Sexta-Feira foi favorável para Hamilton que precisa feito inédito para evitar título de Rosberg

No primeiro dia de batalha em Interlagos Hamilton levou a melhor nos dois treinos livres. O que significa nada já que nos dois últimos anos o Alemão Nico Rosberg venceu tanto em 2014 como em 2015. Uma vitória do piloto Alemão domingo consolida o 1ºtítulo para o líder do campeonato.

Lewis Hamilton tem um retrospecto ruim em Interlagos com apenas 3 pódios em 9 corridas disputadas em solo brasileiro apesar do título de 2008 conquistado aqui é necessário que o Inglês vença e quebre esse jejum caso não vá para Abu Dhabi com todo definido a favor de Rosberg.

brasil_sexta_2016

A Williams teve um desempenho surpreendente com seus dois pilotos indo bem nos dois treinos livres sendo que no segundo treino Bottas foi o 3º e Felipe Massa que faz a sua penúltima corrida na Formula 1 foi o 4ºlugar o que pode esperar algo mais do que a Williams vem demonstrando nessa temporada fraca. Mas acho que a Red Bull pode ser a adversária da Mercedes nessa prova apesar do motor Renault esta degraus abaixo da Mercedes o que torna o time alemão como favorita absoluta para a vitória nesse domingo.

A Ferrari decepcionou e parece estar fora da disputa visto o treino de hoje, Caso não tenha guardado o jogo para a Classificação no Sábado no que é possível de acontecer assim como a Force India pode vim para a briga querendo consolidar de vez o 4ºlugar no mundial de construtores. A Toro Rosso também mostrou um desempenho acima do esperado devido ao motor desatualizado que tem nesse ano ficando no meio da tabela dos dois treinos.

Kevin Magnussen que acertou com a Haas para 2017 ficou de fora do primeiro treino livre para dar o lugar ao jovem russo Sergey Sirotkin que foi o último colocado no primeiro treino, Já Esteban Gutierrez atualmente desempregado para 2017 foi substituído pelo Charles Leclerc que é o líder do campeonato da GP3 Series. Felipe Nasr andou os dois treinos na frente de Marcus Ericsson com a Sauber que tem 2 corridas para marcar algum ponto e evitar de pela primeira vez em sua história ficar em último lugar no mundial de construtores.

Amanhã as 11 da Manhã teremos o 3ºtreino livre e as 2 da Tarde teremos a classificação definido o Grid de largada do GP do Brasil que pode ser a corrida que define o Mundial de Formula 1 de 2016

1ºTreino Livre

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Tempo Número de Voltas completadas
1 Lewis Hamilton 44 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 1:11.895 32
2 Max Verstappen 33 Red Bull RB12 TAG Heuer 1:11.991 29
3 Nico Rosberg 6 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 1:12.125 26
4 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB12 TAG Heuer 1:12.371 27
5 Valtteri Bottas 77 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 1:13.129 36
6 Sergio Perez 11 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 1:13.289 31
7 Nico Hulkenberg 27 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 1:13.293 33
8 Felipe Massa 19 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 1:13.318 33
9 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF16-H Ferrari 061 1:13.567 24
10 Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF16-H Ferrari 061 1:13.569 26
11 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR11 Ferrari 060 1:13.711 22
12 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR11 Ferrari 060 1:14.090 15
13 Jenson Button 22 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 1:14.252 27
14 Fernando Alonso 14 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 1:14.296 26
15 Romain Grosjean 8 Haas VF-16 Ferrari 061 1:14.507 25
16 Felipe Nasr 12 Sauber C35 Ferrari 061 1:14.631 21
17 Marcus Ericsson 9 Sauber C35 Ferrari 061 1:14.654 23
18 Esteban Ocon 31 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 1:14.827 30
19 Jolyon Palmer 30 Renault RS16 Renault RE16 1:14.908 32
20 Pascal Wehrlein 94 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 1:14.948 32
21 Charles Leclerc 50 Haas VF-16 Ferrari 061 1:15.391 27
22 Sergey Sirotkin 46 Renault RS16 Renault RE16 1:15.800 10

brasil_sexta_2016-1

2ºTreino Livre

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Tempo Número de Voltas completadas
1 Lewis Hamilton 44 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 1:12.271 41
2 Nico Rosberg 6 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 1:12.301 40
3 Valtteri Bottas 77 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 1:12.761 47
4 Felipe Massa 19 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 1:12.789 43
5 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB12 TAG Heuer 1:12.828 43
6 Max Verstappen 33 Red Bull RB12 TAG Heuer 1:12.928 45
7 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF16-H Ferrari 061 1:13.002 45
8 Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF16-H Ferrari 061 1:13.047 24
9 Nico Hulkenberg 27 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 1:13.299 42
10 Jenson Button 22 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 1:13.440 19
11 Fernando Alonso 14 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 1:13.572 18
12 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR11 Ferrari 060 1:13.689 46
13 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR11 Ferrari 060 1:13.801 47
14 Sergio Perez 11 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 1:13.918 38
15 Romain Grosjean 8 Haas VF-16 Ferrari 061 1:14.074 35
16 Kevin Magnussen 20 Renault RS16 Renault RE16 1:14.109 47
17 Felipe Nasr 12 Sauber C35 Ferrari 061 1:14.309 40
18 Esteban Ocon 31 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 1:14.317 46
19 Jolyon Palmer 30 Renault RS16 Renault RE16 1:14.436 43
20 Esteban Gutierrez 21 Haas VF-16 Ferrari 061 1:14.558 42
21 Marcus Ericsson 9 Sauber C35 Ferrari 061 1:14.695 21
22 Pascal Wehrlein 94 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 1:14.958 22

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Williams

Formula 1 – Mercado de pilotos para 2017

Mercado de pilotos para o ano de 2017 esta com suas vagas quase todas definidas restando as vagas na Sauber e teoricamente 1 das vagas na Manor.

Nessas Vagas que ainda restam Marcus Ericsson, Felipe Nasr e Jordan King são os mais prováveis pilotos para as vagas da Sauber e Manor respectivamente, Mas essas vagas podem mudar de mãos dependendo do dinheiro que cada piloto vai trazer para as equipes. E nisso é que Esteban Gutierrez, Rio Haryanto e qualquer um que tenha pelo menos uns 10 a 15 milhões de Dólares para injetar nesses dois times pode mudar essa história o que é bem triste para a maior categoria do automobilismo mundial ter sua decisão dos pilotos influenciado pelo dinheiro e por influências de custos de motor.

Por falar em Motores nada justifica a entrada de Esteban Ocon na Force India em 2017, tinhas vários pilotos na frente dele e seu desempenho na Manor demonstrou isso apesar de um pouco melhor que o Haryanto em corridas o piloto indonésio deu mais trabalho para o talentoso piloto Alemão Pascal Wehrlein que seria naturalmente o piloto a subir para a Force India.

Ocon poderia ficar mais uma temporada para aprender na Manor e ganhar bagagem, Subir para a Force India já pode ser um tiro muito no escuro que se justifica pelo desconto dos motores Mercedes para o time indiano que vai pagar apenas 3 dos 16 milhões de euros para continuar com os motores Alemães em 2017.

malasia_domingo_2016-7

Mas injustificável ainda é a permanência de Jolyon Palmer na Renault em 2017, Não faz sentido tirar Magnussen que fez alguma coisa ou contratar um piloto melhor do que o piloto Inglês que se resumiu a 1 ponto marcado no GP da Malásia com o 10ºlugar visto que Magnussen fez 7 pontos (Com um 7º na Rússia e um 10ºlugar em Cingapura). A Williams confirmou o Canadense Lance Stroll de apenas 18 anos de idade vindo de um título da Formula 3 Europeia, Mas acima disso entra na Williams com o dinheiro de patrocínio vindo do seu pai que  é um dos donos da Tommy Hilfiger que é uma empresa do ramo da moda que vai injetar 40 milhões de Dólares! uma jogada que pode dar muito certo ou o piloto acabar não sendo uma aposta certa queima a carreira por falta de tempo de voo.

Nisso eu vejo que a Formula 1 virou uma banalização aonde qualquer piloto de 18 anos ou alguém bem mais ou menos com muito dinheiro entra no campeonato. Na Formula 1 precisa ter hora de voo para chegar lá, Deveria ser obrigatório que o piloto disputasse a GP2 ou GP3 series pelo menos 1 temporada completa para estar qualificado para subir para a Formula 1. Por Exemplo eu subiria a idade mínima para 21 anos de idade na categoria e nisso não precisaria pegar um piloto que sem dúvida vai queimar etapas na sua carreira o que pode ser prejudicial.

Para mim na Formula 1 deveria ter no grid pilotos que estejam entre os 100 melhores pilotos do mundo e tem pilotos que não chegam nem perto disso nos dias de hoje (Só dou um exemplo: Esteban Gutierrez que esta na Haas apenas pelo dinheiro e busca vaga na falida equipe Sauber).

Por Falar em Sauber, Além de estarem próximos de ficarem na última posição a equipe apesar da entrada de um fundo de investimentos Suíço para salvar as financias da equipe comandada pela incompetente Monisha Kalterborn que desde de quando ela entrou na categoria conseguiu a façanha de fazer contrato com 3 pilotos titulares o que levou a equipe para uma situação constrangedora no começo da temporada passada aonde o Holandês Giedo van der Garde chegou a colocar o macacão da equipe na Sexta-feira e de conseguir na justiça Australiana para garantisse que ele corresse na temporada passada.

O Caso se resolveu com uma indenização de 60 milhões de Reais para o piloto holandês o que desfalcou o orçamento já pífio que a equipe de Marcus Ericsson e Felipe Nasr obtém graças muito aos patrocinadores que eles tem. Mas em 4 anos já dá para se ver a incompetência dela no comando desse time.

Em 2016 perder para a Manor será o fundo do poço mesmo, Dois anos antes a Sauber não pontuou e  foi um vexame, Mas muito mais pela incompetência dos seus pilotos (Sutil e Gutierrez) do que pelo carro que poderia pontuar. Já nesse ano é a total falta de condições do time que para completar vai usar motores defasados em 2016 o que acaba por condenar a equipe a ficar sendo uma nanica para 2016.

Hungria_2016sex_f1 (1)

O pior de tudo é que Ericsson e Nasr sobrou essa como a única opção para continuarem na Formula 1, A situação do piloto Brasileiro é dramática pois o Banco do Brasil vai diminuir os investimentos e visto que Gutierrez praticamente fora da Haas esta mirando nessa vaga o Brasil pode ficar depois de 46 anos seguidos sem nenhum representante na Formula 1. Ericsson tem sua situação quase que definida para continuar no time suíço.

Na Haas Grosjean só sai se quiser do time e provavelmente terá Kevin Magnussen como seu companheiro de equipe após um ano aonde ele conseguiu mostrar algum resultado na Renault que estava pegando o projeto da Lotus falida para 2016.

Gutierrez esta cotado para a Sauber apenas pelo dinheiro que possui
Gutierrez esta cotado para a Sauber apenas pelo dinheiro que possui

A consequência disso é uma Formula 1 muito mais fraca e cada vez mais desinteressante. faz sentido pilotos como Lucas di Grassi, Antonio Giovinazzi que pode ser campeão da Gp2 Series e não é citado para ganhar a vaga em qualquer equipe para 2016), Kamui Kobayashi que foi chutado da Formula 1 sem ter merecido sair em 2012 aonde no final do ano ele mostrou dedicação na Sauber quando o Perez se acomodou e deixou o time de lado o que prejudicou muito a equipe Suíça que poderia hoje esta em realidade diferente entre outros pilotos.

Falta coragem para as equipes de Formula 1 buscarem pilotos pelo talento e não pelo dinheiro e derepente um time que faça isso, Que tenha uma mentalidade vencedora e não uma mentalidade de apenas sobreviver na categoria. Esta na hora definitivamente de se pensar numa Formula 1 mais barata. A Solução é que todas as equipes corram com o mesmo modelo de chassis e que possam ser livres para fazerem seus desenvolvimentos aerodinâmicos e que tenhamos equipes CRT na categoria para encher o grid e que se melhore a qualidade do plantel da Formula 1. Da forma que esta a categoria esta ficando cada vez mais falida e parecendo uma velha de 67 anos que não atrai mais ninguém para a sua casa para ouvir as suas histórias e tomar um suco ou um café.

Plantel para 2017:

Equipe Motor Piloto 1 Piloto 2
Mercedes Mercedes Lewis Hamilton Nico Rosberg
Red Bull TAG Heuer Daniel Ricciardo Max Verstappen
Ferrari Ferrari Sebastian Vettel Kimi Raikkonen
Force India Mercedes Sergio Perez Esteban Ocon
Williams Mercedes Valtteri Bottas Lance Stroll
Mclaren Honda Fernando Alonso Stoffen Vandroone
Toro Rosso Renault Carlos Sainz jr. Daniil Kvyat
Haas Ferrari Romain Grosjean Kevin Magnussen*
Renault Renault Nico Hulkenberg Jolyon Palmer
Manor Mercedes Pascal Wehrlein* vago
Sauber Ferrari (16) vago Vago

* Não Confirmado

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Haas/Sauber/Renault