Adam Donzala, sem estar entre os favoritos ao título acabou vencendo e convencendo na primeira especial do Dakar 2020, entre as cidades de Jeddah até a cidade de Al Wajh.
O Russo Sergei Kariakin começou a disputa na segunda posição. A partir da 4ªparcial, com 158 km o Norte-Americano Casey Currie passou para a segunda posição, quase 4 minutos atrás de Domzala. Kariakin caiu para o terceiro lugar, Seguido de Cyril Despres e de Reinaldo Varela, Mas logo o Brasileiro teria problemas com o volante do seu carro e acabou por sair da disputa pela vitória.
O Campeão do ano passado não começou bem, mas vinha reagindo e acabou chegando ao 4ºlugar no quilometro 208, Superando o francês Cyril Despres.

O quadro não mudou até o final da especial e Adam Donzala alcançou a vitória após 4 horas de disputa. Ficando a apenas 1 minuto e 51 segundos a frente do Norte-americano Casey Currie. A vantagem chegou a estar em mais de 7 minutos entre os 2 primeiros, O Norte-Americano conseguiu baixar em 5 minutos essa vantagem a favor do vencedor da especial de hoje.

Jose Antonio Hinojo Lopez chegou em 3ºlugar a 5 minutos e 49 segundos do vencedor. O campeão do ano passado F. Lopez Contardo acabou tendo um começo difícil, mas se recuperou e terminou o primeiro dia em uma boa 4ªposição, apenas 6 minutos e 47 segundos do vencedor , Sergei Kariakin completou os 5 primeiros colocados, após ficar na 2ªposição no começo da Especial.
Austin Jones, Alesksei Shmotev e Gerard Farres Guell completaram os 8 primeiros colocados. Reinaldo Varela, um dos favoritos ao título perdeu mais de 2 horas e mesmo com ainda mais 11 estágios é muito difícil que o Brasileiro repita o título dos SSV.
Fotos:
Resultado da 1ªEspecial
Jeddah – Al Wajh – SSV – 319 km
pos | nº | Piloto/Copiloto | Equipe | Equipe/Carro | Tempo |
1 | 419 | Aron Domzala | Polônia | DOMZALA | 04h 00′ 58” |
Maciej Marton | Polônia | CAN – AM Maverick X3 | |||
2 | 405 | Casey Currie | Estados Unidos | MONSTER ENERGY CAN-AM | + 00h 01′ 51” |
Sean Berriman | Estados Unidos | CAN-AM Maverick | |||
3 | 410 | Jose Antonio Hinojo Lopez | Espanha | HIBOR RAID | + 00h 05′ 49” |
Diego Ortega Gil | Espanha | CAN-AM Maverick X3 | |||
4 | 400 | Francisco Lopez Contardo | Chile | SOUTH RACING CAN-AM | + 00h 06′ 47” |
Juan Palbo Latrach Vinagre | Chile | CAN-AM Maverick | |||
5 | 411 | Sergei Kariakin | Rússia | SNAG RACING TEAM | + 00h 08′ 52” |
Anton Vlasiuk | Rússia | BRP MAVERICK X3 | |||
6 | 427 | Austin Jones | Estados Unidos | SOUTH RACING CAN-AM | + 00h 15′ 39” |
Kellon Walch | Estados Unidos | CAN-AM Maverick | |||
7 | 443 | Shmotev Aleksei | Rússia | SNAG RACING TEAM | + 00h 18′ 24” |
Andrei Rudnitski | Bielorussia | CAN-AM Maverick X3 X RS | |||
8 | 401 | Gerard Farres Guell | Espanha | MONSTER ENERGY CAN-AM | + 00h 18′ 51” |
Armand Monleon | Espanha | CAN-AM Maverick | |||
9 | 420 | Jesus Puras | Espanha | XRAIDS & BUGGYMASTER TEAM | + 00h 18′ 51” |
Xavier Blanco | Espanha | CAN-AM Maverick X3 | |||
10 | 412 | Mitchell Guthrie | Estados Unidos | RED BULL OFF-ROAD TEAM USA | + 00h 21′ 57” |
Ola Floene | Noruega | OT3 – 01 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar