Um final de semana totalmente dominada pelo Japonês Kazuki Nakajima que conquistou uma vitória sobre uma ensolarada Suzuka para uma corrida divertida.
Nakajima largou bem e assumiu a liderança, Yamamoto largou melhor que Yuji Kunimoto assumindo o segundo lugar deixando o piloto da Cerumo Inging em 3ºlugar com Ishiura em 4º. No final da primeira volta Lotterer, Daizuke Nakajima, Sekiguchi, Rosenquist, Kenta Yamashita e Kogure foram para os boxes usando a mesma tática da prova final da temporada passada em Suzuka. Na segunda volta pararam Yunimoto e Pierre Gasly enquanto que Kazuki Nakajima e Naoki Yamamoto seguiam na liderança com Koudai Tsukakoshi no terceiro lugar.
O inglês Jann Mardenborough buscava ganhar posição sobre Nick Cassidy em uma disputa de estreantes na categoria. Tsukakoshi estava diminuindo a diferença para Yamamoto e se aproximando do piloto da Team Mugen para uma disputa pelo segundo lugar enquanto que Kobayashi estreando na KCMG pressionava forte a Takura Izawa em disputa pelo 4ºlugar. K. Nakajima abria 3 segundos sobre Yamamoto e mais do que isso, E que ele estava com 39 segundos de frente para Yunimoto que era o primeiro piloto dos que pararam nos boxes e a diferença aumentava a cada volta mostrando que ficar na pista era a tática certa para ficar na frente.
Kamui Kobayashi parou na 13ªVolta e voltou na frente de Pierre Gasly que aproveitando os pneus frios do piloto da KCMG e fez uma bela ultrapassagem ganhando uma posição. Na volta seguinte parou Takura Izawa que voltou na frente dos dois. Kobayashi voltas depois acabou errando uma curva e quando voltou ele acabou se chocando com o Indiano Narain Karthikeyan que perdeu posições. Apesar disso pareceu mais um choque de corrida do que alguém tivesse alguma culpa nessa história.
Na 20ªVolta Kobayashi que voltou a se aproximar de Gasly da o troco no protegido da Red Bull e assume o 10ºlugar. Kazuki Nakajima, Naoki Yamamoto, Toudai Tsukakoshi e Kazuya Oshima ainda não tinham feito as suas paradas e estavam nas 4 primeiras posições.
Tsukakoshi fez a parada e a equipe Real trocou os 4 pneus e reabasteceu o que acabou fazendo ele perder um bocado a mais de tempo tendo voltado atrás de André Lotterer, Com os pneus novos a esperança do time era que ele iria voar no final da prova e ganhar posições.
Na volta 23 Oshima que vinha em 3ºlugar tendo que fazer uma parada acabou rodando e parando em ponto bem perigoso fazendo com que o Safety car entrasse na pista. Nisso Kazuki Nakajima e Naoki Yamamoto foram fazer a parada nos boxes e voltaram em 1º e 2ºlugar. Kunimoto, Ishiura, Lotterer, Tsukakoshi, D.Nakajima, Izawa, Kobayashi e Gasly eram os 10 primeiros colocados. Com todo mundo junto poderíamos ter uma corrida muito boa na parte final de prova.
Na volta 27 a corrida recomeça e Kazuki Nakajima disparava na liderança enquanto que Tsukakoshi partia para cima de Lotterer em disputa pelo 5ºlugar. Daizuke Nakajima, Izawa e Kobayashi disputando o 7ºlugar e Gasly tentando manter o 10ºlugar.
A 4 voltas do final o inglês Jann Mardenborough roda e abandona a corrida. Kazuki Nakajima conquistou a vitória na primeira corrida do ano e fazendo a pole position ele faz um final de semana perfeito marcando os 11 pontos disponíveis na primeira prova em Suzuka e já se mostrando como um forte candidato ao título de 2017. Naoki Yamamoto um forte piloto nesse circuito fez as honras da casa da Honda e ficou em 2ºlugar em uma bela corrida se impondo sobre Pierre Gasly nessa disputa que certamente eles vão ter nessa temporada um com o outro. Yuji Kunimoto completou o pódio e mostra que pretende defender e bem o título de 2016 mesmo não tendo uma boa largada no dia de hoje. Hiroaki Ishiura o campeão de 2015 seguiu Yunimoto e ficou em 4ºlugar mostrando força da Cerumo Inging para 2017.
André Lotterer segurou Koudai Tsukakoshi e terminou em 5ºlugar ajudando a Tom’s a sair de lá na liderança do campeonato; O piloto da Real acabou prejudicado pela tática e não conseguiu ir além do 6ºlugar. Os dois últimos lugares na zona de pontuação ficaram com Daizuke Nakajima e Takura Izawa, Mas deve se falar da excelente corrida de recuperação de Kamui Kobayashi que apesar de ficar a 1 posição dos pontos ele com um carro de um time pequeno ganhou 9 posições em toda a corrida ficando na frente de um piloto de nível como Pierre Gasly que não teve ritmo de corrida para conseguir algo melhor que o 10ºlugar. Para quem poderia ser candidato ao título foi um resultado decepcionante.
A próxima prova do campeonato vai acontecer em Okayama nos dias 28 e 29 de maio com uma rodada dupla.
Resultado final da 1ªEtapa da Super Formula – Temporada 2017
Suzuka – 35 Voltas
Pos | Nº | Piloto | Equipe/Motor | Tempo | Grid |
1 | 37 | Kazuki Nakajima | VANTELIN KOWA TOM’S SF14TOYOTA RI4A | 1:03’18.440 | 1 |
2 | 16 | Naoki Yamamoto | TEAM MUGEN SF14Honda HR-417E | 5.086 | 3 |
3 | 1 | Yuji Kunimoto | P.MU/CERUMO・INGING SF14TOYOTA RI4A | 8.823 | 2 |
4 | 2 | Hiroaki Ishiura | P.MU/CERUMO・INGING SF14TOYOTA RI4A | 9.408 | 4 |
5 | 36 | Andre Lotterer | VANTELIN KOWA TOM’S SF14TOYOTA RI4A | 10.800 | 7 |
6 | 10 | Koudai Tsukakoshi | REAL SF14Honda HR-417E | 11.266 | 5 |
7 | 64 | Daisuke Nakajima | TCS NAKAJIMA RACING SF14Honda HR-417E | 16.907 | 9 |
8 | 41 | Takuya Izawa | DOCOMO DANDELION M41Y SF14Honda HR-417E | 18.307 | 10 |
9 | 18 | Kamui Kobayashi | KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A | 18.950 | 18 |
10 | 15 | Pierre Gasly | TEAM MUGEN SF14Honda HR-417E | 21.561 | 8 |
11 | 7 | Felix Rosenqvist | SUNOCO TEAM LEMANS SF14TOYOTA RI4A | 22.115 | 15 |
12 | 19 | Yuhi Sekiguchi | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A | 23.691 | 6 |
13 | 65 | Narain Karthikeyan | TCS NAKAJIMA RACING SF14Honda HR-417E | 24.204 | 11 |
14 | 4 | Kenta Yamashita | FUJI×raffinee KONDO SF14TOYOTA RI4A | 24.893 | 17 |
15 | 50 | Takashi Kogure | B-Max Racing team SF14Honda HR-417E | 28.398 | 19 |
16 | 40 | Tomoki Nojiri | DOCOMO DANDELION M40S SF14Honda HR-417E | 36.289 | 16 |
17 | 3 | Nick Cassidy | FUJI×raffinee KONDO SF14TOYOTA RI4A | 1 volta | 14 |
18 | 20 | Jann Mardenborough | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A | 4 Voltas | 12 |
19 | 8 | Kazuya Oshima | SUNOCO TEAM LEMANS SF14TOYOTA RI4A | 14 Voltas | 13 |
Melhor Volta | Koudai Tsukakoshi | 1’40.404 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: AUTOSPORT web/F1 Series