Dakar 2018 – 12ªEtapa nos Carros: Al-Attiyah ganha especial e Peterhansel

No anti-penúltimo estágio do Dakar, A disputa entre os carros continua em aberto. Stephan Peterhansel tirou 16 minutos de desvantagem que ele tinha sobre Carlos Sainz que teve um dia bem apagado. Apesar dos 44 minutos separando os dois pilotos da Pegueot. Uma reviravolta do Francês não esta descartada. Nasser Al-Attiyah conquistou a vitória após bela disputa pela vitória com a lenda da Odisseia.

No primeiro setor, Para a Festa da Torcida. O Argentino Orlando Terranova com seu Mini, Assumiu a liderança. Com 7 segundos de vantagem para o Finlandês Mikko Hirvonen, Que mais uma vez começa muito bem com o seu Mini, Que é diferente de todos os outros competidores da marca Inglesa. Em várias provas o carro deixou o ex-piloto de WRC na Mão.

Giniel de Villiers vinha a 14 segundos do líder, Em terceiro lugar com a Toyota. Nasser Al-Attiyah estava em 4ºlugar, Com 33 segundos de Atraso e em 5ºlugar, Veio o primeiro Pegueot da turma: Era do Sheik Al Qassimi, Com 50 segundos de distância entre ele e Terranova.

Stephan Peterhansel vinha em 7ºlugar, 3 segundos atrás do vencedor do Estágio Anterior. O Holandês Bernhard tem Brinke vinha em 6ºlugar. Já Carlos Sainz vinha em 13ºLugar, a 1 minuto e 6 segundos atrás do piloto Francês. Completavam os 10 primeiros colocados os pilotos Jakub Pryzgonski, Lucio Alvarez e Martin Prokop.

No Segundo Setor, Continuava a liderança nas mãos de Orlando Terranova, Com uma bela vantagem de 1 minuto e 53 segundos para o Nasser Al-Attiyah que subiu do 4º para o 2ºlugar. Com seu Toyota, Assim como o Bicampeão do Dakar e Medalhista de Bronze nos jogos Olímpicos de Londres. O Holandês Bernhard tem Brinke subiu para o 3ºlugar. Giniel de Villiers vinha a 3 minutos e 12 segundos do líder. E apenas 11 segundos a frente de Stephan Peterhansel, Que estava conseguindo abrir exatos: 5 minutos e 5 segundos de Carlos Sainz. (Que liderava a classificação geral do Dakar com 1 hora de diferença para o Francês) O Espanhol vinha em 10ºlugar.

Mikko Hirvonen caiu do 2º para o 6ºlugar, Mas ainda assim, Vinha perto de Peterhansel. (20 segundos atrás da lenda da Odisseia) Mais distanciado vinham Jakub Pryzgonski, a 6 minutos e 27 segundos de Terranova e de novo duelando posição com Al Qassimi. Lucio Alvarez vinha em 9ºlugar (8 minutos e 26 de atraso) 2 segundos a frente de Carlos Sainz.

Martin Prokop e Jan Tomanek, estavam a 1 segundo do piloto da Pegueot em 11ºlugar. Halpern, Yacopini, Despres e Garafulic completavam os 15 primeiros lugares. Já os três pilotos da Lituania vinham entre os Top 20. (Juknevicius em 17º, Zala em 18º e Vanagas em 20º)

Os Argentinos Orlando Terranova e Bernardo Graue mantem a liderança no Setor 3. 1 minuto e 58 segundos a frente do Holandês Bernhard tem Brinke e Michel Perin e 2 minutos e 31 segundos de frente para Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz, Ambos de Toyota. Stephan Peterhansel junto de seu copiloto Jean Paul Cottrer estava em 4ºlugar (3 minutos e 3 segundos de Terranova) vindo 20 segundos de Frente para Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel com a Toyota, Fechando os 5 primeiros colocados.

Mikko Hirvonen, Manteve o 6ºlugar, 4 minutos e 6 segundos atrás do líder. Jakub Pryzgonski e Tom Colsoul aparece 15 segundos a frente de Sheik al Qassimi e Xavier Panseri, Na 7ªposição. Em 9ºlugar, Vinha o líder na geral Carlos Sainz e Lucas Cruz, 8 minutos e 45 segundos atrás do líder e perdendo 5 minutos e 42 segundos da sua vantagem em relação ao Peterhansel. Lucio Alvarez em 10ºlugar e Martin Prokop em 11ºlugar estavam com menos de 10 minutos de distância para o líder.

A liderança da especial muda de mãos. O Holandês Bernhard ten Brinke da Toyota, assumiu a 1ªposição. 1 minuto e 32 segundos a frente de Stephan Peterhansel com seu Pegueot. Em terceiro lugar vinha Orlando Terranova (Mini), 5 segundos atrás do piloto da marca francesa.

Nasser Al-Attiyah com Toyota, Com 2 minutos e 8 segundos de atraso vinha em 4ºlugar, 22 segundos depois vinha o Sul-Africano Giniel de Villiers com seu Toyota. Mikko Hirvonen continuava no 6ºlugar (Não se sabia se ele iria continuar assim) Pryzgonski estava sustentando o 7ºlugar, 8 segundos a frente de Al Qassimi com seu Pegueot. Carlos Sainz vinha se afastando de Peterhansel. Já estava a 7 minutos e 27 segundos atrás do 2ºlugar, (8 minutos e 59 segundos do primeiro lugar) Continuava em 9ºlugar e Lucio Alvarez com a Toyota continuava em 10ºlugar.

Martin Prokop e Cyril Despres disputavam o 11ºlugar. A Diferença entre o Tcheco da Ford e o Francês da Pegueot era de 31 segundos. Halpern, Garafulic e Yacopini completavam os 15 primeiros lugares.

No sexto estágio, A Vantagem de Bernhard ten Brinke caiu em 4 segundos. Era de 1 minuto e 28 segundos para Nasser Al-Attiyah. Stephan Peterhansel acabou caindo para o 3ºlugar, Com 13 segundos de atraso em relação ao piloto principal da Toyota. 12 segundos depois, em 4ºlugar vinha o Argentino Orlando Terranova com o melhor carro da Mini. Completando os 5 primeiros colocados, O Sul-Africano Giniel de Villiers com a Toyota.

Mikko Hirvonen, Com 6 minutos e 17 segundos atrás vinha em 6ºlugar. Przygonski e Al Qassimi continuavam disputando a 7 posição, Separados por apenas 8 segundos a favor do piloto da Mini. Carlos Sainz vinha em 9ºlugar, Se afastava mais e mais de Peterhansel. Já estava a 9 minutos e 25 segundos do líder e estava há 7 minutos e 44 segundos. Lucio Alvarez em 10ºlugar. O Argentino Vinha a 10 minutos e 2 segundos de atraso para os ponteiros.

Prokop e Despres estavam separados a 10 segundos entre eles, disputando o 11ºlugar. (Briga entre Ford e Pegueot por posição)

No 8ºSetor, A Lenda Stephan Peterhansel junto de Jean-Paul Cottrer assumiram a liderança, O Carro da Pegueot estava a 15 segundos na frente de Al-Attiyah/Baumel da Toyota. O líder dos setores anteriores Bernhard ten Brinke e Orlando Terranova, Nesse setor estavam em 3º e 4ºlugares. Separados por apenas 13 segundos de diferença. E Giniel de Villiers (vinha na cola do Holandês e do Argentino) Fecha os Top 5.

Mikko Hirvonen continuava em 6ºlugar, Um pouco afastado de De Villiers, Mas sem ser ameaçado por Jakub Pryzgonski com seu Mini, Que continuava sofrendo a pressão do Sheik Al Qassimi que vinha 10 segundos entre os dois. Sainz vinha a 10 minutos e 20 segundos, A cada setor que passa Peterhansel vinha colocando cada vez mais e mais diferença. Enquanto Sainz ficava cada vez mais em 9ºlugar.

Lucio Alvarez continua em 10ºlugar, Só que começava a ser ameaçada pelo Francês Cyril Despres (Pegueot) que estava a 53 segundos apenas do piloto Argentino da Toyota. Prokop, Halpern, Garafulic e Yacopini completavam os Top 15.

Nasser Al-Attiyah foi para cima de Peterhansel e ao terminar o 9ºSetor, O Qatari assumiu a liderança, Somente 13 segundos a frente do Francês da Pegueot. Uma disputa muito acirrada pela vitória na especial. Orlando Terranova leva seu Mini a um belíssimo terceiro, 3 minutos e 32 segundos atrás e 12 segundos a frente de Giniel de Villiers com a Toyota. Também com Toyota, Bernhard Tem Brinke vinha em 5ºlugar.

A exatos 8 minutos e 51 segundos da liderança, Em 6ºlugar, vinha o Finlandês Mikko Hirvonen com seu Mini que estava resistindo ao estágio sem problemas dos outros dias. Em 7ºlugar vinha Sheik Al Qassimi que superou Jakub Pryzgosnki e abriu 1 minuto e 5 segundos do seu arqui-rival da Mini. Carlos Sainz em 9ºlugar, Com 11 minutos e 57 segundos. Não conseguia reagir de forma nenhuma. Mesmo com uma grande vantagem, O que mais Sainz queria: Era que a especial terminasse o mais rápido possível. Para a sua vantagem não cair mais ainda.

Cyril Despres superou Lucio Alvarez e ganhou o 10ºlugar, Com 24 segundos sobre o piloto Argentino da Toyota. Prokop, Halpern, Garafulic e Yacopini não tiveram suas posições modificadas.

No 10ºSetor, A Líderança volta as mãos de Stephan Peterhansel com a Pegueot. 22 segundos com a diferença para o Qatari Nasser Al-Attiyah com a Toyota. A briga pela vitória ainda não estava definida. Como também não estava definido o 3ºlugar. Orlando Terranova estava a 23 segundos a frente de Giniel de Villiers, Numa disputa entre a Mini e a Toyota. Ten Brinke completava os 5 primeiros colocados, Já a 6 minutos e 41 segundos do líder.

Hirvonen tinha apenas 10 segundos de diferença para Al Qassimi, Que vinha com tudo para disputar o 6ºlugar com o piloto Finlandês. Jakub Przygonski parecia mais conformado com o 8ºlugar. Carlos Sainz vinha a 15 minutos e 16 segundos atrás de Peterhansel. Em 9ºlugar desde do 3ºsetor da Especial. Lucio Alvarez deu o troco em Despres e voltou ao 10ºlugar.

No último setor, Nasser Al Attiyah passou Peterhansel e garantiu a vitória no 12ºEstágio do Dakar 2018. Uma vitória conquista em uma disputa dura com Stephan Peterhansel. Após quase 6 horas de disputa. (5 horas, 49 minutos e 57 segundos) A diferença de 2 minutos e 3 segundos é um espelho do que foi o estágio. O Francês da equipe Pegueot termina a prova de maneira bem melhor do que ele começou. Apesar de ter perdido a especial. Peterhansel e Cottrer tirou 16 minutos e 4 segundos a frente de Carlos Sainz e Lucas Cruz, Os espanhóis tem sua vantagem reduzida para 44 minutos e 41 segundos na Classificação Geral.

Giniel de Villiers ganhou o 3ºlugar, Superando o Argentino Orlando Terranova. Ambos fizeram uma bela prova. O Sul-Africano ficou a 4 minutos e 33 segundos atrás do vencedor da Especial. Completando os 5 primeiros terminou o Holandês Bernhard ten Brinke com Toyota que teve 3 pilotos entre os 5 primeiros lugares.

Mikko Hirvonen segurou o 6ºlugar por 18 segundos a frente de Sheik Al Qassimi. Melhor que isso foi seu carro ter resistido até o final, Sem qualquer problema mecânico. Jakub Pryzgonski ficou em 8º a 14 minutos e 51 segundos de Al-Attiyah. Sainz e Despres com o Pegueot fecharam os Top 10. Lucio Alvarez ficou em 11º, 23 minutos e 49 segundos de desvantagem, Que ficou 13 minutos e 2 segundos do Martin Prokop da Ford, 12ºlugar. Completaram os 15 primeiros colocados: Boris Garafulic, Peter van Merksteijn e Eric Bernard.

A 2 dias do final do Dakar 2018, Tinha ainda uma disputa pelo título entre os dois pilotos da Pegueot. Sainz tem a vantagem, Mas com Stephan Peterhansel animado depois do resultado que conseguiu.

Resultado final da 12ªEtapa do Dakar 2018
De Chilecito a San Juan – Categoria Carros

POS. Piloto Carros Tempo
1 301 Nasser Al-Attiyah (Qatar) HILUX TOYOTA 05h 49′ 57”
Matthieu Baumel (França)
2 300 Stephane Peterhansel (França) 3008 DKR PEUGEOT + 00h 02′ 03”
Jean Paul Cottrer (França)
3 304 Giniel de Villiers (África do Sul) HILUX TOYOTA + 00h 04′ 33”
Dirk Von Zitzewitz (Alemanha)
4 307 Orlando Terranova (Argentina) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 00h 05′ 56”
Bernardo Graue (Argentina)
5 309 Bernhard Ten Brinke (Holanda) HILUX TOYOTA + 00h 07′ 53”
Michel Perin (França)
6 305 Mikko Hirvonen (Finlândia) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 00h 12′ 15”
Andreas Schulz (Alemanha)
7 319 Sheikh Khalid Al Qassimi (EAU) PEUGEOT 3008 DKR MAXI + 00h 12′ 33”
Xavier Panseri (França)
8 312 Jakub Przygonski (Polônia) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 00h 14′ 51”
Tom Colsoul (Bélgica)
9 303 Carlos Sainz (Espanha) 3008 DKR PEUGEOT + 00h 18′ 07”
Lucas Cruz (Espanha)
10 308 Cyril Despres (França) HILUX TOYOTA + 00h 21′ 37”
David Castera (França)
11 318 Lucio Alvarez (Argentina) HILUX TOYOTA + 00h 23′ 49”
Robert Howie (África do Sul)
12 331 Sebastian Halpern (Argentina) TOYOTA Hilux + 00h 37′ 51”
Edu Pulenta (Argentina)
13 317 Boris Garafulic (Chile) ALL4 RACING MINI + 00h 41′ 29”
Filipe Palmeiro (Portugal)
14 334 Peter Van Merksteijn (Holanda) HILUX TOYOTA + 00h 57′ 57”
Maciel Marton (Polônia)
15 320 Eric Bernard (França) BUGGY BV2 + 01h 00′ 02”
Alexandre Vigneau (França)
16 326 Alejandro Miguel Yacopini (Argentina) TOYOTA Hilux + 01h 00′ 59”
Marco Scopinaro (Argentina)
17 321 Antanas Juknevicius (Lituania) HILUX TOYOTA + 01h 04′ 24”
Darius Vaiciulis (Lituania)
18 365 Erik Wevers (Holanda) BX7 BORGWARD + 01h 18′ 19”
Antono Van Limpt (Holanda)
19 311 Martin Prokop (República Tcheca) F150 EVO FORD + 01h 29′ 25”
Jan Tomanek (República Tcheca)
20 323 Benediktas Vanagas (Lituania) TOYOTA Hilux + 01h 35′ 21”
Rozwadowski Sebastian (Polônia)
21 349 Vaidotas Zala (Lituânia) TOYOTA Hilux + 01h 41′ 30”
Saulius Jurgelenas (Lituania)
22 366 Martin Maldonado (Argentina) MERCEDES PROTOTIPO COLCAR + 01h 47′ 24”
Sebastian Scholz Vergnolle (Argentina)
23 330 Jerome Pelichet (França) TOYOTA OVERDRIVE + 02h 03′ 45”
Eugenie Decre (Suíça)
24 327 Marco Bulacia (Bolívia) Ford Ranger + 02h 12′ 20”
Engenio Arrieta (Argentina)
25 333 Maik Willems (Holanda) TOYOTA Hilux + 02h 25′ 32”
Robert van Pelt (Holanda)
26 336 Isidre Esteve (Espanha) SPRINGBOK MD SODICARS + 02h 45′ 03”
Txema Villalobos (Espanha)
27 343 Jurgen Schroeder (Alemanha) Toyota + 02h 57′ 37”
Maximilian Schroeder (Alemanha)
28 360 Yves Tartarin (França) BMW OX6 + 03h 14′ 56”
Jerome Meunier (França)
29 329 Patrick Sireyjol (França) BUGGY LCR30 + 03h 41′ 40”
Francois-Xavier Beguin (Bélgica)
30 353 Hennie De Klerk (África do Sul) VOLKSWAGEN Amarok + 03h 57′ 20”
Gerhardt Schutter (África do Sul)
31 358 Fernando Ferrand Malatesta (Peru) VOLKSWAGEN Amarok + 04h 00′ 50”
Fernando Ferrand del Busto (Peru)

Classificação Geral

POS. Piloto Carros Tempo
1 303 Carlos Sainz (Espanha) 3008 DKR PEUGEOT 42h 24′ 31”
Lucas Cruz (Espanha)
2 300 Stephane Peterhansel (França) 3008 DKR PEUGEOT + 00h 44′ 41”
Jean Paul Cottrer (França)
3 301 Nasser Al-Attiyah (Qatar) HILUX TOYOTA + 01h 05′ 55”
Matthieu Baumel (França)
4 309 Bernhard Ten Brinke (Holanda) HILUX TOYOTA + 01h 17′ 21”
Michel Perin (França)
5 304 Giniel de Villiers (África do Sul) HILUX TOYOTA + 01h 26′ 31”
Dirk Von Zitzewitz (Alemanha)
6 312 Jakub Przygonski (Polônia) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 02h 51′ 02”
Tom Colsoul (Bélgica)
7 319 Sheikh Khalid Al Qassimi (EAU) PEUGEOT 3008 DKR MAXI + 03h 20′ 45”
Xavier Panseri (França)
8 311 Martin Prokop (República Tcheca) F150 EVO FORD + 07h 04′ 26”
Jan Tomanek (República Tcheca)
9 334 Peter Van Merksteijn (Holanda) HILUX TOYOTA + 07h 10′ 59”
Maciel Marton (Polônia)
10 331 Sebastian Halpern (Argentina) TOYOTA Hilux + 09h 01′ 05”
Edu Pulenta (Argentina)
11 318 Lucio Alvarez (Argentina) HILUX TOYOTA + 09h 29′ 43”
Robert Howie (África do Sul)
12 326 Alejandro Miguel Yacopini (Argentina) TOYOTA Hilux + 12h 06′ 14”
Marco Scopinaro (Argentina)
13 321 Antanas Juknevicius (Lituania) HILUX TOYOTA + 12h 14′ 27”
Darius Vaiciulis (Lituania)
14 327 Marco Bulacia (Bolívia) Ford Ranger + 12h 26′ 40”
Engenio Arrieta (Argentina)
15 320 Eric Bernard (França) BUGGY BV2 + 12h 40′ 38”
Alexandre Vigneau (França)
16 317 Boris Garafulic (Chile) ALL4 RACING MINI + 12h 44′ 18”
Filipe Palmeiro (Portugal)
17 330 Jerome Pelichet (França) TOYOTA OVERDRIVE + 14h 01′ 00”
Eugenie Decre (Suíça)
18 329 Patrick Sireyjol (França) BUGGY LCR30 + 14h 31′ 00”
Francois-Xavier Beguin (Bélgica)
19 349 Vaidotas Zala (Lituânia) TOYOTA Hilux + 15h 57′ 53”
Saulius Jurgelenas (Lituania)
20 305 Mikko Hirvonen (Finlândia) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 16h 15′ 53”
Andreas Schulz (Alemanha)
21 307 Orlando Terranova (Argentina) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 18h 19′ 56”
Bernardo Graue (Argentina)
22 366 Martin Maldonado (Argentina) MERCEDES PROTOTIPO COLCAR + 19h 25′ 35”
Sebastian Scholz Vergnolle (Argentina)
23 336 Isidre Esteve (Espanha) SPRINGBOK MD SODICARS + 20h 55′ 52”
Txema Villalobos (Espanha)
24 343 Jurgen Schroeder (Alemanha) Toyota + 21h 54′ 22”
Maximilian Schroeder (Alemanha)
25 333 Maik Willems (Holanda) TOYOTA Hilux + 26h 24′ 34”
Robert van Pelt (Holanda)
26 337 Akira Miura (Japão) TOYOTA VDJ200 + 28h 53′ 25”
Laurent Lichtleuchter (França)
27 358 Fernando Ferrand Malatesta (Peru) VOLKSWAGEN Amarok + 31h 05′ 51”
Fernando Ferrand del Busto (Peru)
28 344 Jose Antonio Blangino (Argentina) RAPIDO RASTROJERO + 31h 50′ 38”
Fernando Matias Acosta (Argentina)
29 360 Yves Tartarin (França) BMW OX6 + 32h 39′ 05”
Jerome Meunier (França)
30 353 Hennie De Klerk (África do Sul) VOLKSWAGEN Amarok + 33h 01′ 00”
Gerhardt Schutter (África do Sul)

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

Sem categoria

Deixe um comentário