O ano de 2019 termina com a 12ªVitória do Espanhol Marc Marquez, Que mesmo largando mal e com a liderança de Fabio Quartararo no começo da prova, não foi o bastante para deter o Formiga Atômica, que acabou ajudando a Honda Repsol a ser o campeão do Mundial de Construtores.
Na Largada, Jack Miller largou muito melhor que Quartararo (Graças ao sistema de largada que a Ducati tem em suas motos) e assumiu a liderança. O Objetivo do Australiano foi alcançável, Masna 4ªcurva, Quartararo foi com tudo para cima de Miller e acabou voltando à liderança. Marquez largou mal e chegou a ficar em 6ºlugar, Mas se recuperou e subiu para o 5ºlugar. Já Andrea Dovizioso largou muito bem, Largando do 6º para o 4ºlugar e foi para cima de Rins para tentar ir ao terceiro lugar. Ao invés disso, Marquez foi por dentro e acabou passando por ambos subindo para o 3ºlugar.
Quartararo visto que teria que abrir vantagem para conseguir suprir o avanço do Marquez, Mas não adiantou muito, Já que o Formiga Atômica passa Miller antes do final da 2ªVolta e a partir dai Marquez começava a tirar a diferença volta a após volta para Quartararo. Enquanto isso, Miller vinha mais e mais ficando para Dovizioso e Rins para segurar o pódio, sua moto não parecia render o suficiente para se manter na 3ªposição.

Na 6ªVolta, Marquez chegou em cima de Quartararo e começou a estudar mais uma vez os movimentos do piloto Francês da Petronas. Ao contraio das corridas anteriores, O piloto da Honda passou na marra Quartararo na curva 10 e assumiu a liderança na 8ªVolta. A partir dai começou a corrida a ficar com a cara do Marquez. Ele abriu uma pequena vantagem de 6 décimos sobre Quartararo e a partir dai, a vantagem do piloto da Honda se estabilizou.
Michele Pirro é o primeiro piloto a deixar a prova após 8 voltas, com sua Ducati laboratório visando a temporada de 2020.

Contrariando as previsões pessimistas, Jack Miller não só estava resistindo a pressão de Dovizioso, mas como também visando o segundo lugar do Francês Fabio Quartararo. Crutchlow acabou indo para o chão e abandonando na 10ªVolta, Em mais um ano de altos e baixos do piloto britânico.
No segundo pelotão, Franco Morbidelli vinha mantendo-se na frente de Marevick Viñales na 6ªposição. Um pouco mais atrás vinha o Espanhol Joan Mir com a segunda Suzuki. Valentino Rossi vinha longe deles em 9º.

Na 14ªVolta, Danilo Petrucci vai para o chão e Honda Repsol dava um passo decisivo para o título, Mas esse acidente não foi mais importante que o acidente de Johann Zarco que caiu da moto, Até ai nada demais, Mas dai o francês foi atropelado pela moto de Iker Lecuona (Que vinha fazendo uma bela corrida) A Moto do piloto Espanhol pegou nas duas pernas de Zarco, que teve de ser levado para o Hospital para check up. Minutos depois, ele estava já nos boxes da LCR Honda como se nada tivesse acontecido.

A 9 voltas do final, Franco Morbidelli vai para o chão e também deixa a prova. Na parte intermediária, Andrea Iannone vinha sustentando a 9ªposição, Seguido de Aleix e Pol Espargaró disputando essa posição honrosa.
A 6 voltas do final, Rins vai para cima de Dovizioso que não conseguia chegar em Miller para disputar o pódio. Já o piloto da Suzuki queria chegar no 3ºlugar no Mundial de Pilotos.

Marquez nas voltas finais abriu vantagem sobre Quartararo e partiu para a vitória em Valencia, Corrida aonde ele não vencia desde de 2015. Foi sua 12ªvitória, fechando a temporada com chave de ouro. Com 420 pontos (Recorde de pontos de um piloto em uma temporada) e a Honda Reysol conquistou o campeonato de pilotos.

Fabio Quartararo terminou pela 5ªvez na temporada em 2ºlugar. O Francês conquistou o campeonato dos pilotos privados. O pódio foi completado pelo Australiano Jack Miller, que fez um belo final de semana, Melhor do que Andrea Dovizioso. O piloto oficial da Ducati não conseguiu levar a Equipe Ducati ao campeonato de equipes. Alex Rins fez uma boa corrida, mas apesar disso. O piloto da Suzuki não conseguiu superar Marevick Viñales na classificação final do campeonato. O 6ºlugar bastou para o piloto da Yamaha ficar com o 3ºlugar na classificação geral.

Joan Mir chegou em 7ºlugar, O piloto da Suzuki fez um bom final de temporada. Ficando na frente de Valentino Rossi. O doutor ficou longe da disputa pelos primeiros lugares. Na volta final, Iannone caiu e os irmãos Esgarparó (Aleix em 9º e Pol em 10º respectivamente) completaram os Top 10.

Esteve Rabat teve um final digno ficando em 11ºlugar, Assim como o finlandês Mika Kallio que teve uma passagem digna substituindo Zarco no final da temporada, Chegando em sua 12ªposição. Jorge Lorenzo acabou ajudando a Honda na conquista do campeonato de equipes ao terminar em 13ºlugar. Ao terminar a prova, a Honda mostrou a placa com os dizeres: Muito obrigado Jorge Lorenzo. Karel Abraham e Hafish Syarhin completavam a zona de pontuação.

Marquez se consagra como um dos maiores pilotos da História do Mundial de Motovelocidade.
Fotos:
Resultado final da última etapa do Mundial de Motovelocidade
MotoGP – GP de Valencia
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 93 | Marc Márquez | Repsol Honda Team | Honda | 41’21.469 |
2 | 20 | Fabio Quartararo | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | a 1.026 |
3 | 43 | Jack Miller | Pramac Racing | Ducati | a 2.409 |
4 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | a 3.326 |
5 | 42 | Álex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 3.508 |
6 | 12 | Maverick Viñales | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | a 8.829 |
7 | 36 | Joan Mir | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 10.622 |
8 | 46 | Valentino Rossi | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | a 22.992 |
9 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 32.704 |
10 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 32.973 |
11 | 53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati | a 42.795 |
12 | 82 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 45.732 |
13 | 99 | Jorge Lorenzo | Repsol Honda Team | Honda | a 51.044 |
14 | 17 | Karel Abraham | Reale Avintia Racing | Ducati | a 1’04.871 |
15 | 55 | Hafizh Syahrin | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 1’16.487 |
29 | Andrea Iannone | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 1 Volta | |
21 | Franco Morbidelli | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | a 9 Voltas | |
9 | Danilo Petrucci | Ducati Team | Ducati | a 14 Voltas | |
5 | Johann Zarco | LCR Honda IDEMITSU | Honda | a 14 Voltas | |
27 | Iker Lecuona | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 14 Voltas | |
35 | Cal Crutchlow | LCR Honda CASTROL | Honda | a 17 Voltas | |
51 | Michele Pirro | Ducati Team | Ducati | a 19 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP