Grid de largada:
pos. | Piloto | Equipe | Chassi/Motor | Tempo | Fase |
1 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1m06.9614s | Q3 |
2 | Helio Castroneves | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1m07.1429s | Q3 |
3 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1m07.3817s | Q3 |
4 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1m07.5817s | Q3 |
5 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1m07.6851s | Q3 |
6 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 1m07.8710s | Q3 |
7 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1m07.5941s | Q2 |
8 | Mikhail Aleshin | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 1m07.9467s | Q2 |
9 | Max Chilton | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1m07.9788s | Q2 |
10 | Tony Kanaan | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1m08.0305s | Q2 |
11 | Ed Jones | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 1m08.2034s | Q2 |
12 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 1m08.2726s | Q2 |
13 | Marco Andretti | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1m07.5405s | Q1 |
14 | Takuma Sato | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1m07.6928s | Q1 |
15 | Charlie Kimball | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1m07.7033s | Q1 |
16 | Carlos Munoz | AJ Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 1m07.7007s | Q1 |
17 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 1m07.9211s | Q1 |
18 | Alexander Rossi | Andretti Herta | Dallara/Honda | 1m07.7483s | Q1 |
19 | Zach Veach | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 1m08.4681s | Q1 |
20 | Conor Daly | AJ Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 1m08.0104s | Q1 |
21 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan | Dallara/Honda | 1m08.0499s | Q1 |
Terceira etapa do campeonato da Formula Indy ainda com a badalada notícia do Bicampeão nas 500 Milhas no Circuito do Alabama
Fernando Alonso o iluste convidado para a etapa do Alabama sobre um dia nublado aonde a Penske fez o que quis nos treinos com a pole position ficando com Will Power que vinha de um ano com muitíssimo azar. Hélio Castroneves em segundo, Simon Pagenaud em 3º e Newgarden em 7º. Entre Pagenaud e Newgarden estavam Scott Dixon da Chip Ganassi, Ryan Hunter-Reay da Andretti e James Hinchcliffe da Schmidt. Aleshin, Chilton e Kannan completam os 10 primeiros colocados. O piloto Zach Veach estreava em Alabama substituindo JR Hildebrand que quebrou o pulso e teve de operar sua mão almejando voltar o mais rápido possível. O Estreante larga em 19ºlugar.
Antes da Largada o Norte-Americano Marco Andretti teve problemas em seu carro e teve de ir aos boxes para resolver esses problemas. Não começa nada bem o ano do filho de Michael Andretti.
Na largada Will Power continuou na primeira posição com Hélio Castroneves em 2º. Dixon, Pagenaud, Hunter-Reay e Hinchcliffe logo a Seguir. Destaque para Tony Kannan que ganhou 2 posições na largada subindo para o 8ºlugar. No final da primeira volta Josef Newgarden passou Hinchcliffe assumindo o 6ºlugar e não satisfeito o jovem norte-americano em sua 3ªcorrida pela Penske passou Hunter-Reay passando para o 5ºlugar.
Tony Kannan tentou passar de uma vez Hunter-Reay e Hinchcliffe em uma trajetória diferente, Acabou dando errado e o Brasileiro da Chip Ganassi passou pela grama na curva 5 perdendo 2 posições para Aleshin e Sato. A posição do Japonês acabou sendo recuperada pelo piloto Brasileiro na curva seguinte. Uma peça de carro do Ryan Hunter-Reay que se soltou estava na pista o que provocou uma bandeira amarela. Nesse meio tempo o piloto da Andretti Autosport Marco Andretti largou com 4 voltas de Atraso. Hunter-Reay teve de ir aos boxes para trocar o aerofólio e indo para os últimos lugares.
Na 6ªVolta tivemos a relargada com Power continuando na liderança com Castroneves, Dixon, Pagenaud e Newgarden nos Top5. 4 deles eram da Penske com um solitário Scott Dixon com a Chip Ganassi como recheio de um bolo todo com o sabor do jeito que Roger Penske gostava. O Líder do campeonato Sebastian Bourdias vinha em uma boa 10ªposição enquanto que Graham Rahal, Zach Veach e Ed Jones pararam nos boxes buscando irem lá para a frente com uma tática diferente dos líderes.
Castroneves pressiona Power de inicio na luta pela liderança, Já Pagenaud era pressionado por Newgarden na luta pelo 4ºlugar. Já Tony Kannan passou Mikhall Aleshin passando para a 7ªposição numa corrida bem promissora do piloto Brasileiro.
Newgarden por muito pouco não conseguiu passar Pagenaud, O jovem norte-americano vinha com apetite e disposto a mostrar serviço. Power conseguiu abrir diferença para Castroneves que agora era pressionado por Dixon, Pagenaud e Newgarden. Na volta 18 Carlos Muñoz faz sua primeira parada nos boxes enquanto que Newgarden passou o campeão de 2016 Simon Pagenaud passando para o 4ºlugar, Uma evolução grande em se tratando de Alabama ganhando 3 posições em menos de 20 voltas.
Aleshin e Hunter-Reay foram para os boxes na 19ªvolta, Na Volta seguinte pararam Newgarden, Kannan e Rahal. Simon Pagenaud parou na 21ªVolta. Power com 4 segundos de vantagem para Castroneves, O piloto Australiano parou na 22ªVolta deixando a liderança para o piloto Brasileiro que para na 24ªVolta para a sua primeira parada. Dixon assumiu a liderança provando ser um piloto eficiente em poupar combustível. O Neozelandês parou na 25ªVolta.
Will Power voltou a liderança com Newgarden em segundo e Zach Veach em 3ºlugar que parou voltas depois já que ele vinha de uma tática diferente de corrida. Com isso Dixon voltaria ao 3ºlugar com Castroneves e Pagenaud completando os 5 primeiros lugares. Castroneves, Pagenaud e Hinchcliffe disputando o 4ºlugar.
Max Chilton disputa o 13ºlugar com o Colombiano Carlos Muñoz. Na Volta 32 o inglês da Chip Ganassi passa Muñoz que acaba saindo de pista e perdendo posição para Carlos Muñoz. Enquanto isso Alexander Rossi, Tony Kannan, Sebastien Bourdais e Spencer Pigot disputavam o 7ºlugar.
Scott Dixon pressiona Josef Newgarden buscando ganhar o 2ºlugar do piloto da Penske. O primeiro a parar nos boxes para a 2ªparada foi Rossi na volta 40 o que certamente faria ele fazer 3 paradas nos boxes. Dixon partiu para o ataque em cima de Newgarden. Na volta 43 o piloto da Ganassi tentou por fora sem sucesso uma ultrapassagem. Na mesma volta pararam Kannan e Hunter-Reay.
Na Volta 44 Dixon ganha o 2ºlugar pela parada do Newgarden nos boxes, Na Volta 45 o líder Will Power e o vice-lider Scott Dixon foi para os boxes. Na Volta aos boxes Power voltou na frente com Newgarden passando Dixon que voltou atrás dos piloto da Penske. Hinchcliffe, Castroneves, Kimball, Aleshin eram os 7 primeiros colocados na metade da prova.
Power é lider com 2 segundos de diferença para Newgarden que segurava posição sobre as pressões de Dixon. Já Tony Kannan era ameaçado por Alexander Rossi na disputa pelo 7ºlugar. A 35 voltas do final Newgarden e Dixon se aproximaram de Will Power que começava a ver a sua liderança ameaçada. A diferença entre os 3 era de 2 segundos de diferença.
Ao contraio dos 3 primeiros o Francês Simon Pagenaud vinha tranquilo em 4ºlugar e sem ser ameaçado por ninguém, Mas também sem ameaçar ninguém.
Na Volta 62 Tony Kannan e Sebastian Bourdais brigavam pelo 8ºlugar quando na curva 5 o piloto da Dale Coyne passou o piloto Brasileiro que usou o Push to pass logo em seguida e recuperou a posição do piloto Francês, Um belo exemplo de como a potência extra se bem usada pode sim levar pilotos a ganharem posições.
Na volta 63 o piloto Spencer Pigot acabou com problemas parando o seu carro provocando assim uma nova bandeira amarela o que poderia mudar toda a história da corrida já que todos os pilotos iriam se juntar. O momento era propício para os pilotos fazerem a última parada nos boxes com exceção de Charlie Kimball que resolveu ficar na pista e apostar em andar rápido até a hora da parada dele (O que para mim jogava praticamente a corrida no lixo a não ser que o norte-americano voasse na pista)
Tudo bem, Mas dai caem alguns pingos de chuva o que poderia mudar tudo até mesmo a favor de Kimball. Na relargada na volta 69 com Kimball na liderança seguido de Power, Dixon e Newgarden nas 4 primeiras posições. No final da volta Newgarden passou Dixon passando para o terceiro lugar. Mal sabia que as coisas iriam mudar bem rápido em favor do piloto recém-chegado da Penske.
Na volta 76 Charlie Kimball parou para a sua parada, Logo a seguir Will Power acabou sendo comunicado pelo Rádio que teria de fazer uma parada porque seu pneu estava perdendo pressão. Na Volta 77 o piloto Australiano foi para os boxes e Newgarden assumiu a liderança a partir da 78ªVolta com Dixon e Pagenaud colado no piloto norte-americano. Mais atrás Hinchcliffe acabou perdendo posições deixando o 4ºlugar para Hélio Castroneves, Alexander Rossi completava as 5 primeiras posições fazendo mais uma ótima corrida assim como foi o caso de Long Beach.
Mesmo com toda a pressão do Neozelandês acabou mesmo Newgarden vencendo pela primeira vez pela equipe Penske e a 4ªVitória na carreira com Dixon e Pagenaud completando o pódio. Hélio Castroneves ficou em 4ºlugar com a Penske. Mas fica bem claro que dos 4 pilotos da equipe de Roger Penske ele parece ser o mais fraco dos pilotos. Alexander Rossi levou o carro da Andretti-Herta em 5ºlugar largando na 18ªposição em uma grande corrida do norte-americano.
James Hinchcliffe teve um belo desempenho, Mas acabou caindo no final ficando em 6ºlugar. Tony Kannan numa corrida de altos e baixos o piloto da Ganassi evoluiu 3 posições chegando em 7ºlugar. Completando os 10 primeiros lugares os pilotos Sebastien Bourdais que mantem a liderança do campeonato, Takuma Sato em 9º e Mikhall Aleshin em 10ºlugar.
A Se lamentar a Will Power que liderou a corrida inteira praticamente e por causa de um problema interno o Australiano que provavelmente venceria a prova acabou a prova apenas em 14ºlugar o que não é nada bom para um piloto que em 3 corridas do campeonato só teve problemas até agora. O Estreante Zach Veach acabou a prova em 19ºlugar.
Resultado final do GP do Alabama
4ªEtapa do Mundial de Formula Indy
Pos. | Tempo | Equipe | Chassi/Motor | Tempo | Grid |
1 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1h54m08.7076s | 7 |
2 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1.0495s | 4 |
3 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 2.5706s | 3 |
4 | Helio Castroneves | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 11.1592s | 2 |
5 | Alexander Rossi | Andretti Herta | Dallara/Honda | 12.0469s | 18 |
6 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 12.5905s | 6 |
7 | Tony Kanaan | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 15.4105s | 10 |
8 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 16.0651s | 12 |
9 | Takuma Sato | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 20.1764s | 14 |
10 | Mikhail Aleshin | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 20.7064s | 8 |
11 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 22.2061s | 5 |
12 | Max Chilton | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 22.9713s | 9 |
13 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan | Dallara/Honda | 24.3457s | 21 |
14 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 26.3177s | 1 |
15 | Charlie Kimball | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 35.4868s | 15 |
16 | Ed Jones | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 39.5644s | 11 |
17 | Carlos Munoz | AJ Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 50.3679s | 16 |
18 | Conor Daly | AJ Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 51.2029s | 20 |
19 | Zach Veach | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 56.2545s | 19 |
20 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 1 Volta | 17 |
21 | Marco Andretti | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 3 Voltas | 13 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar