Grid de largada da 13ªEtapa
Formula Indy – GP de Mid-Ohio
nº | Piloto | Equipe | Chassi/Motor | Tempo | Fase |
1 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’04.1720 | Q3 |
2 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’04.3067 | Q3 |
3 | Takuma Sato | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’04.6792 | Q3 |
4 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 1’04.7959 | Q3 |
5 | Helio Castroneves | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’04.8485 | Q3 |
6 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’05.1927 | Q3 |
7 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’04.3008 | Q2 |
8 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 1’04.3784 | Q2 |
9 | Alexander Rossi | Andretti Herta Autosport | Dallara/Honda | 1’04.4906 | Q2 |
10 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’04.4928 | Q2 |
11 | Conor Daly | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 1’04.8745 | Q2 |
12 | Esteban Gutierrez | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 1’05.0368 | Q2 |
13 | Charlie Kimball | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’04.9930 | Q1 |
14 | Marco Andretti | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’04.5929 | Q1 |
15 | Ed Jones | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 1’05.0337 | Q1 |
16 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 1’04.6186 | Q1 |
17 | Tony Kanaan | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’05.3200 | Q1 |
18 | Max Chilton | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’04.8603 | Q1 |
19 | J.R. Hildebrand | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 1’05.3382 | Q1 |
20 | Carlos Munoz | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 1’04.9440 | Q1 |
21 | Mikhail Aleshin | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 1’05.2441 | Q1 |
Começava a parte final do campeonato no tradicional pista de Mid-Ohio e era agora que a disputa pelo título iria começar de verdade. A Principio os 4 pilotos da Penske e Scott Dixon com o carro da Chip Ganassi iriam deverão ser os postulantes ao título. A Pole position foi de Will Power com Josef Newgarden largando da segunda posição fazendo a dobradinha da Penske, Que ainda tinha no grid o Brasileiro Hélio Castroneves na 5ªposição e Simon Pagenaud na 7ªPosição. Na segunda fila largam Takuma Sato e Graham Rahal que conseguiram furar o domínio dos favoritos ao título.
Pagenaud e Dixon largam na 2ªFila, Hélio Castroneves larga em 7º. Hinchcliffe, Rossi e Hunter-Reay completaram os 10 primeiros colocados no Grid de Largada.
Largada em Mid-Ohio Will Power manteve a liderança com Newgarden na segunda posição seguido de Sato, Rahal e Castroneves completando os 5 primeiros colocados. Pagenaud ganhou a 6ªposição de Dixon. Alexander Rossi, Hunter-Reay e Hinchcliffe completavam as 10 primeiras posições.
Rahal tentou na terceira volta passar Sato que não aflouxou e manteve sua terceira posição. Marco Andretti passou James Hinchcliffe passando para o 10ºlgar. Newgarden pressionou por muitas e muitas voltas já muito distantes do Sato que segurava Rahal que tinha um desempenho melhor que o piloto Japonês com Hélio Castroneves e Simon Pagenaud logo atrás. Carlos Muñoz na 6ªVolta foi o primeiro a fazer a parada nos boxes, Depois Chilton foi para a sua primeira parada na 7ªVolta. Os pilotos da Dale Coyne Esteban Gutierrez e Ed Jones pararam na 9ª e 10ªVoltas respectivamente.
Na 13ª Volta ao mesmo tempo que Rossi fazia sua parada em uma incrível manobra Josef Newgarden passou Will Power assumindo a primeira posição e abriu a vantagem para Power mostrando que estava com melhor desempenho do seu carro. Na 15ªVolta Rahal consegue passa Sato assumindo a 3ªPosição na 2ªReta do circuito logo após a primeira curva. Volta antes Hunter-Reay, Hinchcliffe e Kimball fizeram a primeira parada nos boxes.
Os primeiros pilotos entre os primeiros colocados a pararem foram Takuma Sato, Hélio Castroneves e Simon Pagenaud na 17ªVolta. Nessa parada o Francês Campeão de 2016 se deu bem enquanto que Sato se deu muitíssimo mal e Castroneves se deu mal. O Japonês perdeu 4 posições e Castroneves perdeu 3 posições.
Na 18ªVolta Hunter-Reay tenta passar Alexander Rossi e acaba rodando e perdendo muitas posições. Na mesma volta Josef Newgarden, Will Power e Scott Dixon foram para os boxes, Com isso Graham Rahal liderou por uma volta até ir para a parada na 19ªVolta.
Newgarden voltou a liderança com uma vantagem de mais de 4 segundos de frente para Power que vinha perseguido pelo Rahal, Depois vem Rossi, Pagenaud, Dixon, Castroneves, Sato, Andretti e Chilton nas 10 primeiras posições.
Dixon vinha em um ritmo de corrida bem lento, Mais bem lento mesmo a ponto de segurar Castroneves e todo mundo que estava logo atrás do piloto Brasileiro (Sato, Andretti e Hunchcliffe) sem melhorar o seu ritmo de corrida só restou para o líder do campeonato ir para os boxes na 33ªVolta para antecipar a sua parada a fim de resolver o problema de rendimento em seu carro. Volta nas últimas posições e compromete a sua corrida se nada de anormal acontecesse até o final.
Após 38 voltas Newgarden na liderança com mais de 3 segundos para Power que ganhou uma folga de 2.5 segundos a frente de Rahal que vinha em terceiro lugar, Depois vinham Pagenaud e Rossi completando os 5 primeiros. Hélio Castroneves estava a 19 segundos atrás de Rossi. Fruto do tempo que ele ficou atrás do Dixon que estava com problemas. A segunda rodada de paradas já tinham começado a 5 voltas antes com as paradas de Mex Chilton e de Ed Jones.
Kannan que vinha em mais uma corrida ruim foi para os boxes na segunda parada na volta 38. Na Volta seguinte para o Norte-americano Alexander Rossi. Josef Newgarden parou na 41ªvolta para a sua segunda troca de pneus e reabastecimento deixando a liderança com Will Power que parou na volta seguinte. Pagenaud e Hélio Castroneves também foram para os boxes deixando a liderança para Graham Rahal que fez a parada na volta 43. Newgarden volta a liderança e abriu mais de 5 segundos de vantagem para Will Power que estava confortável em 2ºlugar com 3 segundos de frente do Graham Rahal com 1 segundo de diferença para Alexander Rossi em 4º. Simon Pagenaud em 5º com uma vantagem confortável para Castroneves que vinha com seus 2 segundos a frente de Takuma Sato.
Rossi nas primeiras voltas do 3ºsprint de corrida pressionou Rahal em busca do 3ºlugar, Mas logo depois de algumas voltas ele perde rendimento e voltas depois é ultrapassado pelo Simon Pagenaud assumindo a 4ªposição. Scott Dixon em um ritmo de corrida mais fraco, Ainda assim estava em 9ºlugar tentando marcar o máximo de pontos possíveis.
Alexander Rossi vinha perdendo rendimento e começando a perder a diferença para o Brasileiro Hélio Castroneves que poderia acreditar no final da prova sonhar com o 5ºlugar. Não tivemos muita coisa até a chegada da última rodada de paradas nos boxes. Na volta 61 parou o Britânico Max Chilton. Dixon parou na volta seguinte e acabou tendo problemas nos boxes perdendo mais tempo e prejudicando ainda mais sua corrida que já não vinha muito boa.
Rossi parou na 63ªVolta. Newgarden e Castroneves foram para os boxes na volta 66. Power, Pagenaud e Rahal pararam na volta 67. Segundos depois ocorreu a rodada de Ed Jones provocando a primeira (e única) Bandeira amarela da corrida. Era tudo que os pilotos lá de trás queriam como Castroneves e Scott Dixon principalmente. Nesse meio tempo os pilotos lá de trás foram para os boxes para completarem o tanque e tentarem uma nova parada nos boxes. Spencer Pigot com problemas em sua asa traseira foi para os boxes, Acabou perdendo 1 volta e voltou nas últimas posições.
Relargada na volta 71. Castroneves passou Rossi assumindo a 5ªposição, Mas na volta seguinte Takuma Sato partiu para cima de Rossi e ultrapassando ao piloto da Andretti-Herta e logo em seguida Sato jogou duro para cima do piloto Brasileiro que além de perder a posição para o piloto Japonês como ele perdeu a posição que tinha ganho para Rossi caindo para o 7ºlugar.
Enquanto isso na frente Newgarden abria vantagem para Power que se enrolou com o Fraquíssimo Esteban Gutierrez que ficou como retardatário por algumas voltas na frente do piloto da Penske que estava com Rahal e Pagenaud buscando disputar o 2ºlugar a poucas voltas do final. Scott Dixon a 12 voltas do final ultrapassa Hinchcliffe passando para o 9ºlugar. No final da prova Hinchcliffe perderia o 10ºlugar para o Norte-Americano Conor Daly.
Josef Newgarden foi até o final com mais uma grande exibição conquistando a 3ªVitória da temporada e de quebra o norte-Americano assumiu a liderança do campeonato passando a Scott Dixon que ficou em 9ºlugar e de Hélio Castroneves que ficou em 7ºlugar na classificação do campeonato. Will Power segurou o 2ºlugar. O pódio foi completado pelo piloto da Rahal Letterman Graham Rahal.
Simon Pagenaud fechou a prova em 4ºlugar com Takuma Sato fechando os top 5. Depois vieram Alexander Rossi da Andretti-Herta em 6ºlugar. Hélio Castroneves que poderia ter aproveitado um pouco mais os problemas do Dixon, Mesmo assim ganhou 4 pontos do Dixon com o 7ºlugar. Só que ele não contava com a exibição fantástica do Newgarden na prova.
Scott Dixon salvou um importante 9ºlugar. Nitidamente ele teve problemas de rendimento na corrida. ficou atrás do Ryan Hunter-Reay que teve uma interessante recuperação da rodada que ele teve no 2ºterço de prova ao tentar passar Rossi. Conor Daly terminou em uma digna 10ªposição. E o Tony???
Mais uma vez foi medíocre, Ficou lá atrás o tempo inteiro. Terminou em 16ºlugar. Sua trajetória na Chip Ganassi praticamente acabou. (Isso se a sua trajetória na Indy não esteja no fim) Tá muito fraco mesmo nesse ano o Veterano de 42 anos de idade.
Fotos da Corrida:
Vídeo da Corrida:
Resultado final da 13ªEtapa do Mundial de Formula Indy
GP de Mid-Ohio – 90 voltas
nº | Piloto | Equipe | Chassi/Motor | Voltas | Tempo |
1 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 90 | 1h 46:19.5989 |
2 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 90 | 5.1556 |
3 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 90 | 6.3129 |
4 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 90 | 6.8807 |
5 | Takuma Sato | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 90 | 7.3092 |
6 | Alexander Rossi | Andretti Herta Autosport | Dallara/Honda | 90 | 9.0266 |
7 | Helio Castroneves | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 90 | 11.6809 |
8 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 90 | 12.3623 |
9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 90 | 18.1857 |
10 | Conor Daly | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 90 | 20.5661 |
11 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 90 | 27.3241 |
12 | Marco Andretti | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 90 | 29.9928 |
13 | Charlie Kimball | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 90 | 31.1248 |
14 | Mikhail Aleshin | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 90 | 32.5958 |
15 | Max Chilton | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 90 | 33.1095 |
16 | Tony Kanaan | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 90 | 36.1997 |
17 | J.R. Hildebrand | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 90 | 1:00.8248 |
18 | Carlos Munoz | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 89 | a 1 Volta |
19 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 89 | a 1 Volta |
20 | Esteban Gutierrez | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 89 | a 1 Volta |
21 | Ed Jones | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 88 | a 2 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos e Vídeo: Indycar