Grid de largada:
Pos | Piloto | Equipe | Chassi-Motor | Tempo |
1 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 39.0285 |
2 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 39.1096 |
3 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 39.3808 |
4 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 39.3869 |
5 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 39.6165 |
6 | Robert Wickens | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 39.6975 |
7 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 39.7152 |
8 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 39.8384 |
9 | Tony Kanaan | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 39.8624 |
10 | Pietro Fittipaldi | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 39.8725 |
11 | Ed Jones | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 39.9234 |
12 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 40.0088 |
13 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 40.2187 |
14 | Kyle Kaiser | Juncos Racing | Dallara/Chevrolet | 40.2409 |
15 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 40.4275 |
16 | Matheus Leist | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 40.4715 |
17 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 40.4744 |
18 | Ed Carpenter | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 40.5995 |
19 | Gabby Chaves | Harding Racing | Dallara/Chevrolet | 40.6695 |
20 | Marco Andretti | Andretti Herta Autosport | Dallara/Honda | 40.8349 |
21 | Max Chilton | Carlin | Dallara/Chevrolet | 41.2324 |
22 | Charlie Kimball | Carlin | Dallara/Chevrolet | 41.4561 |
23 | Zach Veach | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 41.8725 |
Palco de provas chatas e sem qualquer condição para os pilotos fazerem ultrapassagens. O Circuito de Phoenix tinha uma última chance de ter uma grande corrida. Com os carros novos, A Esperança de que poderíamos ter uma corrida com muitas ultrapassagens e bem disputada.
Sebastian Bourdais conseguiu a pole position em uma grande volta, pela ordem do campeonato através do carro ele foi o último a fazer a volta. Com a pista ideal o piloto da Dale Coyne marcou um temporal, Dando mostras de que ele é sim no dos candidatos ao título da Temporada 2018. Ao seu lado larga o Francês Simon Pagenaud com a Penske que parece ter recuperado a boa forma da temporada passada.
Na segunda fila largam o Australiano Will Power e o Norte-Americano Alexander Rossi que mais uma vez faz as honras da equipe Andretti. Na Terceira fila largam os pilotos da Schmidt-Petersen. James Hinchcliffe larga em 5º e Robert Wilkers em 6º. Tony Kannan foi o melhor dos Brasileiros. Começando os trabalhos com a A.J.Foyt ele coloca o carro em 9ºlugar, A Frente de um dos estreantes do dia. Pietro Fittipaldi treinou muito bem, Colocando o carro da Dale Coye para o 10ºlugar no Grid de largada. O outro estreante do dia era o norte-americano Kyle Kaiser da equipe Juncos (Que busca disputa o ano inteiro, Mas só tem garantidas 10 corridas sendo 3 de Kaiser e 7 de Rene Binder, O Norte-americano larga em uma respeitável 14ªposição.
Antes da largada, O Carro Bourdais morre, Porém ao contraio da Formula 1, Na indy você pode recuperar a sua posição de largada. Na largada, Bourdais manteve a liderança com Bourdais em 2º e Rossi passou Power assumindo a 3ªposição. Outro que começou muito bem foi o Norte-americano Ryan Hunter-Reay que superou James Hinchcliffe (que acabou perdendo posição para Newgarden segundos depois ) e assumiu o 6ºlugar.
Após 15 voltas os líderes chegaram no primeiro retardatário, Max Chilton. E dai as esperanças de que teríamos mais facilidades nas ultrapassagens. Porém novamente a dificuldade de ultrapassagem foi vista. Mesmo num carro desajustado como é o carro da Carlin. Bourdais e os outros pilotos tiveram dificuldades para colocar volta no piloto inglês.
O Cenário continuou o mesmo até que na passagem da volta 40 para 41. Pietro Fittipaldi acabou pagando pela sua inexperiência, Ao escapar do traçado ideal, indo para a sujeira dos pneus e batendo no muro. A Corrida do piloto da Dale Coyne terminava ai, E com isso foi acionada a primeira bandeira amarela da prova. Todos os pilotos anteciparam a primeira parada nos boxes. (Que geralmente seria na volta 55 a 60)
Sebastian Bourdais e Alexander Rossi atropelaram mecânico na hora da sua parada, além de perderem tempo acabaram sendo penalizados com uma passagem nos boxes após a Relargada, Quem se deu bem foi Will Power que assumiu a liderança, Com Josef Newgarden na segunda posição colocando a Penske no comando da prova. A seguir vinham Robert Wilkens e James Hinchcliffe representando bem a Schmidt Peterson. Ed Jones levava a Ganassi ao 5ºlugar. Hunter-Reay, Kannan, Rahal, Sato e Scott Dixon que saiu do 17º para o 10ºlugar após as paradas. Quem também não teve uma boa para foi Simon Pagenaud que caiu para o 12ºlugar.
Na 51ªVolta tivemos a relargada, Hunter-Reay foi com tudo para ganhar 2 posições em poucas voltas. Primeiro passando Ed Jones e depois passando Hinchcliffe na Volta 60. Power abriu 2 segundos e ficou mais tranquilo na liderança ate um dos últimos colocados da corrida voltar a ficar na Alça de mira do líder.
A partir dai novamente se dar a dificuldade de se colocar volta nos pilotos mais lentos. Sobre o Max Chilton, não houve tanta dificuldade, Mas com o Kimball da mesma equipe Carlin a situação foi bem mais difícil. E que ficava pior a medida que a parte de fora ficava mais suja. Nada praticamente aconteceu até chegarem a 2ªrodada de paradas nos boxes. Hunter-Reay foi o primeiro a fazer a parada. Que acabou demorando, Já que a equipe teve problemas nessa parada. Problemas mesmo enfrentou Matheus Leist que foi vitima de um erro da Foyt que não apertou a porca de uma das rodas do seu carro que acabou se soltando de maneira perigosa, O Brasileiro teve de ser empurrado de volta aos boxes para fazerem o trabalho direito para piloto voltar a prova, 9 voltas atrás dos líderes e sem chance nenhuma de um bom resultado.
Os últimos a pararem nos boxes foram Graham Rahal e Takuma Sato da Rahal, O líder Will Power parou na volta 125. Após as paradas o líder passou a ser o Canadense James Hinchcliffe com Robert Wilkers em 2º e por incrível que pareça o Ryan Hunter-Reay que acabou perdendo tempo nos boxes vinha em 3ºlugar.
Wilkens foi para cima de Hinchcliffe, Era impressionante o desempenho desse piloto que vinha na segunda corrida na IndyCar e já pegou a mão desse novo carro da Indy. Na volta 149, Hinchcliffe perde tempo ao tentar colocar uma volta em Gabby Chaves, O Canadense aproveita isso e ultrapassa seu companheiro de equipe para assumir a liderança. 5 Voltas depois, Will Power acabou encostando no muro e indo lentamente para os boxes, Aonde não saiu mais.
Wilkens abre 1.2 segundos sobre Hinchcliffe que era pressionado pelo Norte-americano Hunter-Reay, Já Ed Jones vinha mais longe no 4ºlugar com o carro da Ganassi que resolver ir para os boxes para fazer a parada antes (mesmo que ele teria de fazer uma parada nos boxes apagar até o final da prova. Foi exatamente o piloto dos EAU que foi o primeiro a fazer a 3ªparada nos boxes. Com mais de 75 voltas pela frente, O piloto muito provavelmente faria um splash go no final da prova. Hinchcliffe foi para os boxes na volta 178, Wilkens parou na volta 178, Hunter-Reay assumiu a liderança por 4 voltas até a sua parada na volta 183. Com 67 voltas para o final, Já começaria a pensar em ir até o final da prova (Poupando combustível)
Simon Pagenaud tomou a liderança até a sua parada na volta 187, Passando a 1ªposição para Graham Rahal que ficou 2 voltas na liderança e depois foi para a sua parada. (Que possivelmente terminaria com esse tanque)Sebastian Bourdais assumiu a liderança levando a sua parada o mais longe possível, Assim como Rossi, Os dois pilotos foram para a parada na volta 206 (Piloto da Andretti) e na Volta 208 (Para o líder do campeonato na Dale Coyne) Se a aposta deles funcionarem, Eles iriam ficar entre os primeiros lugares.
Newgarden assumiu a liderança com Ed Jones subiu do 4º para o 2ºlugar. Wilkers caiu do 1º para o 3ºlugar e Hinchcliffe que caiu do 2º para o 4ºlugar. Scott Dixon completavam os 5 primeiros lugares. Alexander Rossi voltou para a corrida, Vinha em 6ºlugar na mesma volta dos líderes. Hunter-Reay, Kannan, Ed Carpenter e Sato completavam os 10 primeiros lugares. Somente Rossi e Bourdais poderiam andar tudo já que não iria ter mais que poupar combustível ao contraio de todos os outros pilotos.
A 22 voltas do final, Ed Jones que vinha em 2ºlugar acabou batendo, Provocando a 2ªbandeira amarela da prova. Essas bandeiras amarelas podem ter aliviado a situação dos pilotos que teriam de poupar combustível. Durante essa bandeira amarela, Quase todos os pilotos foram para a tática de trocarem os pneus e colocarem o combustível o bastante para terminar a corrida, Com exceção de Robert Wilkers, James Hinchcliffe e Alexander Rossi que decidiram ficar na pista. Mesmo com os pneus mais gastos do que os pneus de Newgarden e companhia.
A Relargada aconteceu a 8 voltas do final. E o que se viu foi uma imensa vantagem dos pilotos com os pneus novos, Newgarden passou Rossi e Hinchcliffe por fora, E logo a seguir partiu pa caça de Wilkers que segurou como pode o piloto da Penske, Porém o campeão de 2017 tinha muito mais pneu e muito mais rendimento que o piloto da Schmidt.
A 5 voltas do final por fora aconteceu a ultrapassagem que decidiu a corrida a favor do piloto da Penske, Foi a 9ªVitória da sua carreira na Indy. Robert Wilkers em uma excelente corrida no oval ficou em 2ºlugar e Alexander Rossi segurou Scott Dixon e completou o pódio. Ryan Hunter-Reay e James Hinchcliffe que foi o piloto que mais sofreu com os pneus desgastados no final. Completaram os 6 primeiros colocados.Tony Kannan terminou a corrida em 8ºlugar e Matheus Leist ficou em 19ºlugar.
Agora, eu espero que essa seja a última prova em Phoenix, Essa pista mostra não ter condições de ter a Formula Indy. Os problemas de falta de ultrapassagem não foram conseguidos e além disso o novo carro acabou fazendo a prova ficar mais lenta. Não é possível que um carro desses piorou de uma corrida para outra. Portanto, o Problema não era apenas o carro em si, Mas é a pista que já deu belas corridas do passado, Porém nos dias de Hoje é uma pista ultrapassada para a categoria hoje.
Resultado final – Formula Indy 2018
2ªEtapa – Phoenix
Pos | Piloto | Equipe | Chassi-Motor | Voltas | Tempo |
1 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 250 | 1h 44:00.3552 |
2 | Robert Wickens | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 250 | 29.946 |
3 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 250 | 34.890 |
4 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 250 | 38.175 |
5 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 250 | 40.122 |
6 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 250 | a 94.497 |
7 | Ed Carpenter | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 250 | a 94.731 |
8 | Tony Kanaan | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 250 | a 98.650 |
9 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 250 | a 101.747 |
10 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 250 | a 103.247 |
11 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 250 | a 109.443 |
12 | Marco Andretti | Andretti Herta Autosport | Dallara/Honda | 249 | a 1 Volta |
13 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 249 | a 1 Volta |
14 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 249 | a 1 Volta |
15 | Gabby Chaves | Harding Racing | Dallara/Chevrolet | 249 | a 1 Volta |
16 | Zach Veach | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 249 | a 1 Volta |
17 | Charlie Kimball | Carlin | Dallara/Chevrolet | 248 | a 2 Voltas |
18 | Max Chilton | Carlin | Dallara/Chevrolet | 247 | a 3 Voltas |
19 | Matheus Leist | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 241 | a 9 Voltas |
20 | Ed Jones | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 228 | Acidente |
21 | Kyle Kaiser | Juncos Racing | Dallara/Chevrolet | 174 | Acidente |
22 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 153 | Acidente |
23 | Pietro Fittipaldi | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 40 | Acidente |
Vídeo:
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar