Classificação
No Q1 aonde tinha Jorge Lorenzo como seu principal Favorito para essa fase acabou não decepcionando a ninguém e começou o treino na frente com Jack Miller, Karel Abraham e Pol Espargaró logo atrás.
O piloto tcheco da equipe Aspar Martinez vem em uma boa fase na MotoGP com um desempenho acima do que era esperado. Na metade do treino ele subiu para o segundo lugar se colocando no Q2 naquele momento. Essa posição iria se manter até a dois minutos e meio do final quando Miller superou Abraham e tomou o segundo lugar, Mas isso durou por pouco tempo. Johann Zarco apareceu com sua Tech 3 e fez uma bela volta para assumir o segundo lugar.
Lorenzo sobrou no Q1 e se classificou com tranquilidade. Zarco acabou sendo o outro classificado para o Q2. Jack Miller, Pol Espargaró e Karel Abraham acabaram ficando perto da vaga. Apesar de não passar para a parte final do treino eles foram muito bem. Quem decepcionou foram Danilo Petrucci que em momento nenhum brigou por um lugar no Q2 ficando em 6ºlugar, Jonas Folger ficando em 8ºlugar e Scott Redding que vai substituir Sam Lowes na Aprilla ficou em 12ºlugar.
Classificação do Q1:
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati | 1’48.179 |
2 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 1’48.298 |
3 | 43 | Jack Miller | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’48.307 |
4 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’48.387 |
5 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 1’48.467 |
6 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati | 1’48.908 |
7 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’48.911 |
8 | 94 | Jonas Folger | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 1’49.034 |
9 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’49.052 |
10 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’49.233 |
11 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’49.258 |
12 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati | 1’49.288 |
13 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’49.578 |
14 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’50.769 |
No Q2, O líder do campeonato Marc Marquez começou muito bem e assumiu a liderança no começo do treino. Atrás dele estavam duas surpresas: Andrea Iannone que faz péssima temporada e Mika Kallio com a KTM (3ªParticipação dele na MotoGP em 2017). Jorge Lorenzo foi para a luta. E Em sua segunda volta rápida ele acabou superando Marquez e assumindo a liderança com 1:48.2, Mas Marquez 30 segundos depois acabou fazendo 1:47.963 voltando a ponta da Classificação.
Na metade do treinamento o Espanhol Marevick Viñales marcou o 2ºmelhor tempo superando a Jorge Lorenzo. Nessa altura Marquez, Viñales e Lorenzo fariam a primeira fila do Grid. Pedrosa, Crutchlow e Iannone na segunda fila. Rossi vinha em 10ºlugar apagado e Dovizioso mais apagado ainda em 11ºlugar.
Na reta final foi todo mundo para a pista tentar melhoram seus tempos. Marquez estava bem rápido e tinha tudo para levar mais uma pole, Porém a 2 minutos do final ele acaba caindo e deixando o treino e o caminho livre para seus adversários levarem a pole.
Na Parte final do treino Valentino Rossi após 23 dias do acidente que o tirou da prova em Misano faz 1:47.815 assumindo a liderança do Treino. Esse piloto de 38 anos é fora da curva, é sensacional o que o Doutor faz sem estar 100% fisicamente. Enquanto Marquez acabou indo para os boxes com sua moto detonada o Espanhol Marevick Viñales acabou superando o piloto da Honda e garantindo a pole position. Jorge Lorenzo em um belo final de semana com a Ducati larga em 2ºlugar e Marquez com a queda foi deslocado para o 5ºlugar. Uma queda dura para a Formiga atômica.
Enquanto isso Valentino Rossi garantiu o seu lugar na primeira fila do Grid de largada. Cal Crutchlow com a LCR Honda larga na frente de Marquez e de Pedrosa com a Repsol Honda que formam a 2ªfila dos pilotos da Honda. Andrea Dovizioso que esta empatado na liderança do campeonato com o Marquez larga em 7ºlugar abrindo a terceira fila que vai ter Aleix Espargaró com a sua Aprilla e Alvaro Bautista com o carro da Aspar Martinez. Iannone, Zarco e Kallio que caiu no final da classificação completam os 12 primeiros lugares.
Grid de Largada do GP de Aragón
Mundial de Motovelocidade – MotoGP – 23 Voltas
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’47.635 |
2 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati | 1’47.735 |
3 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’47.815 |
4 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda | Honda | 1’47.830 |
5 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | 1’47.963 |
6 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda | 1’48.107 |
7 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | 1’48.137 |
8 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’48.159 |
9 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 1’48.187 |
10 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’48.289 |
11 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 1’48.402 |
12 | 36 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’48.471 |
13 | 43 | Jack Miller | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’48.307 |
14 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’48.387 |
15 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 1’48.467 |
16 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati | 1’48.908 |
17 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’48.911 |
18 | 94 | Jonas Folger | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 1’49.034 |
19 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’49.052 |
20 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’49.233 |
21 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’49.258 |
22 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati | 1’49.288 |
23 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’49.578 |
24 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’50.769 |
Na Largada mais uma vez Jorge Lorenzo pula na frente superando Marevick Viñales que caiu para o 2ºlugar com Rossi em 3º e Dovizioso que pulou do 7º para o 4ºlugar, Crutchlow, Marquez e Pedrosa. Na metade da primeira volta o Velho de 38 anos (Rossi) passou Viñales subindo para o segundo lugar.
Enquanto Lorenzo abria diferença e Lorenzo vinha tentando alcançar. Viñales tentava segurar o 3ºlugar dos ataques de Dovizioso, Mas acaba passando do ponto na curva 16 no final da segunda volta e perde posições para Dovizioso e Marquez caindo para o 5ºlugar. Depois vinham Pedrosa, Crutchlow e Aleix Espargaró disputando o 8ºlugar com Mika Kallio que estava sendo uma agradável surpresa no final de semana colocando em boa posição a KTM.
Marquez partiu para cima de Dovizioso valendo o 3ºlugar e a liderança do campeonato que se terminasse desse jeito, era o piloto da Ducati que voltaria a ponta do Campeonato. Viñales e Pedrosa brigavam pelo 5ºlugar e lideravam o segundo bloco da corrida. Lorenzo mantinha meio segundo de distância para Valentino Rossi.
Na 6ªVolta o Tcheco Karel Abraham vai para o chão e deixa a prova, No final da mesma volta Marquez ultrapassa Dovi e assume a 3ªposição e recuperava a liderança do campeonato. Lorenzo era cada vez mais pressionado por Rossi e Marquez. Um pouco mais atrás Dovizioso vinha na balada em 4ºlugar. Na 9ªVolta a Formiga Atômica tenta passa Rossi e Lorenzo de uma só vez na curva da Fortaleza de Pedras. Consegue fazer a ultrapassagem, Mas perde totalmente a freada, Sai da pista e perde posições para ambos e logo depois perde o 3ºlugar para Dovizioso.
Pedrosa continuava a pressionar Viñales pela 5ºposição. Logo atrás Crutchlow, Aleix Espargaró, Bautista e Kallio disputavam o 7ºlugar com Zarco em 11º e Pol Espargaró (mostrando uma evolução da KTM) em 12º. Marquez teria de remar de novo o que ele acabou perdendo e foi para a luta. No final da volta 10 passa Dovizioso voltando ao 3ºlugar.
Marquez não parou por ai, Ele foi para cima de Rossi e no final da 12ªVolta na curva 16 o piloto da Honda Repsol passou para a segunda posição. A partir dai era questão de tempo que ele chegasse em Lorenzo na luta pela vitória. Enquanto que Dovizioso tentava tomar o 3ºlugar de Rossi, Mas Pedrosa que finalmente superou Viñales vinha puxando a turma que estava se aproximando dos dois.
A 9 Voltas para o final da prova Pedrosa toma a 4ªposição de Dovizioso e ajuda Marquez na luta pelo título já que o pequeno Pedrosa tira pontos do rival da Formiga Atômica em 2017. Já por falar no líder do campeonato ele colocava pressão em cima de Lorenzo que lutava pela sua primeira vitória pela Ducati na temporada. A ultrapassagem aconteceu a 8 voltas do final, Marquez tomou a liderança de Lorenzo. Enquanto que Pedrosa na mesma volta passou Rossi passando para a 3ªposição.
Viñales reagiu na prova. Passou Dovizioso e foi para cima de Valentino Rossi em busca do 4ºlugar, A 5 Voltas do final eles protagonizaram uma bela disputa de posição. Acabou o Espanhol levando a melhor em cima do doutor ganhando a 4ªposição. A poucas voltas do final Pedrosa foi para cima de Lorenzo e acabou levando o segundo lugar.
Marquez não foi mais ameaçado, Largando do 5ºlugar e chegando a cair para o 6ºlugar acabou conquistando a 5ªvitória em 2017 e abriu importantes 16 pontos de diferença para Andrea Dovizioso que teve um final bem desastroso terminando apenas na 7ªposição sendo superando pelo Espanhol Aleix Espargaró.
O pódio foi completado pelo Espanhol Dani Pedrosa que também se recuperou muito bem na corrida vindo do 6ºlugar para o 2ºlugar. E Jorge Lorenzo que liderou a maior parte da prova fez uma das melhores corridas dele na Ducati, Mas foi superado pelos pilotos da Repsol Honda e acabou tendo de ficar com o 3ºlugar como prêmio de consolação.
Marevick Viñales que largou da pole position ficou fora do pódio, Acabou em 4ºlugar a frente de Valentino Rossi que após 23 dias do acidente de Enduro que ele teve e de uma recuperação impressionante justificou sua incrível capacidade e talento. Mesmo com todas as dores e não estando nos 100% de sua forma ele chega em 5ºlugar.
Aleix Espargaró com a Aprilla fez uma bela prova ficando em 6ºlugar superando o vice-líder do campeonato Andrea Dovizioso que não teve um bom resultado. O 7ºlugar deixa ele com uma distância considerável para Marquez a 4 provas do final do Campeonato. Depois disso completaram os 10 primeiros colocados Alvaro Bautista em mais uma bela corrida com a Ducati de 2016 da Aspar Martinez, Johann Zarco que acabou fazendo uma prova de Razoável com a Tech 3 e Pol Espargaró que no final da prova superou a Mika Kallio, que apesar de pular fora dos 10 primeiros acabou impressionando com a sua exibição. O que deixa o Inglês Bradley Smith balançando um pouco no posto de piloto da KTM para 2018.
Andrea Iannone em 12º continua a via-crusis da Suzuki (Me atrevo a dizer que é a pior moto do Grid em 2016), Jack Miller, Scott Redding que levou a Pramac a zona de pontuação e Tito Rabat completou a zona de pontuação. Já Jonas Folger em 16º foi muito mal o final de semana inteiro. Agora que foi péssimo foi Danilo Petrucci que fez uma prova para se esquecer ficando em 20ºlugar com uma Ducati de 2017. Só a frente de Loris Baz e de Sam Lowes.
Daqui a 3 semanas a disputa pelo título continua com o GP do Japão. A disputa fica mais polarizada entre Marquez e Dovizioso, com um Viñales correndo por fora e Rossi e Dani Pedrosa com remotas possibilidades.
Resultado Final do GP de Aragón
Mundial de Motovelocidade – MotoGP – 23 Voltas
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | 42’06.816 |
2 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda | a 0.879 |
3 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati | a 2.028 |
4 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | a 5.256 |
5 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | a 5.882 |
6 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 6.962 |
7 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | a 7.455 |
8 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | a 7.910 |
9 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | a 13.002 |
10 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 14.075 |
11 | 36 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 17.192 |
12 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 20.632 |
13 | 43 | Jack Miller | EG 0,0 Marc VDS | Honda | a 23.886 |
14 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati | a 25.523 |
15 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda | a 26.082 |
16 | 94 | Jonas Folger | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | a 30.302 |
17 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 31.874 |
18 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati | a 31.948 |
19 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 36.296 |
20 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati | a 37.842 |
21 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati | a 47.599 |
22 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 47.647 |
35 | Cal Crutchlow | LCR Honda | Honda | a 7 Voltas | |
17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | a 13 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP