Classificação – Moto 3
O treino da Moto 3 em Comunidade valenciana começou com a RBA Racing na frente enquanto que Joan Mir deu uma bela salvada na curva 4. Isso nos primeiros minutos de treino.
Canet tomou a ponta, Mas o Argentino Gabriel Rodrigo deu troco e voltou à liderança. Era sem dúvida a melhor equipe de KTM no grid da Moto 3 na parte final de temporada com Guevara em 2ºlugar.
No 7ºminuto o Holandês Bo Bendserneyder fazendo sua última corrida na Moto 3 (Vai correr na Tech 3 em 2018) faz o melhor tempo com 1:40.004. Enquanto Marco Bessecchi acabou caindo de forma feia na curva 11.
Tudo vinha bem disputado. Até que Jorge Martin destruiu a concorrência com o tempo de 1:39.393, Mas a volta foi anulada e Canet voltou a liderança. Martin caiu para o 30ºlugar.
Gabriel Rodrigo acertou outra belíssima volta, Voltando a liderança com 15 minutos de treinamento para o piloto Argentino. Dois minutos depois o Espanhol Jorge Martin foi para uma volta mais destruidora ainda. 1:38.665 e dessa vez o tempo valeu para o piloto da Gresini que praticamente garantia a 9ªpole da carreira.
Enea Bastianini na metade do treino acabou marcando o 2ºtempo, Mas longe de Martin. O Japonês Ayumi Sasaki com a moto da Marcou o 5ºtempo. A 14 minutos do final o tempo, O Campeão da temporada Joan Mir se recupera e marca o 4ºtempo. Já a Mahindra e a Pegueot em sua despedida estava fazendo um papel bem secundário.
Mir perderia sua volta e acabou recuando de posição. Já Marco Bessecchi caiu pela segunda vez. No final do Treino para acabar com chave de Ouro, Martin abaixa ainda mais seu tempo para 1:38.428 confirmando a 9ªpole de 2017. Joan Mir se recupera e acaba conquistando o segundo tempo no final, O Argentino Gabriel Rodrigo com a RBA Racing- KTM completa a primeira fila. Na segunda fila largam Tatsuki Suzuki, Enea Bastianini e Aron Canet que disputa o 3ºlugar no campeonato com o Espanhol Jorge Martin. Ayumi Sasaki em belíssimo treino conquistou o 7ºlugar. Com Ramirez, Di Giannantonio e Bendsneyder completando os 10 primeiros colocados.
Grid de largada Moto 3 – GP da Comunidade Valenciana
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 88 | Jorge Martin | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | 1’38.428 |
2 | 36 | Joan Mir | Leopard Racing | Honda | 1’38.873 |
3 | 19 | Gabriel Rodrigo | RBA BOE Racing Team | KTM | 1’38.976 |
4 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’39.308 |
5 | 33 | Enea Bastianini | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 1’39.319 |
6 | 44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 1’39.399 |
7 | 71 | Ayumu Sasaki | SIC Racing Team | Honda | 1’39.492 |
8 | 42 | Marcos Ramirez | Platinum Bay Real Estate | KTM | 1’39.492 |
9 | 21 | Fabio Di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | 1’39.521 |
10 | 64 | Bo Bendsneyder | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’39.536 |
11 | 58 | Juan Francisco Guevara | RBA BOE Racing Team | KTM | 1’39.551 |
12 | 7 | Adam Norrodin | SIC Racing Team | Honda | 1’39.615 |
13 | 5 | Romano Fenati | Marinelli Rivacold Snipers | Honda | 1’39.699 |
14 | 23 | Niccolo Antonelli | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’39.826 |
15 | 10 | Dennis Foggia | Sky Junior Team VR46 Academy | KTM | 1’39.827 |
16 | 65 | Philipp Ottl | Südmetall Schedl GP Racing | KTM | 1’39.946 |
17 | 75 | Albert Arenas | Aspar Mahindra Moto3 | Mahindra | 1’39.966 |
18 | 39 | Kazuki Masaki | Asia Talent Team | Honda | 1’39.985 |
19 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Aspar Mahindra Moto3 | Mahindra | 1’39.988 |
20 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | 1’40.123 |
21 | 95 | Jules Danilo | Marinelli Rivacold Snipers | Honda | 1’40.142 |
22 | 17 | John McPhee | British Talent Team | Honda | 1’40.177 |
23 | 96 | Manuel Pagliani | CIP | Mahindra | 1’40.216 |
24 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM | 1’40.220 |
25 | 84 | Jakub Kornfeil | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot | 1’40.521 |
26 | 4 | Patrik Pulkkinen | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot | 1’40.662 |
27 | 11 | Livio Loi | Leopard Racing | Honda | 1’40.775 |
28 | 12 | Marco Bezzecchi | CIP | Mahindra | 1’40.777 |
29 | 14 | Tony Arbolino | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’41.278 |
30 | 6 | Maria Herrera | MH6 Team | KTM | 1’41.600 |
31 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda | 1’42.469 |
MotoGP
Q1
Na primeira parte do treino, Com 15 pilotos disputando 2 vagas para o Q2. O Espanhol Esteve Rabat começou muito bem no seu último final de semana na Marc VDS, Determinado a entrar no Q2, Chegou a liderar o treino, Mas Crutchlow e Aleix Espargaró superaram o tempo de Tito Rabat que caiu para o 3ºlugar, Depois disso vinham Danilo Petrucci, Marevick Viñales (Muito mal) Smith, Redding, Bautista, Abraham, Lowes, Barberá e Baz.
Aleix Espargaró, Com sua Aprilla foi o primeiro a entrar na casa do 1 min. 30 segundos. A 4 minutos do final, Viñales entra na pista praticamente no desespero, Já que ele não vinha tendo um bom final de semana, Mas não adiantou muito. Seus tempos foram insuficientes para passar ao Q2. Acabou que os irmãos Espargaró passaram para o Q2. Pol Espargaró acabou ficando com o melhor tempo, Superando o seu irmão em 20 milésimos.
Marevick Viñales ficou de fora do Q2 mesmo, Vai largar em 13ºlugar. Tito Rabat acabou caindo no final, Assim mesmo ficou em um belo 4ºlugar. A frente de Danilo Petrucci da Pramac e de Cal Crutchlow da LCR Honda que tem equipamentos melhores e que estão em temporada melhor do que a temporada do piloto da Marc VDS.
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’30.893 |
2 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’30.913 |
3 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’31.030 |
4 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’31.197 |
5 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati | 1’31.216 |
6 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda | Honda | 1’31.297 |
7 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’31.300 |
8 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 1’31.325 |
9 | 36 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’31.361 |
10 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’31.487 |
11 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 1’31.578 |
12 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati | 1’31.625 |
13 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’31.775 |
14 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’31.816 |
15 | 60 | Michael van der Mark | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 1’32.504 |
Q2
Andrea Dovizioso com vontade de fazer frente para Marc Marquez foi para a pista marcar seu tempo primeiro. Marquez vinha 30 segundos atrás. Era o duelo pelo campeonato entrando na seu penúltimo capitulo.
No primeiro terço de treino Marquez fez 2 brilhantes voltas, Sendo a segunda abaixo do 1 minuto e 30 segundos (1:29.867) marcando o melhor tempo. Lorenzo estava em segundo lugar, Mas acabou caindo a 9 minutos do final na curva 13, A sorte do Espanhol é que estava bem perto dos boxes, Sem muitas dificuldades ele poderia voltar ao treino com a Moto Reserva ou reparar a moto Titular. Zarco vinha em 3º com a Yamaha de 2016 que vinha bem melhor que a Yamaha de 2017 que estava em 10ºlugar com o Italiano Valentino Rossi.
Andrea Dovizioso vinha apenas em 11ºlugar e precisava melhorar para ter alguma ambição para tirar os 21 pontos de Marquez.
Dovi foi para a pista a 4 minutos do final precisando melhorar seu tempo. Marquez foi para a pista 45 segundos depois para confirmar a pole position, Dois minutos depois a Formiga atômica cai na curva 2. Poderia ser a chance de mudança nesse quadro da pole e a chance que Dovizioso precisava para começar a virar o jogo contra Marquez, Mas não foi o suficiente. O vice-líder do campeonato conseguiu melhorar sua posição. (para ficar em 8ºlugar) Ninguém conseguiu tirar a pole de Marquez. O Tempo de 1:29.867 era o bastante para o espanhol confirmar a pole position e dar mais um passo para o título.
Quem mais chegou perto de Marquez foi o Francês Johann Zarco que ficou em 2ºlugar e Andrea Iannone com a Suzuki em 3º, fechando a primeira fila. Na segunda fila largam Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa e o piloto de testes da Ducati Michele Pirro.
Um belo final de treino para Valentino Rossi que acabou bem colocado (7ºlugar) com a Yamaha oficial que estava muito mal nesse final de semana, Andrea Dovizioso perdeu no final o 8ºlugar para o Espanhol Aleix Espargaró de Aprilla e vai fechar a 3ªFila. A missão do desafiante de Marquez era muito difícil mesmo, Mas pode se lembrar que ele tinha esse mesmo quadro no GP do Japão e todos já sabem o que aconteceu.
Alex Rins, Pol Espargaró e Jack Miller (que caiu no final do treino) completam os 12 primeiros colocados.
Grid de largada Moto GP – GP da Comunidade Valenciana
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | 1’29.897 |
2 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 1’30.246 |
3 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’30.399 |
4 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati | 1’30.460 |
5 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda | 1’30.589 |
6 | 51 | Michele Pirro | Ducati Team | Ducati | 1’30.764 |
7 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’30.848 |
8 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’30.857 |
9 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | 1’30.961 |
10 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’30.972 |
11 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’31.044 |
12 | 43 | Jack Miller | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’31.190 |
13 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’31.030 |
14 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’31.197 |
15 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati | 1’31.216 |
16 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda | Honda | 1’31.297 |
17 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’31.300 |
18 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 1’31.325 |
19 | 36 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’31.361 |
20 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’31.487 |
21 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 1’31.578 |
22 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati | 1’31.625 |
23 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’31.775 |
24 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’31.816 |
25 | 60 | Michael van der Mark | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 1’32.504 |
Moto 2
No último classificatório do dia na Moto 2. Morbidelli, Pasini e Marquez disputaram a pole position logo no começo do treino. Logo Alex Marquez estabeleceu o melhor tempo com Morbidelli em 2º e Pasini em 3º.
Eric Granado fez o 12ºtempo no 12ºminuto de treinamento com a Kalex de 2014 enquanto que o Subtítulo de Thomas Luthi, O Espanhol Ricard Cardus vinha em 10ºlugar. 3 minutos depois o momento ruim para Granado que acabou caindo na curva 1. Depois disso poucas coisas mudaram. Todas elas na parte de trás. Até que Miguel Oliveira melhorou seu tempo e subiu do 6º para o 5ºlugar. A 15 minutos do final, Alex Marquez mantem 65 milésimos a frente de Franco Morbidelli. Pasini, Binder, Oliveira, Aegerter, Bagnaia, Vierge, Schrotter e Cardus completam os 10 primeiros, Eric Granado vinha em 13º.
Nos minutos finais os pilotos foram para a pista para a melhora dos tempos. Sharyin e Axel Pons melhoraram seus tempos, Mas ainda fora dos 10 primeiros colocados. Lá na frente ocorreram apenas 2 mudanças: Miguel Oliveira acabou ganhando o 4ºlugar do Sul-Africano Brad Binder. E no final do treino o Japonês Takaagi Nakagami deu um salto enorme pulando do 15º para o 7ºlugar.
Alex Marquez confirmou a pole position com Franco Morbidelli em 2º, completando a dobradinha da Marc VDS. Mattia Pasini completa a primeira fila. Na segunda fila largam Miguel Oliveira e Brad Binder da KTM e Dominique Aegerter com a moto Suter da equipe Kiefer.
Takaagi Nakagami em subida impressionante, Francesco Bagnaia, Xavi Vierge e Marcel Schrotter completam os 10 primeiros lugares. Os concorrentes ao título do Europeu de Moto 2 caíram no final: Cardus larga em 14º e Eric Granado larga em 18º.
Grid de largada Moto 2 – GP da Comunidade Valenciana
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 73 | Alex Marquez | EG 0,0 Marc VDS | Kalex | 1’35.050 |
2 | 21 | Franco Morbidelli | EG 0,0 Marc VDS | Kalex | 1’35.115 |
3 | 54 | Mattia Pasini | Italtrans Racing Team | Kalex | 1’35.155 |
4 | 44 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’35.182 |
5 | 41 | Brad Binder | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’35.323 |
6 | 77 | Dominique Aegerter | Kiefer Racing | Suter | 1’35.448 |
7 | 30 | Takaaki Nakagami | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 1’35.462 |
8 | 42 | Francesco Bagnaia | SKY Racing Team VR46 | Kalex | 1’35.467 |
9 | 97 | Xavi Vierge | Tech 3 Racing | Tech 3 | 1’35.653 |
10 | 23 | Marcel Schrotter | Dynavolt Intact GP | Suter | 1’35.683 |
11 | 55 | Hafizh Syahrin | Petronas Raceline Malaysia | Kalex | 1’35.762 |
12 | 49 | Axel Pons | RW Racing GP | Kalex | 1’35.770 |
13 | 11 | Sandro Cortese | Dynavolt Intact GP | Suter | 1’35.787 |
14 | 88 | Ricard Cardus | CarXpert Interwetten | Kalex | 1’35.848 |
15 | 32 | Isaac Vinales | BE-A-VIP SAG Team | Kalex | 1’35.866 |
16 | 40 | Fabio Quartararo | Pons HP40 | Kalex | 1’35.923 |
17 | 45 | Tetsuta Nagashima | Teluru SAG Team | Kalex | 1’35.970 |
18 | 51 | Eric Granado | Promoracing | Kalex | 1’36.022 |
19 | 24 | Simone Corsi | Speed Up Racing | Speed Up | 1’36.033 |
20 | 2 | Jesko Raffin | Garage Plus Interwetten | Kalex | 1’36.035 |
21 | 37 | Augusto Fernandez | Speed Up Racing | Speed Up | 1’36.043 |
22 | 5 | Iker Lecuona | Italtrans Racing Team | Kalex | 1’36.101 |
23 | 27 | Jorge Navarro | Garage Plus Interwetten | Kalex | 1’36.142 |
24 | 9 | Remy Gardner | Federal Oil Gresini Moto2 | Kalex | 1’36.165 |
25 | 87 | Andrea Locatelli | Tech 3 Racing | Tech 3 | 1’36.189 |
26 | 10 | Luca Marini | Forward Racing Team | Kalex | 1’36.208 |
27 | 62 | Stefano Manzi | SKY Racing Team VR46 | Kalex | 1’36.269 |
28 | 57 | Edgar Pons | Pons HP40 | Kalex | 1’36.333 |
29 | 89 | Khairul Idham Pawi | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 1’36.397 |
30 | 19 | Xavier Simeon | Tasca Racing Scuderia Moto2 | Kalex | 1’36.403 |
31 | 7 | Lorenzo Baldassarri | Forward Racing Team | Kalex | 1’36.403 |
32 | 6 | Tarran Mackenzie | Kiefer Racing | Suter | 1’36.996 |
94 | Jake Dixon | Dynavolt Intact GP | Suter | Sem Tempo |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP