Lewis Hamilton em sua corrida de Número 200 escreve mais uma vez seu nome na história ao conquistar a pole de número 68 da sua carreira. Se Igualando a Michael Schumacher como o recordista de pole positions em toda a história da Formula 1.
No Q1 ficou evidente os problemas da Williams que caminha cada vez mais para trás no grid da Formula 1. Me atrevo a dizer que só esta a frente da Sauber. Desde da etapa da Áustria o carro deu vários passos atrás, Não só um como vários passos atrás. Massa até conseguiu no final subir para o 15ºlugar, Mas na volta final Grosjean acabou melhorando o tempo e jogando o piloto Brasileiro para fora do Q2.
Danill Kyvat foi eliminado no Q1 parte pelo carro que não foi bem visto que Carlos Sainz jr. classificou na rabeira da turma e também influenciou o fato do motor Renault do piloto Russo ter quebrado o que acabou prejudicando muito o treino dele.
Q2
No Q2 o destaque foi para Jolyon Palmer que até agora não tinha feito quase nada no campeonato acabou colocando a Renault (Que só constata a melhora da equipe) na 7ªposição. Duas posições a frente do Nico Hulkenberg. Na parte final do Treino Fernando Alonso acabou usando o Stoffel Vandoorne para garantir seu lugar no Q3. Não adiantou nada. Alonso não fez boas parciais e acabou abortando a volta e voltando para os boxes torcendo para ninguém tirasse dele o lugar na fase final do Treino.
Porém no final Nico Hulkenberg que estava fora do Q3 acabou melhorando bem seu tempo jogando Alonso para fora da fase final da classificação. Romain Grosjean, Kevin Magnussen, Carlos Sainz jr. e Stoffel Vandoorne foram os outros eliminados. Nesse Q2 foi descancarado o domínio de Hamilton e de Bottas e da Mercedes que ficaram com o 1º e 2ºlugares sobrando em relação aos pilotos da Ferrari e da Red Bull.
Q3
Na fase decisiva da classificação só confirmou o domínio total do piloto Inglês. Mesmo tendo Jolyon Palmer tendo problemas ou de Motor ou de Câmbio e parando quando o piloto da Renault tentava realizar sua volta rápida. Isso acabou atrapalhando a todos que fizeram a primeira tentativa nos boxes.
Hamilton fez 1:42.907 assumindo o 1ºlugar quase 4 décimos de diferença sobre Raikkonen. Depois vinham Bottas, Vettel, Verstappen e Ricciardo. Ou seja, Sobrava o piloto da Mercedes, Mas ainda havia tempo para uma última tentativa para todos eles.
Na tentativa final Hamilton foi o primeiro a fazer sua última volta e baixou seu tempo para 1:42.553 e acabou com qualquer esperança de alguém tentar alcançar o piloto da Mercedes. Sebastian Vettel que estava pressionado por ter sido superado pelo Max Verstappen fez uma grande volta de 1:42.795, Se colocando na segunda posição e abrindo a primeira fila com Hamilton retirando Valtteri Bottas da primeira fila. Os Finlandeses Bottas e Raikkonen largam na segunda fila. Bottas quer entrar de vez na disputa do título enquanto Raikkonen corre na pista aonde ele tem o seu melhor rendicap no atual calendário.
A Terceira fila ficaram os dois pilotos da Red Bull. Verstappen com uma grande torcida em Spa-Francorchamps teve um tempo bem superior ao tempo de Daniel Ricciardo. (Foram quase meio segundo de diferença entre os 2)
Na disputa entre os outros 3 pilotos que sobraram na disputa disputaram a 7ªposição. Essa disputa foi ganha pelo Alemão Nico Hulkenberg com a Renault que vem em franca ascensão no campeonato que larga na frente de Perez e de Ocon que continuam levando a modesta Force India para a consolidação do 4ºlugar no Mundial de Construtores.
Jolyon Palmer ficou com o 10ºlugar mesmo com os problemas do Q3. As 9 da Manhã teremos a 12ªEtapa do Mundial de Formula 1 que volta das Férias de Agosto com o Tradicional GP da Bélgica.
Grid de Largada do GP da Bélgica de Formula 1
12ªEtapa
Posição | nº | Piloto | Equipe | Chassis | Motor | Tempo | Fase | Punição |
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | W08 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:42.553 | Q1 | |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | SF70H | Ferrari 062 | 1:42.795 | Q1 | |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | W08 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:43.094 | Q1 | |
4 | 7 | Kimi Räikkönen | Ferrari | SF70H | Ferrari 062 | 1:43.270 | Q1 | |
5 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | RB13 | TAG Heuer | 1:43.380 | Q1 | |
6 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | RB13 | TAG Heuer | 1:43.863 | Q1 | |
7 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | R.S.17 | Renault R.E.17 | 1:44.982 | Q1 | |
8 | 11 | Sergio Perez | Force India | VJM10 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:45.244 | Q1 | |
9 | 31 | Esteban Ocon | Force India | VJM10 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:45.369 | Q1 | |
10 | 30 | Jolyon Palmer | Renault | R.S.17 | Renault R.E.17 | Sem Tempo | Q1 | |
11 | 14 | Fernando Alonso | Mclaren | MCL32 | Honda RA617H | 1:45.090 | Q2 | |
12 | 8 | Romain Grosjean | Haas | VF-17 | Ferrari 062 | 1:45.133 | Q2 | |
13 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | VF-17 | Ferrari 062 | 1:45.400 | Q2 | |
14 | 55 | Carlos Sainz | Toro Rosso | STR12 | Renault R.E.17 | 1:45.439 | Q2 | |
15 | 18 | Lance Stroll | Williams | FW40 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:46.915 | Q3 | |
16 | 19 | Felipe Massa | Williams | FW40 | Mercedes M08 EQ Power+ | 1:45.823 | Q3 | 5 |
17 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | C36 | Ferrari 061 | 1:47.214 | Q3 | 5 |
18 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | C36 | Ferrari 061 | 1:47.679 | Q3 | 5 |
19 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | STR12 | Renault R.E.17 | 1:46.028 | Q3 | 20 |
20 | 2 | Stoffel Vandoorne | Mclaren | MCL32 | Honda RA617H | Sem Tempo | Q2 | 65 |
Felipe Massa perdeu 5 posições por ignorar bandeira amarela no FP3
Marcos Ericsson e Pascal Wehrlein perderam 5 posições por troca de Câmbio
Daniil Kyvat punido com 20 posições por trocar componentes do Motor
Stoffel Vandoorne perdeu 65 posições por trocar vários componentes do carro e do câmbio
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Williams/Renault/Red Bull/Mercedes