Prova Realizada dos dias 14 e 15 de Julho, Pela 4ªetapa da Super Formula.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo | Fase |
1 | 64 | Alex Palou | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’39.167 | Q3 |
2 | 39 | Sho Tsuboi | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’39.252 | Q3 |
3 | 19 | Yuhi Sekiguchi | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’39.311 | Q3 |
4 | 16 | Tomoki Nojiri | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’39.890 | Q3 |
5 | 37 | Nick Cassidy | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’40.021 | Q3 |
6 | 38 | Hiroaki Ishiura | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’40.051 | Q3 |
7 | 8 | Kazuya Oshima | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’40.832 | Q3 |
8 | 65 | Tadasuke Makino | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’53.080 | Q3 |
9 | 1 | Naoki Yamamoto | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’39.136 | Q2 |
10 | 36 | Kazuki Nakajima | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’39.209 | Q2 |
11 | 17 | Koudai Tsukakoshi | REAL RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’39.649 | Q2 |
12 | 5 | Nirei Fukuzumi | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’43.674 | Q2 |
13 | 4 | Yuji Kunimoto | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’38.128 | Q1 |
14 | 20 | Ryo Hirakawa | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’38.186 | Q1 |
15 | 50 | Lucus Auer | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’38.234 | Q1 |
16 | 51 | Harrison Newey | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’38.247 | Q1 |
17 | 7 | Artem Markelov | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’38.261 | Q1 |
18 | 3 | Kenta Yamashita | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’38.273 | Q1 |
19 | 18 | Kamui Kobayashi | carrozzeria Team KCMG | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’38.436 | Q1 |
20 | 15 | Patricio O’Ward | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | Sem Tempo | Q1 |
Alex Palou conseguiu a pole position, O piloto Espanhol da Nakajima Racing tinha do seu lado o piloto Japonês Sho Tsuboi (Campeão da Formula 3 Japonesa e Estreante na Super Formula). Na segunda fila largam Yuki Sekuguchi da Impul e Tomoki Nojiri da Team Mugen.
Nick Cassidy da Tom’s larga em 5ºlugar do seu lado larga o biCampeão Hiroaki Ishiura da Cerumo. Completando os 8 primeiros colocados: Kazuya Oshima da Le Mans e Tadasuke Makino da Nakajima Racing. O líder do campeonato Naoki Yamamoto largaria em 9ºlugar, Logo na frente de Kazuki Nakajima.
Kamui Kobayashi foi muito mal na classificação e acabou largando do 19ºlugar, Só a frente do estreante Patrício O’Ward da Team Mugen. A corrida seria realizada sobre chuva.
A Largada foi sobre Safety Car, que ficou por 3 voltas. Até que deram condições de darem a largada pra valer. Na 4ªVolta a corrida começou de verdade. Alex Palou continua na liderança, com Sho Tsuboi em 2º e Sekiguchi em 3º. O Neozelandês Nick Cassidy foi para cima de Tomoki Nojiri já de cara e acabou levando o 4ºlugar em questão de algumas curvas.

Na volta seguinte, Cassidy perde a trajetória da primeira curva, mas segurou a 4ªposição. Era uma situação muito difícil de pista em Fuji. Lá atrás, Kamui Kobayashi começava uma bela recuperação subindo do 19ºlugar para o 15º em 2 voltas.
Alex Palou abria 3.9 segundos de frente sobre Tsuboi, 7.6 segundos do Sekiguchi e 10.1 segundos de Cassidy. Apesar disso, O piloto Espanhol passou um pouco do ponto, Mas isso não ocasionou perda de tempo e nem riscos para o piloto da Nakajima. Os pilotos Lucas Auer e Harrison Newey disputavam o 15ºlugar a reta toda. No fim, o piloto da Red Bull levou a melhor sobre o piloto Inglês (Ambos são da B-Max) e levou a posição.

Kobayashi não teve muito trabalho para passar o Ex-companheiro de equipe Ryo Hirakawa. O piloto da Impul acabou penalizado com um Drive Through e o piloto da KMGC passou para o 13ºlugar. Voltas depois, Kobayashi passou Koudai Tsukakoshi e subiu para a 12ªposição.
O líder do campeonato Naoki Yamamoto vinha se segurando em 9ºlugar, A frente de Kazuki Nakajima e de Nirei Fukuzumi. Enquanto isso, Artem Markelov com o bico quebrado teve de ir para os boxes, em mais um final de semana bem ruim para o Russo. (Acredito que ele queria voltar para a Formula 2, vendo que sua temporada no Japão era pífia)
Palou abre 7.5 segundos de Sho Tsuboi na 14ªvolta. Essa diferença aumentou para 10 segundos na 16ªvolta. Era um passeio do Espanhol da Nakajima na pista molhada de Fuji. Tsuboi, Sekiguchi, Cassidy, Nojiri, Oshima e Makino eram os 8 primeiros.
Na 18ªVolta, Naoki Yamamoto roda é acaba superado por Nakajima, Fukuzumi e Kobayashi e cai para o 12ºlugar, A sorte é que o Japonês não ficou atolado fora da pista. O Russo Markelov rodou, sua prova já estava pra lá de estragada mesmo. Enquanto isso, Kobayashi foi para cima de Fukuzumi e chegou a tomar a 10ªposição, Mas acabou escorregando e teve de ceder a posição. A ultrapassagem era questão de tempo.
Na 22ªVolta, Makino passou a ser pressionado por Nakajima na disputa pelo 8ºlugar. A pressão tem resultado, Makino acaba escapando e perdendo posição para Nakajima, Fukuzumi e Kobayashi, dessa forma a disputa entre o piloto da Nakajima e o piloto da TOM’S tinha acabado. Palou continuava seu passeio, Com 11.2 segundos a frente de Tsuboi.
O Estreante Patrício O’Ward que largou na última posição, vinha fazendo uma boa corrida e estava na 14ºlugar. Enquanto isso, Kobayashi continuava a atacar Nirei Fukuzumi. O piloto da KMGC chegou a quase rodar. Se o Ex-Formula 1 passasse pelo piloto da Docomo, ele iria embora, seu carro era muito mais rápido que o carro do seu adversário. Kobasan era o piloto que mais tinham ganhado posições, com 9 posições a frente da posição aonde largou.

Sho Tsuboi conseguiu tirar 3.5 segundos da vantagem que Palou tinha colocado. Na 27ªVolta, Os dois estavam sendo separados por 7.5 segundos. Enquanto isso, Tomoki Nojiri continuava pressionado por Hiroaki Ishuira. O piloto da Mugen Race mantinha a 5ªposição de maneira heroica. Os dois estavam longe de Nick Cassidy (12 segundos atrás), Mas bem a frente de Oshima (15 segundos de vantagem). O circuito de Fuji estava em condições difíceis para os pilotos.
Usando o botão de ultrapassagem, Nakajima passou Oshima e assumiu o 7ºlugar na entrada da 32ªVolta. O piloto da Le Mans passou a ser pressionado para Fukuzumi e Kobayashi. O piloto da KMGC se aproveitou e tentou passar o piloto da Docomo. Na volta 34, Fukuzumi tenta passar Oshima, mas acaba indo para a parte de fora da curva 1 e seu adversário recuperou o 8ºlugar. No final da mesma volta, Kobayashi passou Kazuya Oshima e passou para o 9ºlugar.

Na 36ªVolta, a prova passou a ser por tempo, Faltavam 28 minutos para o final da prova. Palou voltou a crescer a vantagem para Tsuboi para 10.5 segundos. Yuki Sekiguchi estava em 3º a 18 segundos do líder e Nick Cassidy em 4º vinha a 24 segundos. Enquanto que Kobayashi passou Oshima e acabou passando para o 8ºlugar, Grande corrida de recuperação que ele vinha fazendo. Na 39ªVolta, Patrício O’Ward acabou superado pelo Ryo Hirakawa perdendo o 14ºlugar.

Yuki Sekiguchi começou a se aproximar de Sho Tsuboi, restando 14 voltas para o final, A vantagem entre os dois diminuiu de 8 para apenas 3 segundos entre os dois, Existindo a chance de uma disputa pelo 2ºlugar. A 17 minutos e 30 segundos do final, Harrison Newey foi para os boxes (A parada nessa corrida não era obrigatória devido a chuva). Mesmo em 3ºlugar, Sekiguchi foi para a parada para colocar combustível, O piloto da Impul voltou em 8ºlugar, atrás de Kobayashi. Tsuboi estava mais sossegado em 2º, A 5 segundos de frente para Nick Cassidy.
Tomoki Nojiri fugiu de Hiroaki Ishiura, O piloto da Cerumo começou a ser pressionado por Kazuki Nakajima. A Briga valia a 5ªposição. A 8 minutos do final, Kobayashi chegou nessa disputa de posição. Enquanto que na frente, Cassidy tirava vantagem para Tsuboi valendo o 2ºlugar.
Nakajima após superar Ishiura foi para cima de Nojiri. O piloto da Team Mugen segura como pode o 4ºlugar e faz com que Ishiura e Kobayashi ficasse perto dos dois. Nas voltas finais, O Filho de Satoru Nakajima foi muito na sede e acabou exagerando na curva, Kazuke erra e perde a posição para Ishiura, Mas recuperou a posição em cima do piloto da Cerumo.
A 3 minutos do final, Kobayashi passou Ishiura e ganhou o 6ºlugar.

Ninguém conseguiu superar Alex Palou, O Espanhol conquistou a sua primeira vitória na Super Formula. Com seu desempenho impecável na chuva, O piloto da Nakajima entrou na batalha pelo título da temporada de 2019. Sho Tsuboi resistiu aos ataques de Nick Cassidy e acabou garantindo o segundo lugar com o Neozelandês da Tom’s completando o pódio.

Tomoki Nojiri resistiu a pressão de Nakajima e Ishiura e acabou conseguindo o 4ºlugar. Kazuki Nakajima conseguiu fazer uma boa corrida de recuperação e acabou ficando com o 5ºlugar, Melhor ainda foi a recuperação de Kamui Kobayashi, largando do 19ºlugar para chegar em uma espetacular 6ªcolocação. Hiroaki Ishiura com a Cerumo e Yuki Sekiguchi completaram a zona de pontuação.
A Tática do piloto da Impul não foi boa, A não ser se ele tivesse menos combustível, Fazer a parada nos boxes foi um erro da equipe e do piloto, que poderia ter conseguido até mesmo o segundo lugar caso tivesse ficado na pista até o final. Nirei Fukuzumi e Tadasuke Makino completaram os 10 primeiros colocados. O líder do campeonato Naoki Yamamoto acabou ficando de fora dos pontos pela primeira vez no ano, Terminando a prova em 11ºlugar.
Fotos:
Resultado final da 4ªEtapa da Super Formula 2019
GP de Fuji
pos | nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo | Voltas |
1 | 64 | Alex Palou | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1:36’27.150 | 53 |
2 | 39 | Sho Tsuboi | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 13.359 | 53 |
3 | 37 | Nick Cassidy | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 14.680 | 53 |
4 | 16 | Tomoki Nojiri | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | a 50.575 | 53 |
5 | 36 | Kazuki Nakajima | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 51.333 | 53 |
6 | 18 | Kamui Kobayashi | carrozzeria Team KCMG | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 52.448 | 53 |
7 | 38 | Hiroaki Ishiura | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 55.932 | 53 |
8 | 19 | Yuhi Sekiguchi | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 1’09.963 | 53 |
9 | 5 | Nirei Fukuzumi | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 1’11.435 | 53 |
10 | 65 | Tadasuke Makino | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 1’18.868 | 53 |
11 | 1 | Naoki Yamamoto | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 1’22.710 | 53 |
12 | 20 | Ryo Hirakawa | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 1’27.721 | 53 |
13 | 8 | Kazuya Oshima | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 1 Volta | 52 |
14 | 15 | Patricio O’Ward | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | a 1 Volta | 52 |
15 | 4 | Yuji Kunimoto | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 1 Volta | 52 |
16 | 51 | Harrison Newey | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | a 1 Volta | 52 |
17 | 3 | Kenta Yamashita | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 2 Voltas | 51 |
18 | 17 | Koudai Tsukakoshi | REAL RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 2 Voltas | 51 |
19 | 7 | Artem Markelov | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 3 Voltas | 50 |
20 | 50 | Lucus Auer | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | a 13 Voltas | 40 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Super Formula