Vettel e Ferrari supera Mercedes em Tática e conquista primeira vitória na equipe Italiana

O Segundo lugar no Grid de largada conquistado por Sebastian Vettel não se mostrou por acaso pelo que vimos na corrida de hoje, Se aproveitando de uma bandeira amarela e de um ritmo forte de corrida além da Lambança da Mercedes nos boxes o Alemão Sebastian Vettel após um 2014 apagado conquistou a sua primeira vitória na Ferrari.

A Prova foi agitada porque tivemos disputa, Tivemos na Largada Hamilton, Vettel e Rosberg mantendo suas posições, Massa, Ericsson e Hulkenberg fizeram as melhores largadas, Ocorreram vários incidentes nas primeiras voltas, Pastor Maldonado furou o pneu na primeira volta, Depois no final da primeira Volta Felipe Nasr acabou furando os pneus do finlandês Kimi Raikkonen que acabou indo para os boxes, mas perdeu a volta toda com o pneu furado, Por sorte Raikkonen não danificou a suspensão do seu carro, Já o Brasileiro teve de ir aos boxes para fazer uma parada para trocar o bico do seu carro ficando muito para trás.

Depois de 4 Volta ai a corrida começava a mudar com a rodada Grotesca do Sueco Marcus Ericsson que vinha numa posição entre os 10 primeiros colocados, Resultado disso foi a entrada do Safety Car e o reagrupamento de todos os pilotos, Dai Vettel, Hulkenberg, Grosjean, Sainz, Perez e Merhi não fizeram a parada enquanto que os outros foram para a primeira parada antecipada. A partir dai a Ferrari deu o Golpe de Mestre, Na Relargada enquanto Vettel começava a Abrir do Pelotão Hamilton, Ricciardo, Massa, Rosberg teriam que escalar o pelotão.

Rosberg teve corrida apagada e ficou em 3º apenas por conta da Estratégia equivocada da Mercedes.

Rosberg travou um belo duelo com Felipe Massa na disputa por posições, Após dura batalha o Alemão passou Massa, Hamilton passou Perez, Sainz, Grosjean e Hulkenberg e ficou a 10 segundos de Vettel e a partir dai se imaginaria que ele iria dizimar essa diferença de forma rápida, O que aconteceu foi que Vettel Manteve a diferença até a sua parada na volta 19 aonde ele foi fazer sua primeira parada nos boxes, Enquanto isso alguns pilotos estavam já começando a Fazer a segunda parada nos boxes, Antes disso os pilotos que tentaram a tática de uma parada nos boxes já tinham feito suas paradas nos boxes.

Hamilton voltava a liderança da prova com Rosberg em segundo E Vettel em terceiro que simplesmente voou para cima de Rosberg tirando a sua diferença e passado o piloto Alemão e depois passou também Hamilton assumindo a liderança da prova na Metade da prova praticamente, Enquanto Isso Fernando Alonso na sua reestreia pela Mclaren chegou a andar na 8ªposição, Mas acabou deixando a corrida na 22ªVolta, Mas deve salientar que a Mclaren pareceu melhor em ritmo de corrida deixando um pouco de esperança para as próximas etapas do campeonato.

Os Meninos da Toro Rosso fazendo bonito em Sepang

Enquanto isso a disputa por posições mais atrás tinham como Destaque o piloto da Toro Rosso Max Verstappen que estava fazendo uma grande corrida passando até os pilotos da Red Bull que tinham desempenho pior que os carros da Filial que tem os mesmos motores Renault. Já a dupla da Force India acabou apontando na corrida, Nico Hulkenberg forçou a barra ao tentar manter uma posição já totalmente perdia já que o Piloto Danill Kvyat que foi tocado e acabou rodando por causa desse toque, O Russo voltou a corrida, Mas se ficaram negativamente impressionados com o Hulkenberg, O Perez conseguiu fazer pior, Ele tocou de forma mais perigosa em Romain Grosjean que acabou rodando quando tentava passar o piloto mexicano. O Resultado disso é que os comissários tomaram logo a atitude de investigar os casos e puniu os dois pilotos com 10 segundos nos boxes de penalização o que jogava a Force India para fora da disputa por pontos.

Já a prova tinha tudo para ter um belo final de prova, Pois Vettel teria que usar os pneus duros e o Hamilton poderia usar os pneus médios para a última parada nos boxes, Enquanto Rosberg continuava com os pneus duros e brigando pelo pódio com o Kimi Raikkonen que teve uma impressionante recuperação na corrida depois de Furar os pneus já estava em posição de tentar o pódio. Na Volta 37 Vettel vai para a parada colocar os pneus duros para terminar a corrida e da na volta seguinte veio a grande Besteira da corrida feita pela Mercedes que tinha a chance de colocar os pneus médios e ter chances de o Piloto Inglês de buscar Vettel para vencer a corrida, Mas a Decisão da Mercedes foi de trocar para novos pneus duros e isso fez com que se entregasse de vez a vitória para Vettel. Hamilton reclamou da decisão, nem ele mesmo concordou com a troca de pneus e a equipe justificou que essa decisão que eles tomaram foi a melhor, Rosberg parou 4 voltas depois e colocou os pneus duros de novo.

A Decisão foi a mais errada possível até porque Vettel Manteve a ponta com tranquilidade e foi até o final para vencer a prova com Hamilton a 8 segundos atrás e vendo que vai ter além do Rosberg um outro adversário que é o ressurgido piloto Alemão que conquistou sua primeira vitória na equipe Ferrari. Nico Rosberg em 3º fechou o pódio com Kimi Raikkonen em 4ºlugar mostrando que a Ferrari parece ter carro para desafiar a Mercedes nesse ano diferente de 2014 aonde a Ferrari nem chegava perto disso.

Já Felipe Massa e Valtteri Bottas no final da corrida acabaram disputando o 5ºlugar com vantagem para o piloto Finlandês que ficou a 1.2 segundos na frente de Felipe Massa que ficou com o 6ºlugar, Mas ambos devem estar frustados com a Corrida que tiveram e com o Resultado que tiveram pois mostra que a Williams esta atrás também da Ferrari, Se na Austrália era uma diferença pequena agora na Malásia a diferença entre as equipes disparou a favor da equipe Italiana o que significa muito trabalho para a equipe de Sir. Frank Williams Apesar do Massa estar colocado em 4ºlugar no mundial de construtores.

Depois disso vieram os Meninos da Toro Rosso que mostraram habilidade além do time 2 da Red Bull ter mais carro que a equipe principal com Max Verstappen fazendo uma corridaça na 7ªposição e se tornando o piloto mais jovem da história a marcar pontos na História da Formula 1 e Carlos Sainz jr. em 8ºlugar marcando mais 4 pontos e levando a Toro Rosso a uma boa pontuação no campeonato com 12 pontos na frente da Red Bull que ficaram com os dois últimos lugares na zona de pontuação com Daniel Ricciardo fazendo corrida fraquíssima devido a problemas na Asa do seu carro ficando atrás de Danill Kvyat que apesar do 9ºlugar mostrou o porque esta na Red Bull apesar do resultado não ser um grande resultado para um time que teve o domínio de 2010 até 2013 dessa vez se ver muito atrás mesmo da disputa.

Romain Grosjean ainda não fez a Lotus pontuar ficando em 11ºlugar, Já Felipe Nasr teve final de semana para esquecer largando em 16º após problemas em seu carro, teve um bico quebrado após furar os pneus de Raikkonen, e fez 4 paradas nos boxes, Resultado disso é que não passou do 12ºlugar na Frente de Perez e Hulkenberg que são a nota negativa da corrida ambos se envolvendo em confusão na prova e sendo penalizados.

Merhi leva a Manor pela primeira vez a Terminar uma corrida na sua estreia na Formula 1.

Já A Manor conseguiu ver a bandeira quadriculada com Roberto Merhi que foi o único carro da Equipe a disputar a corrida já que Will Stevens acabou tendo problemas no seu carro 28 que impossibilitaram o inglês de disputar a prova. Jenson Button com a Mclaren durou mais na corrida, Mas abandonou a prova faltando 1/3 de corrida praticamente e Pastor Maldonado a poucas voltas do final deixou a corrida com a Lotus que é uma das 3 equipes que saem de duas corridas sem pontuar no campeonato (Mclaren e Manor são os outros dois times)

Após 2 etapas podemos falar que a Formula 1 não será como 2014 aonde foi um monopólio de 1 equipe Só, Nesse ano temos a Ferrari disposta a duelar com a Mercedes pelo título, A Williams para chegar nessa briga vai ter que evoluir muito assim como fez durante a temporada de 2014, Próxima etapa acontece em Xangai daqui a duas semana e da vamos ver se a Mercedes volta a dominar a categoria ou a Ferrari vai voltar a ser uma adversária da Mercedes na disputa pela vitória e pelo título

Resultado do GP da Malásia de Formula 1:

Grande Premio da Malásia
Classificação após 56 Voltas
Piloto Número Equipe-Motor Chassis Voltas Tempo Grid de Largada Pontos
1. Sebastian Vettel 5 Ferrari SF15-T 56 1:41:05.793 2 25
2. Lewis Hamilton 44 Mercedes F1 W06 Hybrid 56 a 8.569 1 18
3. Nico Rosberg 6 Mercedes F1 W06 Hybrid 56 a 12.310 3 15
4. Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF15-T 56 a 53.822 11 12
5. Valtteri Bottas 77 Williams-Mercedes FW37 56 a 1:10.409 8 10
6. Felipe Massa 19 Williams-Mercedes FW37 56 a 1:13.586 7 8
7. Max Verstappen 33 Toro Rosso-Ferrari STR10 56 a 1:37.762 6 6
8. Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso-Ferrari STR10 55 a 1 Volta 15 4
9. Danill Kvyat 26 Red Bull-Renault RB11 55 a 1 Volta 5 2
10. Daniel Ricciardo 3 Red Bull-Renault RB11 55 a 1 Volta 4 1
11. Romain Grosjean 8 Lotus-Mercedes E23 Hybrid 55 a 1 Volta 10
12. Felipe Nasr 12 Sauber-Ferrari C34 55 a 1 Volta 16
13. Sergio Perez 11 Force India-Mercedes VJM08 55 a 1 Volta 14
14. Nico Hulkenberg 27 Force India-Mercedes VJM08 55 a 1 Volta 13
15. Roberto Merhi 98 Manor-Ferrari MR03 53 a 3 Voltas 19
Pastor Maldonado 13 Lotus-Mercedes E23 Hybrid 47 Freios 12
Jenson Button 22 Mclaren-Honda MP4-30 41 Motor 17
Fernando Alonso 14 Mclaren-Honda MP4-30 21 Motor 18
Marcus Ericsson 9 Sauber-Ferrari C34 3 Rodada 9
Will Stevens 28 Manor-Ferrari MR03 0 Não Correu 20

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Mercedes/Toro Rosso/Manor

Sem categoria

Deixe um comentário