Antes de Qualquer Analise da Classificação eu que já era completamente contra o Sistema novo de classificação com o dia de hoje fico definitivamente convicto de que esse sistema é uma proposta que já nasceu morta. Se o propósito era movimentar o treino isso só aconteceu no Q1, No Q2 e Q3 o sistema acabou dando o inverso com os pilotos ficando parados nos boxes, Para mim o Veredito é de fracasso e esperamos que o modelo mude daqui a poucas corridas. O ideal seria que mudasse o sistema de classificação fosse igual da MotoGP que esse sistema sim funciona.
Lá os 3 treinos livres funcionam como classificatória para os 10 melhores pilotos na Soma dos 3 Treinos classificam direto para o Q2, As outras duas vagas viriam em um Q1 aonde todos os outros pilotos lutariam por essas 2 vagas em 15 minutos de disputa, Os Eliminados de acordo com a Classificação do Treino teriam definidos os seus lugares no Grid no Final do Q1. Depois no Q2 os 12 pilotos classificados tem 15 minutos para definirem o Pole position e os 12 primeiros lugares no grid de Largada.
O Sistema de Classificação mostrou muito falho em vários aspectos.
Pouca movimentação no Q2 e no Q3 aonde era o objetivo de todos as Fases tendo uma movimentação pela pista (Apenas no Q1 isso foi conseguido de certo modo)
O Curtíssimo tempo para se tentar uma volta Rápida para se garantir seu lugar no Q2.
Privilegia terrivelmente os times grandes que vão andar mais teoricamente no Treino e fazer com que as Pequenas não tenham chance de melhorar o seu lugar no Grid.
90 Segundos de intervalo entre uma eliminação e uma nova eliminação acaba sendo totalmente incabível deixando o piloto da Bolha (quem esta para ser o próximo eliminado) quase sem possibilidades de melhorar o sem tempo. Fazendo até com que quem esta no meio da volta não possa completar essa volta.
E o mais Grave de todos os problemas do Treino é o fato no final do Tempo do Q1, Q2 e Q3 quem esta na Bolha pode completar a volta dando uma vantagem que nenhum dos que foram eliminados tiveram o que acaba sendo uma desigualdade enorme e até um absurdo para quem poderia tentar uma volta rápida.
Os pilotos que sentem que não tem chance de mais nada se acomodam e acabam não indo para fazer mais uma tentativa como aconteceu hoje com os dois pilotos da Mclaren, Os dois pilotos da Force Indai, Os dois da Toro Rosso, Da Ferrari, Da Manor no Começo do Q1 e Felipe Massa no Q3. Fica evidente que esse sistema Fracassou… Se o Antigo não era o ideal, Mas ele era mais movimentado na pista o que mostra que a Formula 1 só piora seu Produto ao invés de melhorar seu produto para conseguir audiência. Audiência que vai cair ainda mais se esse sistema de Treinamento continuar.
São tantas falhas que não tem como salvar o modelo de Classificação. Em minha pessoa eu vou criar uma Petição On-line para o Público assinar e sugerir uma classificação diferente além de derrubar o modelo do Treino de Classificação que se colocou em Pratica hoje em Albert Park na Austrália que acabou se mostrando ineficaz na sua proposta e eu vou mais longe, Não era nem para ter saído do Papel.
falei de forma rápida sobre a Minha reprovação do Treino de Classificação de Hoje
Veja o Vídeo : Pilulas Rápidas do Portal – Novo Formato do Treino de Classificação
Sobre o Treino nada de novo na Classificação, Hamilton definiu a pole de forma mais fácil do que várias poles do ano passado. A 6 minutos do Final Lewis Cravou 1:23.837 e não perdeu mais a pole, Rosberg ainda tentou uma segunda tentativa no Q3 de ameaçar a pole de Hamilton, Conseguiu cair do 4º para o 2ºlugar, Mas nem com a segunda volta o Alemão conseguiu tomar a primazia de Hamilton começar o ano em 1ºlugar de novo.
A Segunda Fila larga os dois pilotos da Ferrari com Vettel bem na frente do Raikkonen no Tempo com 1:24.675 contra 1:25.033 de Raikkonen, A Surpresa do Treino foi o desempenho da Toro Rosso que se colocou em 5º com Max Verstappen e em 7º com Carlos Sainz jr. superando os dois pilotos da Red Bull que só foi representado no Q3 por Daniel Ricciardo que larga em 8ºlugar, Daniil Kvyat ficou no Q1 e vai largar do 18ºlugar a frente só dos carros da Haas e da Manor.
Felipe Massa se colocou no meio das Duas STR e larga em 6º superando e muito a Valtteri Bottas que larga num decepcionante 11ºlugar atrás dos dois pilotos da Force India que completam os 10 primeiros colocados (Perez em 9º e Hulkenberg em 10º). A Mclaren teve um bom desempenho com Alonso em 12º e Button em 13º. De resto temos uma Renault ainda começando o trabalho de desenvolvimento do carro conseguindo apenas passar do Q2. Palmer surpreendentemente ficou na frente de Magnussen nessa guerra interna.
Já a Sauber esta numa situação altamente problemática com seu carro que teoricamente só é melhor do que o da Haas e da Manor que ainda estão atrás do resto do pelotão. Destaque vai para Rio Haryanto que se colocou na Frente de Wehrlein na classificação. Mas devido ao incidente no 3ºTreino Livre aonde ele acabou batendo em Romain Grosjean nos Boxes devido a uma ordem equivocada do engenheiro da Manor ele perdeu 3 posições no Grid de largada e vai largar em último lugar.
Confira o Grid de largada do GP da Austrália de Formula 1:
Posição | Piloto | Nº | Equipe | Chassis | Motor | Tempo | Fase |
1 | Lewis Hamilton | 44 | Mercedes | W07 | Mercedes PC106C Hybrid | 1:23.837 | Q3 |
2 | Nico Rosberg | 6 | Mercedes | W07 | Mercedes PC106C Hybrid | 1:24.197 | Q3 |
3 | Sebastian Vettel | 5 | Ferrari | SF16-H | Ferrari 059/5 | 1:24.675 | Q3 |
4 | Kimi Raikkonen | 7 | Ferrari | SF16-H | Ferrari 059/5 | 1:25.033 | Q3 |
5 | Max Verstappen | 33 | Toro Rosso | STR11 | Ferrari 059/4 | 1:25.434 | Q3 |
6 | Felipe Massa | 19 | Williams | FW38 | Mercedes PC106C Hybrid | 1:25.458 | Q3 |
7 | Carlos Sainz jr. | 55 | Toro Rosso | STR11 | Ferrari 059/4 | 1:25.582 | Q3 |
8 | Daniel Ricciardo | 3 | Red Bull | RB12 | Tag Heuer | 1:25.589 | Q3 |
9 | Sergio Perez | 11 | Force India | VJM09 | Mercedes PC106C Hybrid | 1:25.753 | Q2 |
10 | Nico Hulkenberg | 27 | Force India | VJM09 | Mercedes PC106C Hybrid | 1:25.865 | Q2 |
11 | Valtteri Bottas | 77 | Williams | FW38 | Mercedes PC106C Hybrid | 1:25.961 | Q2 |
12 | Fernando Alonso | 14 | Mclaren | MP4-31 | Honda RA616H | 1:26.125 | Q2 |
13 | Jenson Button | 22 | Mclaren | MP4-31 | Honda RA616H | 1:26.304 | Q2 |
14 | Jolyon Palmer | 30 | Renault | RS16 | Renault RE16 | 1:27.601 | Q2 |
15 | Kevin Magnussen | 20 | Renault | RS16 | Renault RE16 | 1:27.742 | Q2 |
16 | Marcus Ericsson | 9 | Sauber | C35 | Ferrari 059/5 | 1:27.435 | Q1 |
17 | Felipe Nasr | 12 | Sauber | C35 | Ferrari 059/5 | 1:27.958 | Q1 |
18 | Daniil Kvyat | 26 | Red Bull | RB12 | Tag Heuer | 1:28.006 | Q1 |
19 | Romain Grosjean | 8 | Haas | VF-16 | Ferrari 059/5 | 1:28.322 | Q1 |
20 | Esteban Gutierrez | 21 | Haas | VF-16 | Ferrari 059/5 | 1:29.606 | Q1 |
21 | Pascal Wehrlein | 94 | Manor | MRT05 | Mercedes PC106C Hybrid | 1:29.642 | Q1 |
22 | Rio Haryanto | 88 | Manor | MRT05 | Mercedes PC106C Hybrid | 1:29.627 | Q1 |
Q3 | Terceira Fase do Treino | ||||||
Q2 | Segunda Fase do Treino | ||||||
Q1 | Primeira Fase do Treino | ||||||
Rio Haryanto foi punido por ter sido considerado culpado no acidente nos boxes com Romain Grosjean e perdeu 3 posições no Grid de largada. |
|||||||
Texto: Deivison da Conceição Fotos: Renault |