Vi um grande equilíbrio de Forças entre a Honda e a KTM pelo campeonato desse Dakar, Mas tínhamos a Husqvarna que estava muito forte com Palbo Quintanilla, a Yamaha que foi crescendo durante o Dakar com Helder Rodrigues e com Adrien van Beveren e a Sherco vez em quando chegava entre os 10 primeiros colocados nos estágios, Mas com problemas na parte final do Dakar o que é algo Crônico para a Sherco.
A Disputa do título do Dakar ficou evidenciado entre os pilotos da KTM representado principalmente pelos piloto Toby Price da Austrália, O Eslovaco Stefan Svitko com uma KTM independente e do jovem Austríaco Matthias Walkner, Pelo lado da Honda os candidatos ao Título tivemos os pilotos Paulo Gonçalves que foi vice-campeão do Dakar de 2015, Do rapidíssimo Espanhol Juan Barreda Boat e até mesmo pelo Argentino Javier Pizzolito que era piloto da Honda da América do Sul que fez bonito trabalho no Dakar 2013 onde ele chegou em 8ºlugar na Geral.
Só que no começo do Dakar não se esperava a grande Surpresa da Competição, Um outro Argentino chamado Kevin Benavides do time da América do Sul da Honda, Chegando a liderar a Competição na Geral Benavides poderia até ter os comentários de que ele seria fogo de palha e que logo iria ficar para trás, Mas o Argentino ficou até o final nas primeiras posições, Já os principais pilotos da Honda acabaram ficando pelo caminho. Barreda Boat que é conhecido pelas quedas acabou tendo problemas de Motor que deixou ele de fora do Dakar e o Português Paulo Gonçalves acabou tomando 2 tombos fortes, No primeiro ele danificou muito sua moto e com isso perdeu muito tempo deixando o título do Dakar nas mãos da KTM que pela 15ªvez conquistou o titulo.
Toby Price fez uma Dakar fortíssimo e bem regular em todos os estágios e conseguiu levar o título, Com isso o Australiano de 28 se torna um candidato para ser o sucessor de Marc Coma que deixou as Motos para ser o Diretor do Evento. Aliás parabéns para Coma por ter feito o Fair Play ter valido a pena, Pois Laia Sanz, Palbo Quintanilla e Paulo Gonçalves acabaram ajudando pilotos acidentados e tiveram os seus tempos recolocados na classificação do Dakar. Um bom exemplo para o Esporte a Motor que esta cheio de exemplos ruins nos dias de hoje.
Stefan Svitko que já teve um grande destaque no Dakar de 2015 conseguiu se destacar mais ainda em 2016 levando um vice-campeonato, Seu melhor resultado no Dakar e acredito que seja o melhor resultado da Eslováquia nesse Rally, Algo bem raro para um país com pouquíssima tradição em competições de moto e de Carros e com uma KTM que não é oficial, Mostrando que é possível ser competitivo com equipamentos não oficiais no Dakar, Basta ter competência para vencer.
O Chileno Palbo Quintanilla levou a sueca Husqvarna para um pódio na 3ªposição após ter feito um grande Dakar em 2015 e por pouco ter ficado fora do pódio dessa vez não deixou o pódio escapar das suas mãos. Quintanilla fez um Dakar muito regular e sendo rápido conseguiu segurar seus adversários nessa disputa e se colocar entre os 3 melhores do maior Rally do Mundo.
A Se Destacar os pilotos vindos do Enduro que foram muito bem no Dakar desse ano, Além de Kevin Benavides que levou o 4ºlugar na Geral temos que falar também de Antonie Meo que andou muito mesmo com sua KTM e que se não fosse os problemas no final do Dakar ele poderia muito bem levar o pódio na sua primeira participação no Dakar, Acabou ficando em 7ºlugar com os problemas atrás do Francês Adrien van Beveren que levou a Yamaha a 6ªposição em um Dakar muito competente ficando 1 posição atrás do Português Helder Rodrigues que tem muito mais experiência do que o campeão do Enduro de Touquet em 2 oportunidades. Fechando a Série de Enduristas que brilharam no Dakar o Norte-Americano Ricky Brabec, Campeão do Baja 1000 fez um belo Dakar ficando um pouco mais atrás dos seus colegas de Classe o que não deixou de ser relevante o 9ºlugar no Dakar desse ano.
Helder Rodrigues fez a Yamaha crescer no Dakar desse ano, com desempenhos discretos mas bem eficientes ele levou a sua moto a ficar a muito pouco tempo do pódio nesse Dakar ficando em 5ºlugar, Mas do que se viu no Dakar passado aonde a Yamaha estava muito mal foi uma boa evolução em termos de Classificação.
Bela Participação dos espanhóis Gerard Farreis que registou 173 km/h em um dos estágios fechando o Dakar em 8ºlugar e de Armand Monleón que se aproveitou das quedas e problemas de vários pilotos e com isso obteve uma boa 10ªposição. O Brasileiro Jean Azevedo teve um desempenho decepcionante e não fez praticamente nada isso devido a um acidente no primeiro dia do Dakar.
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar