Sebastian Vettel colocou de volta a Ferrari a pole position desde do GP de Mônaco, Após o fiasco de Silverstone a 2 semanas atrás. A primeira fila será toda da equipe Ferrari já que Kimi Raikkonen na sua última volta tirou a Mercedes da primeira fila.
Antes do treino as atenções foram voltadas para a Williams já que Felipe Massa com problemas de Saúde acabou sendo substituído pelo Escocês Paul di Resta que estava sem competir a quase 4 anos (Sua última corrida foi o GP do Brasil de 2013) e já foi direto para a classificação. Mesmo sem fazer nenhum treino e tendo de entrar nessa situação complicada acabou fazendo um treino digno ficando na frente de Marcus Ericsson e pode-se dizer que não ser o último lugar no Grid de largada acaba por ser uma vitória para um piloto que entrou dessa forma.
A Williams não tem um bom carro para um circuito tão travado como o circuito de Hungaroring que teve Lance Stroll apenas em 17ºlugar. Pascal Wehrlein com a Sauber e Kevin Magnussen com a Haas que teve uma série de Problemas desde do primeiro treino quando o Antonio Giovinazzi que acabou batendo o seu carro até o treino de hoje e com o fato da equipe Norte-Americana não ter um bom carro nesse circuito.
Resultado do Q1:
Posição | nº | Piloto | Equipe | Chassis | Motor | Tempo |
1 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | SF70H | Ferrari 062 | 1:17.244 |
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | RB13 | TAG Heuer | 1:17.266 |
3 | 7 | Kimi Räikkönen | Ferrari | SF70H | Ferrari 062 | 1:17.364 |
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | W08 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:17.492 |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | RB13 | TAG Heuer | 1:17.702 |
6 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | W08 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:18.058 |
7 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | R.S.17 | Renault R.E.17 | 1:18.137 |
8 | 14 | Fernando Alonso | Mclaren | MCL32 | Honda RA617H | 1:18.395 |
9 | 2 | Stoffel Vandoorne | Mclaren | MCL32 | Honda RA617H | 1:18.479 |
10 | 30 | Jolyon Palmer | Renault | R.S.17 | Renault R.E.17 | 1:18.699 |
11 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | STR12 | Renault R.E.17 | 1:18.702 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Force India | VJM10 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:18.843 |
13 | 55 | Carlos Sainz | Toro Rosso | STR12 | Renault R.E.17 | 1:18.948 |
14 | 8 | Romain Grosjean | Haas | VF-17 | Ferrari 062 | 1:19.085 |
15 | 11 | Sergio Perez | Force India | VJM10 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:19.095 |
16 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | VF-17 | Ferrari 062 | 1:19.095 |
17 | 18 | Lance Stroll | Williams | FW40 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:19.102 |
18 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | C36 | Ferrari 061 | 1:19.839 |
19 | 40 | Paul di Resta | Williams | FW40 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:19.868 |
20 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | C36 | Ferrari 061 | 1:19.972 |
No Q2 a se destacar que Lewis Hamilton que não estava fazendo frente no treino acabou mostrando as cartas e fazendo o melhor tempo do Q2 o que gerava a expectativa de disputa de pole para o inglês que buscava igualar o Recorde de poles que pertence a Michael Schumacher. O que impressionou positivamente foi Nico Hulkenberg levando a Renault a ficar na frente de um dos carros da Red Bull e a Mclaren que colocou seus dois pilotos no Q3 deixando de Fora os pilotos da Force India que geralmente frequentam a essas posições.
Só que dessa vez a Force India não conseguiu. Seu carro como no caso da Williams eles não tem um carro que responda bem em circuitos travados tanto Ocon como Perez acabaram eliminados no Q2. Foi a primeira vez no ano que o carro rosa acabou ficando de fora da parte final do Treino. Jolyon Palmer que esta pressionado na Renault não conseguiu a classificação para o Q3, Ficou em 11ºlugar atrás de Carlos Sainz jr. que conseguiu levar a Toro Rosso para o Q3. Seu companheiro de equipe Daniil Kvyat acabou ficando em 13ºlugar na frente de Perez e de Grosjean e atrás de Esteban Ocon.
Hamilton, Bottas, Vettel, Raikkonen, Verstappen, Ricciardo, Hulkenberg, Vandoorne, Alonso e Sainz jr. classificados para a fase final.
Resultado do Q2:
Posição | nº | Piloto | Equipe | Chassis | Motor | Tempo |
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | W08 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:16.693 |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | SF70H | Ferrari 062 | 1:16.802 |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | RB13 | TAG Heuer | 1:17.028 |
4 | 7 | Kimi Räikkönen | Ferrari | SF70H | Ferrari 062 | 1:17.207 |
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | W08 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:17.362 |
6 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | R.S.17 | Renault R.E.17 | 1:17.655 |
7 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | RB13 | TAG Heuer | 1:17.698 |
8 | 14 | Fernando Alonso | Mclaren | MCL32 | Honda RA617H | 1:17.919 |
9 | 2 | Stoffel Vandoorne | Mclaren | MCL32 | Honda RA617H | 1:18.000 |
10 | 55 | Carlos Sainz | Toro Rosso | STR12 | Renault R.E.17 | 1:18.311 |
11 | 30 | Jolyon Palmer | Renault | R.S.17 | Renault R.E.17 | 1:18.415 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Force India | VJM10 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:18.495 |
13 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | STR12 | Renault R.E.17 | 1:18.538 |
14 | 11 | Sergio Perez | Force India | VJM10 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:18.639 |
15 | 8 | Romain Grosjean | Haas | VF-17 | Ferrari 062 | 1:18.771 |
No Q3 a realidade da Mercedes acaba mudando e a Ferrari acabou dando as cartas desde da primeira volta de Sebastian Vettel que colocou logo em sua primeira volta com o magnifico tempo de 1:16.276 que foi quase 4 décimos mais rápido que o finlandês Valtteri Bottas que estava em segundo lugar. Daniel Ricciardo estava em 3º a 2 milésimos de frente para Kimi Raikkonen que não fez nem de longe uma volta que chegasse perto de Vettel. Já Hamilton acabou abortando a sua primeira volta nos boxes.
No meio do treino Max Verstappen vai para a pista e com 1:16.797 passou para o terceiro lugar. Com 5 minutos para o final do treino apenas Hamilton e Sainz jr. não tinham feito voltas válidas, O piloto da Toro Rosso nem tinha ido para a pista fazer volta (Só iria fazer uma volta unica no final do treino)
Na volta final Nenhum piloto conseguiu chegar no tempo de Vettel, Nem o próprio Vettel conseguiu baixar o tempo ficando a 2 milésimos acima do Tempo dele. Ambos os tempos iriam garantir a pole position para o líder do campeonato. Já que Lewis Hamilton em sua única volta rápida ficou com o 1:16.707 e com isso a tentativa de igualar o recorde de 68 poles de Michael Schumacher vai ficar para o GP da Bélgica em Spa-Francorchamps, Bottas baixou seu tempo para 1:16.530 e parecia que ele iria dividir a primeira fila com o piloto da Ferrari.
Mas Raikkonen fez uma bela volta de 1:16.444 e fechou a dobradinha da Ferrari na primeira fila no Grid de largada. Vettel que é o líder do campeonato tem grandes chances de ir para as Férias na liderança do campeonato. Valtteri Bottas da Mercedes larga em 3ºlugar deixando o Inglês Lewis Hamilton largando em 4ºlugar. Realmente não foi um dos melhores finais de semana para o Vencedor do GP da Inglaterra e o grande rival de Vettel na disputa pelo título.
Max Verstappen larga na frente de Daniel Ricciardo na disputa em particular na Red Bull e larga em 5ºlugar, O Holandês precisa mesmo de uma reabilitação já que vem com uma sequência de resultados ruins na temporada com 4 abandonos nas últimas 6 provas do campeonato.
Nico Hulkenberg se destacou e conseguiu ser o melhor do resto e larga em 7ºlugar com o carro da Renault compondo a nobre 4ªFila que vai ter o Aniversariante Fernando Alonso que com seus 36 anos levou a Mclaren-Honda para o 8ºlugar mostrando que quando o motor não é decisivo em um circuito acaba as qualidades da Mclaren aparecendo em pista. Stoffel Vandoorne que subiu de rendimento nas ultimas corridas e Carlos Sainz jr. com a Toro Rosso fecham os 10 primeiros colocados na 5ªFila.
Amanhã as 9 da manhã teremos a primeira prova da segunda metade do campeonato sendo a última antes das férias de Verão na Europa. Quem vai sair dessa prova como líder do campeonato? Vettel ou Hamilton.
Grid de Largada do GP da Hungria de Formula 1
11ªEtapa – Mundial de Formula 1 – Temporada 2017
Posição | nº | Piloto | Equipe | Chassis | Motor | Tempo | Nº de Voltas |
1 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | SF70H | Ferrari 062 | 1:16.276 | 14 |
2 | 7 | Kimi Räikkönen | Ferrari | SF70H | Ferrari 062 | 1:16.444 | 14 |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | W08 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:16.530 | 18 |
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | W08 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:16.707 | 17 |
5 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | RB13 | TAG Heuer | 1:16.797 | 14 |
6 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | RB13 | TAG Heuer | 1:16.818 | 14 |
7 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | R.S.17 | Renault R.E.17 | 1:17.468 | 14 |
8 | 14 | Fernando Alonso | Mclaren | MCL32 | Honda RA617H | 1:17.549 | 17 |
9 | 2 | Stoffel Vandoorne | Mclaren | MCL32 | Honda RA617H | 1:17.894 | 17 |
10 | 55 | Carlos Sainz | Toro Rosso | STR12 | Renault R.E.17 | 1:18.912 | 19 |
11 | 30 | Jolyon Palmer | Renault | R.S.17 | Renault R.E.17 | 1:18.415 | 14 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Force India | VJM10 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:18.495 | 16 |
13 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | STR12 | Renault R.E.17 | 1:18.538 | 15 |
14 | 11 | Sergio Perez | Force India | VJM10 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:18.639 | 15 |
15 | 8 | Romain Grosjean | Haas | VF-17 | Ferrari 062 | 1:18.771 | 15 |
16 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | VF-17 | Ferrari 062 | 1:19.095 | 9 |
17 | 18 | Lance Stroll | Williams | FW40 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:19.102 | 9 |
18 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | C36 | Ferrari 061 | 1:19.839 | 9 |
19 | 40 | Paul di Resta | Williams | FW40 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:19.868 | 11 |
20 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | C36 | Ferrari 061 | 1:19.972 | 8 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Williams/Mclaren/Mercedes