Rosberg confirmou nesse domingo que voltou das férias renovado e com uma atuação segura sem cometer erros ele conquistou a primeira vitória nessa temporada. Uma vitória que foi construída principalmente com uma ótima largada do piloto Alemão e de uma largada ruim de Lewis Hamilton que perdeu posição para Sebastian Vettel e quase perdeu posição para Valtteri Bottas, Com isso Rosberg começou a abrir distância sobre Vettel que segurava Lewis Hamilton que não conseguia passar Vettel por causa da dificuldade do circuito.
Já Felipe Massa conseguiu no começo da corrida passar tano a Carlos Sainz como a Max Verstappen com a Toro Rosso, Mas isso se deve ao Fraquíssimo motor Renault que tem de reduzir a potência para terminar a corrida e não só Massa como Grosjean, Maldonado e até o Ricciardo com esse mesmo problema ofereceram essas dificuldades para os jovens pilotos da Filial da Red Bull.
Aliás sobre Grosjean e Maldonado mais uma vez uma situação bizarra aconteceu com o Crash Driver da Venezuela que não sei porque continua na Formula 1 acabou batendo roda com roda com o seu companheiro de equipe Romain Grosjean e dai na volta seguinte quando ele usou o DRS o lado esquerdo da asa começou a se despedaçar totalmente, quando ele foi para a primeira parada acabou a equipe tirando as partes soltas que estavam para despencar do carro, nem é preciso dizer que o carro perdeu rendimento na prova.
Na 12 Volta Kyvat foi o primeiro a fazer a sua parada nos boxes, Na Volta seguinte Hamilton foi para os boxes na tentativa de tomar o segundo lugar de Vettel, Mas a parada foi ruim, a equipe demorou 3 segundos a mais do que deveria durar e bastou a Alemão fazer a parada na volta seguinte com o trabalho impecável da Ferrari de parada fez com que essa tática da Mercedes com o Hamilton fosse jogada fora, Rosberg foi para a parada de forma tranquila e só espero Raikkonen ir aos boxes na volta 17 para voltar a primeira posição. O Finlandês Kimi Raikkonen mais uma vez apostou em uma tática diferente assim como no Bahrein aonde ele escolheu andar o segundo trecho de corrida para na parte final usar pneus mais macios o que o fez ele chegar ao pódio.
Enquanto Rosberg andava na liderança Hamilton tentava buscar o segundo lugar de Vettel, Mas o Circuito de Montdeló é uma pista que não favorece de maneira nenhuma a ultrapassagem ainda mais com aquela maldita chicane que criaram em 2007. Enquanto isso Alonso que vinha fazendo uma bela corrida acabou com problemas de Freios e por consequência passou reto quando foi para os boxes. Evidente que o Espanhol deixou a corrida após chegar a estar entre os 10 primeiros colocados o que mostra a melhora da Mclaren-Honda nessa temporada, Mesmo tendo o Button lá atrás o tempo inteiro na corrida.
Hamilton resolveu mudar de tática e fazer 3 paradas nos boxes assim como faria Felipe Massa na corrida, Já Rosberg, Raikkonen, Vettel e Bottas continuariam com 2 pit stops sendo que Raikkonen usou os pneus mais duros no segundo trecho de prova. Com as táticas feitas Hamilton foi para cima de Bottas e ultrapassou assim como tinha feito com Raikkonen, Com as paradas dos lideres Hamilton assumiu a liderança da corrida com Rosberg em 2º, Mas Hamilton teve de fazer uma terceira parada nos boxes, Dai Rosberg assumiu a liderança com Hamilton em segundo lugar finalmente tomando a posição de Vettel que não tinha mais armas para lutar contra Hamilton.
No final da corrida a disputa ficou entre Valtteri Bottas com a Williams e Kimi Raikkonen da Ferrari, com um pneu mais macio Raikkonen teria a vantagem sobre o seu compatriota, Mas o Circuito de Barcelona não proporcionou uma ultrapassagem nessa disputa, No final da prova ocorreram outras disputas, Carlos Sainz teve sucesso na disputa pelo 10ºlugar ultrapassando o seu companheiro Max Verstappen, E na volta final Sainz conseguiu ultrapassar o Russo Danill Kvyat que já considero a Decepção de 2015 com a Red Bull.
Já Rosberg administrou a sua vantagem até a volta final e conquistou a 1ªVitória na temporada o que pode ser o começo da reação de Rosberg no Campeonato, Hamilton em 2ºlugar na parte final da corrida tentou buscar seu companheiro de equipe, Mas a distância era muito grande e com a largada ruim que ele teve acabou sendo impossível para ele recuperar essa diferença, Vettel completou o pódio foi o que ele podia fazer de melhor, Valtteri Bottas segurou bravamente a Kimi Raikkonen e pela segunda vez seguida conseguiu colocar um carro da Williams na frente de um carro da Ferrari em condições normais e conquistou o 4ºlugar.
Felipe Massa conseguiu se recuperar do ruim treino de classificação e chegou em uma honrosa 6ºposição, Somente os pilotos da Mercedes, Ferrari e Williams completaram a corrida na mesma volta do Líder. Já Daniel Ricciardo se saiu melhor na disputa do resto do pelotão e levou um 7ºlugar para a Red Bull o que é pouco para um time que foi tetra-campeão do mundo de 2010 até 2013, Romain Grosjean mesmo atropelando um mecânico que acabou levando uma nos “Países Baixos” do piloto Francês colocou a Lotus mais uma vez nos pontos na 8ªPosição.
Fechando a zona de pontuação veio Carlos Sainz jr. derrotando a Danill Kvyat que começa a ser questionado se foi mesmo a escolha certa da Red Bull como companheiro de Ricciardo, Max Verstappen ficou de fora dos pontos ficando em 11ºlugar mostrando que a Toro Rosso sente a falta de potência do motor Renault até mais que a Red Bull, Felipe Nasr em 12ºlugar fez o que era possível de ser feito com um carro que não evoluiu devido ao pouquíssimo dinheiro que o time tem nessa temporada, Sérgio Perez ficou em 13º com a Defasada Force India, Ericsson e Hulkenberg foram derrotados pelos seus companheiros de equipe ficando em 14º e 15º, Button em 16º acabou frustando as expectativas da equipe, mas pelo menos completou a corrida em 16ºlugar e fechando os dois pilotos da Manor que pela terceira vez seguida terminaram a prova com seus dois pilotos, Will Stevens a 3 voltas e Roberto Merhi a 4 Voltas do Vencedor.
Próxima corrida acontece em Mônaco daqui a 2 semanas e Rosberg sai dessa corrida em Alta, mas precisa tirar 20 pontos de diferença para Lewis Hamilton que continua o líder do campeonato e também tomar cuidado com Vettel e Raikkonen que tem a Ferrari que parece ser o único carro que pode bater as Mercedes.
Grande Premio da Espanha | ||||||||
Classificação após 66 Voltas | ||||||||
Piloto | Número | Equipe-Motor | Chassis | Voltas | Tempo | Grid de Largada | Pontos | Pont. Camp. |
1. Nico Rosberg | 6 | Mercedes | F1 W06 Hybrid | 66 | 1:41:12.555 | 1 | 25 | 91 |
2. Lewis Hamilton | 44 | Mercedes | F1 W06 Hybrid | 66 | a 17.551 | 2 | 18 | 111 |
3. Sebastian Vettel | 5 | Ferrari | SF15-T | 66 | a 45.342 | 3 | 15 | 80 |
4. Valtteri Bottas | 77 | Williams-Mercedes | FW37 | 66 | a 59.217 | 4 | 12 | 42 |
5. Kimi Raikkonen | 7 | Ferrari | SF15-T | 66 | a 1:00.002 | 7 | 10 | 52 |
6. Felipe Massa | 19 | Williams-Mercedes | FW37 | 66 | a 1:21.314 | 9 | 8 | 39 |
7. Daniel Ricciardo | 3 | Red Bull-Renault | RB11 | 65 | a 1 Volta | 10 | 6 | 25 |
8. Romain Grosjean | 8 | Lotus-Mercedes | E23 Hybrid | 65 | a 1 Volta | 11 | 4 | 16 |
9. Carlos Sainz | 55 | Toro Rosso-Renault | STR10 | 65 | a 1 Volta | 5 | 2 | 8 |
10. Danill Kvyat | 26 | Red Bull-Renault | RB11 | 65 | a 1 Volta | 8 | 1 | 5 |
11. Max Verstappen | 33 | Toro Rosso-Renault | STR10 | 65 | a 1 Volta | 6 | 6 | |
12. Felipe Nasr | 12 | Sauber-Ferrari | C34 | 65 | a 1 Volta | 15 | 14 | |
13. Sergio Perez | 11 | Force India-Mercedes | VJM08 | 65 | a 1 Volta | 18 | 5 | |
14. Marcus Ericsson | 9 | Sauber-Ferrari | C34 | 65 | a 1 Volta | 16 | 5 | |
15. Nico Hulkenberg | 27 | Force India-Mercedes | VJM08 | 65 | a 1 Volta | 17 | 6 | |
16. Jenson Button | 22 | Mclaren-Honda | MP4-30 | 65 | a 1 Volta | 14 | 0 | |
17. Will Stevens | 28 | Manor-Ferrari | MR03 | 63 | a 3 Voltas | 19 | 0 | |
18. Roberto Merhi | 98 | Manor-Ferrari | MR03 | 62 | a 4 Voltas | 20 | 0 | |
Pastor Maldonado | 13 | Lotus-Mercedes | E23 Hybrid | 45 | a 21 Voltas – Abandono | 12 | 0 | |
Fernando Alonso | 14 | Mclaren-Honda | MP4-30 | 26 | a 40 Voltas – Freios | 13 | 0 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes / Williams / Toro Rosso