Em busca do Top 3, Force India apresentou o VJM09 com o mesmo design e mesmos pilotos

Desde de 2008 a Force India só vem a melhorar o seu desempenho e a sua classificação no Mundial de Construtores, Com o melhor desempenho da sua história no ano passado ficando em 5ºlugar com um grande desempenho principalmente do mexicano Sergio Perez que teve o seu melhor ano na Formula 1 superando o desempenho de Nico Hulkenberg que ficou em parte do campeonato desmotivado ou sofrendo com batidas.

Para esse ano a equipe manteve o elenco de pilotos e o novo chassi o VJM09 me parece o mesmo carro ou recebeu poucas modificações com a pintura muito semelhante do ano passado. A pretensão da equipe é brigar por pódios e pelo 3ºlugar com a Williams e a Red Bull no Mundial de construtores.

Só que ela tem alguns problemas nessa história para Resolver. Uma delas são os problemas com o Grupo Sahara que esta vivendo problemas financeiros e esta tentando suas ações mostrando para angariar fundo para tirar o seu fundador da cadeira Subrata Roy, Também ao dono da equipe Vijay Mallya que tem de deixar a presidência da United Spirits Limited (USL) apesar de esta dizendo que continua no controle da equipe, Mas acredito que isso vai desestabilizar a equipe se não agora possa no futuro levar o time a se perder em termos do desenvolvimento do carro não desse ano, Porem nos próximos anos devido a instabilidade financeira assim como aconteceu com a Lotus nos últimos anos que viveu sobre dívidas o que fez afetar os carros de 2014 e 2015 e até não conseguiram pagar salário e premiações do Kimi Raikkonen que saiu do time devido aos problemas financeiros, Além disso a Force India não teve um acerto com a Aston Martin que quer realmente entrar na Formula 1 como equipe e seria uma boa esse acerto com o time indiano até para amenizar os problemas financeiros.

Só que diante dos problemas financeiros até agora não tem afetado o desempenho da equipe, Pois parece que tem todas os componentes certos da Receita para vencer, Exceto o dinheiro que ainda falta no time Indiano que ainda esta buscando sua primeira vitória na Formula 1, Tem Pilotos que em equipes grandes poderiam chegar a disputar títulos. Acho que em condições normais O Alemão Nico Hulkenberg derrota Perez apesar do piloto Mexicano ter algo que o Hulkenberg não tem que é a incrível capacidade de conseguir conservar os pneus por várias voltas sendo rápido o que é importante dizer e o fato importante é que Perez deixou o fantasma que ele teve devido a sua péssima passagem na Mclaren na temporada de 2013.

Já Hulkenberg depois da vitória das 24 Horas de LeMans começou a ter resultados muito positivos, Agora precisa provar em 2016 para até se manter na Formula 1 mesmo sendo talentoso e sempre cotado para grandes equipes o Fato dele ter corrido no WEC pode levar a ele partir para lá caso ele tenha um ano nada impressionante e se não tiver nenhuma oferta de um grande time. Então vamos acompanhar o que vai acontecer com o time que é um dos mais simpáticos da Formula 1 já que ela vem de um berço muito simpático que  era a Jordan que surgiu em 1991 e ficou na categoria até 2005 e foi substituída por Midland e Spyker até chegar a Force India e se estabelecer na Formula 1 até hoje como uma equipe muito boa.

Fotos do VJM09:

Nome: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Force India

Rea abre caminhada para o Bicampeonato da SuperBike com 2 vitórias em Phillip Island

1ªBateria

Apesar de Tom Sykes ter largado na pole position que largou bem foi Jonathan Rea que largou do 3ºlugar para assumir a liderança com Sykes caindo para o segundo lugar e depois vindo Davide Giugliano, Michael Van der Mark, Alex Lowes, Chaz Davies e Nicky Hayden logo a seguir, A Disputa pela liderança estava entre os pilotos da Kawasaki liderados pelo Sykes e Rea, com a Ducati com Giugliano e Davies revezando posições e no meio disso o Holandês Michael van der Mark e um pouco mais atrás na balada vinham Alex Lowes com Yamaha, Nicky Hayden com Honda, Sylvain Guintoli com Yamaha e Lorenzo Salvadori com a Aprilla.

Tivemos momentos em que Sykes estava na liderança e até mesmo o Chaz Davies liderou a corrida, Mas na 9ªVolta Rea passou seu companheiro de equipe Tom Sykes e assumiu a liderança da prova enquanto seu companheiro de Kawasaki começava a cair na classificação perdendo posições para Davies, Giugliano, VD Mark e Hayden ficando mais para Lowes e Guintoli.

Na parte final da corrida Rea e Davies disputavam a vitória, Apesar de toda a garra do Galês da Equipe Aruba.it Racing o Inglês Jonathan Rea resistiu o tempo inteiro até a última volta quando na Curva 8 Davies conseguiu a ultrapassagem, Porém Rea teve a chance na curva seguinte por fora superar o Galês e levar a vitória na primeira bateria a 63 milésimos na frente de Davies com a Ducati que terminou em 2º, Pódio foi completado pelo Holandês Michael van der Mark com a Honda que parece estar melhor para essa temporada.

Davide Giugliano com Ducati, Tom Sykes com Kawasaki e Sylvain Guintoli com a Yamaha que voltou a categoria nessa temporada completaram os 6 primeiros colocados. Muito bom resultado de Leon Camier com a MV Agusta ficando em 7ºlugar, Já Nicky Hayden acabou ficando muito para trás no final de prova ficando em 9ºlugar apenas atrás de Jordi Torres com a BMW, Josh Brookes completou os 10 primeiros colocados.

Resultado Final da primeira bateria da WSBK 2016 – Phillip Island

1. Jonathan Rea (Inglaterra-Kawasaki Racing Team-Kawasaki ZX-10R) 33’47.823 – Avg. 173,607 km/h 22 Voltas
2. Chaz Davies (Pais de Gales-Aruba.it Racing-Ducati 1199 Panigale R) a 0.063
3. Michael van der Mark (Holanda-Honda World Superbike Team-Honda CBR1000RR SP) a 0.487
4. Davide Giugliano (Itália-Aruba.it Racing-Ducati 1199 Panigale R) a 0.647
5. Tom Sykes (Inglaterra-Kawasaki Racing Team-Kawasaki ZX-10R) a 3.429
6. Sylvain Guintoli (França-Pata Yamaha Official WSBK Team-Yamaha TZF R1) a 3.510
7. Leon Camier (Inglaterra-MV Agusta Reparto Corse-MV Agusta 1000 F4) a 10.721
8. Jordi Torres (Althea BMW Racing Team-BMW S1000 RR) a 11.539
9. Nicky Hayden (Estados Unidos-Honda World Superbike Team-Honda CBR1000RR SP) a 15.534
10. Josh Brookes (Austrália-Milwaukee BMW S1000 RR) a 23.239
11. Ramon Ramos (Team GoEleven-Kawasaki ZX-10R) a 23.411
12. Lorenzo Savadori (Itália-IodaRacing Team-Aprilla RSV4 RF) a 24.012
13. Karel Abraham (República Tcheca-Milwaukee BMW S1000 RR) a 37.281
14. Mike Jones (Austrália-Desmo Sport Ducati 1199 Panigale R) a 44.720
15. Sylvain Barrier (França-Pedercini Racing-Kawasaki ZX-10R) a 46.357
16. Dominic Schmitter (Suíça-Grillini Racing Team-Kawasaki ZX-10R) a 1:08.238
17. Saeed Al Sulaiti (Qatar-Pedercini Racing-Kawasaki ZX-10R) a 1:08.299
18. Péter Sebestyén (Hungria-Team Toth-Yamaha TZF R1) a 1:30.771
19. Imre Toth (Hungria-Team Toth-Yamaha TZF R1) a 1 Volta

Não Completaram a corrida:

Markus Reiterberger (Alemanha-Althea BMW Racing Team-BMW S1000 RR) a 1 Volta
Alex Lowes (Inglaterra-Pata Yamaha Official WSBK Team-Yamaha TZF R1) a 6 Voltas
Xavi Fores (Espanha-Barni Racing Team) a 11 Voltas
Alex de Angelis (San Marino-IodaRacing Team-Aprilla RSV4 RF) a 19 Voltas


2ªBateria

rea_wins

Na Bateria de Sábado para domingo foi bem mais difícil para Rea, A Largada que teve Tom Sykes como pole com Davide Giugliano e Jonathan Rea completando a primeira fila. Sykes determinado a vencer a segunda bateria larga bem e assumiu a liderança com Rea, Giugliano, VD Mark e Davies logo a seguir.

Mas logo nas primeiras voltas o Holandês com a Honda já ultrapassava ao Giugliano já assumindo o terceiro lugar e começando a pressionar Rea e Sykes. Dai a prova se acalma com os pilotos da Kawasaki na liderança pressionados por VD Mark com Honda e vindo completar o Grupo os pilotos Chaz Davies e Davide Giugliano com a Ducati, Nicky Hayden com a Honda e Sylvain Guintoli com a Yamaha.

Na 11ªVolta Tom Sykes acabou errando deixando a liderança para o Jonathan Rea com VD Mark e Davies passando Sykes que ficou em 4ºlugar, Duas voltas depois  Michael Van der Mark passou o Campeão de 2015 e assumiu a liderança da corrida e liderou por 7 voltas aonde Rea não conseguia passar o jovem piloto da Holanda que já tinha ido ao pódio na 1ªbateria realizada na madrugada de Sexta para Sábado aqui no Brasil. Rea só conseguiu realizar essa ultrapassagem a 4 voltas do final para voltar a ponta e Davies aproveitou e foi junto assumindo a segunda posição com Van der Mark caindo para o terceiro lugar, um pouco mais atrás Giugliano e Sykes acabaram errando e com isso Hayden e Guintoli aproveitarem e ganharam as posições de ambos.

O Galês Chaz Davies a menos de duas voltas do final passou Rea e assumiu a liderança da prova, parecia que a Ducati iria vencer a segunda Bateria, Mas na reta dos boxes na volta final Rea retornou a primeira posição, Mas teria de aguentar a pressão de Davies que buscava a vitória, Na Honda Corner Davies passa Rea, Mas perde a moto e cai deixando a liderança para Rea que só administrou sua diferença para VD Mark para vencer a segunda bateria e completar o final de semana perfeito com um grande desempenho ficando em 2ºlugar.

Completou o pódio o Italiano Davide Giugliano que reagiu no final passando a Guintoli e nas curvas finais superando o Norte-americano Nicky Hayden que teve uma boa segunda bateria ficando em honroso 4ºlugar com Guintoli em 5º e Tom Sykes deixando a desejar de novo em 6ºlugar após fazer duas poles position nas duas baterias.

Depois de 13 segundos do vencedor vieram completar os 10 primeiros colocados os pilotos Jordi Torres, Markus Reiterberger, o dono da casa Josh Brookes e Chaz Davies que ainda conseguiu voltar a corrida e terminar a prova em 10ºlugar. A Próxima Etapa do Mundial de Superbike acontece nos dias 11 a 13 de Março na Tailândia.

Resultado Final da segunda bateria da WSBK 2016 – Phillip Island

1. Jonathan Rea (Inglaterra-Kawasaki Racing Team-Kawasaki ZX-10R) 33’48.377 – Avg. 173,559 km/h
2. Michael van der Mark (Holanda-Honda World Superbike Team-Honda CBR1000RR SP) a 0.831
3. Davide Giugliano (Itália-Aruba.it Racing-Ducati 1199 Panigale R) a 1.472
4. Nicky Hayden (Estados Unidos-Honda World Superbike Team-Honda CBR1000RR SP) a 1.511
5. Sylvain Guintoli (França-Pata Yamaha Official WSBK Team-Yamaha TZF R1) a 2.439
6. Tom Sykes (Inglaterra-Kawasaki Racing Team-Kawasaki ZX-10R) a 3.320
7. Jordi Torres (Althea BMW Racing Team-BMW S1000 RR) a 13.744
8. Markus Reiterberger (Alemanha-Althea BMW Racing Team-BMW S1000 RR) a 15.084
9. Josh Brookes (Austrália-Milwaukee BMW S1000 RR) a 15.106
10. Chaz Davies (Pais de Gales-Aruba.it Racing-Ducati 1199 Panigale R) a 16.276
11. Karel Abraham (República Tcheca-Milwaukee BMW S1000 RR) a 30.147
12. Ramon Ramos (Team GoEleven-Kawasaki ZX-10R) a 30.251
13. Alex de Angelis (San Marino-IodaRacing Team-Aprilla RSV4 RF) a 30.437
14. Alex Lowes (Inglaterra-Pata Yamaha Official WSBK Team-Yamaha TZF R1) a 39.946
15. Sylvain Barrier (França-Pedercini Racing-Kawasaki ZX-10R) a 53.515
16. Dominic Schmitter (Suíça-Grillini Racing Team-Kawasaki ZX-10R) a 58.450
17. Saeed Al Sulaiti (Qatar-Pedercini Racing-Kawasaki ZX-10R) a 1:01.836
18. Péter Sebestyén (Hungria-Team Toth-Yamaha TZF R1) a 1:30.672
19. Imre Toth (Hungria-Team Toth-Yamaha TZF R1) a 1 Volta Não Completaram a corrida:

Mike Jones (Austrália-Desmo Sport Ducati 1199 Panigale R) a 11 Voltas
Leon Camier (Inglaterra-MV Agusta Reparto Corse-MV Agusta 1000 F4) a 15 Voltas
Lorenzo Savadori (Itália-IodaRacing Team-Aprilla RSV4 RF) a 20 Voltas
Xavi Fores (Espanha-Barni Racing Team) Não Correu

Nome: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Jonathan Rea