Classificação – Q1
Dani Pedrosa era o principal piloto do Q1 e era amplo favorito para passar com Danilo Petrucci e Jonas Folger como os principais postulantes para a outra vaga.
Para Pedrosa a vaga no começo não foi tão simples assim porque tivemos concorrência de Hector Barbera e de Scott Redding no começo do Q1 fazendo frente ao piloto da Honda Repsol que mesmo assim estava em 1ºlugar. A posição de Daniel Pedrosa não era sólida, Tanto é que Scott Redding a 3 minutos do final do treino fez a segunda melhor marca e Danilo Petrucci com uma bela volta de 1:23.754 deslocou o Espanhol para o segundo lugar colocando em risco o treino de Pedrosa.
Redding tentou fazer a dobradinha da Pramac, Mas Pedrosa foi para a pista e em sua última volta garantiu a sua passagem para o Q2 sendo o primeiro colocado com Danilo Petrucci com sua Pramac Ducati de 2017 garantindo a segunda vaga superando a Jonas Folger que ficou sumido do treino até que no final ficou em 3ªlugar da 1ªFase da Classificação superando a Hector Barbera com a Ducati de 2016 da Avintia e Scott Redding com a Pramac Ducati de 2016. Ambos viram seus companheiros participarem do Q2. (Para o Barbera foi humilhante ver Loris Baz com uma moto Ducati 2015 passar direito para o Q2 e ele com a moto de 2016 de fora e largando no 14ºlugar)
Mika Kallio em sua segunda participação no campeonato com a Moto 3 da KTM fez um bom papel e larga em 18ºlugar na corrida do domingo. A Aprilla acabou decepcionante com um desempenho fraco de Aleix Espargaró que ficou apenas em 10ºlugar (20º no grid) e de mais um treino ruim de Sam Lowes que não sei se vale a pena manter ele para 2018 na equipe Gresini.
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP17 | 1’23.754 |
2 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’23.849 |
3 | 94 | Jonas Folger | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha YZR-M1 | 1’24.015 |
4 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP16 | 1’24.036 |
5 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP16 | 1’24.037 |
6 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’24.101 |
7 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP16 | 1’24.202 |
8 | 36 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’24.261 |
9 | 43 | Jack Miller | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | 1’24.321 |
10 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’24.447 |
11 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | 1’24.448 |
12 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’24.530 |
13 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’24.852 |
14 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | 1’24.900 |
Q2:
Na parte final do Treino a Ducati poderia ser considerada a grande favorita para a pole position, Mas o treino foi muito disputado entre os pilotos da própria favorita pelas retas que tem no Red Bull Ring, Honda e Yamaha.
Começou o treino e Valentino Rossi já deu as cartas colocando 7 décimos de frente para o surpreendente Karel Abraham que se colocou na segunda posição. Depois Abraham é superado pelo companheiro do The Doctor, Marevick Viñales que assume a segunda posição.
Mas a surpresa do piloto Tcheco não iria ficar nisso e eis que Karel Abraham coloca tempo em Rossi e com 1:24.323 (mais de 2 décimos a frente do 9 vezes campeão da Motovelocidade) o piloto da Aspar Martinez assumiu a liderança. Essa glória não durou por muito tempo já que no minuto seguinte Viñales e Lorenzo melhoraram seus tempos passando para o primeiro e segundos lugares.
Mas a menos de 9 minutos para o final da classificação Marc Marquez detona os cronômetros e faz 1:23.473 e com 0.735 segundos passa para a liderança. Valentino Rossi também faz grande volta e passa para a segunda posição e Andrea Dovizioso com a Ducati passou para o terceiro lugar. A 6 minutos do Final Viñales volta a cena e passa de novo para o 2ºlugar.
A poucos minutos do final Marquez liderava com Dovizioso que tomou o segundo lugar de Viñales logo em seguida, Rossi, Petrucci, Lorenzo, Abraham, Iannone, Pedrosa, Baz, Crutchlow e Zarco.
Jorge Lorenzo a 2 minutos do Final volta a figurar na segunda posição após uma bela volta, Mas a Pole position estava nas mãos de Marc Marquez que consolidou a pole position com o tempo de 1:23.235. Na reta final acabou Andrea Dovizioso na sua volta final pulando para o segundo lugar e com o Espanhol Jorge Lorenzo caindo para a terceira posição completando a 1ªfila do grid com as duas motos rapidíssimas da Ducati.
Na segunda fila largam os pilotos Marevick Viñales com a Yamaha, Danilo Petrucci que foi do Q1 para a 5ªposição no grid de largada superando a Johann Zarco que não apareceu praticamente em nenhum momento do treino e só no final colocou-se bem ficando com o último lugar da segunda fila com sua Tech 3 Yamaha.
Valentino Rossi acabou ficando na 7ªposição depois de ficar por algum tempo na 2ªposição. Dani Pedrosa que foi o melhor no Q1 acabou não tendo um desempenho tão impressionante na parte final da classificação ficando na 8ªposição. Cal Crutchlow que chegou a ter um dos seus tempos anulados por vazar uma parte do circuito acabou ficando com a 9ªposição. Completando os 12 primeiros colocados O Italiano Andrea Iannone com a Suzuki que esta com a corda no pescoço na MotoGP após suas provas ruins e da suas quedas, Karel Abraham que se destacou no Q2 liderando por momentos a classificação e Loris Baz completando os 12 primeiros colocados.
Grid de largada do GP da Áustria
11ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – MotoGP
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’23.235 |
2 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati Desmosedici GP17 | 1’23.379 |
3 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati Desmosedici GP17 | 1’23.621 |
4 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | 1’23.754 |
5 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP17 | 1’23.780 |
6 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha YZR-M1 | 1’23.879 |
7 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | 1’23.982 |
8 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’23.985 |
9 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda | Honda RC213V | 1’24.024 |
10 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | 1’24.185 |
11 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP15 | 1’24.220 |
12 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP15 | 1’24.483 |
13 | 94 | Jonas Folger | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha YZR-M1 | 1’24.015 |
14 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP16 | 1’24.036 |
15 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP16 | 1’24.037 |
16 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’24.101 |
17 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP16 | 1’24.202 |
18 | 36 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’24.261 |
19 | 43 | Jack Miller | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | 1’24.321 |
20 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’24.447 |
21 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | 1’24.448 |
22 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’24.530 |
23 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’24.852 |
24 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | 1’24.900 |
Na corrida do Mundo tivemos muita disputa entre Marc Marquez e os pilotos da Ducati pela vitória no Red Bull Ring. Na largada Marquez larga bem e faz a primeira curva na frente, Mas dai Jorge Lorenzo foi para cima de um de seus arquirrivais na MotoGP e assumir a liderança. Deixando Marquez em 2º. Dovizioso, Rossi, Pedrosa, Viñales e Zarco completavam os 7 primeiros lugares.
Rossi chegou a passar Dovizioso que deu o troco na curva seguinte dando o X no Doutor. Mais atrás Iannone, Loris Baz e Folger completavam os 10 primeiros colocados.
Nas primeiras voltas Jorge Lorenzo abriu vantagem de 1 segundo sobre Marquez que vinha sendo pressionado por Andrea Dovizioso em sua melhor fase da carreira. Na entrada da 4ªVolta Viñales passa do ponto na curva 1 caindo para o 7ºlugar, Ao mesmo tempo Johann Zarco foi para cima do Pedrosa passando para o 5ºlugar.
Marquez, Dovizioso e Rossi começavam a chegar em Lorenzo. Na 8ªVolta Marquez parte para o ataque em cima do Gladiador Lorenzo, Mas quem consegue a ultrapassagem é Dovi que assume o segundo lugar em cima de Marc Marquez. Loris Baz de forma brilhante se segurava em 8ºlugar com uma Moto da Ducati de 2015 que é a moto mais atrasada em desenvolvimento do Mundial de Motovelocidade. Na frente de Iannone e de Mika Kallio que vinha em 10ºlugar com a KTM em sua segunda corrida na temporada.
Marquez recupera o segundo lugar e parte para cima de Lorenzo na 12ªVolta. Depois de uma derrapada de Lorenzo na curva 3 Marc Marquez coloca de lado para a ultrapassagem, Mas não contavam com Dovizioso que foi para dentro dos dois e acabou passando ambos assumindo a liderança, Só não passou a liderança porque Dovizioso passou do Ponto na curva, perdeu a trajetória o que permitiu a Marquez a assumir a liderança da corrida. Na 13ªVolta Pedrosa passa de uma vez Valentino Rossi e Johann Zarco e assumiu a 4ªPosição. Rossi que estava em 4ºlugar e perdeu 2 posições (Para Pedrosa e Zarco) acaba passando reto na curva 1 e perde o 6ºlugar para Viñales.
Marquez abre um pouco para Dovizioso que tentava buscar a liderança. Enquanto que o Lorenzo era pressionado por Pedrosa na disputa pelo 3ºlugar o piloto da Honda consegue essa ultrapassagem 11 Voltas do final dando a 3ªposição para o piloto da Repsol Honda.
Marquez acabou passando do ponto na curva 3 e Dovizioso aproveita e volta a primeira posição, A formiga atômica foi para cima do Dovizioso e voltou a liderança. 2 voltas depois Marquez volta a passar do ponto na curva e volta a ser ultrapassado pelo piloto da Ducati.
A parte final da prova Marquez tentava segurar a liderança Mas acaba tomando ultrapassagem a 7 voltas do final da prova. Pedrosa chega a se aproximar dessa briga pela vitória se aproveitando dessa disputa acirrada, Mas logo Dovizioso e Marquez acabam abrindo diferença para Pedrosa na reta final da prova.
O piloto Italiano defendeu-se muito bem das investidas e ataques da formiga atômica. Até que na curva final quando Marquez passa Dovizioso, Mas acaba passando do ponto e Dovi dar o X no piloto da Honda e vence conquistando sua terceira vitória em 2017. O que recoloca na vice-liderança do mundial de Motovelocidade. Marc Marquez continua líder do campeonato com um 2ºlugar no Circuito de Red Bull Ring. O pódio foi completado pelo piloto Espanhol Dani Pedrosa também com a Honda.
Jorge Lorenzo que começou bem liderando a corrida acabou ficando em 4ºlugar com a outra Ducati. A Melhor Yamaha foi da equipe Satélite Tech 3 com Johann Zarco que voltou a fazer uma boa corrida ficando em 5ºlugar na frente de Marevick Viñales e de Valentino Rossi que acabaram em 6º e 7ºlugar com as motos das equipes oficiais da Yamaha.
Alvaro Bautista em um bela corrida com a equipe Aspar Martinez completou a prova em 8ºlugar usando da boa potência da Ducati de 2016. Agora a grande final de semana foi de Loris Baz com a moto da Avintia Ducati de 2015 que já fez um grande treino o francês resistiu aos ataques de pilotos com motos melhores chegando a ficar em 8ºlugar, No final perdeu a posição para Bautista, Mas o 9ºlugar com uma moto defasada é praticamente uma vitória para o piloto Francês.
E também Mika Kallio com a 3ªMoto da KTM fazendo uma boa corrida e honrando a Fábrica Austríaca com o 10ºlugar. Depois vieram Andrea Iannone com a Suzuki em 11ºlugar, Scott Redding salvando 4 pontos para a Pramac Ducati, Pol Espargaró de KTM em 13º, Karel Abraham em 14º e Cal Crutchlow que fez uma corrida muito ruim com a LCR Honda ficando em 15ºlugar.
Próxima corrida será no dia 27 de Agosto em Silverstone com a 12ªEtapa do Mundial de Motovelocidade.
Resultado final do GP da Áustria
11ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – MotoGP
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati Desmosedici GP17 | 39’43.323 |
2 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda RC213V | a 0.176 |
3 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda RC213V | a 2.661 |
4 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati Desmosedici GP17 | a 6.663 |
5 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha YZR-M1 | a 7.262 |
6 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | a 7.447 |
7 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | a 8.995 |
8 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP16 | a 14.515 |
9 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP15 | a 19.620 |
10 | 36 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 19.766 |
11 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | a 20.101 |
12 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP16 | a 25.523 |
13 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | a 26.700 |
14 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP15 | a 27.321 |
15 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda | Honda RC213V | a 28.096 |
16 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | a 32.912 |
17 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP16 | a 34.112 |
18 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 36.423 |
19 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | a 42.404 |
20 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | a 52.492 |
43 | Jack Miller | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | a 9 Voltas | |
9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP17 | a 22 Voltas | |
94 | Jonas Folger | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha YZR-M1 | a 25 Voltas | |
44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 26 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP