Grid de Largada do GP de Long Beach
Formula Indy 2018 – 3ªEtapa
Pos | Piloto | Chassi/Motor | Equipe | Tempo | Fase |
1 | Alexander Rossi | Dallara/Honda | Andretti Autosport | 1’06.5528 | Q3 |
2 | Will Power | Dallara/Chevrolet | Team Penske | 1’06.9054 | Q3 |
3 | Simon Pagenaud | Dallara/Chevrolet | Team Penske | 1’06.9107 | Q3 |
4 | Scott Dixon | Dallara/Honda | Chip Ganassi Racing | 1’07.0483 | Q3 |
5 | Graham Rahal | Dallara/Honda | Rahal Letterman Lanigan Racing | 1’07.1275 | Q3 |
6 | Josef Newgarden | Dallara/Chevrolet | Team Penske | 1’07.1922 | Q3 |
7 | Ryan Hunter-Reay | Dallara/Honda | Andretti Autosport | 1’07.1415 | Q2 |
8 | James Hinchcliffe | Dallara/Honda | Schmidt Peterson Motorsports | 1’07.1899 | Q2 |
9 | Sebastien Bourdais | Dallara/Honda | Dale Coyne Racing | 1’07.1943 | Q2 |
10 | Robert Wickens | Dallara/Honda | Schmidt Peterson Motorsports | 1’07.2289 | Q2 |
11 | Tony Kanaan | Dallara/Chevrolet | A. J. Foyt Enterprises | 1’07.3478 | Q2 |
12 | Jordan King | Dallara/Chevrolet | Ed Carpenter Racing | 1’07.6427 | Q2 |
13 | Ed Jones | Dallara/Honda | Chip Ganassi Racing | 1’08.3844 | Q1 |
14 | Matheus Leist | Dallara/Chevrolet | A. J. Foyt Enterprises | 1’08.1622 | Q1 |
15 | Max Chilton | Dallara/Chevrolet | Carlin | 1’08.7167 | Q1 |
16 | Zach Veach | Dallara/Honda | Andretti Autosport | 1’08.1763 | Q1 |
17 | Jack Harvey | Dallara/Honda | Michael Shank Racing | 1’08.8207 | Q1 |
18 | Spencer Pigot | Dallara/Chevrolet | Ed Carpenter Racing | 1’08.2739 | Q1 |
19 | Gabby Chaves | Dallara/Chevrolet | Harding Racing | 1’08.8623 | Q1 |
20 | Marco Andretti | Dallara/Honda | Andretti Herta Autosport | 1’08.5294 | Q1 |
21 | Zachary Claman | Dallara/Honda | Dale Coyne Racing | 1’09.1429 | Q1 |
22 | Takuma Sato | Dallara/Honda | Rahal Letterman Lanigan Racing | 1’08.6340 | Q1 |
23 | Charlie Kimball | Dallara/Chevrolet | Carlin | 1’09.7481 | Q1 |
24 | Kyle Kaiser | Dallara/Chevrolet | Juncos Racing | Sem Tempo | Q1 |
Antes de falar da corrida, Eu vou falar sobre a transmissão do Band Sports. É horrível! Uma transmissão amadora com um Narrador apenas correto e um comentarista horroroso! Não sabe de automobilismo. Foi horrível o trabalho do Tiago Mendonça, Sinto muito dizer isso pois eu comento essa corrida através dessa transmissão da Band Sports. É uma pena o Teó José não esta mais na Band, Ele é a cara da categoria e os comentários do Felipe Giaffone enriquece a transmissão.
Sem dúvida o melhor final de semana do Norte-Americano Alexander Rossi na categoria. Dominou todos os treinos e largou na pole position, Com Will Power ao seu lado em 2º. Na segunda fila largam Simon Pagenaud e Scott Dixon, A Terceira fila largam Graham Rahal e Josef Newgarden. São 3 pilotos da Penske com motores Chevrolet e 3 motores Honda: Com Rossi, Dixon e Rahal. Tony Kannan larga na 11ªposição e Matheus Leist largou em 14ºlugar.
Rossi largou bem, Porém Power, Pagenaud largaram melhor e tentaram passar Power, infelizmente uma manobra totalmente afobada de Graham Rahal que atropelou Simon Pagenaud que bateu no muro e abandonou a prova. Provocando assim a primeira bandeira amarela. Pilotos que estavam na parte de Trás como Jack Harley da Michael Shank Racing, Charlie Kimball, Kyle Kaiser fizeram a parada optando por uma tática diferente.
Ryan Hunter-Reay, Com problemas em seu aerofólio Dianteiro, teve de ir para os boxes trocar o bico danificado, Aproveitou para colocar pneus novos e encher o tanque. Voltando nas últimas posições dos 23 pilotos que estavam na prova ainda.
Na Relargada na 5ªvolta: Alexander Rossi abriu de Will Power, Enquanto que Rahal foi punido e pagou a punição, tendo de passar pelos boxes o que fez ele cair para as últimas posições. Na Volta 7, Kannan com o carro da Foyt fez brilhante ultrapassagem sobre o Robert Wickens o que fez o Brasileiro ganhar o 7ºlugar.
