Mundial de Motovelocidade -GP de Doha – 2ªEtapa – Moto 2

A 2ªetapa no Qatar já teria um desfalque, o espanhol Marcos Ramirez não iria correr por ordem médica. O grid passaria a ter apenas 28 pilotos. Os pilotos da Petronas eram os principais favoritos a uma das 4 vagas. A de falar, a pista estava cheia de areia, no que deixou a pista muito mais lenta do que a mesma pista na semana passada.

Jake Dixon fez uma boa volta a 10 minutos e 10 segundos do final, ficando na frente até que Jorge Navarro, Tony Arbolino e Bo Bendsneyder superaram e muito o piloto Britânico, em quase meio segundo se estabelecendo nas 3 primeiras posições.

Albert Arenas faz uma boa volta a 8 minutos do final e sobe para a 4ªposição. Logo depois, Navarro melhora sua volta para 1:59.776, superando a marca da volta em 2 minutos. Bo Bendsneyder supera Tony Arbolino e passa para 2ªposição. Arenas estava na bolha em 4º, quem vinham dispostos a entrarem na zona de classificação eram Dixon e Vierge. Acabou que o piloto espanhol acabou conseguindo entrar na 2ªposição, chega a ser superado por Tony Arbolino, mas o piloto da Dynavolt tem sua volta anulada e acaba caindo para 5ªposição, logo atrás de Somkiat Chantra que estava na 4ªposição.

A 4 minutos do final, Dixon e Vierge subiram para 2ª e 3ªposições, Arbolino e Luthi subiram para 4ª e 5ªposições, quem estava de fora agora era Bendsneyder da SAG, foi então que o Holandês fez uma grande volta a 2 minutos do final e subiu para a segunda posição, Navarro pela terceira vez baixa seu tempo e confirma a liderança no Q1. Os dois pilotos da Petronas (Dixon e Vierge) ficavam com as 2 outras vagas para o Q2, até que Albert Arenas fez excelente volta e passou da 7ª para a 3ªposição, azar de Xavi Vierge que acabou caindo fora da zona de classificação.

Os classificados foram Navarro (Speed UP), Bensdneyder (SAG), Arenas (Aspar Martinez) e Dixon (Petronas).

Resultado do Q1:

pospilotoequipemototempo
19 Jorge NavarroMB Conveyors Speed UpBoscoscuro1’59.592
264 Bo BendsneyderPertamina Mandalika SAG TeamKalex1’59.827
375 Albert ArenasSolunion Aspar TeamBoscoscuro1’59.913
496 Jake DixonPetronas Sprinta RacingKalex1’59.987
597 Xavi ViergePetronas Sprinta RacingKalex2’00.091
614 Tony ArbolinoLiqui Moly Intact GPKalex2’00.092
712 Thomas LuthiPertamina Mandalika SAG TeamKalex2’00.131
85 Yari MontellaMB Conveyors Speed UpBoscoscuro2’00.232
935 Somkiat ChantraIDEMITSU Honda Team AsiaKalex2’00.448
1019 Lorenzo Dalla PortaItaltrans Racing TeamKalex2’00.581
117 Lorenzo BaldassarriMV Agusta Forward RacingMV Agusta2’00.738
1240 Hector GarzoFlexbox HP40Kalex2’00.929
1355 Hafizh SyahrinNTS RW Racing GPNTS2’01.466
1410 Tommaso MarconMV Agusta Forward RacingMV Agusta2’03.113

Com 30 segundos da fase final, todos os pilotos foram para a pista em busca da pole position. Os dois pilotos da Aspar Martinez (Arenas e Canet) saíram da pista e perderam a primeira volta, enquanto que mais a frente, Schrotter e Bendsneyder acabaram se estranhando na volta rápida.

Apesar da confusão, Schrotter marcou o segundo tempo (Beneficiado pela anulação da boa volta de Stefano Manzi da Pons), só atrás do Australiano Remy Gardner da equipe Ajo. Porém, tudo estava só nos primeiros minutos dos 15 minutos do Q2.

Embalado pela liderança, Gardner tentou melhorar sua volta, mas errou no setor final e acabou perdendo a liderança, primeiro para Aron Canet a 7 minutos e 50 segundos do final e depois superado por vários pilotos e fazendo com que ele caísse para a 8ªposição. Bo Bendsneyder e Sam Lowes estavam na 2ª e 3ªposições.

A 7 minutos do final a pole muda de mãos, Marco Bezzecchi faz 1:59.736 e fica na liderança por um pouco mais de um minuto, Remy Gardner volta a ponta com 1:59.662 e pouco depois Sam Lowes quebra os cronômetros e marca 1:59.055 a 5 minutos e 35 segundos do final, tirar a pole das mãos do piloto inglês se tornaria uma missão praticamente impossível.

E ela acabou sendo mesmo uma missão impossível, ninguém conseguiu bater o britânico. O piloto que chegou mais perto disso foi Remy Gardner, que na sua volta final chegou perto da marca de Lowes, com 1:59.192 o australiano larga na 2ªposição. Quem completou a primeira fila e o italiano Marco Bezzecchi da VR46 com 1:59.327.

Compõem a segunda fila os pilotos: Raúl Fernández da equipe Ajo (Que foi muito bem na sua estreia na Moto 2), Jake Dixon que foi da repescagem para a 5ªposição com sua moto da Petronas e Ai Ogura da Honda Asia Team que larga na 6ªposição na sua 2ªaparição na Moto 2.

Pódio na primeira corrida do ano, Fabio di Giannantonio da Gresini larga na 7ªposição, seguido de Joe Roberts da Italtrans e Aron Canet da Aspar Martinez e Augusto Fernandez da Marc VDS. Stefano Manzi e Albert Arenas que chegaram a ficar na frente componham a 4ªfila com Augusto Fernandez.

Grid de largada:

pospilotoequipemototempo
122 Sam LowesElf Marc VDS Racing TeamKalex1’59.055
287 Remy GardnerRed Bull KTM AjoKalex1’59.192
372 Marco BezzecchiSKY Racing Team VR46Kalex1’59.327
425 Raúl FernándezRed Bull KTM AjoKalex1’59.441
596 Jake DixonPetronas Sprinta RacingKalex1’59.443
679 Ai OguraIDEMITSU Honda Team AsiaKalex1’59.692
721 Fabio Di GiannantonioFederal Oil Gresini Moto2Kalex1’59.696
816 Joe RobertsItaltrans Racing TeamKalex1’59.727
944 Arón CanetSolunion Aspar TeamBoscoscuro1’59.785
1037 Augusto FernandezElf Marc VDS Racing TeamKalex1’59.809
1162 Stefano ManziFlexbox HP40Kalex1’59.870
1275 Albert ArenasSolunion Aspar TeamBoscoscuro1’59.885
1311 Nicolo BulegaFederal Oil Gresini Moto2Kalex2’00.012
146 Cameron BeaubierAmerican RacingKalex2’00.040
1564 Bo BendsneyderPertamina Mandalika SAG TeamKalex2’00.077
1623 Marcel SchrotterLiqui Moly Intact GPKalex2’00.108
179 Jorge NavarroMB Conveyors Speed UpBoscoscuro2’00.142
1813 Celestino ViettiSKY Racing Team VR46Kalex2’00.532
1997 Xavi ViergePetronas Sprinta RacingKalex2’00.091
2014 Tony ArbolinoLiqui Moly Intact GPKalex2’00.092
2112 Thomas LuthiPertamina Mandalika SAG TeamKalex2’00.131
225 Yari MontellaMB Conveyors Speed UpBoscoscuro2’00.232
2335 Somkiat ChantraIDEMITSU Honda Team AsiaKalex2’00.448
2419 Lorenzo Dalla PortaItaltrans Racing TeamKalex2’00.581
257 Lorenzo BaldassarriMV Agusta Forward RacingMV Agusta2’00.738
2640 Hector GarzoFlexbox HP40Kalex2’00.929
2755 Hafizh SyahrinNTS RW Racing GPNTS2’01.466
2810 Tommaso MarconMV Agusta Forward RacingMV Agusta2’03.113

Na largada, num primeiro momento, Remy Gardner larga melhor e assume a liderança, mas foi Bezzecchi que levou a melhor após a primeira curva e passou para a ponta, Lowes vinha na segunda posição, seguido de Gardney e Fernández da Ajo. Os 4 primeiros abriram distância para Aron Canet e Augusto Fernandez, 5º e 6ºcolocados respectivamente.

Lowes partia para cima de Bezzecchi nas primeiras voltas, o britânico estava com vontade de ganhar pela segunda vez na temporada. No segundo pelotão, Joe Roberts e Ai Ogura superaram Aron Canet (Apesar do piloto da Aspar Martinez não ter desistido facilmente) e partiram para a briga pela 5ªposição.

Na entrada da 4ªVolta, Lowes ultrapassa Bezzecchi e passa a liderança, enquanto que logo atrás, Gardner e Fernández brigavam pela 3ªposição. Na entrada da 6ªVolta, Gardner supera Bezzecchi e ganha a segunda posição, seu companheiro foi atrás e também superou o piloto da VR46. 2 segundos atrás, vinham Roberts, Ogura, Canet, Di Giannantonio,  Manzi e Fernandez que logo depois perderia a 10ªposição para Xavi Vierge.

No final da 7ªvolta, Joe Roberts da Italtrans foi ao chão e acabou atrapalhando Ogura, Fim de corrida para o norte-americano e o Japonês perdeu algumas posições, caindo da 5ª para 8ª posição. Fabio di Giannantonio acabou passando a 5ªposição superando Canet.

Gardner tentou passar Lowes na reta, mas o britânico continuava na ponta e tentava abrir vantagem para o filho de Wayne Gardner, Fernández e Bezzecchi. Nessa altura da corrida, na metade da prova, somente os 4 primeiros disputavam a vitória.

No segundo pelotão, vinha muito disputado, em uma das brigas era entre Canet e Arbolino pela 10ªposição, o piloto da Aspar Martinez levou a melhor nessa disputa. Já Arbolino perdeu posição para Augusto Fernandez da Marc VDS. Na 13ªVolta, Thomas Luthi da SAG (na curva 2), Marcel Schrotter (Dynavolt) e Jake Dixon (Petronas) no final da volta abandonaram a corrida.

A 6 voltas do final, Bezzecchi começa a se afastar de Lowes, Gardner e Fernández e a disputa ficava entre os 3 primeiros colocados, mas o piloto da VR46 não tinha qualquer ameaça de perder a 4ªposição, estava 9 segundos a frente de Stefano Manzi, que vinha segurando a 5ªposição que era cobiçada por Fabio di Giannantonio, Ai Ogura, Xavi Vierge, Aron Canet, Celestino Vietti, Augusto Fernandez, Tony Arbolino, Jorge Navarro e Bo Bendsneyder. Ogura passou di Giannantonio e passou a colocar pressão no piloto da equipe Pons, era um ótimo final de semana do piloto Japonês. Aron Canet abandona no final da 16ªVolta.

Gardner tentou um último ataque para cima de Lowes, mas o britânico tinha reservas e marcou a melhor volta da prova e abriu vantagem para o piloto da equipe Ajo. Na volta final, Lowes segurou a ponta e conquistou a segunda vitória na temporada, marcando os 50 pontos nas duas primeiras corridas do campeonato da Moto 2. Remy Gardner conquistou novamente a segunda posição e conquista o terceiro pódio seguido (contando a vitória no GP de Portugal). O pódio foi completado pelo espanhol Raúl Fernández da equipe Ajo.

Marco Bezzecchi que começou na frente, acabou perdendo terreno e no final, afastado da briga da vitória só restou terminar a corrida na 4ªposição. O japonês Ai Ogura fez um grande final de semana e acabou na 5ªposição. Augusto Fernandez que chegou a ficar na 13ªposição se recupera o final e termina a prova na 6ªposição, o mesmo aconteceu com Celestino Vietti, que ficou muito tempo na parte de trás da zona de pontuação para chega em 7º, a frente de Stefano Manzi da equipe Pons. Xavi Vierge e Fabio di Giannantonio completaram os 10 primeiros colocados.

Tony Arbolino da Dynavolt salvou o dia da equipe em 11º, seguido de Bo Bendsneyder da SAG, Jorge Navarro da Speed UP, Lorenzo Dalla Porta da Italtrans e Albert Arenas da Aspar Martinez completaram a zona de pontuação.

Resultado final do Mundial de Motovelocidade
Moto 2 – 20 Voltas – GP de Doha – 2ªEtapa

pospilotoequipemototempo
122 Sam LowesElf Marc VDS Racing TeamKalex39’52.702
287 Remy GardnerRed Bull KTM AjoKalexa 0.190
325 Raúl FernándezRed Bull KTM AjoKalexa 3.371
472 Marco BezzecchiSKY Racing Team VR46Kalexa 6.789
579 Ai OguraIDEMITSU Honda Team AsiaKalexa 16.640
637 Augusto FernandezElf Marc VDS Racing TeamKalexa 16.887
713 Celestino Vietti RamusSKY Racing Team VR46Kalexa 17.254
862 Stefano ManziFlexbox HP40Kalexa 17.283
997 Xavi ViergePetronas Sprinta RacingKalexa 17.515
1021 Fabio Di GiannantonioFederal Oil Gresini Moto2Kalexa 18.167
1114 Tony ArbolinoLiqui Moly Intact GPKalexa 18.180
1264 Bo BendsneyderPertamina Mandalika SAG TeamKalexa 20.696
139 Jorge NavarroMB Conveyors Speed UpBoscoscuroa 22.016
1419 Lorenzo Dalla PortaItaltrans Racing TeamKalexa 22.043
1575 Albert ArenasSolunion Aspar TeamBoscoscuroa 26.266
1640 Hector GarzoFlexbox HP40Kalexa 28.539
1711 Nicolo BulegaFederal Oil Gresini Moto2Kalexa 29.310
185 Yari MontellaMB Conveyors Speed UpBoscoscuroa 33.150
1935 Somkiat ChantraIDEMITSU Honda Team AsiaKalexa 39.838
207 Lorenzo BaldassarriMV Agusta Forward RacingMV Agustaa 44.961
2155 Hafizh SyahrinNTS RW Racing GPNTSa 56.123
44 Arón CanetSolunion Aspar TeamBoscoscuroa 6 Voltas
96 Jake DixonPetronas Sprinta RacingKalexa 8 Voltas
23 Marcel SchrotterLiqui Moly Intact GPKalexa 8 Voltas
12 Thomas LuthiPertamina Mandalika SAG TeamKalexa 8 Voltas
6 Cameron BeaubierAmerican RacingKalexa 12 Voltas
10 Tommaso MarconMV Agusta Forward RacingMV Agustaa 12 Voltas
16 Joe RobertsItaltrans Racing TeamKalexa 14 Voltas

Fotos:

image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta