Para a equipe oficial da Porsche na categoria LMP1 foi um misto de sentimentos, De um lado eles ficaram feliz com a vitória do trio de pilotos do prototipo 14, Romain Dumas, Neil Jani e Marc Lieb que fizeram uma grande corrida e correram de igual para igual com a Toyota pela vitória em Interlagos. Por outro lado ficaram tensos no final da corrida com o Gravíssimo acidente que teve com Mark Webber e Matteo Cressoni na curva do Café que foi fortíssimo, Apesar de tudo os dois pilotos passam bem, estão no hospital. Mas esse acidente mostra que reformas precisam ser feitas para que no futuro não tenhamos acidentes mais graves como esse e que não tenhamos mais mortes naquele lugar como teve com o Rafael Sperafico e o Gustavo Sondermann a algum tempo atrás.
Tirando isso a corrida foi disputada na LMP1 principalmente entre os carros da Porsche e da Toyota com algumas aparições da Audi que estava abaixo dos adversários na sua categoria, A Porsche mostrou um desempenho impressionante, Mas no decorrer da corrida o prototipo da Porsche de número 20 comandado por Webber, Hartley e Bernhardt começou a perder rendimento e as Toyota estavam voando baixo na pista só que enfrentavam alguns percausos, Erros e Punições e nisso a Audi se aproveitada e tentava entrar na disputa.
O único Campeonato que ainda tinha uma disputa em aberto foi na LMP2 onde foi conquistado de Forma Dramática por que Sergei Zlobin precisava terminar a corrida para ser o campeão, principalmente quando uma quebra com o protótipo de Roman Rusinov, Olivier Pla, Julien Canal da Ligier Nissan bateu muito forte e acabou abandonando a corrida, Zlobin teve problemas, Mas a equipe recolocou o piloto russo na pista que junto de seus companheiros no protótipo Nicolas Minassian e M.Mediani conseguiram levar o 2ºlugar na categoria e conquistaram o título na LMP2.
Com o acidente no final da corrida faltando 26 minutos a pista não foi limpa a tempo de uma relargada, A Vitória de Dumas, Jani e Lieb com a Porsche foi a primeira vitória no ano para o time alemão que também comemorou a primeira vitória desde da sua volta ao campeonato mundial de endurance, Com a dupla campeã do WEC Anthony Davidson e Sebastian Buemi em segundo com a Toyota que comemorou o título de construtores do WEC.
Lucas di Grassi, Loic Duval e Tom Kristensen fizeram corrida tecnicamente prefeita e chegaram ao pódio. Essa foi a despedida de Kristensen do Endurance que conquistou 9 títulos nas 24 horas de Le Mans com o carro da Audi.
Darren Turner, Stefan Mucke da Aston Martin venceu na GTE Pro (Ficando em 7º no Geral), Na LMP2 venceram Matthew Howson, Richard Bradley, Alexander Imperatori da Oreca-Nissan e na GTE Am deu Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Christoffer Nygaard com o Aston Martin.
Fernando Rees junto de seus companheiros Alex MacDowall, Darryl O’Young ficaram em 5ºlugar, Inclusive com o brasileiro tomando um toque desleal quando brigava por posições mais na frente, Já Emerson Fittipaldi que surpreendeu com a volta as pistas aos 67 anos de idade não teve um dia dos mais felizes, a sua Ferrari teve problemas de câmbio terminando a 63 Voltas do vencedor em 6ºlugar na GTE Am com seus companheiros do carro 61 Alessandro Pier Guidi e Jeffrey Segal.
O WEC fecha o ano com uma certeza, de que ganha mais e mais fãs e admiração de pilotos que cada vez estão mais atraídos pelo campeonato mundial de endurance e tem tudo para melhorar em 2015 com a Nissan entrando e com novos pilotos entrando para disputar esse importante campeonato de automobilismo.
Resultado Final das 6 Horas de São Paulo:
1 LMP1 Romain Dumas, Neil Jani, Marc Lieb (Porsche Team Porsche) 6h01m44.608s em 249 voltas
2 LMP1 Anthony Davidson, Sebastian Buemi (Toyota Racing Toyota) 0.170s
3 LMP1 Lucas di Grassi, Loic Duval, Tom Kristensen (Audi Sport Team Joest Audi) 1 Volta
4 LMP1 Alexander Wurz, Stephane Sarrazin, Mike Conway (Toyota Racing Toyota) 1 Volta
5 LMP1 Marcel Fassler, André Lotterer, Benoit Treluyer (Audi Sport Team Joest Audi) 1 Volta
6 LMP2 Matthew Howson, Richard Bradley, Alexander Imperatori (KCMG Oreca/Nissan) 24 Voltas
7 GTE Pro Darren Turner, Stefan Mucke (Aston Martin Racing Aston Martin) 28 Voltas
8 GTE Pro Frédéric Makowiecki, Partick Pilet (Porsche Team Manthey Porsche) 28 Voltas
9 GTE Pro Davide Rigon, James Calado (AF Corse Ferrari) 28 Voltas
10 GTE Pro Gianmaria Bruni, Tony Vilander (AF Corse Ferrari) 29 Voltas
11 GTE Pro Alex MacDowall, Darryl O’Young, Fernando Rees (Aston Martin Racing Aston Martin) 29 Voltas
12 GTE Pro Jörg Bergmeister, Richard Lietz (Porsche Team Manthey Porsche) 29 Voltas
13 GTE Am Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Christoffer Nygaard (Aston Martin Racing Aston Martin) 30 Voltas
14 GTE Am Kristian Poulsen, David Hansson, Nicki Thiim (Aston Martin Racing Aston Martin) 30 Voltas
15 GTE Am Stephan Wyatt, Michele Rugolo, Andrea Bertolini (AF Corse Ferrari) 30 Voltas
16 GTE Am Christian Ried, Klaus Bachler, Khaled Al Qubaisi (Proton Competition Porsche) 32 Voltas
17 GTE Am François Perrodo, Emmanuel Collard, Matthieu Vaxiviere (Prospeed Competition Porsche) 32 Voltas
18 LMP1 Dominik Kraihamer, Andrea Belicchi, Fabio Leimer (Rebellion Racing Rebellion/Toyota) 35 Voltas
19 LMP1 Nicolas Prost, Nick Heidfeld, Maurizio Beche (Rebellion Racing Rebellion/Toyota) 38 Voltas
20 LMP2 Sergei Zlobin, Nicolas Minassian, M.Mediani (SMP Racing Oreca/Nissan) 42 Voltas
21 GTE Am Emerson Fittipaldi, Alessandro Pier Guidi, Jeffrey Segal (AF Corse Ferrari) 63 Voltas
Não Terminaram a corrida:
LMP1 Timo Bernhard, Mark Webber, Ben Hartley (Porsche Team Porsche) 236 Voltas
GTE Am Gianluca Roda, Paolo Ruberti, Matteo Cressoni (8 Star Motorsports Ferrari) 205 Voltas
LMP2 Kirill Ladygin, Viktor Shaitar, Anton Ladygin (SMP Racing Oreca/Nissan) 136 Voltas
LMP1 Pierre Kaffer, Lucas Auer (Lotus Lotus/AER) 60 Voltas
LMP2 Roman Rusinov, Olivier Pla, Julien Canal (G-Drive Racing Ligier/Nissan) 41 Voltas
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: FIA WEC/Motorsport