Grid de Largada:
1 | 40 | Tomoki Nojiri | DOCOMO DANDELION M40Y SF14Honda HR-414E | 1’14.404 |
2 | 1 | Hiroaki Ishiura | P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A | 1’14.656 |
3 | 41 | Stoffel Vandoorne | DOCOMO DANDELION M41S SF14Honda HR-414E | 1’14.712 |
4 | 3 | James Rossiter | FUJI CORPORATION KONDO SF14TOYOTA RI4A | 1’14.836 |
5 | 19 | J.P.de Oliveira | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A | 1’14.914 |
6 | 2 | Yuji Kunimoto | P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A | 1’14.928 |
7 | 7 | Narain Karthikeyan | SUNOCO TEAM LEMANS SF14TOYOTA RI4A | 1’15.246 |
8 | 20 | Yuhi Sekiguchi | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A | 1’15.288 |
9 | 65 | Bertrand Baguette | NAKAJIMA RACING SF14Honda HR-414E | 1’15.720 |
10 | 8 | Kamui Kobayashi | SUNOCO TEAM LEMANS SF14TOYOTA RI4A | 1’29.938 |
11 | 37 | Kazuki Nakajima | VANTELIN KOWA TOM’S SF14TOYOTA RI4A | 1’15.271 |
12 | 18 | Yuichi Nakayama | KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A | 1’15.273 |
13 | 36 | Andre Lotterer | VANTELIN KOWA TOM’S SF14TOYOTA RI4A | 1’15.344 |
14 | 64 | Daisuke Nakajima | NAKAJIMA RACING SF14Honda HR-414E | 1’15.463 |
15 | 16 | Naoki Yamamoto | TEAM MUGEN SF14Honda HR-414E | 1’15.547 |
16 | 11 | Takuya Izawa | REAL SF14Honda HR-414E | 1’15.652 |
17 | 4 | William Buller | FUJI CORPORATION KONDO SF14TOYOTA RI4A | 1’15.656 |
18 | 34 | Takashi Kogure | DRAGO CORSE SF14Honda HR-414E | 1’15.876 |
19 | 10 | Koudai Tsukakoshi | REAL SF14Honda HR-414E | 1’15.952 |
Na segunda corrida do dia era mais longa com 51 voltas e tínhamos a obrigatoriedade de ida para os boxes tinha a pole de Tomoki Nojiri com Hiroaki Ishiura em segundo e Stoffel Vandoorne em 3ºlugar.
Na largada Nojiri manteve a ponta com Ishiura em 2ºlugar. Bertrand Baguette acabou não conseguindo largar ficando parado no grid o que obrigou os fiscais de pista a empurrarem o carro do Belga para fora da pista sem precisar levar o safety car entrar no circuito. No final da primeira volta Kunimoto, Kazuki Nakajima, Naoki Yamamoto, Takura Izawa, Yuhi Sekiguchi e Buller acabaram indo para a parada obrigatória enquanto que Nojiri, Ishiura e os outros pilotos ficaram na pista. Daizuke Nakajima fez a parada na segunda volta. Também parou cedo o Alemão André Lotterer.
James Rossiter que queria se recuperar da largada ruim que ele teve tentava tomar o 4ºlugar que estava nas mãos de Stoffel Vandoorne. Enquanto que Nojiri era atacado por Hiroaki Ishiura que buscava a liderança da prova. Karthikeyan foi para os boxes na volta 7 enquanto que Kobayashi seu companheiro de equipe na Sunoco Le Mans era pressionado por Toudai Tsukakoshi da Real na disputa pelo 7ºlugar.
Yuki Kunimoto a 32 segundos dos líderes e já tendo feito a parada nos boxes vinha rendendo melhor que os líderes o que poderia dar a ele a liderança da prova e até mesmo a vitória da segunda corrida do dia. Takashi Kogure parou na 11ªVolta para troca de pneus, Reabastecimento e troca de Aerofólio Dianteiro. Duas voltas depois foi a vez de Tsukakoshi fazer sua parada nos boxes.
Apenas 7 pilotos não tinham feito ainda a parada nos boxes com 13 voltas completadas: Nojiri, Ishiura, Oliveira, Vandoorne, Rossiter, Nakayama e Kobayashi. Já Yunimoto era o líder dos pilotos que já tinham feito uma parada nos boxes. Depois vinham Kazuki Nakajima, Andre Lotterer, Yamamoto, Karthikeyan, Izawa, Sekiguchi, Daizuke Nakajima, Tsukakoshi, Buller e Kogure.
João Paulo de Oliveira parou na 15ªVolta e voltou logo a frente de Naoki Yamamoto da Team Mugen.
Nojiri conseguiu abrir 1.5 segundos de frente para Ishiura e conseguiu um pequeno folego na liderança da prova. Enquanto isso na 18ªVolta o Japonês Kamui Kobayashi foi para os boxes para sua parada obrigatória. Na 20ªVolta pararam de uma vez Vandoorne, Rossiter e Nakayama. Nesse momento apenas Nojiri e Kazuki Nakajima não tinham parado nos boxes e estavam na liderança com Kunimoto em 3ºlugar com um rendimento melhor que eles dois com 28 segundos atrás dos lideres. (Sendo que a parada duraria 30 segundos pelo menos)
Tomoki Nojiri da Docomo foi para a parada na 22ªVolta e mesmo sendo uma parada rápida Nojiri perdeu posição para Yunimoto e Kazuki Nakajima caindo para o 4ºlugar. Rossiter tentou por fora passar Sekiguchi, Mas acabou sem sucesso essa tentativa de ultrapassagem.
Ishiura tentava ficar na pista para conseguir a vantagem para voltar dos boxes ainda na liderança, Mas os 27 segundos não eram o bastante e o piloto da Cerumo Inging não conseguia aumentar essa vantagem. Na 30ªVolta Narain Karthikeyan acabou rodando sozinho quando estava em 8ºlugar e ficando em ponto perigoso o safety car foi para a pista. Isso fez com que Ishiura fosse para os boxes para fazer sua parada. O Campeão de 2015 voltou atrás de Yunimoto, Kazuki Nakajima e de Nojiri caindo para o 4ºlugar. Depois vinham André Lotterer, João Paulo de Oliveira, Naoki Yamamoto e Stoffel Vandoorne nas 8 primeiras posições.
Impressionante a recuperação de Kazuki Nakajima que largou em 11ºlugar e já estava no segundo lugar com possibilidades de conquistar a vitória em Okayama e se redimir da Mancada que deu na primeira prova. Takashi Kogure fez uma nova parada nos boxes
Na relargada na volta 35 e Kunimoto buscava disparar na liderança enquanto que Tsukakoshi passa Daisuke Nakajima que ganhou a 12ªposição. Nojiri em 3º teria de segurar os ataques de Ishiura que tinha mais carro que o piloto da Docomo. Só que para o piloto da Docomo houve uma punição para ele que teria de ir aos boxes porque ele tinha ganho posição do Ishiura quando saia dos boxes na bandeira amarela. (Eu vendo esse lance achei que a punição poderia ser contestada pois levou-se a regra ao pé da letra demais, Se eu fosse a direção da prova eu só mandaria inverterem a posição pois não havia certeza de que o Nojiri fez uma violação)
Mas com Nojiri fora da disputa Ishiura passou para o 3ºlugar com Lotterer em 4º e depois vinham Oliveira, Yamamoto, Vandoorne, Izawa, Sekiguchi e Rossiter.
Em busca do 2ºlugar Hiroaki Ishuira faz 1:17.354 na 42ªVolta fez a melhor volta da corrida e duas voltas depois ele baixou para 1:17.232. Restando 5 voltas para o final o campeão de 2015 partiu para cima do piloto da Tom’s em busca da Dobradinha da Cerumo Inging. Ambos se aproximavam de Yuji Kunimoto que vinha na liderança.
Yunimoto segurou a ponta e conquistou a vitória da 2ªcorrida em Okayama consolidando a liderança do campeonato com Kazuki Nakajima segurando Hiroaki Ishiura ficando com o 2ºlugar deixando o outro piloto da Cerumo Inging com o 3ºlugar. Completando o domínio dessas duas equipes André Lotterer com a Tom’s terminou em 4ºlugar também fazendo uma ótima prova de recuperação.
O Brasileiro João Paulo de Oliveira terminou em 5ºlugar com o carro da Impul na frente do primeiro piloto com motor Honda o Japonês Naoki Yamamoto da Team Mugen que terminou na frente de Stoffel Vandoorne que salvou um ponto para a Docomo e Takura Izawa da Real completou a zona de pontuação. Yunimoto com 23.5 pontos era o líder do campeonato e foi o 6ºvencedor diferente em 6 corridas disputadas. Faltando a corrida de Sugo e a rodada dupla em Suzuka na decisão do campeonato.
Resultado Final:
1 | 2 | Yuji Kunimoto | P.MU/CERUMO・INGING SF14TOYOTA RI4A | 1h11’31.812 |
2 | 37 | Kazuki Nakajima | VANTELIN KOWA TOM’S SF14TOYOTA RI4A | 1.168 |
3 | 1 | Hiroaki Ishiura | P.MU/CERUMO・INGING SF14TOYOTA RI4A | 1.683 |
4 | 36 | Andre Lotterer | VANTELIN KOWA TOM’S SF14TOYOTA RI4A | 5.267 |
5 | 19 | J.P.de Oliveira | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A | 9.490 |
6 | 16 | Naoki Yamamoto | TEAM MUGEN SF14Honda HR-414E | 11.519 |
7 | 41 | Stoffel Vandoorne | DOCOMO DANDELION M41S SF14Honda HR-414E | 13.614 |
8 | 11 | Takuya Izawa | REAL SF14Honda HR-414E | 16.056 |
9 | 20 | Yuhi Sekiguchi | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A | 19.969 |
10 | 3 | James Rossiter | FUJI CORPORATION KONDO SF14TOYOTA RI4A | 20.749 |
11 | 10 | Koudai Tsukakoshi | REAL SF14Honda HR-414E | 22.458 |
12 | 64 | Daisuke Nakajima | GREEN TEC/NAKAJIMA SF14Honda HR-414E | 24.856 |
13 | 18 | Yuichi Nakayama | KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A | 25.913 |
14 | 34 | Takashi Kogure | DRAGO CORSE SF14Honda HR-414E | 26.475 |
15 | 4 | William Buller | FUJI CORPORATION KONDO SF14TOYOTA RI4A | 39.660 |
16 | ●40 | Tomoki Nojiri | DOCOMO DANDELION M40Y SF14Honda HR-414E | 42.405 |
17 | 8 | Kamui Kobayashi | SUNOCO TEAM LEMANS SF14TOYOTA RI4A | 1’03.070 |
18 | 65 | Bertrand Baguette | GREEN TEC/NAKAJIMA SF14Honda HR-414E | 1 Lap |
7 | Narain Karthikeyan | SUNOCO TEAM LEMANS SF14TOYOTA RI4A | 22 Laps |
Classificação do Campeonato após 5 etapas – 6 corridas
Yuji Kunimoto 23.5 Pontos
Hiroaki Ishiura 19 Pontos
André Lotterer 18 Pontos
Yuhi Segiguchi 17 Pontos
Stoffel Vandoorne 16 Pontos
Naoki Yamamoto 15.5 Pontos
Kazuki Nakajima 15 Pontos
João Paulo de Oliveira 12.5 Pontos
James Rossiter 11 Pontos
Koudai Tsukakoshi 11 Pontos
Tomoki Nojiri 6 Pontos
Takashi Kogure 5 Pontos
Narain Karthikeyan 5 Pontos
Takura Izawa 3.5 Pontos
Daisuke Nakajima 2.5 Ponto
Bertrand Baguette 1 Ponto
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: diariomotor/ racinginjapan