Grid de largada do GP de Phoenix – 2ªEtapa da Formula Indy
1 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) 38.2604s
2 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 38.4228s
3 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) 38.4520s
4 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 38.4813s
5 Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 38.5700s
6 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 38.6519s
7 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 38.7093s
8 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 38.7341s
9 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) 38.7797s
10 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) 38.7990s
11 Marco Andretti (Andretti Autosport Dallara/Honda) 38.9188s
12 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Dallara/Honda) 38.9403s
13 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 39.1409s
14 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) 39.3625s
15 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) 39.4460s
16 Luca Filippi (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 39.6009s
17 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 39.7653s
18 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 39.9347s
19 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) 40.9323s
20 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) Sem Tempo
21 Carlos Munoz (Andretti Autosport Dallara/Honda) Sem Tempo
22 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) Sem Tempo
Phoenix estava de volta a Formula Indy depois de 11 anos fora do calendário de uma forma mais modernizada o circuito oval no Deserto nem mas tão deserto assim teria sua primeira corrida com esses novos carros.
Hélio Castroneves foi o pole position com Tony Kannan ao seu lado na primeira fila o que era empolgante para o Brasil ver essa corrida e para Ambos terem grandes resultados no primeiro oval da temporada de 2016, Na Largada Hélio e Tony mantiveram a liderança da prova seguidos de Juan Palbo Montoya que tinha vencido em St.Petersburg estava em 3ºlugar, A Largada mais impressionante de todas foi sem dúvida de Ryan Hunter-Reay que saiu do 12ºlugar para o 7ºlugar com o Motor e Kit Aerodinâmico da Honda que não rendeu bem nessa pista já Todos os 10 primeiros colocados do Grid de largada tinham Motores e Kits Aerodinâmicos da Chevrolet.
De inicio Hélio e Tony Kannan largaram bem e estavam ponteando a prova, Mas logo em algumas voltas o Colombiano Montoya chegou neles por volta da 21ºvolta quando James hinchcliffe que estava com um carro ruim das pernas era o primeiro retardatário da prova, Duas voltas depois Montoya assumiu a segunda posição passando a Tony Kannan e ele iria partir para de seu companheiro de equipe Hélio Castroneves que não conseguia fazer a ultrapassagem o que seria uma grande tônica dessa corrida que a aerodinâmica desse DW12 não deixaria as ultrapassagens serem feitas de maneira tão fácil como se imaginava que fosse.
![Hélio Teve a sua corrida comprometida pelo pneu furado](https://portalsportszone.com.br/wp-content/uploads/2016/04/SemsorteparaHelio_pho2016.jpg)
Na Volta 39 para 40 Pneu de Hélio Castroneves acaba com problemas e com isso ele começa a perder posições para todo mundo e foi obrigado a ir para os boxes e perder 2 voltas devido a esse problema (Um problema estranho com o pneu diga-se de passagem) Com isso Montoya assumiu a liderança com Kannan em segundo e Kimball na terceira posição, Mas James hinchcliffe ainda continuava na frente de Montoya assim como fez com o Brasileiro Hélio Castroneves. Na volta 50 tivemos a rodada de Luca Filippi o que provocou a primeira bandeira amarela da prova, O Italiano da Dale Coyne acabou passando pela parte suja da pista e por isso acabou rodando, Mas voltou a prova. Com isso, Todo mundo aproveitou para ir a primeira parada nos boxes com Exceção do Hélio Castroneves que recuperou 1 das 2 voltas perdidas.
Montoya voltou na frente com Dixon indo para o segundo lugar e Kannan caindo para o terceiro lugar, Mas nada comparado ao que aconteceu com a parada do Ed Carpenter que acabou com problemas de reabastecimento foi lá para trás na prova.
Foi uma bandeira amarela demasiadamente longa para uma rodada apenas a Relargada aconteceu na volta 65 com as posições da frente sendo mantidas para Montoya, Dixon, Kannan, Hunter-Reay que já vinha em 4ºlugar sendo o melhor dos motores Honda e Power em 5ºlugar.
Dixon começou a ir para cima de Montoya em busca da liderança com Tony Kannan acompanhando o ritmo de Dixon entrando nessa disputa da prova enquanto isso em 9ºlugar os pilotos Aleshin e Chilton da escola europeia disputavam posição sendo que Chilton estava em sua primeira corrida em oval da Formula Indy e Aleshin já tinha um ano de experiência na categoria.
![Montoya também teve corrida prejudicada com um pneu furado](https://portalsportszone.com.br/wp-content/uploads/2016/04/EnemparaMontoya_pho2016.jpg)
Montoya ficou na frente da corrida até que na volta 96 o piloto Colombiano teve problemas com um dos pneus sendo o mesmo pneu aonde Hélio Castroneves teve tendo de ir para os boxes provocando o pânico na Penske que tinha já 2 de seus 4 pilotos possivelmente de fora da disputa pela vitória. Dixon agradecia pois assumiu a liderança da corrida com Tony Kannan em segundo e Ryan Hunter-Reay em 3º ou seja a situação estava favorável para os carros da Chip Ganassi.
Naquela altura do campeonato Castroneves estava em 19º com 1 volta de desvantagem e Montoya em 20º com 2 voltas de desvantagem. Lá na frente Dixon e Kannan tinham boa distância para Hunter-Reay que estava em 3ºlugar com aPenske tendo Will Power como o seu melhor piloto na prova com o 4ºlugar e Ed Carpenter que subiu muito na prova indo das últimas posições devido a parada desastrosa para o 5ºlugar.
Quando a prova começava a se encaminhar para a metade e alguns pilotos foram para a parada nos boxes em bandeira verde tivemos uma nova bandeira amarela com o piloto Carlos Munõz que não tinha aparecido em nenhum momento na prova nessa História dois pilotos se deram mal Ryan Hunter-Reay e Marco Andretti que perderam 1 volta em relação aos demais e iriam recuperar a volta, Mas ficariam lá na parte de trás da Tabela.
No final da prova uma peça de carro se soltou a 6 voltas de encerrar a corrida, A decisão da direção de prova (Que eu acho controversa) foi de continuar a prova até o final o que gerou um risco desnecessário até porque não tivemos mais nenhuma tentativa real de ultrapassagem entre os pilotos. Todos os outros pilotos foram para a parada nos boxes e nisso Dixon manteve a liderança com Power se dando bem e tomando o segundo lugar de Kannan que foi prejudicado no trabalho não tão bom de troca de pneus da Ganassi. Depois vinham Carpenter, Kimball, Rahal as 6 primeiras posições.
Na Volta 133 voltamos a ter bandeira verde com uma grande disputa na parte intermediária, Essa vontade de ganhar posições fez com que Josef Newgarden e Charlie Kimball acabassem se tocando e acabou o piloto da Ganassi levando a pior e Rodando, Mas pelo menos ele voltou rápido a prova com danos em seu carro juntamente com o Newgarden, Com isso uma nova bandeira amarela foi ativada na volta 135 e evidente que os pilotos lá de trás de os envolvidos no acidente Newgarden e Kimball foram para os boxes consertarem os danos dos carros deles.
A noite vinha chegando em Phoenix já com o último sinal de dia saindo de Cena no Deserto para dar o lugar a noite, Relargada na volta 143 com uma impressionante largada de Chilton que levou as posições de Hunter-Reay e Pagenaud para levar o 5ºlugar, Já Kimball foi para os boxes cumprir uma punição por ter sido considerado culpado na batida que ele teve com o Newgarden, Na volta 146 de novo bandeira amarela devido a um raspão no muro de Sebastian Bourdais na curva 4 para a reta dos boxes.
![Bela Estreia de Chilton em Ovais na Formula Indy](https://portalsportszone.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Chilton_7th_phoenix2016.jpg)
A 100 voltas do final a classificação era a seguinte: Dixon em 1º, Power em 2º e em seguida vinha, Kannan, Carpenter e Chilton. O piloto Inglês que correu na Marussia em 2013 e 2014 estava fazendo uma grande corrida enquanto isso Bourdais foi para os boxes para averiguarem se o carro sofreu algum dano que o impedisse de continuar na prova, Com tudo certo os pilotos só esperaram que a bandeira verde surgisse de novo na volta 153 com Dixon na ponta e Hunter-Reay colocando no bolso a Rahal e Chilton recuperando o 5ºlugar enquanto que Chilton que tinha o 5ºlugar foi rebaixado para o 7ºlugar, Rahal ainda tentou recuperar a posição sem sucesso.
Hunter-Reay tinha na cola Rahal na disputa pelo 5ºlugar sendo os dois melhores Honda na corrida, Mas dai não tinha muita chance de Rahal conseguir a ultrapassagem pois a aerodinâmica desse carro não favorecia isso de maneira nenhuma. Lá na frente Dixon, Power, Kannan e Carpenter Permaneciam nas 4 primeiras posições. Montoya em 12º e Hélio Castroneves em 13º ainda estavam a 1 volta do líder e precisavam de uma bandeira amarela para tentarem recuperarem a volta.
Com a prova chegando a o final os pilotos estavam olhando em qual volta parar, Se parassem na volta 190 já poderiam tentar ir até o final da corrida, As primeiras paradas aconteceram na volta 193 com Ryan Hunter-Reay depois vindo Tony Kannan, Josef Newgarden. Mas todos eles levaram a pior com a batida de Ed Carpenter que provocou uma nova bandeira amarela o que ele eles ficarem com uma volta de desvantagem para cima de todos os que pararam nos boxes. Carpenter tentou passa Power, Mas foi para a parte suja e dessa vez não foi o caso de encostar no muro e sim de bater no muro o que deu em fim de prova para o norte-americano que fazia uma boa corrida.
![Pagenaud se deu bem e saiu de Phoenix como o líder do campeonato](https://portalsportszone.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Pagenaud_lider.jpg)
Com tudo isso quem levou a melhor foram todos os pilotos que não tinham feito a parada e que agora fariam a troca sem perder muito tempo e na frente dos que já tinham ido para a troca que recuperariam a volta do líder. Também recuperavam a volta Montoya e Castroneves. Com tudo isso a classificação era a seguinte: 1. Dixon, 2. Pagenaud, 3. Power, 4. Rahal, 5. Chilton. Enquanto isso Mikhail Aleshin rodou quando se encaminhava para os boxes em uma tentativa de reeditar momentos clássicos e cômicos da Indy do passado.
Depois de 14 voltas de Bandeira Amarela foi dada a relargada e o Brasileiro Tony Kannan que estava longe das primeiras posições começou a vim de uma forma agressiva saindo do 7ºlugar para passar em poucas voltas a Sebastian Bourdais por fora e depois partindo para cima de Chilton e ultrapassando na volta 220 e depois passando a Graham Rahal e o Brasileiro estava levando com ele o Josef Newgarden que também ganhar posições no final de prova.
Dixon segurava a liderança, Mas tinha um retardatário na frente e tinha um inspirado Simon Pagenaud em segundo lugar e logo atrás vinha Will Power e um enfurecido Tony Kannan já encostado em Power.
![Kannan recuperou grande parta do prejuízo da última parada com um final de corrida agressivo.](https://portalsportszone.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Kannan_andou_muito_pho2016.jpg)
Na Volta 244 uma peça de carro acabou se soltando e caindo na pista praticamente na linha aonde os pilotos passavam na reta dos boxes, a direção de prova decidiu manter a corrida em bandeira verde (Uma Decisão controversa ao meu entender) até a volta 249 quando direção de prova acionou a bandeira amarela e dessa forma a prova acabou com Scott Dixon vencendo de maneira merecida com Simon Pagenaud em segundo lugar assumindo a liderança da prova e Power completando o pódio em 3º. Em todavia podermos falar que Tony Kannan fez uma bela prova se recuperando de uma tática desfavorável na última parada subindo do 7º para o 4ºlugar. A se destacar o 5ºlugar de Graham Rahal com o melhor motor Honda segurando a Josef Newgarden.
completando a corrida Max Chilton com uma atuação até surpreendente conquistando o 7º e Sebastian Bourdais, Juan Palbo Montoya e Ryan Hunter-Reay completaram os 10 primeiros colocados, Sendo o pole position o Brasileiro Hélio Castroneves que poderia estar na disputa da vitória acabou em 11ºlugar. Próxima prova do campeonato será em Long Beach no dia 17 de Abril.
![Pódio da Etapa de Phoenix](https://portalsportszone.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Podio_Phoenix_2016.jpg)
Resultado Final das 250 Milhas de Phoenix
1 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1h49m38.3855s em 250 voltas
2 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 0.6825s
3 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 1.7264s
4 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 1.9589s
5 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) a 2.5272s
6 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) a 2.7457s
7 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 2.9914s
8 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) a 3.9491s
9 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 4.4548s
10 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 5.2143s
11 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 8.0324s
12 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 9.3366s
13 Marco Andretti (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 10.0918s
14 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) a 13.0555s
15 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) a 1 Volta
16 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) a 1 Volta
17 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) a 2 Voltas
18 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) a 2 Voltas
19 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) a 4 Voltas
20 Luca Filippi (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) a 7 Voltas
21 Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) Acidente – 195 Voltas
22 Carlos Munoz (Andretti Autosport Dallara/Honda) Acidente – 116 Voltas
Fotos:
Vídeo da Corrida:
Parte 1:
Parte 2:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar
Vídeo: Born2Race