Primeira corrida do da no travado circuito de Sachsenring teve uma grande vitória de David Muñoz que vence pela segunda vez na temporada. Maximo Quiles e José Antonio Rueda completaram o pódio.
Scott Odgen em sua primeira largada na pole position largou bem e manteve a ponta com David Muñoz pulando da 4ª para a 2ªposição.David Almansa acabou sendo tocado na largada por Álvaro Carpe e acabou perdendo várias posições. Carpe seria punido com a volta longa por causa dessa manobra.
Odgen e Muñoz abriram vantagem sobre os demais pilotos. Cormac Buchanan passa Álvaro Carpe e pula para a terceira posição. Na segunda volta, Quiles e Piqueras ultrapassam Carpe que cai para a 6ªposição. David Muñoz tomou a ponta de Scott Odgen no decorrer da volta
No começo da terceira volta, Buchanan foi superado por Quiles e Piqueras que passaram para a 3ª e 4ªposições e estavam a meio segundo atrás de Muñoz e Odgen que continuam na liderança. No final da 3ªvolta, Carpe volta ao Top 5 após ultrapassagem sobre Buchanan.
Ao começar a 4ªVolta, Maximo Quiles ultrapassa Scott Odgen pulando para a segunda posição. O pelotão chegou nos dois primeiros colocados no começo da 4ªVolta. Mais atrás, os pilotos Eddie O’Shea e Leonardo Abruzzo foram para o chão e acabaram sendo os primeiros a saírem da disputa. No final da 4ªVolta, Maximo Quiles toma a liderança das mãos de David Muñoz. Álvaro Carpe pagou a punição da volta longa e caiu para a 16ªposição (Volta longa fica na Curva 13).
No começo da 6ªVolta, Nicola Carraro da Snipers foi para o chão, mas consegue voltar para a corrida.
No final de 6 voltas: Quiles era o líder seguido de Muñoz, Piqueras, Furusato que vinha da 17ªposição para a 4ªposição nesse momento e Odgen completando o Top 5. O top 10 era completado por Yamanaka, Rueda, Pini, Fernández e Buchanan que seria superado por Jacob Roulstone no decorrer da 7ªvolta.
No meio da 7ªVolta, Taiyo Furusato em excelente prova passa para a segunda posição ficando atrás apenas de Quiles. Na volta 8, Piqueras passou Muñoz que deu o troco de imediato e segurou a terceira posição. No meio da volta, Muñoz recuperou a segunda posição após ultrapassagem sobre Furusato.
Na volta 9, Adrían Fernández da Leopard Racing vai ao chão na curva 3 em decorrência a uma queda de uma peça da carenagem da sua moto na curva anterior. Ryusei Yamanaka foi para cima de Maximo Quiles e chegou em um momento a assumir a ponta na curva 1, mas espalhou e Quiles pode voltar a ponta (Isso já na 10ªVolta) Yamanaka vinha em segundo e Furusato na terceira posição.
David Muñoz vinha na 4ªposição. José Antonio Rueda, líder do campeonato começava a aparecer na prova, já estava na 4ªposição na frente de Ángel Piqueras, Jacob Roulstone, Guido Pini, Scott Odgen e Joel Kelso, os pilotos que estavam nas 10 primeiras posições. O Top 15 estavam separados por apenas 2.278 segundos.
Na metade da 10ªVolta, Ryusei Yamanaka passa Maximo Quiles passando a ponta. Enquanto isso, Ruda passou Muñoz e Furusato passando da 5ª para a 3ªposição. Muñoz também se beneficiou e passou Furusato conseguindo recuperar a 4ªposição. Na volta seguinte Quiles recupera a ponta sobre Yamanaka na curva 1. Rueda já na terceira posição passou a atacar Yamanaka em busca da 2ªposição.
Na 12ªVolta, Quiles erra e Yamanaka, Rueda e Muñoz passam pelo piloto da CFMoto que acabou caindo para a 4ªposição. Rueda passou Yamanaka e assume pela primeira vez a liderança da prova, exatamente na metade da prova. No final da mesma 12ªVolta, Tatchakorn Buasri acaba abandonando a prova.
Yamanaka voltou a ponta na 13ªvolta e deixou Muñoz e Rueda lutando pela segunda posição. 15ªVolta, Yamanaka se mantem na liderança seguido de Muñoz, Rueda, Quiles, Furusato, Kelso, Piqueras, Pini, Odgen e Carpe que estava se recuperando na prova entrando no Top 10. No começo da volta, Álvaro Carpe passou Scott Odgen subindo para a 9ªposição. David Almansa caiu no final da 15ªvolta, um domingo para a Leopard Racing esquecer.
Na 16ªVolta, Ryusei Yamanaka e David Muñoz tentavam abrir vantagem para Maximo Quiles que rapidamente neutralizou essa tentativa de fuga dos dois primeiros colocados. Na 17ªVolta, Furusato acabou tocando em um piloto e acabou caindo para a 8ªposição. Na grande descida, José Antonio Rueda passa Ryusei Yamanaka e volta a liderar a prova, mas a briga não tinha acabado já que Ryusei Yamanaka deu o troco na curva 2 e logo em seguida acabou Rueda dando o troco e recuperando a ponta novamente. Nesse momento da prova apenas os 9 primeiros estavam no mesmo pelotão (Rueda, Yamanaka, Muñoz, Quiles, Piqueras, Kelso, Carpe, Furusato e Odgen). Cornac Buchanan em 10ª já estava começando a ficar para trás,
A 5 voltas do final, Yamanaka volta a ocupar a ponta após ultrapassagem sobre Rueda, mas logo o piloto nipônico da MT Helmets perde não só a ponta para Rueda mais também mais três posições: Para Muñoz, Quiles e Furusato. Na entrada da volta seguinte, Yamanaka acabou errando a curva 1 caindo para posições mais atrás. Quase que ao mesmo tempo, Scott Odgen que fez a pole position foi para o chão abandonado a corrida a 4 voltas do final.
A 3 voltas do final, Rueda continua na liderança seguido de Muñoz, Quiles, Kelso e Furusato. No decorrer da volta, Furusato passa Kelso e toma a 4ªposição. Na penúltima volta, Maximo Quiles passou Muñoz e Rueda de uma vez, mas passou do ponto e acabou voltando para a terceira posição.
Rueda abriu a primeira volta na frente, mas Muñoz colocou por dentro na curva 1 e toma a liderança. No meio da volta, Rueda deu o troco em Muñoz voltou a ponta Furusato toma a terceira posição das mãos de Quiles. A duas curvas do final, Furusato vai para o chão e perde a possibilidade de subir no pódio pela segunda vez na temporada.
Na última curva, David Muñoz fez a ultrapassagem da corrida em cima de Rueda e acabou cruzando a linha de chegada. O piloto da Dynavolt vence pela segunda vez na temporada e pela segunda vez na carreira. Foi a segunda vitória e o terceiro pódio nas últimas 4 corridas. Finalmente Muñoz demonstra um desempenho digno de um dos principais nomes da Moto 3. Maximo Quiles que estava fora do pódio a duas curvas do final acabou conquistando a segunda posição, mais um grande resultado para o jovem piloto da CFMoto.
José Antonio Rueda que chegou a ver a vitória nas suas mãos acabou perdendo duas posições, mesmo a frustração de não ter vencido e de ter perdido também a segunda posição para Quiles acabou ainda na terceira posição, salvando um lugar no pódio e mantendo uma tranquila liderança na Classificação do Mundial. Ángel Piqueras da MT Helmets fez uma corrida sem muita alarme, mas eficiente o suficiente para conquistar a 4ªposição. Álvaro Carpe conseguiu se recuperar bastante no decorrer da prova e acabou na 5ªposição ao final da prova. Joel Kelso pouco apareceu na corrida, mas obteve uma boa 6ªposição.
Guido Pini terminou a prova na 7ªposição e obteve seu melhor resultado na temporada, com uma atuação sólida, seguido do australiano Jacob Roulstone da Tech 3, Cornac Buchanan da Boé e Marcos Uriarte da MTA.
Logo atrás de Dennis Foggia da CFMoto e Valentin Perrone da Tech 3 eis que surge o primeiro piloto da Honda na prova, Stefano Nepa em uma apagada 13ªposição. Riccardo Rossi da Snipers e Ryusei Yamanaka da MT Helmets completam a zona de pontuação. 13 KTM entre os 15 pilotos que pontuaram mostra não só o domínio da marca austríaca que venceu todas as corridas da temporada como também mostra a total e absoluta fragilidade da Honda na Moto 3.
Resultado da 11ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Alemanha – Sachsenring – Moto 3 – 23 Voltas.
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 64 | David Muñoz | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | KTM RC250GP | 33’27.081 |
2 | 28 | Maximo Quiles | CFMOTO Gaviota Aspar Team | KTM RC250GP | a 0.241 |
3 | 99 | Jose Antonio Rueda | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | a 0.250 |
4 | 36 | Angel Piqueras | FRINSA – MT Helmets – MSI | KTM RC250GP | a 0.298 |
5 | 83 | Alvaro Carpe | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | a 0.335 |
6 | 66 | Joel Kelso | LEVELUP-MTA | KTM RC250GP | a 0.563 |
7 | 94 | Guido Pini | LIQUI MOLY Dynavolt Intact GP | KTM RC250GP | a 0.645 |
8 | 12 | Jacob Roulstone | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC250GP | a 0.893 |
9 | 14 | Cormac Buchanan | DENSSI Racing – BOE | KTM RC250GP | a 1.505 |
10 | 89 | Marcos Uriarte | LEVELUP-MTA | KTM RC250GP | a 6.518 |
11 | 71 | Dennis Foggia | CFMOTO Gaviota Aspar Team | KTM RC250GP | a 9.429 |
12 | 73 | Valentin Perrone | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC250GP | a 9.484 |
13 | 82 | Stefano Nepa | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | a 9.687 |
14 | 54 | Riccardo Rossi | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | a 11.058 |
15 | 6 | Ryusei Yamanaka | FRINSA – MT Helmets – MSI | KTM RC250GP | a 12.298 |
16 | 55 | Noah Dettwiler | CIP Green Power | KTM RC250GP | a 27.245 |
17 | 48 | Lenoxx Phommara | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | a 43.348 |
18 | 10 | Nicola Carraro | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | a 5 voltas |
72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | a 1 volta | |
19 | Scott Ogden | CIP Green Power | KTM RC250GP | a 4 voltas | |
22 | David Almansa | Leopard Racing | Honda NSF250RW | a 9 voltas | |
5 | Tatchakorn Buasri | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | a 13 voltas | |
31 | Adrian Fernandez | Leopard Racing | Honda NSF250RW | a 15 voltas | |
8 | Eddie O’Shea | GRYD – Mlav Racing | Honda NSF250RW | a 20 voltas | |
25 | Leonardo Abruzzo | DENSSI Racing – BOE | KTM RC250GP | a 20 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: CFMoto/Tech 3/Leopard/Ajo/Boé/MT Helmets/Honda Asia Team/Dynavolt Intact GP/Snipers/CIP Green/MLav Racing/MTA/SIC58