Especial – Jimmy Vasser – Parte 1

Especial_Jimmy_Vasser_gifBiografia de Jimmy Vasser:

Nacionalidade: Americana (Estados Unidos)
Nascimento: 20 de novembro de 1965 (20/11/1965)
Local de Nascimento: Canoga Park – Califórnia – Estados Unidos

Começo da carreira de Jimmy Vasser

Vasser começou a correr de Kart aos 6 anos de idade, em 1986 Vasser tem sua primeira conquista em Formula ganhando a Formula Ford National Championship, Correu no Corvette Challenge em 1988.

E em 1989 e 1990 Vasser correu na F-2000 Canadense pelo time de Ken Murillo e com o patrocinador da LucasFilm.

Em 1990 e 1991 Vasser correu na Formula Atlantic na Della Penna Motorsports. Sendo que em 1991 Vasser ficou com o vice-Campeonato a 4 pontos do Filipino Jovy Marcelo com 7 Vitórias na temporada.

Vasser correu duas etapas da Indy Lights, em 1988 terminou em 10ºlugar no GP de Milwalkee e em 1989 correndo em Laguna Seca ele termina a corrida em 8ºlugar.

Capitulo 1: Equipe Jim Hayhoe Racing (1992-1994)

1992: Estreia Díficil

Vasser foi contratado pela Equipe de Jim Hayhoe para a estreia na Formula Indy que foi feita no GP da Austrália de 1992 da Formula Indy em Surfers Paradise, com um Lola-Chevrolet o piloto largou em 17ºlugar e acabou abandonando a corrida na 49ªvolta por causa de Problemas Elétricos. Vasser marcou seus primeiros pontos no GP de Long Beach após grande Exibição largando de 13ºlugar e chegando em 7ºlugar na frente de pilotos como Scott Pruett e Hiro Matsushita que tinham equipamentos melhores do que o carro de Vasser.
Para as 500 milhas de Indianápolis Vasser conseguiu lugar no Grid largando em 28ºlugar com a velocidade de 222.313 Milhas por Hora (357,701 Km/h), Mas Vasser não foi feliz em sua estreia, ele acabou batendo na 95ªVolta e abandonou a corrida.

A Hayhoe era um time modesto da Formula Indy e por isso Vasser não pode fazer todas as corridas da Temporada, por isso também houve muitas quebras, tanto é que apenas 3 vezes o piloto acabou a corrida (Cleveland e Laguna Seca), mas todas elas com voltas atrás do Vencedor, Marcou pontos em mais duas ocasiões (Toronto, Mesmo abandonando a corrida ele ficou em 12º e em Laguna Seca ele ficou novamente em 12º apesar de se envolver com o Canadense Paul Tracy em um acidente que tirou Tracy da corrida. Vasser completou a temporada de 1992 em 22ºlugar com 8 pontos Ganhos em 10 corridas disputadas, apesar dos problemas o Norte-americano iria continuar na Hayhoe em 1993.

Jimmy Vasser
País: Estados Unidos
Equipe: Hayhoe Racing
GPS: 10
Número de Voltas: 761
Vitórias : 0
Poles : 0
Pódios: 0
Pontos: 8
Voltas na Liderança: 0

Fotos:

1993: O Primeiro pódio

Para 1993 Vasser fez seu segundo ano na Hayhoe Racing, dessa vez ele correu em 12 corridas das 16 que foram disputadas na temporada de 1993, numa temporada em que Tinha como a sua principal Estrela o Piloto Nigel Mansell, campeão de 1992 da Formula 1 e Emerson Fittipaldi como seu principal adversário, Vasser não teria muito para fazer com um time modesto, ele deveria melhorar seu desempenho de 92.

Só que Vasser levou tão a sério a missão de melhorar o seu desempenho, já conseguindo o 9ºlugar no Grid do GP da Austrália, Na corrida ele acabou batendo na 12ªvolta e deixando a corrida cedo.

Mas em Phoenix Vasser teria seu primeiro momento de Glória na IndyCar, Após largar em 9ºlugar Vasser se aproveitou os erros de outros adversários com equipamentos mais competitivos e após as 200 voltas Jimmy Vasser com o Carro Da Hayhoe Lola-Chevrolet conquistou a terceira posição atrás apenas do Vencedor Mário Andretti e do 2ºlugar o Brasileiro Raul Boesel, Vasser chegou na Frente de Al Unser jr., Teo Fabi e Arie Luyendyk que tinham carros superiores do que o Piloto do carro 18.

Nas 500 milhas de Indianápolis, Vasser teve menos dificuldade para classificar, largou em 19ºlugar e completou a corrida em 13ºlugar a 2 voltas do Vencedor Emerson Fittipaldi.
Mas nas outras corridas Vasser voltou a rotina do ano passado, classificando na parte intermediaria para Trás no Grid de largada, mas nas corridas os pontos já eram mais constantes, tanto isso que mesmo disputando 12 corridas na Indy em 1993 Vasser completou 8 corridas e em 6 delas na zona de pontuação sendo que sua maior pontuação sem contar o pódio de Phoenix foi o 8ºlugar em Milwaukee e o 9ºlugar em London, Ambos em oval, Já nos mistos já foi mais difícil pois poucos pontos foram conseguidos nesse tipo de pista, Durante a Temporada Vasser trocou o motor do seu carro, no começo do Ano ele usou os motores Chevrolet, Mas em Indianápolis e em Toronto, Loudon, Vancouver, Mid-Ohio e Laguna Seca ele usou os motores Ford, Suas melhores Classificações no Grid de largada foram 3 vezes um 9ºlugar (Surfers Paradise, Phoenix e Mid-Ohio). Vasser completou a temporada em 16ºlugar com 30 pontos ganhos, Numa temporada em que tivemos grandes pilotos correndo na Indy podemos dizer que foi um ano bem melhor para Vasser com a Hayhoe Racing, time que ele iria permanecer para 1994.

Jimmy Vasser
País: Estados Unidos
Equipe: Hayhoe Racing
GPS: 12
Número de Voltas: 1305
Vitórias : 0
Poles : 0
Pódios: 1
Pontos: 30
Voltas na Liderança: 0

Fotos:


1994: Seu primeiro ano completo e a consolidação na Indy

Vasser iria para 1994 para confirmar seu nome de vez na categoria, pelo terceiro ano seguido Vasser correria pela Hayhoe Racing, Mas dessa vez a Equipe correria a temporada toda, a bordo do carro 18, Com o Chassis Lola e Motor Ford Vasser largou na Austrália em 10ºlugar e após uma corrida confusa terminou a corrida em 4ºlugar já marcando um bom inicio de temporada, Em Phoenix Vasser Trocou o Chassis Lola pelo Novo Chassi Reynard que tinha Recém-Chegado a Formula Indy mais uma vez largou em uma boa posição no Grid de largada, 11ºlugar e mais uma vez escapando de confusões completou a corrida em 5ºlugar.

Com os resultado das duas primeiras corridas Vasser era o Vice-líder do campeonato Empatado com Stefan Johansson com 22 pontos atrás somente de Emerson Fittipaldi, isso já chamava atenção de todos, principalmente por esta em um time com estrutura modesta.

A partir das provas seguintes Vasser sentiria além da Maquina que a Penske colocou na pista como a Falta de estrutura de sua equipe, Vasser nas 500 milhas de Indianápolis conseguia a 16ªposição no Grid e numa bela corrida completou em 4ºlugar mais uma vez escapando dos problemas, 11ºlugar em Milwaukee. Vasser passaria por 5 corridas em que ele não completaria a corrida seja por quebras ou por acidente, entre os acidentes um entre ele e Michael Andretti na briga por posições na parte da Frente numa precipitação por parte do Andretti, Vasser só completou uma corrida no GP de Mid-Ohio, Mas somente em 14ºlugar, Apenas mais uma vez Vasser conseguiu pontuar em 94, foi em Loudon onde ele largou em 11ºlugar e chegou em 7ºlugar, Mais uma vez na Temporada Vasser tem melhores Resultados nos Ovais do que nos mistos, Mas era evidente que a Equipe tinha ficado para trás no desenvolvimento de seu carro, por isso a sua temporada foi prejudicada.

Ao final da temporada Vasser completou em 15ºlugar com 42 pontos tendo como melhores resultados 2 Vezes em 4ºlugar (Austrália e Indianápolis) e como melhor Grid em Portland onde ele largou em 6ºlugar que seria até o final da temporada de 1994 o melhor grid da Equipe e da Carreira de Vasser.

Após 3 anos na Hayhoe, Vasser decide mudar de Equipe, Vai para a ascendente Chip Ganassi de onde ele vive seus melhores anos na Formula Indy, Mas isso fica para o Segundo capitulo desse especial.

Jimmy Vasser
País: Estados Unidos
Equipe: Hayhoe Racing
GPS: 16
Número de Voltas: 1462
Vitórias : 0
Poles : 0
Pódios: 0
Pontos: 42
Voltas na Liderança: 0

Fotos:



Patrocínio:
planatina_projeto_gif

Deixe um comentário