettwiler | CIP Green Power | KTM RC250GP | 2’05.902 |
5 | 82 | Stefano Nepa | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 2’05.969 |
6 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 2’05.990 |
7 | 54 | Riccardo Rossi | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | 2’06.037 |
8 | 8 | Eddie O’Shea | GRYD – Mlav Racing | Honda NSF250RW | 2’06.275 |
9 | 25 | Leonardo Abruzzo | GRYD – Mlav Racing | Honda NSF250RW | 2’06.685 |
10 | 48 | Lenoxx Phommara | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 2’07.143 |
Sem perda nenhuma de tempo todo mundo vai para a pista. O céu estava parcialmente encoberto naquele momento do dia. Os favoritos eram os dois pilotos da Ajo que fizeram os dois primeiros tempos da sessão de sexta-feira. A Honda só contava com 3 pilotos no Q2: Nicola Carraró, David Almansa e Adrían Fernández.
Na primeira rodada de volta rápida, os 5 mais rápidos foram José Antonio Rueda, o líder do campeonato que fez 2:05.253, seguido de Valentin Perrone da Tech 3 (2:05.270), Maximo Quiles da CFMoto (2:05.379), Adrían Fernández da Leopard Racing como o primeiro Honda da turma (2:05.394), Dennis Foggia da CFMoto (2:05.424) e David Almansa em 6º com a Leopard Racing (2:05.543). Já Ryusei Yamanaka foi para os boxes não conseguindo marcar uma volta. Já Joel Kelso não disputaria a classificação.
Com 6:20 de sessão, Rueda aumenta o seu domínio ao marcar 2:05.045. 15 segundos depois, Dennis Foggia e David Almansa subiram para a 3ª e 4ªposições deixando Adrían Fernández na 5ªposição. Após metade da sessão, a Pole era de Rueda que era seguido de Perrone, Quiles que passou para a terceira posição em nova volta rápida, Foggia, Almansa, Fernández, Muñoz, Uriarte, Pini e Odgen completando os 10 primeiros colocados.
A 4:30 do final, josé Antonio Rueda, Maximo Quiles, Noah Dettwiler e Ángel Piqueras voltam para a pista. Porém, Quiles acabou voltando para os boxes desistindo de fazer uma última tentativa de volta rápida e da luta pela pole.
A 50 segundos do final, Ángel Piqueras consegue marcar uma volta rápida ficando na 8ªposição. Com o cronometro zerado, o estreante Guido Pini da Dynavolt em brilhante volta de 2:05.019 supera José Antonio Rueda e conquista a sua primeira pole position da sua carreira. Uma surpresa já que Pini até agora conquistou poucos resultados significativos sua sua temporada de estreia no Mundial. O piloto italiano vai comandar a primeira fila que terá o líder do Campeonato, José Antonio Rueda largando na segunda posição após uma excelente classificação de onde o piloto da Ajo liderou praticamente toda a classificação. E David Muñoz que na sua última volta acabou conseguindo a terceira posição (2:05.057) David Muñoz fez uma manobra que deixou vários pilotos sem visibilidade na pista, essa manobra foi considerada perigosa e o piloto da Dynavolt teve como punição largar da última posição.
A Segunda fila será formado por David Almansa da Leopard Racing com a melhor moto da Honda que tenta se opor ao domínio das KTM nessa temporada. Dennis Foggia que vem finalmente começando a obter alguns bons resultados larga na 5ªposição com a CFMoto. O Argentino Valentin Perrone da Tech 3 larga na 6ªposição.
Maximo Quiles da CFMoto abre a 3ªfila que será completada por Scott Odgen da CIP Green e Adrían Fernández da Leopard Racing. Argentino Marco Morelli que foi a agradável surpresa do dia e vai comandar a 4ªfila que terá complemento com Ángel Piqueras da MT Helmets e Marcos Uriarte da MTA.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 94 | Guido Pini | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | KTM RC250GP | 2’05.019 |
2 | 99 | Jose Antonio Rueda | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 2’05.045 |
3 | 64 | David Muñoz | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | KTM RC250GP | 2’05.057 |
4 | 22 | David Almansa | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 2’05.091 |
5 | 28 | Maximo Quiles | CFMOTO Gaviota Aspar Team | KTM RC250GP | 2’05.175 |
6 | 71 | Dennis Foggia | CFMOTO Gaviota Aspar Team | KTM RC250GP | 2’05.188 |
7 | 73 | Valentin Perrone | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC250GP | 2’05.270 |
8 | 31 | Adrian Fernandez | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 2’05.394 |
9 | 95 | Marco Morelli | DENSSI Racing – BOE | KTM RC250GP | 2’05.576 |
10 | 36 | Angel Piqueras | FRINSA – MT Helmets – MSI | KTM RC250GP | 2’05.601 |
11 | 89 | Marcos Uriarte | LEVELUP-MTA | KTM RC250GP | 2’05.630 |
12 | 19 | Scott Ogden | CIP Green Power | KTM RC250GP | 2’05.855 |
13 | 10 | Nicola Carraro | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | 2’05.937 |
14 | 83 | Alvaro Carpe | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 2’06.132 |
15 | 55 | Noah Dettwiler | CIP Green Power | KTM RC250GP | 2’06.259 |
16 | 12 | Jacob Roulstone | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC250GP | 2’06.554 |
17 | 6 | Ryusei Yamanaka | FRINSA – MT Helmets – MSI | KTM RC250GP | Sem Tempo |
18 | 82 | Stefano Nepa | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 2’05.969 |
19 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 2’05.990 |
20 | 54 | Riccardo Rossi | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | 2’06.037 |
21 | 8 | Eddie O’Shea | GRYD – Mlav Racing | Honda NSF250RW | 2’06.275 |
22 | 25 | Leonardo Abruzzo | GRYD – Mlav Racing | Honda NSF250RW | 2’06.685 |
23 | 48 | Lenoxx Phommara | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 2’07.143 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: CFMoto/Tech 3/Leopard/Ajo/Boé/MT Helmets/Honda Asia Team/Dynavolt Intact GP/Snipers/CIP Green/MLav Racing/MTA/SIC58