Automobilismo Internacional Automobilismo Japonês Fotos Super Formula 2015 TV Vídeos

Super Formula – Round 5 – Kazuki Nakajima Reage e conquista primeira vitória na temporada

Grid de Largada da 5ªEtapa da Super Formula – Autopolis

1    38    Hiroaki Ishiura        (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A)        1’26.633
2    8    Kamui Kobayashi        (Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A)        1’27.009
3    1    Kazuki Nakajima        (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A)            1’27.170
4    2    Andre Lotterer        (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A)            1’27.215
5    10    Koudai Tsukakoshi    (REAL SF14HONDA HR-414E)                1’27.389
6    7    Ryo Hirakawa        (ACHIEVEMENT Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A)    1’27.430
7    39    Yuji Kunimoto        (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A)        1’27.511
8    40    Tomoki Nojiri        (DOCOMO DANDELION M40S SF14HONDA HR-414E)    1’27.747
9    3    James Rossiter        (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A)        1’27.723
10    16    Naoki Yamamoto        (TEAM MUGEN SF14HONDA HR-414E)            1’27.790
11    19    J.P.L.de Oliveira    (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A)        1’27.920
12    20    Andrea Caldarelli    (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A)        1’28.056
13    64    Daisuke Nakajima    (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E)        1’28.120
14    11    Takuya Izawa        (REAL SF14HONDA HR-414E)                1’28.302
15    65    Bertrand Baguette    (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E)        1’28.533
16    34    Takashi Kogure        (DRAGO CORSE SF14HONDA HR-414E)            1’28.549
17    41    Narain Karthikeyan    (DOCOMO DANDELION M41Y SF14HONDA HR-414E)    1’28.680
18    4    William Buller        (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A)        1’28.971
19    18    Yuichi Nakayama        (KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A)            1’29.609

Em uma pista de curvas rápidas e de retas curtas Autopolis foi palco da 5ªetapa da Super Formula realizada em Setembro. O líder do campeonato Hiroaki Ishiura mostrando estar em um ano inspirado conquistou a pole position para essa etapa com o tempo de 1’26.633 sendo o único  virar na casa do 1:26 com Kamui Kobayashi largando em 2º completando a primeira fila com a segunda fila sendo dos pilotos da Tom’s com Kazuki Nakajima e André Lotterer, Na Terceira fila largaram Koudai Tsukakoshi com o melhor motor Honda e Ryo Hirakawa da Kygnus.

Na Largada Kazuki Nakajima assumiu a liderança da prova.

Na Largada Kazuki Nakajima assumiu a liderança da prova.

Na Largada Ishiura não largou bem e permitiu que Kazuki Nakajima em largada espetacular assumisse a liderança da prova com Kobayashi em Segundo e Ishuira em 3º, Já André Lotterer ficou em 4ºlugar mas acabou pulando antés da hora queimando a largada. A se destacar a belíssima largada de João Paulo de Oliveira que saiu da 11ªposição para o 6ºlugar atrás de Hirakawa que ganhou 1 posição. Yamamoto e Kunimoto fechavam os 8 primeiros colocados. Koudai Tsukakoshi e Tomoki Nojiri foram os que perderam mais posições na largada caindo para o bloco intermediário.

Na volta 3 foi decidido que Lotterer teria de entrar nos boxes para um Drive-through o que o jogou para o último lugar. Alguns pilotos fizeram paradas nas primeiras voltas para tentarem melhorar de posição como Nakayama e Buller, Ambos não tiveram boas paradas nos boxes. Kogure e Karthikeyan foram para os boxes também no começo da prova.

Após 12 tinhamos Kazuki Nakajima em 1º com pouca vantagem para o Kobayashi que estava em 2º e Ishiura em 3º se distanciando muito do Jovem e promissor Ryo Hirakawa que estava em 4ºlugar, com o brasileiro João Paulo de Oliveira em 5º, Naoki Yamamoto em 6º, Yuji Kunimoto em 7º e James Rossiter em 8ºlugar. Os 12 primeiros colocados não tinham feito paradas nos boxes até aquele momento.

Kobayashi tentou ensaiar uma aproximação para lutar pela liderança da corrida, Mas Kazuki Nakajima percebendo isso aumentou o ritmo de corrida e colocou a vantagem para uma distância mais ou menos segura para o piloto da Tom’s o melhor disso é que além de Kobayashi esta no ritmo do primeiro o terceiro colocado Hiroaki Ishiura estava também no ritmo do líder da prova e se distanciando demais dos outros pilotos. Já Andrea Caldarelli foi para os boxes na 18ªVolta e voltou nas últimas posições.

Tudo se manteve a mesma com algumas exceções como uma disputa entre Kunimoto e Rossiter pelo 7ºlugar e o fato do Lotterer se quer estava conseguindo se aproximar nem mesmo do Daisuke Nakajima que estava em 11ºlugar, Ou seja a corrida do Alemão estava longe de ser brilhante. O primeiro dos líderes a parar foi Kamui Kobayashi que mais uma vez teve a dispor um trabalho incompetente da Kygnus que demorou 20 segundos para fazer a troca o que tirou o piloto Japonês da disputa pela vitória.

Ao Contraio que fez a Team Mugen que fez uma das melhores paradas do ano na SF15 na 31ªVolta com Naoki Yamamoto. Foram 11.8 segundos, Um trabalho para se aplaudir de pé com eles trocando os pneus. Para quem parou cedo a tática não foi correta todos eles estavam na parte de trás da prova. Na volta 33 Kunimoto fez a sua parada nos boxes e a Cerumo trabalho muito bem e com a troca de 2 pneus traseiros e reabastecimento em menos de 8 segundos. Na volta 35 João Paulo de Oliveira foi para os boxes fazer uma parada completa, Mesmo com o bom trabalho de 13.8 segundos da Impul Oliveira perdeu posição para Yamamoto que tinha uma parada 2 segundos melhor do que da equipe do piloto Brasileiro.

Ryo Hirakawa fez a troca na volta 36 e dessa vez a Kygnus trabalhou bem e por pouco o jovem piloto de 21 anos não voltou na frente de Kamui Kobayashi que seria a 3ªposição em temos de disputa quanto todos forem para os boxes. Andrea Caldarelli tentava passar o Japonês Takashi Kogure da Drago Corse valendo apenas o 15ºlugar.

Daisuke Nakajima fez a troca na 40ªVolta e voltou ainda numa posição interessante para tentar marcar algum ponto. André Lotterer entre eles e já não conseguia tirar desempenho de seu carro com os pneus gastos até porque estava sendo pressionado pelo Kaumi Kobayashi que já tinha parado. Sem esperança ele foi para os boxes fazer a parada na 43ªVolta e voltou longe dos 8 primeiros colocados.

Hiroaki Ishiura foi para o ataque e começou a diminuir a distância para Kazuki Nakajima e ambos além de Rossiter precisavam ir para a parada nos boxes. Na 47ªVolta o líder e o Vice-líder foram para a parada nos boxes. Nakajima colocou somente combustível, Mas Ishiura colocou dois pneus na frente para uma cartada final para tentar passar o Nakajima para vencer a prova e dar um golpe psicológico sério no piloto da Tom’s.

grande_corrida_rossiter

James Rossiter acabou sendo o último a fazer a parada e teve o privilégio de líderar por pelo menos uma volta a corrida. quando voltou ele se deu bem, Ganhou posições de Yuji Kunimoto e Naoki Yamamoto que perdeu a posição para João Paulo de Oliveira e voltou em 6ºlugar. O Brasileiro conseguiu recuperar a 5ªposição.

No final da corrida Ishiura partiu para cima de Nakajima, Um final emocionante e de alta expectativa para a Tom’s e Cerumo. No final Nakajima aguentou a pressão de Ishiura e conquistou a primeira vitória na temporada, Mas Ishiura com o segundo lugar e com a pole position só perdeu 1 ponto da sua vantagem para Nakajima e continuou firme e forte na liderança do campeonato. O pódio foi completado pelo Kamui Kobayashi que ficou a 9 segundos atrás, Se não fosse a atrapalhada da sua equipe nos boxes poderia sim o Japonês ter vencido a corrida ou pelo menos ter chegado na briga pela vitória.

Ryo Hirakawa segurou a pressão de João Paulo de Oliveira ficando em 4ºlugar, Mas o Brasileiro teve uma das melhores corridas entre os pilotos do dia com uma largada excelente ele completou a prova em 5ºlugar e segue vivo na disputa pelo título um pouco mais afastado de Ishiura e Nakajima. James Rossiter também em grande corrida chegou em 6ºlugar, Naoki Yamamoto foi o único piloto com motor Honda nos pontos chegando em 7ºlugar ou seja, Uma outra surra da Toyota em cima da Honda. Quem chegou a zona de pontuação foi Yuji Kunimoto da Cerumo. André Lotterer ficou em 11ºlugar e ficou de fora dos pontos e também ficou muito afastado da disputa do título que agora ficava mais para Hiroaki Ishiura, Kazuki Nakajima e João Paulo de Oliveira.

Pódio em Autopolis

Pódio em Autopolis

Resultado Final da 5ªEtapa da Super Formula – Autopolís

1    1    Kazuki Nakajima        (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A)            1:22’53.405    182.522km/h    em 54 Voltas
2    38    Hiroaki Ishiura        (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A)            a 0.992
3    8    Kamui Kobayashi        (Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A)            a 9.329
4    7    Ryo Hirakawa        (ACHIEVEMENT Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A)    a 11.574
5    19    J.P.L.de Oliveira    (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A)            a 13.049
6    3    James Rossiter        (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A)            a 20.484
7    16    Naoki Yamamoto        (TEAM MUGEN SF14HONDA HR-414E)                a 21.321
8    39    Yuji Kunimoto        (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A)            a 35.155
9    64    Daisuke Nakajima    (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E)            a 44.637
10    40    Tomoki Nojiri        (DOCOMO DANDELION M40S SF14HONDA HR-414E)        a 58.251
11    2    Andre Lotterer        (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A)            a 1’01.726
12    11    Takuya Izawa        (REAL SF14HONDA HR-414E)                a 1’04.660
13    34    Takashi Kogure        (DRAGO CORSE SF14HONDA HR-414E)                a 1’05.481
14    41    Narain Karthikeyan    (DOCOMO DANDELION M41Y SF14HONDA HR-414E)        a 1’09.032
15    20    Andrea Caldarelli    (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A)            a 1’09.629
16    65    Bertrand Baguette    (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E)            a 1 Volta
17    10    Koudai Tsukakoshi    (REAL SF14HONDA HR-414E)                a 1 Volta
18    4    William Buller        (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A)            a 1 Volta
19    18    Yuichi Nakayama        (KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A)                a 1 Volta

Vídeo:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Twitter / Toyota
Vídeo: уам627

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *