Especial A História da Super Aguri – Temporada de 2006

A História da Super Aguri começou no final da temporada de 2005, quando Takuma Sato foi mandado embora da BAR (Honda) e para o Lugar do Japonês foi Contratado o Brasileiro Rubens Barrichello. Os Japoneses não ficaram nada satisfeitos com essa decisão e começaram a pressionar a Honda a Colocar Sato em alguma Equipe na Formula 1.

Sabedora Disso a Honda começou a Planejar uma equipe satélite com o Ex-Piloto de Formula 1, Aguri Suzuki. Em um tempo de 4 meses a Super Aguri surgiu com um Chassi da Arrows de 2002, o A23. Os Pilotos eram o Japonês Takuma Sato, Obvio, equipe serviu para que Sato não ficasse sem lugar na Formula 1. e o Outro piloto era o Pouco conhecido Japonês Yuji Ide. A Equipe Seria financiada em Grande parte pela Honda.

Aguri Suzuki tinha um pouco de história como dono de equipe, Ele se Associou com a equipe de Adrian Fernandez na IRL e fez boas temporadas tendo pilotos Japoneses como o Kosuke Matsuura que foi o Rookie do ano de 2004 na categoria norte-americana. A Parceria alcançou alguns bons resultados, Mas acabou em 2005 devido a Suzuki começar sua empreitada na Formula 1 com sua própria equipe. Como piloto Suzuki correu 64 corridas, Conquistando o mítico pódio no GP do Japão de 1990 com a Lola-Larrousse que foi o time que ele teve seu melhor momento na Formula 1, Correu também pela Zakspeed, Footwork, Jordan e Ligier obtendo 8 Pontos na carreira Durante as temporadas de 1988 até 1995 quando ele encerra sua carreira na Formula 1.

Suzuki na Formula 1 pela Lola-Larrousse em 1990

2006 – Temporada de Dificuldades.

A Super Aguri começava a temporada com um Chassi de 4 anos de idade. Mesmo sendo um Chassi que era um chassi muito bom da Arrows, o Carro estava bastante defasado. Eles foram para a 1ªCorrida no Bahrein sem perspectivas de algum bom Resultado. Na sua primeira corrida, a Super Aguri teve que fazer varias paradas de pit stop, Mas de todas as noticias ruins veio um atento Takuma Sato Terminou a corrida em 18º com 4 voltas de Desvantagem do Vencedor Fernando Alonso.

Takuma Sato ficou feliz com o fato de ter terminado a 1ªCorrida com o SA05 – Super Aguri. Mas o atraso da equipe em relação a outras equipes era muito grande. Na Malásia, Sato fez uma Grande corrida e ficou na Frente de Carros mais Rápidos durante um bom tempo, Sato terminou em 14º a três voltas de Desvantagem do Vencedor Giancarlo Fisichella. Ide Abandonou a corrida na volta 33.

Começaram os questionamentos sobre a Capacidade de Ide correr na Formula 1. Tanto é que na Austrália Ide Atrapalhou Barrichello de Fazer sua volta rápida no Treino de Classificação. Ide não só atrapalhou Rubinho como vários pilotos. Na Austrália Ide completou sua única corrida na Carreira na Formula 1, terminando em 13º com 3 Voltas a menos que o Vencedor. Takuma Sato mais uma vez se superou e ficou na Frente de vários carros Rápidos durante muito tempoe terminou em 12º com 2 voltas de desvantagem. Mas era evidente que Sato se superava e Ide não Tinha condições de Correr na Formula 1.

Mas em Imola a Super Aguri não conseguiu nenhum tipo de Destaque, a não ser o Acidente provocado por Yuji Ide em cima de Christjian Albers. Ai, marcou de vez o Fim da Carreira de Ide na Formula 1.

albers_sanmarino_capotagem

Na Europa em Nürburgring o Japonês Yuji Ide já não estava no Grid, em seu lugar iria correr o Francês Franck Montagny que Tinha mais cara de piloto de Formula 1. e andava melhor que o Ide, mas bem melhor mesmo que nos treinos ainda tinha um desempenho inferior ao Japonês Sato, Ambos deixaram a corrida nessa etapa.

Na Espanha. Montagny que era considerada uma das promessas Francesas na Formula 1 acabou abandonando a corrida e Takuma Sato terminava mais uma corrida. Mas em 17º (Último) com 4 Voltas de Distância do Vencedor.

Evidente que o SA05 (antigo A23 da Arrows de 2002) já estava muito defasado e não tinha mais como evoluir para ter algum resultado na Formula 1. Em Mônaco Desta vez Franck Montagny completa uma corrida e Desta vez não foi em Último, pois O Francês terminou na Penúltima posição a 3 Voltas de Alonso que foi o Vencedor.

Na Inglaterra a Super Aguri termina com os seus dois carros a Corrida, um fato positivo para a equipe, mesmo que seja nos últimos lugares e com varias voltas tomadas do Vencedor. no Canadá a Velha Rotina, a Aguri andou em último Sato Terminou a corrida Sofrendo um Acidente e Montagny Abandonou também. Nos Estados Unidos, a Super Aguri perdeu uma Grande Chance de Terminar nos pontos pela primeira vez, Montagny ficou na primeira curva um enorme acidente e Sato se envolveu com o Português Tiago Monteiro na 6ªVolta.

Em Magny-Cours, mas uma corrida lá atrás da Equipe Japonesa, Só Montagny terminaria a corrida, em 16º. Essa Corrida seria a aposentadoria do SA05 (A23) da Formula 1 e também seria a Despedida de Franck Montagny da Super Aguri. Na próxima corrida a Super Aguri esperava melhorar seu desempenho. E também tinha a expectativa de um novo piloto, do Japonês Sakon Yamamoto.

O Novo Carro Estréia na Pista de Hockehein, o SA06 teve um resultado positivo nos Treinos que foi a Excelente 17ªPosição de Takuma Sato. Mas na Corrida, foi o mesmo e Desanimador resultado porque os Dois carros abandonaram a corrida. Na Hungria, houve uma melhora Visível no Desempenho da Super Aguri. A equipe já não estava tão atrás das outras equipes. Mas em termos de corrida ainda estava muito defasada com um carro novo e ainda muito propício a Quebras. Sato chegou a 5 Voltas do Vencedor que foi o Jenson Button e ficou na 13ªPosição.

Em Istambul, novamente novo Fracasso, Grid entre os últimos e 2 novos abandonos na Temporada. Em Monza, A Super Aguri conseguiu competir de igual para igual com a Midland e com isso Sato consegue chegar na Frente de Christjian Albers. Demonstrando melhora do Carro e também o Piloto talentoso que é Takuma Sato. Na China: Sato faz brilhante corrida, mas acaba causando um acidente que envolveu ele, De la Rosa, Heidfeld e Barrichello. Sato Chegou em 14º, mas acabou Desclassificado por causa do Incidente.

Mas no Japão, Sato e Yamamoto teriam uma belíssima apresentação. No Grid Sato largaria em 20º e Yamamoto em 22º. Sato faz uma belíssima e termina na 15ºPosição. Sendo que ele foi aplaudido pela torcida e ele comemorou muito esse Resultado. Mas a melhor corrida de Sato veio no GP do Brasil de formula 1.

Sato que tinha largado na 19ªPosição fez uma brilhante corrida e acabou fazendo o melhor resultado da equipe na Temporada, terminou em 10ºLugar. Sakon Yamamoto foi o 16º. No Final da Temporada a Renault levou salgadinhos para a Super Aguri. A Equipe Japonesa terminou em 11ºLugar sem marcar ponto em 2006, Mas a equipe se sentia vitoriosa por ter terminado a sua primeira temporada de sua história. Aguri Suzuki esperava um melhor ano de 2007.

Números da Equipe em 2006

Gps: 36
Vitórias: 0
Poles: 0
Pódios: 0
Pontos: 0
Motor: Honda
Corridas completadas: 18
Pneus: Bridgestone
Número de voltas : 1188
Takuma Sato
Yuji Ide
Franck Montagny
Sakon Yamamoto

Fotos 1:

Fotos 2:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap/F1 Olivier

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