Além do domínio de Rossi, Quem estava dando um show era Ryan Hunter-Reay que vinha recuperando posições na parte de trás da corrida. Na volta 13, Ed Jones faz sua primeira parada nos boxes. Muitos dos pilotos não cumpriram a janela de paradas e preferiam fazer a primeira parada 10 a 15 voltas antes do que deveria ser as voltas das paradas. Tony e Leist adotaram essa táticas. Já os primeiros colocados adotaram a tática normal.
Na volta 25, Robert Wickers tem problemas de Câmbio que foram acusados logo após sua parada nos boxes, O que obriga ele a parar de novo nos boxes, Aonde ele ficaria por muitas voltas sem qualquer chance de um bom resultado.
Alexander Rossi vai para a sua parada na volta 26. Power assumiu a liderança, Até a volta 31 quando o piloto da Penske foi para a troca de pneus e reabastecimento juntamente com Scott Dixon e Sebastien Bourdais. O piloto Neozelandês ganhou a posição de Power assumindo o 3ºlugar. O líder era Ryan Hunter-Reay que tinha feito uma brilhante recuperação, essa liderança durou uma volta, O piloto da Andretti foi para os boxes para a primeira parada normal dele. Após essas paradas, Rossi voltava a liderança, Com Dixon em 2º, Power em 3º, Newgarden que estava em Tática diferente vinha em 4º, Bourdais completava os 5 primeiros colocados. Hunter-Reay voltou em 9ºlugar.
Rossi abria 6 segundos para Dixon que vinha em 2ºlugar. Power perdeu posição para o Newgarden, Na volta 36, Borudais ultrapassou o piloto Australiano ganhando o 4ºlugar.
Na volta 40, Newgarden faz a sua segunda parada. Rossi começava a colocar volta nos últimos colocados. (Matheus Leist, Kyle Kaiser e Max Chilton) Na volta 42, Surge nova bandeira amarela com o piloto da Juncos Kyle Kaiser. Kannan e outros pilotos aproveitaram para fazerem paradas nos boxes nessa bandeira amarela.
Cinco voltas depois tivemos a relargada, Rossi continuou na frente com uma enorme diferença para Dixon que precisava, Já Hunter-Reay acabou sendo tocado e sua roda trazeira acabou furando, O que obrigou o piloto da Andretti a fazer uma nova parada nos boxes, Perdendo 1 volta em relação aos líderes e ficando fora da disputa.
Na volta 49, Sebastien Bourdais fez uma das mais bonitas manobras nos últimos anos na Formula Indy, Ultrapassou Scott Dixon se aproveitando dos retardatários que estavam na frente de ambos e assumiu o segundo lugar. Porém a direção de prova exigiu que o piloto da Dale Coyne devolvesse a posição para o piloto da Ganassi. Motivo foi que Bourdais ultrapassou a linha azul que limita a saída dos boxes na pista. Na minha opinião, Uma besteira, Não deveriam obrigar o piloto a devolver a posição.
O Francês obedeceu a determinação (Burra) da IndyCar e devolveu a posição ao Dixon. Bastou uma volta (55ªVolta) depois para Bourdais colocar Dixon no Bolso e dessa vez não havia nada que pudesse colocar a ultrapassagem em cheque. Com menos de 30 voltas para o final da prova, Rossi vinha 7.6 segundos a frente de Bourdais e Dixon. Nessa altura da corrida já dava para o piloto que parasse ir até o final da prova.
Na volta 57, Rossi fez sua segunda e última troca nos boxes. Bourdais assumiu a liderança com Dixon em 2º. Na volta 60, Parou Will Power. Nessa mesma volta, O canadense Zachary Mello acabou batendo no final da reta oposta provocando a 3ªbandeira amarela da prova. Dixon e Bourdais entraram nos boxes, Porém a parada nesse momento não estava autorizada. O piloto da Ganassi parou nos boxes, Já Bourdais passou direto. Era possível que os 2 pilotos fossem punidos (Dixon certamente seria punido, Bourdais poderia sair ileso dessa punição)
Com os boxes abertos 2 voltas depois os pilotos que precisavam ir para os boxes fizeram suas paradas. Rossi voltou à liderança, Dixon em 2º seria punido, Power herdaria o 2ºlugar. Ed Jones, Zach Veach e Marco Andretti completavam os 6 primeiros colocados. Rossi reclamava dos freios nesse momento, A Corrida começava a escapar das mãos de Rossi???
Relargada na volta 67, Rossi era o líder, Já Dixon tentava atacar o piloto da Casa, Mas acabou confirmada a punição para o piloto da Ganassi. A Prova dele estava comprometida. Charlie Kimball e Tony Kannan disputavam a 8ªposição. O Piloto da Foyt vinha em sua melhor corrida na Temporada. Graham Rahal superou Mario Andretti na volta 70 assumindo o 5ºlugar. Apesar da punição no começo da prova estava sendo uma bela reação do piloto da equipe do pai. (Bobby Rahal)
No final da 71ªVolta, Jordan King que vinha em uma bela corrida realizou uma manobra impensada, Tentou passar Bourdais que acabou sendo tocado pelo piloto da Ed Carpenter e viu o mundo ao contraio. Hunter-Reay bateu de leve no Francês. Com a pista obstruída, foi acionada mais uma bandeira amarela, Sobrou para o coitado do Robert Wickens que acabou parando por não ter como desviar dos carros que pararam na frente dele.
King certamente seria punido, Já Bourdais voltou a pista e parou para trocar a asa dianteira. Após essa confusão toda a relargada aconteceu a 8 voltas do final. Power tenta um ataque para cima de Rossi. Enquanto isso Zach Veach atacava ferozmente Ed Jones que segura com valentia o último lugar no pódio. A 4 voltas do final Josef Newgarden ultrapassou Tony Kannan levando a 7ªposição.
Rossi segurou a pressão de Power e administrando bem os problemas de freios (Se é que existiu esse problema) e conquistou sua 3ªVitória da Carreira. Pela primeira vez da Carreira ele assume a liderança do campeonato Mundial de Formula Indy. Will Power foi o único carro com Chevrolet a ficar entre os 5 primeiros colocados. Um bom segundo lugar em uma corrida regular para boa. O último lugar do pódio ficou para Ed Jones da Chip Ganassi, Em uma bela corrida, Compensando a batida no final de Phoenix.
Zach Veach conquistou seu melhor resultado com o 4ºlugar. Fechando os 5 primeiros Graham Rahal em uma corrida de recuperação brilhante, Igualmente digo o mesmo de Marco Andretti que largou do 20º para ficar em 6º. Completando os 10 primeiros lugares chegaram: Josef Newgarden (Que perdeu a liderança do campeonato), Tony Kannan (Em seu melhor desempenho no ano), James Hinchcliffe e Charlie Kimball (Primeiro bom resultado da Carlin na Formula Indy)
Nesse domingo teremos a 4ªetapa da Formula Indy no Barber Motorsports Park no Alabama.
Resultado final do GP de Long Beach
Formula Indy 2018 – 3ªEtapa
Pos | Piloto | Chassi/Motor | Equipe | Voltas | Tempo |
1 | Alexander Rossi | Dallara/Honda | Andretti Autosport | 85 | 1h 53:15.2434 |
2 | Will Power | Dallara/Chevrolet | Team Penske | 85 | a 1.2413 |
3 | Ed Jones | Dallara/Honda | Chip Ganassi Racing | 85 | a 9.2906 |
4 | Zach Veach | Dallara/Honda | Andretti Autosport | 85 | a 10.1050 |
5 | Graham Rahal | Dallara/Honda | Rahal Letterman Lanigan Racing | 85 | a 10.7466 |
6 | Marco Andretti | Dallara/Honda | Andretti Herta Autosport | 85 | a 11.5513 |
7 | Josef Newgarden | Dallara/Chevrolet | Team Penske | 85 | a 12.2175 |
8 | Tony Kanaan | Dallara/Chevrolet | A. J. Foyt Enterprises | 85 | a 16.1048 |
9 | James Hinchcliffe | Dallara/Honda | Schmidt Peterson Motorsports | 85 | a 16.4757 |
10 | Charlie Kimball | Dallara/Chevrolet | Carlin | 85 | a 17.0119 |
11 | Scott Dixon | Dallara/Honda | Chip Ganassi Racing | 85 | a 17.3301 |
12 | Jack Harvey | Dallara/Honda | Michael Shank Racing | 85 | a 18.3469 |
13 | Sebastien Bourdais | Dallara/Honda | Dale Coyne Racing | 85 | a 18.9443 |
14 | Matheus Leist | Dallara/Chevrolet | A. J. Foyt Enterprises | 85 | a 18.9466 |
15 | Spencer Pigot | Dallara/Chevrolet | Ed Carpenter Racing | 84 | a 1 Volta |
16 | Kyle Kaiser | Dallara/Chevrolet | Juncos Racing | 84 | a 1 Volta |
17 | Max Chilton | Dallara/Chevrolet | Carlin | 84 | a 1 Volta |
18 | Jordan King | Dallara/Chevrolet | Ed Carpenter Racing | 84 | a 1 Volta |
19 | Gabby Chaves | Dallara/Chevrolet | Harding Racing | 83 | a 2 Voltas |
20 | Ryan Hunter-Reay | Dallara/Honda | Andretti Autosport | 81 | a 4 Voltas |
21 | Takuma Sato | Dallara/Honda | Rahal Letterman Lanigan Racing | 74 | a 11 Voltas |
22 | Robert Wickens | Dallara/Honda | Schmidt Peterson Motorsports | 73 | a 12 Voltas |
23 | Zachary Claman | Dallara/Honda | Dale Coyne Racing | 58 | Acidente |
24 | Simon Pagenaud | Dallara/Chevrolet | Team Penske | 0 | Acidente |
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar