Nick de Vries aproveitou a chance de matar o campeonato e conquistou a pole na Sexta-Feira e conquistou a vitória no Sábado e Garantiu o título da Formula 2. O piloto Holandês que não tem vaga na Formula 1 em 2020, Vai correr pela equipe Mercedes na Formula E. Dominou a maior parte do campeonato, De Vries foi o campeão de Maneira merecida. Já sem pressão, De Vries ficou em 2ºlugar na corrida do Domingo, Que teve a vitória de Luca Ghiotto.
Treino de Classificação
A Classificação da Penúltima etapa da Formula 2, Realizada depois dos treinos livres da Formula 1, na Sexta. O Campeonato poderia ter a sua resolução definida a favor de Nick de Vries. Muito na frente de Nicholas Latifi na classificação deveria terminar o final de semana com 49 pontos de frente para o Canadense para ser o campeão do Mundo.
Na Charouz, O Russo Matevos Isaakyan entrou no lugar de Juan Manuel Correa, Ainda acidentado desde do Trágico GP da Bélgica. Na Arden, Artem Markelov com o carro 22 vai correr as 2 últimas corridas do campeonato no Lugar do Falecido Anthonie Hubert. Na Trident, volta o Suíço Ralph Bosching, Impedido de correr por que um dos carros da equipe ficaram na Bélgica para fazer a perícia do acidente.

Após a entrada dos pilotos na pista, Com 2 voltas de aquecimento, O brasileiro Sérgio Sette Câmara foi o primeiro a marcar um tempo rápido. Sua boa volta de 1:48.535 acabou só sendo superado pelo Holandês Nick de Vries, Com 1:48.115 acabou assumindo a liderança. 20 segundos depois, Nicholas Latifi supera o Holandês, Com 1:48.060. O Inglês Callum Ilott fez um belíssimo 3ºtempo.
Dos 20 pilotos, Apenas Jack Aitken não tinha feito uma volta rápida. Os 10 primeiros colocados eram: Latifi, De Vries, Ilott, Sette Câmara, Mazepin, Ghiotto, Deletraz, Zhou, Gelael e King.

Após uma volta dos pilotos andando mais lentamente (Esfriando os pneus), Os pilotos partiram para uma nova volta. Sette Câmara não conseguiu melhorar sua volta e acabou sendo superado pelo Russo Nikita Mazepin. O Estreante vinha correndo em casa, na sua temporada de estreia, Passando para o 4ºlugar. Luca Ghiotto subiu do 6º para o 3ºlugar. Nicholas Latifi fez grande volta e foi o primeiro a fazer tempo na casa do 1 minuto e 47 segundos. Com 1:47.966, Ele aumenta sua vantagem para Nick De Vries. O último a fazer uma volta rápida, Jack Aitken acabou fazendo o 6ºtempo.
A 14 minutos do final, Nobuharu Matsushita fez uma bela volta e subiu para o 6ºlugar. A 13 minutos do final, A Classificação era: Latifi, de Vries, Ghiotto, Ilott, Mazepin, Matsushita, Aitken, Sette Câmara, Zhou e Delétraz.

A 10 minutos do final, Todo mundo vai para a pista. Para a definição do grid de largada. Após as 2 voltas de aquecimento, Os pilotos foram para as últimas voltas rápidas da classificação. Nick de Vries queria a pole, queria decidir o campeonato de uma vez por todas, A 3 minutos e 50 segundos do final, O piloto da ART Grand Prix marcou 1:47.440 e tomou a liderança. Louis Delétraz fez uma bela volta e subiu para a terceira posição.
Latifi tentou recuperar a volta, Mas ele acabou não indo bem e se quer conseguiu melhorar seu tempo. Callum Ilott e Luca Ghiotto melhoraram seus tempos para o 3º e 4ºlugares, O Chinês Gwanyu Zhou subiu para o 5ºlugar, Os três superaram Sette Câmara. Na volta final, ninguém conseguiu melhorar a marca de Nick de Vries, que garantiu mais uma pole position, Com mais 4 pontos no campeonato, ele se aproximava do título de Campeão da Formula 2.

Nicholas Latifi larga em 2ºlugar fechando a primeira fila. Na segunda fila, largam Callum Ilott da Charouz e Luca Ghiotto da Uni Virtuosi. Na terceira fila largam: Gwanyu Zhou e Sérgio Sette Câmara. Louis Delétraz da Carlin, Nikita Mazepin da ART Grand Prix. O piloto da Casa larga em uma boa 8ªposição. Jordan King da MP Motorsport e Nobuharu Matsushita da Carlin completou os 10 primeiros colocados.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Tempo |
1 | 4 | Nyck de Vries | ART Grand Prix | 1:47.440 |
2 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 1:47.700 |
3 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 1:47.737 |
4 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi | 1:47.767 |
5 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | 1:47.843 |
6 | 5 | Sérgio Sette Câmara | DAMS | 1:48.031 |
7 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 1:48.188 |
8 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 1:48.226 |
9 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 1:48.320 |
10 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 1:48.396 |
11 | 9 | Mick Schumacher | Prema Racing | 1:48.444 |
12 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 1:48.477 |
13 | 10 | Sean Gelael | Prema Racing | 1:48.567 |
14 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 1:48.850 |
15 | 21 | Ralph Boschung | Trident | 1:48.880 |
16 | 22 | Artem Markelov | BWT Arden | 1:49.244 |
17 | 12 | Matevos Isaakyan | Sauber Junior Team by Charouz | 1:49.497 |
18 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 1:50.255 |
19 | 14 | Marino Sato | Campos Racing | 1:50.311 |
20 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 1:51.949 |
Na primeira corrida do final de semana, De Vries tinha sua primeira chance de matar o campeonato a favor dele. Na largada, O Holandês começou muito bem e manteve a liderança, Seguido de Latifi e Ilott nas 3 primeiras posições. Na metade da primeira volta, O Russo Artem Markelov acabou parando seu carro na parte da área de Escape. Foi o suficiente para que se desse um Safety Car virtual em toda a pista.

Após a retirada do carro do piloto da Arden, A Corrida recomeçou. Zhou foi para cima de Luca Ghiotto, Porém o Chinês seria investigado por levar vantagem na chicane, assim como o Giuliano Alesi. Ambos foram punidos em 5 segundos. Alguns pilotos como Callum Ilott e Sergio Sette Câmara sentiram muito o desgaste dos pneus macios. Quem se deu bem, foi Luca Ghiotto que assumiu a liderança após superar Nick de Vries, Latifi também sofria pressão de Schumacher e de Mazepin, que estavam com os pneus mais preservados.

Ao final da 6ªVolta, Nick de Vries foi para os boxes, Assim como Latifi, Zhou, Delétraz, Ilott, Sette Câmara, Aitken, Gelael e Isaakyan. Ghiotto fica na liderança, A 5 segundos da Briga entre Mazepin e Schumacher, que disputavam o 2ºlugar. O Alemão chegou a superar o Russo, que deu o troco pouco depois. Nick de Vries vinha a 32 segundos de Ghiotto e vinha fazendo a melhor volta da prova após a 8ªVolta. Latifi vinha a 2.7 segundos atrás do piloto Holandês. O Resto já vinha bem mais atrás.
Lá na frente, Mazepin vinha fazendo uma ótima corrida, no segundo lugar. Com Schumacher, Matsushita e um pouco mais atrás, Jordan King, em 5ºlugar. Alesi e Boschung vinha andando com os carros da Trident em 6º e 7ºlugares.
Na 11ªVolta, Nick de Vries chegou em Marino Sato e acabou conseguindo a ultrapassagem no final dessa volta, Subindo para o 8ºlugar. Na 14ªVolta, Schumacher acaba fritando os pneus e perdendo o 3ºlugar para Nobuharu Matsushita, Logo, O Filho de Michael Schumacher iria ser o alvo de Jordan King, que vinha a partir da 15ªVolta chegando no piloto da Prema.
No final da volta seguinte, O Japonês passa do ponto da Curva, Vai para a parte de fora da pista e deixa Schumacher com esperanças de reaver a posição.

Duas voltas depois, O motor de Schumacher fumou e o piloto Alemão acabou perdendo rendimento, No final da volta seguinte, Mick foi para os boxes e abandonou a prova. Na volta seguinte, Mazepin foi superado pelo Japonês Nobuharu Matsushita e assume o segundo lugar. Enquanto que Nick De Vries chegava em Ralph Boschung para superar o piloto suíço sem dificuldades e levar o 7ºlugar.
Jordan King foi para os boxes na 21ªVolta, Era o primeiro dos que não tinham parado nas primeiras voltas. Nicholas Latifi teve problemas para passar Boschung e começou a ser pressionado pelo Louis Delétraz. Se o Canadense não estava acertando na ultrapassagem sobre os pilotos mais lentos, O líder do campeonato, Nick de Vries não tinha esse problema e conseguiu passar Giuliano Alesi facilmente na 22ªVolta. Quando o piloto Francês foi para os boxes no final da mesma volta. O Filho de Jean Alesi voltou em 13ºlugar. Matsushita parou na 24ªVolta.
Ghiotto, Com 26 segundos de frente para Nick de Vries, levou a hora da parada até o final da 24ªVolta, O piloto da Uni Virtuosi acabou indo para a parada e apesar da troca rápida, Acabou fazendo com que De Vries voltasse a liderança, Com Latifi em 2º e Delétraz em 3ºlugar.
Ghiotto voltou na 4ªposição e logo partiu para cima de Delétraz. Com os pneus mais novos, O suíço não foi páreo para o piloto da Uni Virtuosi, que passou para o 3ºlugar. Parecia que o pódio estava definido. Porém, Delétraz arriscou tudo e conseguiu retornar a posição de pódio, Superando a Luca Ghiotto.

Nick de Vries levou o seu carro até a bandeirada de chegada e conquistou a vitória. Não só isso, O piloto Holandês confirmou o título de Campeão da Formula 2 em 2019. Em uma brilhante temporada do piloto da ART Grand Prix, Que não deixou dúvidas de que foi o melhor piloto da temporada de 2019.

Nicholas Latifi que via seu vice-campeonato ficar ameaçado, fez boa corrida e acabou em 2ºlugar. Porém, não conseguiu evitar a decisão do campeonato a favor de Nick de Vries. O pódio acabou ficando com Louis Delétraz, Em uma corrida brilhante do piloto da Carlin, ele superou o Italiano Luca Ghiotto, que não obteve vantagem nenhuma com a parada tardia, no final da prova.

Sérgio Sette Câmara fez uma corrida discreta, Mas ainda assim conseguiu levar o seu carro da DAMS a 5ªposição, Bem a frente do Japonês Nobuharu Matsushita da Carlin. Jack Aitken superou Nikita Mazepin na volta final e acabou a prova do Sábado em 7ºlugar. Já Mazepin teria o privilégio de ser o pole position da prova de domingo. Callum Ilott e Guanyu Zhou completaram a zona de pontuação no Sábado.

Resultado Final da 21ªcorrida da Formula 2
pos | nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Melhor Volta | Na Volta |
1 | 4 | Nyck de Vries | ART Grand Prix | 28 | 54:12.087 | 1:52.174 | 25 |
2 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 28 | a 4.918 | 1:52.069 | 23 |
3 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 28 | a 5.995 | 1:51.844 | 24 |
4 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi | 28 | a 7.607 | 1:51.104 | 26 |
5 | 5 | Sérgio Sette Câmara | DAMS | 28 | a 11.378 | 1:51.620 | 26 |
6 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 28 | a 20.364 | 1:51.185 | 25 |
7 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 28 | a 27.403 | 1:52.548 | 24 |
8 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 28 | a 28.572 | 1:52.317 | 26 |
9 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 28 | a 32.394 | 1:53.040 | 9 |
10 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | 28 | a 33.756 | 1:52.750 | 28 |
11 | 10 | Sean Gelael | Prema Racing | 28 | a 43.365 | 1:53.450 | 11 |
12 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 28 | a 47.493 | 1:52.107 | 22 |
13 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 28 | a 48.620 | 1:51.612 | 24 |
14 | 21 | Ralph Boschung | Trident | 28 | a 59.021 | 1:52.380 | 24 |
15 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 28 | + 1:09.884 | 1:53.351 | 24 |
16 | 14 | Marino Sato | Campos Racing | 28 | + 1:46.218 | 1:54.531 | 22 |
17 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 27 | a 1 Volta | 1:54.500 | 24 |
18 | 12 | Matevos Isaakyan | Sauber Junior Team by Charouz | 27 | a 1 Volta | 1:53.236 | 12 |
x | 9 | Mick Schumacher | Prema Racing | 19 | a 9 voltas | 1:53.373 | 16 |
x | 22 | Artem Markelov | BWT Arden | 0 | a 28 Voltas | x | x |
Grid de Largada da 22ªCorrida da Formula 2
pos | nº | Piloto | Equipe |
1 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix |
2 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing |
3 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin |
4 | 5 | Sérgio Sette Câmara | DAMS |
5 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi |
6 | 1 | Louis Delétraz | Carlin |
7 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS |
8 | 4 | Nyck de Vries | ART Grand Prix |
9 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz |
10 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi |
11 | 10 | Sean Gelael | Prema Racing |
12 | 16 | Jordan King | MP Motorsport |
13 | 20 | Giuliano Alesi | Trident |
14 | 21 | Ralph Boschung | Trident |
15 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden |
16 | 14 | Marino Sato | Campos Racing |
17 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport |
18 | 12 | Matevos Isaakyan | Sauber Junior Team by Charouz |
19 | 9 | Mick Schumacher | Prema Racing |
20 | 22 | Artem Markelov | BWT Arden |
No domingo, Já com o campeão Definido, Tivemos a corrida curta do final de semana. Essa corrida curva foi mais curta que deveria ser, devido a um acidente nas primeiras curvas do circuito. Um acidente forte, Provocado por um piloto de ponta do Grid.
Mazepin que largou da pole position, Largou bem e assumiu a liderança, Com Aitken logo atrás, Mas ambos vazaram a chicane e passaram reto. Enquanto isso, Louis Delétraz acabou em uma manobra impensada rodou e por muito pouco o suíço não bateu na traseira de um dos pilotos da DAMS.

Quando Mazepin e Aitken voltaram para a pista, O piloto da Campos se precipitou e acabou tocando na roda do Russo. Resultado dessa lambança, Nobuharu Matsushita que liderava a classificação acabou atingido pelo carro do Russo (Já danificado) e vai para o muro de maneira preocupante. Mas o piloto Japonês não sofreu graves ferimentos, Foi para o Hospital para observação e depois, foi liberado. Tanto é que a corrida foi interrompida por mais de 45 minutos e a prova foi reduzida para apenas 15 voltas.
Após esse tempo, A corrida recomeça, Com vários pilotos tomando punição de Cinco segundos. Entre eles, O Brasileiro Sérgio Sette Câmara. Sendo que muitas dessas punições achei desnecessárias e injustas. Apenas a Punição de 10 segundos de Louis Delétraz foi justa e merecida, Até porque, Rodar do jeito que ele rodou? Demos sorte de não ter um acidente mais grave do que tivemos.

Na pista, Nick de Vries passou Ilott subindo para o 2ºlugar. Sette Câmara superou Latifi ganhando o 4ºlugar. O Holandês foi para cima de Luca Ghiotto, Querendo completar seu final de semana perfeito, com 2 vitórias e o campeonato no bolso.
Porém, Ghiotto percebeu isso e começou a abrir diferença para o campeão da temporada, Chegando a abrir 1.5 segundos. Enquanto que Ilott tinha se aproximado do piloto da ART Grand Prix. Um pouco mais atrás, Sette Câmara era seguido de perto por Latifi e Zhou, Disputa aonde o Brasileiro estava a desvantagem de 5 Segundos da punição que tomou depois da relargada.
Sena Gelael estava muito longe, em 7ºlugar, Mas estava também com uma boa vantagem para Markelov, que tentava sustentar o 8ºlugar. Porém, ele acabaria sendo superado pelo Giuliano Alesi.
A 4 voltas do final, Nick de Vries abriu fogo para cima de Ghiotto, que já vinha ficando mais lento e permitindo que Ilott, Sette Câmara, Latifi e Zhou chegassem neles a poucas voltas do final. Os 6 primeiros colocados vinham juntos na reta final de prova. De Vries tentou de tudo para superar Ghiotto, Mas o Italiano resistiu e levou a vitória na corrida curta do domingo.
O piloto da Uni Virtuosi venceu pela 3ª vez na temporada. Com Nick de Vries quase fazendo uma dupla vitória, Algo bem difícil de acontecer. O Holandês ficou em 2ºlugar. O pódio acabou ficando com Callum Ilott da Charouz.

Sérgio Sette Câmara acabou perdendo posições para Nicholas Latifi e Guanyu Zhou por causa da punição de 5 segundos, Caindo de 4º para o 6ºlugar. Sean Gelael chegou nos pontos, Ficando com o 7ºlugar e salvando o final de semana da Prema. Giuliano Alesi completou a zona de pontuação. Jordan King e Artem Markelov completavam os Top 10.
Se a disputa do campeonato esta definida, O vice-campeonato ainda esta aberto. Lafiti tem 10 pontos de frente para Luca Ghiotto, 29 pontos a frente de Sette Câmara e 35 pontos a frente de Aitken. A última prova do Campeonato acontece nos dias 30 de novembro e 1º de Dezembro, Em Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos.

Fotos:
Resultado Final da 22ªcorrida da Formula 2
pos | nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Melhor Volta | Na Volta |
1 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi | 15 | 1:18:21.329 | 1:52.354 | 4 |
2 | 4 | Nyck de Vries | ART Grand Prix | 15 | a 0.712 | 1:52.381 | 5 |
3 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 15 | a 1.672 | 1:52.532 | 4 |
4 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 15 | a 3.383 | 1:52.272 | 12 |
5 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | 15 | a 3.820 | 1:52.334 | 10 |
6 | 5 | Sérgio Sette Câmara | DAMS | 15 | a 7.336 | 1:52.360 | 12 |
7 | 10 | Sean Gelael | Prema Racing | 15 | a 10.343 | 1:53.051 | 13 |
8 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 15 | a 13.108 | 1:52.923 | 12 |
9 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 15 | a 14.851 | 1:52.834 | 15 |
10 | 22 | Artem Markelov | BWT Arden | 15 | a 16.769 | 1:52.822 | 15 |
11 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 15 | a 23.898 | 1:53.077 | 11 |
12 | 21 | Ralph Boschung | Trident | 15 | a 26.558 | 1:53.089 | 7 |
13 | 12 | Matevos Isaakyan | Sauber Junior Team by Charouz | 15 | a 27.414 | 1:53.061 | 12 |
14 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 15 | a 31.933 | 1:52.347 | 12 |
15 | 14 | Marino Sato | Campos Racing | 15 | a 36.472 | 1:53.849 | 12 |
16 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 15 | a 43.057 | 1:54.201 | 10 |
17 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 15 | a 1:01.506 | 1:55.632 | 9 |
x | 9 | Mick Schumacher | Prema Racing | 7 | a 8 Voltas | 1:53.733 | 4 |
x | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 0 | a 15 Voltas | x | x |
x | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 0 | a 15 Voltas | x | x |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Formula 2