Grid de largada:
pos | Pilotos | Equipe | Chassis/Motor | Tempo | Fase |
1 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’07.7044 | Q3 |
2 | Helio Castroneves | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’08.1169 | Q3 |
3 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’08.1622 | Q3 |
4 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’08.2454 | Q3 |
5 | Juan Pablo Montoya | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’08.2478 | Q3 |
6 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 1’08.3973 | Q3 |
7 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’08.4461 | Q2 |
8 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’08.5735 | Q2 |
9 | Alexander Rossi | Andretti Herta | Dallara/Honda | 1’08.5824 | Q2 |
10 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 1’08.8668 | Q2 |
11 | Marco Andretti | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’08.9151 | Q2 |
12 | Tony Kanaan | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’08.9853 | Q2 |
13 | Ed Jones | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 1’09.0025 | Q1 |
14 | Max Chilton | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’08.6675 | Q1 |
15 | Conor Daly | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 1’09.0557 | Q1 |
16 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 1’08.9484 | Q1 |
17 | Mikhail Aleshin | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 1’09.1777 | Q1 |
18 | Carlos Munoz | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 1’08.9937 | Q1 |
19 | Charlie Kimball | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’09.1796 | Q1 |
20 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 1’09.0985 | Q1 |
21 | J.R. Hildebrand | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 1’10.9218 | Q1 |
22 | Takuma Sato | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’09.3134 | Q1 |
Começando a programação das 500 milhas de Indianápolis com a prova no circuito misto de Indianapolis (Na pista que era usada pela Formula 1 de 2000 até 2007) Essa corrida marcou a volta de Juan Palbo Montoya que faz essa corrida e as 500 milhas de Indianápolis.
Mais uma etapa de domínio dos pilotos da Penske com Will Power na Pole position, Hélio Castroneves em 2º, Josef Newgarden em 3º, Juan Palbo Montoya em 5º e Simon Pagenaud em 7ºlugar. Entre eles Scott Dixon da Ganassi larga em 3ºlugar, Sebastien Bourdais com a Dale Coyne fazendo uma grande temporada largando em 6ºlugar. Completando os 10 primeiros lugares Ryan Hunter-Reay da Andretti, Alexander Rossi da Andretti Herta e James Hinchcliffe da Schmidt.
Na largada Power manteve a liderança com Castroneves e Dixon . Tony Kannan é tocado na primeira volta pelo Marco Andretti e acaba tendo uma roda furada fazendo o piloto da Ganassi ir para os boxes comprometendo toda a sua corrida.
Na 4ªVolta o Francês Sebastien Bourdais com problemas de motor acabou abandonando a prova. Andretti foi punido devido ao toque em Kannan e também ficou com sua corrida comprometida. O Começo de prova de Simon Pagenaud não foi bom ele caiu do 7º para o 9ºlugar.
Nas primeiras voltas Power abria diferença para Castroneves que vinha com uma vantagem razoavelmente tranquila para Dixon, Newgarden e Montoya. Nas primeiras 12, 14 voltas não tivemos muitas disputas de posições, Mas a partir que se chegava a primeira rodada de paradas nos boxes tivemos pilotos perdendo rendimento como James Hinchcliffe, Alexander Rossi e Juan Palbo Montoya no que ocasionaram a ascensão de Ryan Hunter-Reay e de Simon Pagenaud que deu uma reagida na corrida.
James Hinchcliffe foi o primeiro a parar nos boxes na 18ªVolta o que poderia obrigar um piloto a fazer até 4 paradas. Para fazer 3 paradas os pilotos teriam que fazer 4 pernas de 21 a 22 voltas por jogo de pneus e tanque de combustível. Muñoz e Sato fizeram a parada na 20ªVolta.
Pagenaud e Pigot fizeram suas paradas na 21ªVolta o que já dava tranquilidade para se fazer as 3 paradas, Mas infelizmente o Carro de Pigot morreu na hora da saída fazendo ele perder muito tempo e várias posições. Na 22ªVolta parou Hélio Castroneves assim como Hunter-Reay e Newgarden. Na Volta seguinte parou Will Power que voltou atrás de Castroneves que assumiu a liderança.
Depois dos dois pilotos da Penske vinham Scott Dixon, Josef Newgarden e Ryan Hunter-Reay completando as 5 primeiras posições. Hélio estava próximo de colocar volta em Tony Kannan que estava nas últimas posições. No bloco de trás Spencer Pigot buscava se recuperar e passa Montoya ganhando o 11ºlugar. James Hinchcliffe pressionava a Simon Pagenaud buscando o 6ºlugar.
Quem vinha numa recuperação era o piloto da Rahal Graham Rahal que estava em 15ºlugar e deu um troco em Mikhall Aleshin que iria começar a ser uma espécie de um saco de pancadas e continuava a disputa do 6ºlugar entre Hinchcliffe e Pagenaud.
Na frente Hélio Castroneves abriu 2.5 segundos na frente de Power que vinha com tranquilos 7 segundos para Dixon que estava a 2.8 segundos a frente de Newgarden que tinha 2.4 segundos de vantagem para Hunter-Reay fechando os 5 primeiros colocados.
Pagenaud, Hinchcliffe, Daly Rossi e Chilton completavam os 10 primeiros colocados. Mais atrás Takuma Sato fazia a ultrapassagem mais bonita da corrida buscando na reta dos boxes e indo até o limite da pista de forma até arriscada em cima de Aleshin, Uma linda ultrapassagem. Alexander Rossi buscava o 8ºlugar que estava em mãos do piloto da A.J.Foyt Conor Daly.
Charlie Kimball na volta 33 parou e abandona a corrida.
Rossi acabou passando Hinchcliffe assumindo o 8ºlugar. O piloto da Schmidt estava perdendo rendimento. A Situação de Aleshin estava lamentável, Pois estava tomando ultrapassagem de todo mundo ficando muito para trás.
Hinchcliffe perdeu posições para Chilton e Pigot. Tava na cara que ele precisaria parar nos boxes. Hélio Castroneves apesar de ter 4 segundos de vantagem para Power não conseguia passar por muito tempo Tony Kannan até a volta 42.
Conor Daly parou na volta 41, Mas o carro apresentou problemas e o piloto norte-americano perdeu muito tempo e várias posições. Na volta 43 pararam Will Power, Spencer Pigot e Simon Pagenaud. Na Volta 44 pararam Scott Dixon e Alexander Rossi. Newgarden e Hunter-Reay pararam na volta 45.
Hélio Castroneves parou na volta 46 tendo 23 segundos de frente para Rahal e 28 Segundos a frente de Power. Nos boxes houve algum problema que me pareceu que a equipe não tinha colocado todo o combustível que era necessário para o piloto Brasileiro. Após as paradas Will Power voltou a liderança com Castroneves em 2º, Dixon em 3º, Newgarden em 4º e Hunter-Reay em 5º. Graham Rahal que largou dos últimos lugares já estava em 9ºlugar.
Rahal não satisfeito com o 9ºlugar vinha para cima de Alexander Rossi em busca do 8ºlugar. Power que estava a 3.4 segundos de frente para Castroneves em poucas voltas viu a sua diferença começar a baixar para 1.5 segundos em 3 voltas enquanto que Graham Rahal realizou a ultrapassagem sobre Rossi assumindo o 8ºlugar.
O piloto da Andretti-Herta começou a ser pressionado pelo Colombiano Juan Palbo Montoya que buscava recuperar posições. Todos os pilotos da Penske estavam nas 10 primeiras posições.
Depois da apertada do Castroneves o Australiano Will Power voltou a aumentar a diferença e buscava passar Marco Andretti para colocar 1 volta no piloto da Andretti Autosport. Naquela altura do campeonato não havia disputas nas primeiras posições apenas com Juan Palbo Montoya passou Rossi e assumiu o 9ºlugar.
Na volta 61 Rossi deu o troco em Montoya retornando o 9ºlugar. Power estava com 1.4 segundos sobre Castroneves. Depois vinha Dixon, Newgarden, Hunter-Reay, Pagenaud, Chilton, Rahal, Rossi e Montoya.
Abrindo a rodada final de paradas nos boxes Newgarden e Dixon nos boxes na volta 64. Nessa mesma volta parou Montoya, Conor Daly e Hinchcliffe. Infelizmente para Newgarden ele foi penalizado com uma passagem nos boxes por ter ultrapassado o limite de velocidade. O líder da corrida Will Power foi para os boxes na volta 65 deixando a liderança para Hélio Castroneves. Pagenaud e Rossi foram para os boxes na volta 65.
O Brasileiro da Equipe Penske foi para os boxes para a última parada na 66ªVolta deixando a liderança com Graham Rahal que ficou 1 volta na liderança até ir para os boxes para sua última parada. Com isso Power voltou a liderança com Castroneves em 2º e Dixon em 3º. Hunter-Reay e Pagenaud completavam os 5 primeiros colocados. Pigot era pressionado por Montoya que queria buscar o 8ºlugar.
Na reta final de corrida o rendimento de Hélio Castroneves acabou caindo muito sendo pressionado por Scott Dixon na luta pelo segundo lugar. Mesmo com toda a luta do piloto da Penske para resistir os ataques do Neozelandês isso não adiantou e o piloto da Ganassi ganhou a segunda posição.
O Final da prova para o piloto brasileiro da Penske não foi dos melhores, Na Reta final de prova acabou perdendo o pódio quando Ryan Hunter-Reay passou Castroneves a 12 voltas do final e a 5 Voltas do final Simon Pagenaud tomou a 4ªposição.
Will Power acabou nas voltas finais apenas administrando a sua diferença confortável para Scott Dixon e conquistou a vitória na corrida no Autódromo de Indianápolis sendo assim o 5ºvencedor em 5 etapas da Formula Indy em 2017. Enquanto que Dixon levou a Chip Ganassi para o segundo lugar e Ryan Hunter-Reay completou o pódio na terceira posição.
Simon Pagenaud e Hélio Castroneves completaram os 5 primeiros colocados. 3 Penske nas 5 primeiras posições. A Se destacar a ótima corrida de Graham Rahal que se recuperou maravilhosamente bem chegando em 6ºlugar. Completaram os 10 primeiros colocados os pilotos Max Chilton em uma boa corrida com a Chip Ganassi, Alexander Rossi que faz um belo campeonato, Spencer Pigot que ganhou a batalha com o Juan Palbo Montoya ficando com o 9ºlugar e deixando o Colombiano que vai correr as 500 milhas de Indianapolis em 10ºlugar.
Resultado final da 5ªEtapa da Formula Indy
Etapa de Indianapolis – 85 Voltas
Pos. | Piloto | Equipe | Chassis/Motor | Tempo | Grid |
1 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1h 42:57.6108 | 1 |
2 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 5.2830 | 4 |
3 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 12.0296 | 8 |
4 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 17.0668 | 7 |
5 | Helio Castroneves | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 20.6072 | 2 |
6 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 25.1039 | 20 |
7 | Max Chilton | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 25.7054 | 14 |
8 | Alexander Rossi | Andretti Herta | Dallara/Honda | 29.3214 | 9 |
9 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 36.5878 | 16 |
10 | Juan Pablo Montoya | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 41.8238 | 5 |
11 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 48.3846 | 3 |
12 | Takuma Sato | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 56.2212 | 22 |
13 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 1:02.6805 | 10 |
14 | J.R. Hildebrand | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | a 1 Volta | 21 |
15 | Carlos Munoz | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | a 1 Volta | 18 |
16 | Marco Andretti | Andretti Autosport | Dallara/Honda | a 1 Volta | 11 |
17 | Conor Daly | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | a 1 Volta | 15 |
18 | Mikhail Aleshin | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | a 1 Volta | 17 |
19 | Ed Jones | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | a 1 Volta | 13 |
20 | Tony Kanaan | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | a 2 Voltas | 12 |
21 | Charlie Kimball | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | a 53 Voltas – Mecânico | 19 |
22 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | a 82 Voltas – Motor | 6 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar