Final de Semana em Silverstone – Moto 3
Classificação
No inicio do Treino os pilotos da RBA Racing comandaram as duas primeiras posições. Bo Berdesneyder passou para a liderança no 9ºminuto de treinamento. Seu tempo acabou minutos depois sendo invalido por ter cortado ou passado da linha da pista na curva 6, Com isso Nicolo Bulega passou a liderança da classificação e ficou até a parte final do treino com a pole position tendo Jorge Martin da Gresini na segunda posição. O piloto Holandês da Red Bull acabou tendo de novamente fazer volta rápida para se recuperar, Chegou a fazer o 4ºmelhor tempo, Mas não conseguiu chegar de novo ao melhor tempo.
Na parte final do Treino em sua última volta John McPhee tomou a pole de Nicolo Bulega para Delírio dos torcedores escoceses que foram para Silverstone torcer por ele, Mas o treino ainda não tinha terminado. No final do treino Joan Mir e Gabriel Rodrigo estavam voando com parciais abaixo das parciais do melhor tempo e não deu outra. Mir e Rodrigo superaram o tempo de McPhee e passaram a primeiro e segundo lugares respectivamente. A pole não foi de Mir, na sua última volta um sumido Romano Fenati conquistou a pole position com o tempo de 2:12.848.
Só para se ter uma ideia de como foi o final do Treino o Italiano Nicolo Bulega que tinha a pole até os últimos momentos acabou conquistando apenas o 8ºlugar no Grid de largada a 738 milésimos do pole position.
Romano Fenati, Joan Mir e Gabriel Rodrigo largam na primeira fila. John McPhee (contando com a torcida britânica e com a moto da sua equipe), Niccolo Antonelli e Andrea Migno largam da segunda fila. Nicolo Bulega, Jorge Martin e Juanfran Guevara largam na terceira fila.
Grid de largada do GP da Inglaterra
12ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – Moto 3
Pos | Nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 5 | Romano Fenati | Marinelli Rivacold Snipers | Honda NSF250RW | 2’12.846 |
2 | 36 | Joan Mir | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 2’12.962 |
3 | 19 | Gabriel Rodrigo | RBA BOE Racing Team | KTM RC250GP | 2’13.049 |
4 | 17 | John McPhee | British Talent Team | Honda NSF250RW | 2’13.398 |
5 | 23 | Niccolo Antonelli | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 2’13.466 |
6 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | 2’13.557 |
7 | 64 | Nicolo Bulega | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 2’13.578 |
8 | 8 | Jorge Martin | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | 2’13.584 |
9 | 88 | Juan Francisco Guevara | Del Conca Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | 2’13.590 |
10 | 58 | Bo Bendsneyder | RBA BOE Racing Team | KTM RC250GP | 2’13.705 |
11 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 2’13.770 |
12 | 21 | Fabio Di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | 2’13.841 |
13 | 11 | Livio Loi | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 2’13.919 |
14 | 65 | Philipp Ottl | Südmetall Schedl GP Racing | KTM RC250GP | 2’13.973 |
15 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 2’13.982 |
16 | 33 | Enea Bastianini | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 2’14.121 |
17 | 44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 2’14.203 |
18 | 95 | Jules Danilo | Marinelli Rivacold Snipers | Honda NSF250RW | 2’14.207 |
19 | 71 | Ayumu Sasaki | SIC Racing Team | Honda NSF250RW | 2’14.216 |
20 | 42 | Marcos Ramirez | Platinum Bay Real Estate | KTM RC250GP | 2’14.234 |
21 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Aspar Mahindra Moto3 | Mahindra MGP3O | 2’14.244 |
22 | 6 | Maria Herrera | AGR Team | KTM RC250GP | 2’14.413 |
23 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 2’14.547 |
24 | 12 | Marco Bezzecchi | CIP | Mahindra MGP3O | 2’14.561 |
25 | 7 | Adam Norrodin | SIC Racing Team | Honda NSF250RW | 2’14.687 |
26 | 14 | Tony Arbolino | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 2’14.847 |
27 | 75 | Albert Arenas | Aspar Mahindra Moto3 | Mahindra MGP3O | 2’14.932 |
28 | 15 | Jaume Masia | Platinum Bay Real Estate | KTM RC250GP | 2’14.957 |
29 | 96 | Manuel Pagliani | CIP | Mahindra MGP3O | 2’15.732 |
30 | 47 | Jake Archer | City Lifting/RS Racing | KTM RC250GP | 2’15.880 |
31 | 84 | Jakub Kornfeil | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot MGP3O | 2’15.917 |
32 | 69 | Tom Booth-Amos | City Lifting/RS Racing | KTM RC250GP | 2’16.312 |
33 | 4 | Patrik Pulkkinen | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot MGP3O | 2’16.788 |
Existia uma grande expectativa para o GP da Inglaterra, principalmente pelo escocês John McPhee que largaria na 4ªposição. Um dia lindo de sol o que é até uma novidade se tratando da ilha da magia (Inglaterra)
Largada da Moto 3 em Silverstone o italiano Romano Fenati larga bem e manteve a liderança com Mir e os pilotos da RBA Racing completando os 4 primeiros colocados. No começo da prova o piloto da Rivacold manteve a liderança enquanto isso Guevara e Rodrigo superam Mir passando para o segundo e terceiro lugares. Jorge Martin escapou na primeira curva e perdeu posições ficando em 11ºlugar.
Até a 4ªvolta Fenati segurou a liderança até que Joan Mir passou para a liderança da corrida, A partir dai os 4 pilotos se reservam na liderança. Além disso Fabio di Giannantonio também assumiu a ponta em uma grande manobra na 5ªVolta com Gabriel Rodrigo em segundo e Joan Mir caindo para o 3ºlugar. O Argentino curvas depois iria assumir a liderança da prova passando o piloto da Gresini. Fenati ficou um pouco para trás.
Quem chegou nessa turma era Jorge Martin e Aron Canet. Jaume Masia acabou caindo e abandona a corrida após fazer uma grande corrida na Áustria. Rodrigo se segurava na liderança dos ataques do seu companheiro de equipe Juanfran Guevara, do Fabio di Giannantonio, Mas veio o líder do campeonato Joan Mir na 8ªVolta passou os pilotos da RBA Racing. Guevara passou a liderar por alguns segundos até o líder do campeonato voltar a liderança. Era impressionante o troca-troca de posições na volta 8 (4 trocas na liderança).
Na 10ªVolta Jorge Martin assumiu a liderança, Uma liderança pequena já que Aron Canet passou para a liderança. Curvas depois Romano Fenati passou para a liderança novamente. Era praticamente impossível que um piloto ficasse mais de uma volta na liderança. Apenas Fenati e Gabriel Rodrigo conseguiram isso. A 7 voltas do final os dois pilotos da RBA Racing voltaram as duas primeiras posições, Só que dessa vez com a liderança de Guevara e a segunda posição de Rodrigo.
Curvas depois o piloto Argentino foi escalado por Martin e Loi caindo para o 4ºlugar, A menos de 6 voltas do final Jorge Martin voltou a liderança ultrapassando Guevara. Tinhamos 22 pilotos na disputa pela vitória em um único grupo separados por 5 segundos no máximo.
O Piloto da RBA Racing Juanfran Guevara acabou passando do ponto em uma das últimas curvas do circuito (Curva 15) e caiu para o 16ºlugar. Enquanto isso Aron Canet vinha em primeiro até que foi engolido pelo vácuo de dois pilotos deixando a ponta para Rodrigo que acabou na curva seguinte sendo engolido pelo Canet que voltou a liderança. Na Curva 16 um surpreendente Livio Loi passa Canet e assumi a liderança que dura poucos segundos já que ele foi superado por Martin e Canet. A ponta caia nas mãos de um piloto a cada 3 ou 4 curvas em média.
Martin conseguiu se estabilizar na liderança com Fenati e Bastianini disputando o segundo lugar, Mas foi Canet que tomou essa posição. Joan Mir vinha em 8º e parecia que dessa vez o piloto da Leopard Racing não tinha forças para vencer a prova
E uma disputa no meio da reta Enea Bastianini a menos de 2 voltas do final assumiu a liderança e poderia finalmente justificar seu favoritismo no campeonato de 2017 o que ele não fez nenhuma vez nessa temporada com Canet subindo para o segundo e Martin em 3º.
A ultrapassagem que decidiu a corrida foi quando Aron Canet na metade da penúltima volta ultrapassou Enea Bastianini assumindo a liderança com Jorge Martin em 3º, Gabriel Rodrigo em 4º e Joan Mir em 5º. Até mesmo Livio Loi em 6º poderia vencer. Entrando na volta final o Argentino Gabriel Rodrigo foi para cima de todo mundo e passou para a liderança, era sinal de uma volta final frenética. Não tinha vencedor definido!
Mas tivemos um tremendo de um Anti-Climax quando Juanfran Guevara que acabou errando pela segunda vez e perdendo posições acabou e acidentando de maneira forte com o Holandês Bo Bendsneyder. O que provocou a bandeira vermelha e o encerramento da corrida.
Valeu a classificação da penúltima volta e com isso Aron Canet conquistou a vitória em Silverstone largando do 16ºlugar fazendo a dobradinha da Estrella Galícia com Enea Bastianini fechando a prova na segunda posição. O pódio foi completado por Jorge Martin da Gresini ficando na frente do Gabriel Rodrigo que fez uma brilhante corrida e bateu na trave para levar seu primeiro pódio da carreira ficando em 4ºlugar
Os pilotos da Leopard Racing ficaram em 5º e 6ºlugares com Visão de corrida diferentes. Enquanto Mir não conseguiu emplacar uma 8ªVitória na temporada (Apesar de que ainda tem uma vantagem bem confortável na liderança do campeonato) Livio Loi teve seu segundo bom resultado seguido. (Parece que finalmente o Belga pegou confiança na moto)
Completando os 10 primeiros colocados os pilotos Romano Fenati pela Marinelli, Andrea Migno da Sky Racing VR46, Phillip Oettl da Schedl GP e Fabio di Giannantonio da Gresini. John McPhee acabou decepcionando ficando apenas na 13ªposição na corrida da sua casa. (Mesmo sendo escocês) A próxima corrida do campeonato vai acontecer em Mizano no dia 10 de Setembro.
Resultado Final do GP da Inglaterra
16 Voltas – 12ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – Moto 3
Pos | Nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 35’53.028 |
2 | 33 | Enea Bastianini | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | a 0.063 |
3 | 88 | Jorge Martin | Del Conca Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | a 0.111 |
4 | 19 | Gabriel Rodrigo | RBA BOE Racing Team | KTM RC250GP | a 0.232 |
5 | 36 | Joan Mir | Leopard Racing | Honda NSF250RW | a 0.455 |
6 | 11 | Livio Loi | Leopard Racing | Honda NSF250RW | a 0.520 |
7 | 5 | Romano Fenati | Marinelli Rivacold Snipers | Honda NSF250RW | a 0.678 |
8 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | a 0.702 |
9 | 65 | Philipp Oettl | Südmetall Schedl GP Racing | KTM RC250GP | a 1.200 |
10 | 21 | Fabio Di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | a 1.461 |
11 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | a 1.755 |
12 | 7 | Adam Norrodin | SIC Racing Team | Honda NSF250RW | a 2.055 |
13 | 17 | John McPhee | British Talent Team | Honda NSF250RW | a 2.196 |
14 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | a 3.812 |
15 | 96 | Manuel Pagliani | CIP | Mahindra MGP3O | a 3.860 |
16 | 23 | Niccolo Antonelli | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | a 4.292 |
17 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Aspar Mahindra Moto3 | Mahindra MGP3O | a 4.560 |
18 | 71 | Ayumu Sasaki | SIC Racing Team | Honda NSF250RW | a 4.582 |
19 | 12 | Marco Bezzecchi | CIP | Mahindra MGP3O | a 4.678 |
20 | 8 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | a 4.597 |
21 | 69 | Tom Booth-Amos | City Lifting/RS Racing | KTM RC250GP | a 15.242 |
22 | 95 | Jules Danilo | Marinelli Rivacold Snipers | Honda NSF250RW | a 15.552 |
23 | 84 | Jakub Kornfeil | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot MGP3O | a 17.687 |
24 | 4 | Patrik Pulkkinen | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot MGP3O | a 18.671 |
25 | 14 | Tony Arbolino | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | a 19.339 |
26 | 75 | Maria Herrera | Aspar Mahindra Moto3 | Mahindra MGP3O | a 22.584 |
27 | 6 | Albert Arenas | AGR Team | KTM RC250GP | 24.434 |
58 | Juan Francisco Guevara | RBA BOE Racing Team | KTM RC250GP | a 1 Volta | |
64 | Bo Bendsneyder | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | a 1 Volta | |
47 | Jake Archer | City Lifting/RS Racing | KTM RC250GP | a 3 Voltas | |
42 | Marcos Ramirez | Platinum Bay Real Estate | KTM RC250GP | a 4 Voltas | |
27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | a 7 Voltas | |
15 | Jaume Masia | Platinum Bay Real Estate | KTM RC250GP | a 11 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP