A última corrida em Suzuka seria dividido em 2 corridas curtas, A primeira delas com 20 voltas e a segunda delas de 27 voltas.
O Sistema de pontuação nas 2 corridas é esse:
Posição | Pontuação |
1ºLugar | 8 |
2ºLugar | 4 |
3ºLugar | 3 |
4ºLugar | 2,5 |
5ºLugar | 2 |
6ºLugar | 1,5 |
7ºLugar | 1 |
8ºLugar | 0,5 |
Pole | 1 |

Grid de Largada da corrida 1
1 2 Andre Lotterer (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A) 1’38.354
2 38 Hiroaki Ishiura (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A) 1’38.392
3 3 James Rossiter (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A) 1’38.392
4 8 Kamui Kobayashi (Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A) 1’38.482
5 1 Kazuki Nakajima (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A) 1’38.592
6 16 Naoki Yamamoto (TEAM MUGEN SF14HONDA HR-414E) 1’38.645
7 19 J.P.L.de Oliveira (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A) 1’38.748
8 34 Takashi Kogure (DRAGO CORSE SF14HONDA HR-414E) 1’38.800
9 41 Narain Karthikeyan (DOCOMO DANDELION M41Y SF14HONDA HR-414E) 1’38.834
10 40 Tomoki Nojiri (DOCOMO DANDELION M40S SF14HONDA HR-414E) 1’38.874
11 39 Yuji Kunimoto (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A) 1’38.878
12 11 Takuya Izawa (REAL SF14HONDA HR-414E) 1’38.932
13 7 Ryo Hirakawa (ACHIEVEMENT Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A) 1’39.032
14 18 Yuichi Nakayama (KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A) 1’39.126
15 65 Bertrand Baguette (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E) 1’39.150
16 10 Koudai Tsukakoshi (REAL SF14HONDA HR-414E) 1’39.229
17 20 Andrea Caldarelli (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A) 1’39.450
18 64 Daisuke Nakajima (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E) 1’39.569
19 4 William Buller (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A) 1’39.971
A Decisão da Super Formula aconteceu em Suzuka, Em um dia chuvoso que amedrontou muita gente de ir ao autódromo, Mas que chamou a atenção devido a um campeonato que estava aberto para 4 pilotos sendo que dois deles disputavam de maneira direta o título, O Piloto da Cerumo Hiroaki Ishiura que tinha 45 pontos e o Piloto da Tom’s Kazuki Nakajima que tinha 39 pontos. André Lotterer e João Paulo de Oliveira com 31 pontos tinham chances remotas de título e precisavam das 2 vitórias na rodada dupla para serem campeões, Mas Ishiura não poderia fazer nada mais do que 1.5 pontos no somatório das duas corridas, Ou seja a situação era complicada para o Alemão da Tom’s e o piloto Brasileiro da Impul.

Nos Treinos oficiais que decidiram o Grid para as 2 corridas no Q1 acabou se definindo o Grid da primeira prova colocou André Lotterer como pole o que deu mais um ponto na temporada subindo para 32 pontos e subindo suas possibilidades de título com Hiroaki Ishiura em 2º, James Rossiter com o carro da Kondo em 3º, Seguido por Kobayashi, Kazuki Nakajima, Naoki Yamamoto, João Paulo de Oliveira, Takashi Kogure, Karthikeyan e Nojiri.
Com a chuva muito intensa a corrida começou com o Safety Car, que ficou por 2 voltas até sair da pista para que a corrida começasse de verdade, A Prova 1 tinha previsão para ter 20 voltas e a segunda prova ter 27 voltas. Na Largada de Verdade Lotterer sumiu da turma abrindo muito dos demais com Ishiura, Rossiter e Kobayashi disputando o segundo lugar, Mas diretamente o piloto Japonês e o Piloto Britânico da Kondo, Kazuki Nakajima de inicio teve dificuldades em se manter na frente de Naoki Yamamoto que é profundo conhecedor de Suzuka. No final da volta Tomoki Nojiri fez bonita manobra em cima de Takashi Kogure e assumiu o 8ºlugar naquela altura da corrida.
James Rossiter na chicane por pouco não conseguiu colocado do lado de Ishiura, O Carro da Kondo naquele momento estava melhor ou então Ishiura preferiu fazer uma corrida sem querer buscar a qualquer custo a Lotterer que estava disparado na liderança da prova, João Paulo de Oliveira foi para cima de Yamamoto numa disputa que valia o 5ºlugar, Era o tudo ou nada para o piloto do Brasil, E acabou em um toque com o piloto Japonês na chicane antes da reta dos boxes quebrando o bico do seu carro no final da 8ªVolta, Enquanto Yamamoto continuou na prova o piloto da Impul deixava a prova e a disputa do campeonato.

Duas voltas depois Daizuke Nakajima foi para cima de Andrea Caldarelli, A ultrapassagem não era nada absurda, Mas o filho de Satoru Nakajima perdeu o carro e levou Caldarelli para a caixa de brita levando ambos a deixarem a prova na primeira curva da 11ªvolta. Ishiura estaria com os resultados a 8 voltas do final necessitando apenas do 8ºlugar para ser o campeão da temporada, Para Nakajima era uma vitória com o piloto da Cerumo fora dos pontos, Já Lotterer precisaria que Rossiter ou Kobayashi tomasse o segundo lugar de Ishiura para ele ter uma chance de título para a corrida final restando apenas 1 terço de prova apenas.
Nojiri segurava vários pilotos (Kogure, Kunimoto, Izawa e Hirakawa) numa disputa valendo o 7ºlugar um pouco mais atrás vinham Tsukakoshi, Nakayama e Barguette disputando o 12ºlugar. A poucas voltas do final Ishiura, Rossiter e Kobayashi disputavam o segundo lugar separados por 2 segundos, O piloto da Kygnus foi para cima de Rossiter buscando o lugar no pódio. Esse lugar veio na volta seguinte com a batida do piloto Inglês. Com isso Ishiura conseguiu respirar um pouco em 2ºlugar, Mas não por muito tempo, Kobayashi foi para cima de Ishiura e quase deu tudo certo para ele, A ultrapassagem aconteceu sobre Ishiura, Mas Kobayashi passou reto e teve de ceder de novo o segundo lugar para Ishiura. Na Parte final Yuichi Nakayama que foi uma sensação da prova de Sugo acabou batendo a 2 voltas do final deixando a prova. Na volta final Naoki Yamamoto teve problemas e abandonou a corrida.
André Lotterer conquistou a vitória com Ishiura em 2º e Kobayashi em 3º. Acabou não sendo suficiente para manter o piloto alemão na disputa, Os seus 40 pontos não seriam suficiente para que ele pudesse ter uma chance de ser o campeão já que Ishiura alcançava 49 pontos no campeonato, Kazuki Nakajima com o 4ºlugar iria para 41.5 pontos o que significa que um 7ºlugar para o piloto Hiroaki Ishiura seria o bastante para o piloto conquistar seu primeiro título na Super Formula, Para o piloto da Tom’s só a vitória iria interessar, O segundo lugar já automaticamente o título a Ishiura. Completaram a zona de pontuação Tomoki Nojiri, Takashi Kogure que marcou seus primeiros pontos na temporada, Yuji Kunimoto e Takura Izawa.

Resultado final da prova 1 da 7ªEtapa em Suzuka da Super Formula 2015
1 2 Andre Lotterer (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A) 42’03.785 em 20 Voltas – 165.67km/h
2 38 Hiroaki Ishiura (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A) a 5.895
3 8 Kamui Kobayashi (Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A) a 6.632
4 1 Kazuki Nakajima (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A) a 36.779
5 40 Tomoki Nojiri (DOCOMO DANDELION M40S SF14HONDA HR-414E) a 47.378
6 34 Takashi Kogure (DRAGO CORSE SF14HONDA HR-414E) a 51.243
7 39 Yuji Kunimoto (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A) a 53.744
8 11 Takuya Izawa (REAL SF14HONDA HR-414E) a 54.903
9 10 Koudai Tsukakoshi (REAL SF14HONDA HR-414E) a 55.939
10 7 Ryo Hirakawa (ACHIEVEMENT Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A)a 59.661
11 65 Bertrand Baguette (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E) a 1’00.699
12 41 Narain Karthikeyan (DOCOMO DANDELION M41Y SF14HONDA HR-414E) a 1’01.638
13 4 William Buller (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A) a 1’05.712
14 16 Naoki Yamamoto (TEAM MUGEN SF14HONDA HR-414E) a 1 Volta
Não Terminaram a corrida:
18 Yuichi Nakayama (KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A) a 3 Voltas
3 James Rossiter (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A) a 5 Voltas
20 Andrea Caldarelli (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A) a 10 Voltas
64 Daisuke Nakajima (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E) a 10 Voltas
19 J.P.L.de Oliveira (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A) a 12 Voltas
Melhor Volta da corrida:
2 Andre Lotterer / PETRONAS TOM’S SF14 1’55.401 (14/20) 181.15km/h
Grid de largada – Corrida 2
1 16 Naoki Yamamoto (TEAM MUGEN SF14HONDA HR-414E) 1’37.963
2 2 Andre Lotterer (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A) 1’38.023
3 40 Tomoki Nojiri (DOCOMO DANDELION M40S SF14HONDA HR-414E) 1’38.192
4 1 Kazuki Nakajima (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A) 1’38.262
5 8 Kamui Kobayashi (Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A) 1’38.305
6 19 J.P.L.de Oliveira (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A) 1’38.459
7 38 Hiroaki Ishiura (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A) 1’38.462
8 39 Yuji Kunimoto (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A) 1’38.566
9 34 Takashi Kogure (DRAGO CORSE SF14HONDA HR-414E) 1’38.681
10 18 Yuichi Nakayama (KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A) 1’38.783
11 7 Ryo Hirakawa (ACHIEVEMENT Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A) 1’38.820
12 11 Takuya Izawa (REAL SF14HONDA HR-414E) 1’38.827
13 3 James Rossiter (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A) 1’38.863
14 41 Narain Karthikeyan (DOCOMO DANDELION M41Y SF14HONDA HR-414E) 1’39.120
15 65 Bertrand Baguette (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E) 1’39.150
16 10 Koudai Tsukakoshi (REAL SF14HONDA HR-414E) 1’39.229
17 20 Andrea Caldarelli (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A) 1’39.450
18 64 Daisuke Nakajima (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E) 1’39.569
19 4 William Buller (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A) 1’39.971
Na segunda corrida sob chuva, Mas com o tempo melhor eram 27 voltas para Kazuke Nakajima vencer ou então Hiroaki Ishiura se consagrar como o campeão da Super Formula. Se o piloto da Cerumo ficasse em 7ºlugar já era, O título já seria definido. O pole position é Naoki Yamamoto com André Lotterer em 2ºlugar, Tomoki Nojiri largando em 3ºlugar com o carro da Docomo e Kazuki Nakajima em 4ºlugar com o carro da Tom’s, Somente ele poderia tirar a taça de Ishiura que largaria em 7ºlugar atrás de Kobayashi em 5º e João Paulo de Oliveira que largaria em 6ºlugar. Yunimoto, Kogure e Nakayama completavam os 10 primeiros do Grid de largada.
A Largada seria normal, Mas na primeira tentativa de parada problemas com os freios de Kamui Kobayashi que se incendiaram e com isso a largada foi abortada e o piloto da Kygnus acabou pagando por isso indo para o final do Grid, Logo depois de tudo normalizado os carros foram para a segunda volta de apresentação e para a segunda largada. Agora com a Largada pra valer Yamamoto largou muito bem ao contraio de Lotterer que caiu de 2º para o 5ºlugar, Já seu companheiro de equipe Kazuki Nakajima subiu do 4º para o 2ºlugar. A Classificação era depois da primeira volta com Yamamoto, Kazuki Nakajima, Nojiri, Oliveira que largou bem também, Mas que passou do ponto da curva mas ainda assim ficou na frente de Lotterer e depois vinha Ishiura que em 6ºlugar era o campeão da Super Formula.
O jovem e talentoso piloto Ryo Hirakawa atacou Yuji Kunimoto na disputa pelo 10ºlugar o piloto da Cerumo estava lento demais em relação ao piloto da Kygnus. Tomoki Nojiri começou a ficar bem lento na pista e começou a ser atacado com o Brasileiro João Paulo de Oliveira que dessa vez trabalhou bem a ultrapassagem e conseguindo a ultrapassagem assumindo a 3ªposição. Mais atrás Kamui Kobayashi estava ganhando posições passando a Andrea Caldarelli e a Williams Buller e estava naquela altura buscando a ultrapassagem sobre Takuya Izawa da Real.
Nojiri sem rendimento na 10ªVolta ele passou reto na chicane, Acabou ficando lento depois disso e dai ele foi para os boxes e abandona a prova, Fazendo com que Lotterer subisse para o 4ºlugar e Ishiura subiu para o 5ºlugar. Mas Lotterer na volta seguinte acabou lento e deixando a prova. Em um espaço de menos de uma volta Ishiura subiu do 6º para o 4ºlugar sem nenhum esforço, Além de ser competente ele estava tendo a sorte que um campeão geralmente tem no esporte, Após 12 Voltas Naoki Yamamoto estava liderando com Kazuki Nakajima em 2ºlugar tentando alcançar o piloto da Team Mugen. Depois vinha João Paulo de Oliveira, Hiroaki Ishiura que administrava o 4ºlugar, logo depois vinham Takashi Kogure, James Rossiter, Yuichi Nakayama, Ryo Hirakawa que conseguiu passar Yuji Kunimoto e Koudai Tsukakoshi completando os 10 primeiros colocados.
Kogure e Rossiter disputavam o 5ºlugar, A Disputa terminou com Rossiter tocando em Kogure na chicane, O piloto da Drago Corse rodou e Rossiter foi para os boxes e abandonou pelos danos que ele teve em seu carro. Kogure voltou a corrida atrás de Hirakawa e Nakayama voltando em 7ºlugar. Agora Ishiura já poderia administrar o 4ºlugar já que Yuichi Nakayama que estava sendo atacado pelo piloto Ryo Hirakawa valendo o 5ºlugar.
Kobayashi estava a muito tempo atrás de Izawa na disputa pelo 12ºlugar, A Partir dai o Kamui Kobayashi voltou a Formula 1, Ele partiu para cima na chicane por fora e conseguiu a ultrapassagem de forma sensacional, Dai William Buller tentou passar Izawa, Ele até conseguiu, Mas depois passou reto e perdeu a primeira curva perdendo a posição para Izawa e para Caldarelli, Aliás diga-se de passagem um ano vergonhoso para esse jovem piloto Inglês talvez sendo o pior piloto da Super Formula em 2015. Dai Kobayashi voou baixo para alcançar o pelotão liderado pelo Kunimoto que estava em 8ºlugar que tinha, Tsukakoshi, Daisuke Nakajima e Bertrand Baguette e pelo desempenho do piloto da Kygnus que era impressionantemente rápido para essa turma. Logo ele chegou neles e fez a ultrapassagem sobre o Belga Baguette que a 6 voltas do final abandonaria a prova. Já Ryo Hirakawa com mais carro que Yuichi Nakayama conseguiu a 5ªposição após um belo duelo entre dois jovens pilotos e talentosos do Japão.
Kamui Kobayashi foi a atração do final da corrida, Passando ao estilo Kobayashi de ser Daizuke Nakajima na Curva Spoon, Depois disso ele também passou a Tsukakoshi tomando a 9ªposição, Do grupo só faltava a Yunimoto da Cerumo, Com 3 voltas restando era muito possível que o Kobamito conquistasse o 8ºlugar.

Lá na Frente Naoki Yamamoto levava com segurança o carro até o final da corrida e após 27 voltas de ponta a ponta ele conquista a vitória na segunda corrida em Suzuka a 5.7 segundos na frente de Kazuki Nakajima que com o segundo lugar não conseguiu evitar o campeonato para Ishiura que não teve nenhum trabalho para levar o seu carro até o 4ºlugar, Muito mais do que ele precisava , Mas após um ano aonde o seu pior resultado em corrida foi 5ºlugar em Suzuka na primeira corrida do ano e em Sugo na penúltima corrida do ano. Foram 2 vitórias, 4 pódios e a liderança do campeonato desde da segunda etapa do ano e a partir dai não perdeu até a conquista do campeonato com 51,5 Pontos contra 45,5 pontos de Kazuki Nakajima que foi um grande oponente nesse ano e que apesar da ausência da Etapa de Okayama devido a um acidente em preparação para as 24 Horas de Le Mans. João Paulo de Oliveira fechou o ano em 3ºlugar na prova 2 de Suzuka e terminou a temporada em 4ºlugar no campeonato com 34 pontos.
André Lotterer terminou a temporada com 3 vitórias sendo o maior vencedor do ano, Mas acabou apenas em 3ºlugar com 40 pontos, Completando os 6 primeiros colocados na classificação final vieram Naoki Yamamoto que foi o melhor piloto da Honda obtendo 26 pontos no campeonato e Kamui Kobayashi que em seu ano de estreia conquistou 3 pódios e com belos desempenhos fechou o ano com 20 pontos ganhos. Apesar de ficar em 9ºlugar na segunda prova em Suzuka essa corrida foi uma das melhores corridas da Carreira dele. Os pilotos Ryo Hirakawa, Yuichi Nakayama, Takashi Kogure e Yuji Kunimoto completaram a zona de pontuação da última corrida da Super Formula em 2015.

Parabéns a Hiroaki Ishiura de 34 anos de idade por se juntar a galeria de campeões da Super Formula e parabéns a Cerumo pelo primeiro título de pilotos da sua História na categoria. Parabéns a Tom’s pelo título de equipes mostrando ser a melhor equipe na Super Formula hoje com 2 dos melhores pilotos desse certame. E que venha 2016 com a Super Formula cada vez mais forte e com novos nomes e novos talentos melhorando o campeonato ainda mais.
Vídeo da segunda corrida e da premiação dos campeões de 2015
Resultado final da prova 2 da 7ªEtapa em Suzuka da Super Formula 2015
1 16 Naoki Yamamoto (TEAM MUGEN SF14HONDA HR-414E) 52’32.553 em 27 Voltas – 179.04km/h
2 1 Kazuki Nakajima (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A) a 5.712
3 19 J.P.L.de Oliveira (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A) a 11.324
4 38 Hiroaki Ishiura (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A) a 30.889
5 7 Ryo Hirakawa (ACHIEVEMENT Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A) a 35.407
6 18 Yuichi Nakayama (KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A) a 45.852
7 34 Takashi Kogure (DRAGO CORSE SF14HONDA HR-414E) a 46.989
8 39 Yuji Kunimoto (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A) a 51.118
9 8 Kamui Kobayashi (Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A) a 51.659
10 64 Daisuke Nakajima (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E) a 56.658
11 10 Koudai Tsukakoshi (REAL SF14HONDA HR-414E) a 57.212
12 20 Andrea Caldarelli (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A) a 57.677
13 4 William Buller (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A) a 1’08.228
14 41 Narain Karthikeyan (DOCOMO DANDELION M41Y SF14HONDA HR-414E) a 1’08.591
15 11 Takuya Izawa (REAL SF14HONDA HR-414E) a 1’14.369
Não Terminaram a corrida:
65 Bertrand Baguette (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E) a 6 Voltas
3 James Rossiter (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A) a 14 Voltas
2 Andre Lotterer (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A) a 17 Voltas
40 Tomoki Nojiri (DOCOMO DANDELION M40S SF14HONDA HR-414E) a 17 Voltas
Melhor Volta da corrida:
41 Narain Karthikeyan / DOCOMO DANDELION M41Y SF14 1’55.809 (4/27) 180.51km/h
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Toyota/Twitter
Vídeos: Yam627