Super Formula – João Paulo de Oliveira conquista vitória em Fuji e Toyota domina o final de semana em Casa

Grid de Largada

1 20 Andrea Caldarelli (LENOVO TEAM IMPUL SF14 TOYOTA RI4A) 1’40.868
2 19 João Paulo de Oliveira (LENOVO TEAM IMPUL SF14 TOYOTA RI4A) 1’41.001
3 64 Daisuke Nakajima (NAKAJIMA RACING SF14 HONDA HR-414E) 1’41.240
4 18 Yuichi Nakayama (KCMG Elyse SF14 TOYOTA RI4A) 1’41.372
5 41 Narain Karthikeyan (DOCOMO DANDELION M41Y SF14 HONDA HR-414E) 1’41.656
6 8 Kamui Kobayashi (Team KYGNUS SUNOCO SF14 TOYOTA RI4A) 1’41.715
7 7 Ryo Hirakawa (ACHIEVEMENT Team KYGNUS SUNOCO SF14 TOYOTA RI4A) 1’41.717
8 1 Kazuki Nakajima (PETRONAS TOM’S SF14 TOYOTA RI4A) 1’41.911
9 4 William Buller (FUJI×D’station KONDO SF14 TOYOTA RI4A) 1’42.129
10 38 Hiroaki Ishiura (P.MU/CERUMO · INGING SF14 TOYOTA RI4A) 1’42.174
11 3 James Rossiter (FUJI×D’station KONDO SF14 TOYOTA RI4A) 1’42.253
12 2 Andre Lotterer (PETRONAS TOM’S SF14 TOYOTA RI4A) 1’42.465
13 39 Yuji Kunimoto (P.MU/CERUMO · INGING SF14 TOYOTA RI4A) 1’42.577
14 65 Bertrand Baguette (NAKAJIMA RACING SF14 HONDA HR-414E) 1’42.749
15 34 Takashi Kogure (DRAGO CORSE SF14 HONDA HR-414E) 1’43.224
16 10 Koudai Tsukakoshi (REAL SF14 HONDA HR-414E) 1’43.285
17 40 Tomoki Nojiri (DOCOMO DANDELION M40S SF14 HONDA HR-414E) 1’43.791
18 11 Takuya Izawa (REAL SF14 HONDA HR-414E) 1’43.882
19 16 Naoki Yamamoto (TEAM MUGEN SF14 HONDA HR-414E) 1’44.018

Finalmente podemos aqui fazer o resumo de como foi a terceira etapa da Super Formula temporada 2015 que foi realizada no circuito de Fuji, Casa da Toyota que fez bonito nos treinos colocando 8 carros entre os 10 primeiros colocados no grid de largada.

A pole position foi de Andrea Caldarelli o que pode ser considerado uma surpresa total já que o piloto italiano nunca se provou um dos top drivers da categoria conseguiu seu melhor desempenho em treinos de classificação no ano, Ao seu lado larga o Brasileiro João Paulo de Oliveira em busca de uma vitória na temporada, Uma primeira fila dominada pela Impul. Em 3ºlugar larga Daisuke Nakajima com um motor Honda sendo uma bela surpresa. Em 4º larga Yuichi Nakayama da KCMG, Na terceira fila largaria os pilotos que já foram da Formula 1 o Indiano Narain Karthikeyan que foi 3ºlugar em Suzuka e Kamui Kobayashi que vinha embalado de um 2ºlugar em Okayama. O líder do Campeonato Hiroaki Ishiura não foi bem nos treinos e largaria apenas em 10ºlugar.

Na largada para 55 Voltas Andrea Caldarelli não foi bem acabou perdendo algumas posições deixando a liderança para João Paulo de Oliveira, Com Kazuki Nakajima que largou do 8ºlugar para assumir o 2ºlugar e Kamui Kobayashi que saiu do 6ºlugar para assumir a 3ªposição fizeram grandes largadas. Na primeira curva acabou tendo a confusão envolvendo os dois melhores pilotos com Motores Honda se acidentando. Narain Karthikeyan foi tocado pelo Daisuke Nakajima e acabou tendo sua corrida abreviada para apenas 1 curva (Ou seja abandonou a corrida). Safety Car na pista para a retirada do carro do piloto Indiano que é o veterano da categoria com 38 anos de idade, A primeira volta foi um desastre para Caldarelli que cometeu um erro ainda na primeira volta escapando da pista. Vários pilotos foram prejudicados devido ao acidente da primeira volta. A Classificação estava a seguinte: J.P.Oliveira, K.Nakajima, Kobayashi, Yuji Kunimoto que pulou do 13ºlugar para a 4ªposição, Ryo Hirakawa, James Rossiter, Hiroaki Ishiura, André Lotterer, Bertrand Baguette e Koudai Tsukakoshi completando os 10 primeiros colocados. Yuichi Nakayama que largou em boa posição caiu para o 12ºlugar.

Andrea Caldarelli e Daisuke Nakajima foram para os boxes repararem danos eu seus carros.

Na 6ªVolta a corrida recomeçou com Kazuke Nakajima atacando a J.P.Oliveira que acabou segurando a liderança da corrida. O piloto Takashi Kogure da Darco Corse foi fazer a primeira parada na volta 7 fazendo uma tática diferente logo no começo da prova, Enquanto Oliveira e Kazuki Nakajima estavam fugindo na frente, Os pilotos da Kygnus estavam recebendo pressão, Kobayashi sofria pressão de Kunimoto e Hirakawa sofria pressão de James Rossiter.

Na 9ªVolta Daisuke Nakajima lento na pista encostou seu carro e abandonou a prova, Caldarelli buscava a recuperação na parte de trás da tabela já estando em 13ºlugar buscando ultrapassagem em cima de Tomoki Nojiri da Docomo Dandelion. Enquanto isso André Lotterer foi para os boxes na 11ªVolta e começaram uma série de Paradas nos boxes de pilotos que decidiram manter os mesmos pneus e apenas o reabastecimento confiando num menor desgaste de pneus. O mesmo fez com que Caldarelli, Naoki Yamamoto que não estava bem no final de semana, Tsukakoshi, Izawa, Buller. Todos eles foram cedo para a parada fazerem o mesmo tipo de tática de Lotterer.

O Brasileiro João Paulo de Oliveira abriu 4 segundos de diferença para Kazuki Nakajima que estava com uma confortável vantagem de 2 segundos para Kamui Kobayashi e depois vem a seguir os pilotos Yuki Kunimoto, Ryo Hirakawa e James Rossiter completando os 6 primeiros colocados. Na 19ªVolta  a Suspensão de Bertrand Baguette quebra no final da reta dos boxes e faz o piloto Belga rodar e bater no muro deixando a corrida, com isso a equipe Nakajima Racing esta fora da corrida.

Na 21ªVolta Kamui Kobayashi foi o primeiro dos primeiros lugares a fazer a parada e foi para a troca de pneus e reabastecimento, a Kygnus fez um bom trabalho nos boxes fazendo 13.9 segundos, Três voltas depois parou Kazuki Nakajima com o carro da Tom’s Petronas foi para os boxes e a equipe correspondeu com uma parada mais rápida ainda fazendo 12.4 segundos, Na Volta seguinte o Japonês Yuji Kunimoto foi para a sua parada de boxes para a troca de pneus e reabastecimento, Infelizmente a P.Mu Cerumo não fez uma parada rápida que acabou sendo de 15.9 segundos.

Pelo menos não foi tão desastroso como a parada da equipe de James Rossiter que demorou 19 segundos nos boxes para trocar os pneus do piloto Inglês e reabastecimento do carro, Uma Volta antes Ryo Hirakawa fez a parada nos boxes, Na 28ªVolta o piloto João Paulo de Oliveira da Impul acabou indo para os boxes e junto com a parada de Tomoki Nojiri o líder da prova é Hiroaki Ishiura da P.Mu/Cerumo.

Kunimoto foi para cima de Kamui Kobayashi que começava a partir para cima de André Lotterer que estava com os pneus desgastados e que sofria com o fato dele não ter trocador esse pneus que já tinham 30 voltas contra os pneus de Kobayashi e Kunimoto que eram novos e estavam em suas primeiras voltas de uso.

Mas aos poucos o carro de Kobayashi começou a dar problemas e isso refletiu o desempenho, Com isso Kunimoto acabou ultrapassando tomando o 5ºlugar, Logo depois Ryo Hirayawa escalou a Kobayashi que estava virando 1:28 contra 1:26 dos lideres, era muita diferença de performance para não ter problemas principalmente de quem vinha bem na prova.

Depois foi a vez de Rossiter que passou Kobayashi que estava sem condições de levar o carro ao final da corrida de forma competitiva, Enquanto isso Ishiura buscava colocar diferença para J.P.Oliveira para tentar a vitória, Mas logo o Brasileiro não deixava o japonês distanciar na liderança. Enquanto isso Kunimoto pressionava a Lotterer para disputar o 4ºlugar. Enquanto que Kobayashi era pressionado por Tomoki Nojiri lutando para manter o 8ºlugar, Mas sem carro não teve como impedir a ultrapassagem do piloto da Docomo que assumiu a 8ªposição.

Na 42ªVolta Ishiura foi para os boxes fazer a sua parada e a equipe fez sua parte fazendo uma troca rápida de 13.9 segundos o que fez o piloto da P.Mu / Cemuro para o terceiro lugar colocando-se no pódio após largar do 10ºlugar, Já Kunimoto acabou passando a Lotterer assumindo a 4ªposição após largar na 13ªposição. Na parte final da corrida Kobayashi e Caldarelli fizeram um belo duelo pelo 9ºlugar, Uma grande disputa mostrando a bela recuperação do piloto Italiano e a garra do piloto da Kygnus, No final disso na penúltima volta da prova o piloto da Impul passou Kobayashi assumindo o 9ºlugar.

Caldarelli_Fuji15

Já João Paulo de Oliveira levou o seu carro até o final para conquistar a vitória em Fuji, Uma grande vitória do piloto de 34 anos mostrando que ele esta sem dúvida na disputa do título chegando a 15 segundos na frente de Kazuki Nakajima que voltou a categoria depois do acidente que ele teve nos treinos de Le Mans e acabou inutilizando ele de correr em Okayama ficando em 2ºlugar e Hiroaki Ishiura completou o pódio e mantendo a liderança do campeonato com 21 pontos ganhos isso largando do 10ºlugar, Melhor ainda fez Yuji Kunimoto que largando do 13ºlugar chegou em 4ºlugar, bela corrida da P.Mu/Cerumo. André Lotterer em 5º salvou uma bela posição, Ryo Hirakawa da Kygnus, James Rossiter depois de corridas em que ele teve muito azar marcando os 2 primeiros pontos no campeonato com o 7ºlugar e completando a zona de pontuação Tomoki Nojiri que salvou a honra da Honda.

Foi um banho da Toyota que ficou também com o 9ºlugar com Andrea Caldarelli e com Kamui Kobayashi em 10ºlugar festa para a Toyota em sua Casa!

Em Breve teremos o relato da 4ªEtapa do campeonato que aconteceu em Motegi. Nesse final de semana teremos a 5ªetapa em Autopolis.

Resultado Final da 3ªEtapa da Super Formula – Temporada 2015 – Fuji

1 19 João Paulo de Oliveira (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A) 1:28’21.088 em 55 Voltas
2 1 Kazuki Nakajima (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A) a 15.347
3 38 Hiroaki Ishiura (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A) a 22.451
4 39 Yuji Kunimoto (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A) a 36.289
5 2 Andre Lotterer (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A) a 37.766
6 7 Ryo Hirakawa (ACHIEVEMENT Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A) a 39.298
7 3 James Rossiter (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A) a 44.915
8 40 Tomoki Nojiri (DOCOMO DANDELION M40S SF14HONDA HR-414E) a 48.227
9 20 Andrea Caldarelli (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A) a 1’04.258
10 8 Kamui Kobayashi (Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A) a 1’10.824
11 11 Takuya Izawa (REAL SF14HONDA HR-414E) a 1’11.881
12 16 Naoki Yamamoto (TEAM MUGEN SF14HONDA HR-414E) a 1’12.587
13 10 Koudai Tsukakoshi (REAL SF14HONDA HR-414E) a 1’16.572
14 4 William Buller (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A) a 1 Volta
15 18 Yuichi Nakayama (KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A) a 1 Volta
16 34 Takashi Kogure (DRAGO CORSE SF14HONDA HR-414E) a 1 Volta

Não Terminaram a corrida:

65 Bertrand Baguette (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E) a 37 Voltas
64 Daisuke Nakajima (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E) a 47 Voltas
41 Narain Karthikeyan (DOCOMO DANDELION M41Y SF14HONDA HR-414E) a 55 Voltas

Vídeo da corrida:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Twitter

Sem categoria

Deixe um comentário