Classificação: McPhee herda pole de Martin após punição
Em Mugello na classificação da Moto 3 dominada na maior parte do treino dominada pelos pilotos da Gresini acabou na pista dando Jorge Martin fazendo o melhor tempo, Mas por ter andado lento no circuito acabou o escocês John Mcphee herdando a pole position. O piloto da British Talent ficou a maior parte do treino apagado andando na metade para baixo.
Dois pilotos com bom equipamento na classificação acabaram caindo e comprometendo parte do treinamento. Primeiro foi o líder do campeonato o Espanhol Joan Mir da Leopard Racing que foi para o chão perdendo metade do tempo de treinamento. O outro piloto foi o italiano Nicolo Bulega que não vive boa fase nesse começo de campeonato e acabou caindo quando tinha o terceiro melhor tempo.
Na parte final Joan Mir e McPhee viviam o drama de estarem lá atrás. Nos últimos minutos ambos foram para a pista buscarem melhores tempos. Ambos conseguiram com sucesso. Mir acabou fazendo o tempo o bastante para colocar a sua moto na primeira fila do grid enquanto que McPhee ficou em 2ºlugar e com a punição de Martin (que andou em uma volta com o tempo acima dos 110% permitidos o que fez perder 12 posições no grid de largada) herdou a pole position para a corrida de logo mais a partir das 6 da manha horário de Brasília. Jorge Martin vai largar em 13 lugar.
Completam a primeira fila o Espanhol Joan Mir e o Italiano da Gresini Fabio di Giannatonio, Todos com moto da Honda. Nicolo Bulega se recuperou bem da queda e conseguiu o 4 lugar abrindo a segunda fila do grid da Moto 3 que vai ter Juanfran Guevara e Romano Fenati completando a segunda fila.
Na terceira fila largam o jovem Marcos Ramirez que busca o primeiro pódio da carreira, Bo Bendsneyder que ainda não se achou na Moto 3 e Tatsuki Suzuki da Sic58 Squarda Corse. Manuel Pagliani e Kaito Toba também foram punidos e perdem 12 posições.
Grid de largada do GP da Itália do Mundial de MotoGP
Moto 3 – Mugello – 6ªEtapa
Pos. | Nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 17 | John McPhee | British Talent Team | Honda NSF250RW | 1’57.324 |
2 | 36 | Joan Mir | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 1’57.370 |
3 | 21 | Fabio Di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto 3 | Honda NSF250RW | 1’57.595 |
4 | 8 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | 1’57.768 |
5 | 58 | Juan Francisco Guevara | RBA BOE Racing Team | KTM RC250GP | 1’57.912 |
6 | 5 | Romano Fenati | Marinelli Rivacold Snipers | Honda NSF250RW | 1’57.954 |
7 | 42 | Marcos Ramirez | Platinum Bay Real Estate | KTM RC250GP | 1’57.978 |
8 | 64 | Bo Bendsneyder | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 1’57.993 |
9 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squarda Corse | Honda NSF250RW | 1’58.053 |
10 | 95 | Jules Danilo | Marinelli Rivacold Snipers | Honda NSF250RW | 1’58.080 |
11 | 23 | Niccolo Antonelli | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 1’58.123 |
12 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | 1’58.123 |
13 | 88 | Jorge Martin | Del Conca Gresini Moto 3 | Honda NSF250RW | 1’57.176 |
14 | 44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 1’58.141 |
15 | 40 | Darryn Binder | Platinum Bay Real Estate | KTM RC250GP | 1’58.189 |
16 | 65 | Philipp Oettl | Südmetall Schedl GP Racing | KTM RC250GP | 1’58.233 |
17 | 33 | Enea Bastianini | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 1’58.253 |
18 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Aspar Mahindra Moto 3 | Mahindra MGP3O | 1’58.300 |
19 | 75 | Albert Arenas | Aspar Mahindra Moto 3 | Mahindra MGP3O | 1’58.418 |
20 | 84 | Jakub Kornfeil | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot MGP3O | 1’58.684 |
21 | 14 | Tony Arbolino | SIC58 Squarda Corse | Honda NSF250RW | 1’58.719 |
22 | 7 | Adam Norrodin | SIC Racing Team | Honda NSF250RW | 1’58.928 |
23 | 12 | Marco Bezzecchi | CIP | Mahindra MGP3O | 1’58.941 |
24 | 71 | Ayumu Sasaki | SIC Racing Team | Honda NSF250RW | 1’59.042 |
25 | 11 | Livio Loi | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 1’59.067 |
26 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 1’59.720 |
27 | 4 | Patrik Pulkkinen | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot MGP3O | 1’59.922 |
28 | 6 | Maria Herrera | AGR Team | KTM RC250GP | 2’00.413 |
29 | 30 | Edoardo Sintoni | 3570-MTA | Mahindra MGP3O | 2’00.543 |
30 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 1’59.092 |
31 | 96 | Manuel Pagliani | CIP | Mahindra MGP3O | 1’58.279 |
No Domingo em Mugello esta agradável mesmo sem o sol aparecendo intensamente. Na Largada da Moto 3 o Italiano Fabio di Giannantonio largou muitíssimo bem pulando de 3º para a liderança seguido de Fenati, Tatsuki Suzuki, Mir, McPhee que largou da pole, Ramirez, Martin, Antonelli nas 8 primeiras posições.
Ainda na 1ªvolta Fenati assumiu a liderança e Jorge Martin que partiu do 13ºlugar já buscava passar John McPhee na disputa pelo 5ºlugar. Nas primeiras voltas Fenati e Di Giannantonio meio que mais se estabeleceram a parte da frente da corrida. Na terceira volta aproveitando do vácuo e da grande reta e assumiu a liderança após largar em 13ºlugar ganhando 12 posições em menos de 3 voltas.
Mas longe de Martin ter a melhor moto do Dia, Já que a disputa estava feroz, Só para se ter uma ideia tinha mais de 20 pilotos em um bloco compacto disputando os primeiros lugares. Vários e vários pilotos em algum momento assumiram a liderança (Marcos Ramirez, Andrea Migno, Joan Mir, John McPhee, Darryn Binder, Romano Fenati, …) Na parte final de corrida tivemos 22 na disputa pela vitória e a 5 voltas do final na grande reta mais ou menos uns 15 pilotos se posicionaram visando a liderança e a vitória.
Migno assumiu a liderança por uma volta o que foi uma tônica na prova. Praticamente nenhum piloto conseguia ficar na liderança por mais de 1 volta. As vezes nem durava uma curva. No final da corrida Alguns pilotos que estavam na frente acabaram caindo como Romano Fenati que caiu para o 17ºlugar, Joan Mir para o 10ºlugar, Jorge Martin para o 9ºlugar e John McPhee para o 12ºlugar.
Juanfran Guevara passou para a liderança que passou para as mãos de Phillip Oettl a 3 voltas do Final e de novo para Do Giannantonio para a liderança a 2 Voltas do final. Parecia que o piloto da Gresini iria conseguir a primeira vitória da carreira, Mas dai veio a volta final e Andrea Migno que pouco apareceu nessa disputa pela liderança da prova ao final da reta aos boxes.
O piloto da Sky Racing Team VR46 ficou na liderança segurando até o final da prova e conquistando sua primeira vitória na sua carreira e a primeira vitória da KTM em 2017. 37 milésimos depois chegou o Italiano Fabio di Giannantonio que tem a sua vitória se amadurecendo e o Espanhol Juanfran Guevara completando o pódio com sua KTM da Equipe RBA Boe Racing Team.
Darryn Binder da Platinum Bay acabou em 4ºlugar a 362 milésimos do vencedor. Aliás a diferença entre Migno que venceu para Marcos Ramirez que ficou em 9ºlugar ficou a menos de 8 décimos de diferença. entre eles chegaram Aron Canet, John McPhee, Joan Mir que continua líder do campeonato, Ayumu Sasaki que apareceu na parte final da prova levando a moto da SIC Racing ao 8ºlugar, Bela corrida do Japonês.
Ramirez e Bulega completaram os 10 primeiros colocados. Semana que vem teremos a 7ªEtapa do Mundial de Motovelocidade o GP da Catalunha no circuito de Barcelona.
Resultado Final do GP da Itália do Mundial de MotoGP
Moto 3 – Mugello – 6ªEtapa – 19 Voltas
Pos. | Nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM | 39’43.963 |
2 | 21 | Fabio Di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | 0.037 |
3 | 58 | Juan Francisco Guevara | RBA BOE Racing Team | KTM | 0.166 |
4 | 40 | Darryn Binder | Platinum Bay Real Estate | KTM | 0.362 |
5 | 44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 0.364 |
6 | 17 | John McPhee | British Talent Team | Honda | 0.419 |
7 | 36 | Joan Mir | Leopard Racing | Honda | 0.556 |
8 | 71 | Ayumu Sasaki | SIC Racing Team | Honda | 0.710 |
9 | 42 | Marcos Ramirez | Platinum Bay Real Estate | KTM | 0.772 |
10 | 8 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | KTM | 1.125 |
11 | 33 | Enea Bastianini | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 1.229 |
12 | 64 | Bo Bendsneyder | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1.261 |
13 | 5 | Romano Fenati | Marinelli Rivacold Snipers | Honda | 1.461 |
14 | 65 | Philipp Ottl | Südmetall Schedl GP Racing | KTM | 1.524 |
15 | 88 | Jorge Martin | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | 1.553 |
16 | 23 | Niccolo Antonelli | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1.858 |
17 | 12 | Marco Bezzecchi | CIP | Mahindra | 2.259 |
18 | 7 | Adam Norrodin | SIC Racing Team | Honda | 2.272 |
19 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Aspar Mahindra Moto3 | Mahindra | 2.319 |
20 | 84 | Jakub Kornfeil | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot | 3.053 |
21 | 14 | Tony Arbolino | SIC58 Squadra Corse | Honda | 3.476 |
22 | 96 | Manuel Pagliani | CIP | Mahindra | 11.162 |
23 | 11 | Livio Loi | Leopard Racing | Honda | 17.713 |
24 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda | 37.687 |
25 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | 37.688 |
26 | 6 | Maria Herrera | AGR Team | KTM | 37.776 |
27 | 4 | Patrik Pulkkinen | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot | 37.887 |
24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1 Volta | |
75 | Albert Arenas | Aspar Mahindra Moto3 | Mahindra | 1 Volta | |
95 | Jules Danilo | Marinelli Rivacold Snipers | Honda | 11 Voltas | |
30 | Edoardo Sintoni | 3570-MTA | Mahindra | 13 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP