Vamos analisar o Mercado de pilotos para a temporada de 2019 do Mundial de Formula Indy.
Pelo menos temos já no Grid de largada 22 pilotos de forma permanente que vão fazer a temporada completa. E com a expectativa de esse quadro aumentar para 24 até 26 pilotos fixos.
Na A.J. Foyt, Os brasileiros Tony Kannan e Matheus Leist foram mantidos para a temporada de 2019. Garantindo a participação Brasileira na Formula Indy.
Na Andretti, Zach Veach, Alexander Rossi, Ryan Hunter-Reay e Marco Andretti continuam na equipe para a próxima temporada, Com os Motores Honda. Enquanto os 3 primeiros pilotos estão na Andretti Autosport, O filho de Michael Andretti vai correr pela Andretti Herta. Como um 4ºcarro da Andretti. (Um braço direito da Andretti Autosport)
A Equipe Carlin pode colocar 3 carros para o Grid em 2019. Apesar disso só confirmaram a permanência do Inglês Max Chilton que vai para a sua 4ªTemporada na categoria norte-americana. As outras duas vagas ainda estão disponíveis para o ano que vem.
Na Chip Ganassi, O Campeão Scott Dixon vai para o seu 17ºano seguido na Ganassi. O Pentacampeão da Indy terá como companheiro de equipe o Sueco Felix Rosenqvist no carro 10, Será a estreia do piloto que acabou com o Campeonato Europeu de Formula 3 em 2015, 3ºlugar na Formula E de 2016/17 e 3ºlugar da Super Formula do ano de 2017 e que vai substituir a Ed Jones.
Sebastien Bourdais que fez uma grande temporada em 2018, continua na Dale Coyne. O Francês vai ter um companheiro fixo para 2019. Vai ser o Norte-Americano Santino Ferrucci. Fazendo 4 corridas em 2017 após se envolver em Polêmica na Formula 2 o piloto de 20 anos vai fazer seu primeiro ano completo na Formula Indy.
A Carpenter contratou Ed Jones para disputar 13 das 17 corridas do campeonato. Nas 500 milhas de Indianapolis ele corre com o carro 64 em parceria com a Scuderia Corsa. Ed Carpenter vai correr nas 5 corridas em circuito oval. No carro 21 vai correr o Norte-Americano Spencer Pigot que vai para a sua segunda temporada na equipe.
A Harding após um primeiro ano de algumas boas corridas, mas sem resultados expressivos parte para o segundo ano unido forças com a equipe Steinbrenner Racing. Terá dois pilotos que estrearam pela Indy na prova de Sonoma em 2018. Destaque para o Mexicano Pato O’Ward que foi muito bem na sua única participação. O Filho de Bryan Herta, O Norte-americano Colton Herta será o outro piloto para 2019.
A Rahal Letterman Lanigan vai manter Graham Rahal e Takuma Sato. O Filho de Bobby Rahal vai fazer sua 7ªTemporada seguida no time de seu pai Bobby Rahal. Já o Samurai voador vai correr pela Rahal pelo 3ºano. (2ºSeguido, Sua primeira participação foi em 2012)
A Schmidt Peterson mantem o carro 6 para o Canadense Robert Wickens que sofreu o terrível acidente nas 500 milhas de Pocono. Porém Wickens revelou a 2 semanas atrás que ficou paraplégico e que precisa recuperar os movimentos das pernas. Como respeito ao piloto acidentado, O carro 6 esta sendo guardado para a volta do Canadense.
James Hinchcliffe vai ser o líder da Schmidt para 2019 e terá como companheiro de equipe no carro 7, O Sueco Marcos Ericsson que após 5 anos na Formula 1 vai mudar de ares para correr nos circuitos dos Estados Unidos. Se Alonso não estiver no Grid, Passa a ser Ericsson a maior atração da IndyCar para 2019.
A Penske vai com seus 3 carros para a temporada de 2019. Disposta a recuperar o título os pilotos continuam sendo os mesmos: Josef Newgarden, Will Power e Simon Pagenaud. O Brasileiro Hélio Castroneves vai correr apenas as 500 milhas de Indianapolis em busca da sua 4ªVitória.
A Meyer Shank em parceria com a Schmidt vai continuar com o jovem Jack Harvey, A expectativa é que o piloto inglês possa fazer até 10 corridas na temporada de 2019.
Ainda tem vagas na Carlin, Na Juncos que não sabe se vai correr a temporada toda com seus dois carros. E Ainda esta muito longe de saber quem vai disputar as 500 milhas de Indianapolis, Vagas que só serão definidos mais para a frente, Até o Mês de Abril de 2019.
Veja o quadro dos pilotos e equipes para a temporada de 2019 da Formula Indy.
A.J.Foyt Enterprises | Chevrolet |
4. Matheus Leist | Brasil |
14. Tony Kannan | Brasil |
Andretti Autosport | Honda |
26. Zach Veach | Estados Unidos |
27. Alexander Rossi | Estados Unidos |
28. Ryan Hunter-Reay | Estados Unidos |
Andretti Herta | Honda |
98. Marco Andretti | Estados Unidos |
Carlin | Chevrolet |
59. Max Chilton | Inglaterra |
Vago | |
Vago | |
Chip Ganassi Racing | Honda |
9. Scott Dixon | Nova Zelândia |
10. Felix Rosenqvist | Suécia |
Dale Coyne Racing | Honda |
19. Santino Ferrucci | Estados Unidos |
18. Sebastien Bourdais | França |
Ed Carpenter Racing | |
20. Ed Carpenter | Estados Unidos |
20/64. Ed Jones | EAU |
21. Spencer Pigot | Estados Unidos |
Harding Steinbrenner Racing | Indefinido |
8. Patricio O’Ward | México |
88. Colton Herta | Estados Unidos |
Juncos Racing | Indefinido |
Vago | |
Vago | |
Meyer Shank | Honda |
60. Jack Harvey | Inglaterra |
Rahal Lettermann Lanigan Racing | Honda |
15. Graham Rahal | Estados Unidos |
30. Takuma Sato | Japão |
Schmidt Peterson Motorsports | Honda |
5. James Hinchcliffe | Canadá |
6. Robert Wickens | Canadá |
7. Marcus Ericsson | Suécia |
Team Penske | Chevrolet |
2. Josef Newgarden | Estados Unidos |
3. Hélio Castroneves | Brasil |
12. Will Power | Austrália |
22. Simon Pagenaud | França |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar/Sauber