Hamilton é pole em Treino Oficial desastroso para a Formula 1

Antes de Qualquer Analise da Classificação eu que já era completamente contra o Sistema novo de classificação com o dia de hoje fico definitivamente convicto de que esse sistema é uma proposta que já nasceu morta. Se o propósito era movimentar o treino isso só aconteceu no Q1, No Q2 e Q3 o sistema acabou dando o inverso com os pilotos ficando parados nos boxes, Para mim o Veredito é de fracasso e esperamos que o modelo mude daqui a poucas corridas. O ideal seria que mudasse o sistema de classificação fosse igual da MotoGP que esse sistema sim funciona.

Lá os 3 treinos livres funcionam como classificatória para os 10 melhores pilotos na Soma dos 3 Treinos classificam direto para o Q2, As outras duas vagas viriam em um Q1 aonde todos os outros pilotos lutariam por essas 2 vagas em 15 minutos de disputa, Os Eliminados de acordo com a Classificação do Treino teriam definidos os seus lugares no Grid no Final do Q1. Depois no Q2 os 12 pilotos classificados tem 15 minutos para definirem o Pole position e os 12 primeiros lugares no grid de Largada.

O Sistema de Classificação mostrou muito falho em vários aspectos.

Pouca movimentação no Q2 e no Q3 aonde era o objetivo de todos as Fases tendo uma movimentação pela pista (Apenas no Q1 isso foi conseguido de certo modo)

O Curtíssimo tempo para se tentar uma volta Rápida para se garantir seu lugar no Q2.

Privilegia terrivelmente os times grandes que vão andar mais teoricamente no Treino e fazer com que as Pequenas não tenham chance de melhorar o seu lugar no Grid.

90 Segundos de intervalo entre uma eliminação e uma nova eliminação acaba sendo totalmente incabível deixando o piloto da Bolha (quem esta para ser o próximo eliminado) quase sem possibilidades de melhorar o sem tempo. Fazendo até com que quem esta no meio da volta não possa completar essa volta.

E o mais Grave de todos os problemas do Treino é o fato no final do Tempo do Q1, Q2 e Q3 quem esta na Bolha pode completar a volta dando uma vantagem que nenhum dos que foram eliminados tiveram o que acaba sendo uma desigualdade enorme e até um absurdo para quem poderia tentar uma volta rápida.

Os pilotos que sentem que não tem chance de mais nada se acomodam e acabam não indo para fazer mais uma tentativa como aconteceu hoje com os dois pilotos da Mclaren, Os dois pilotos da Force Indai, Os dois da Toro Rosso, Da Ferrari, Da Manor no Começo do Q1 e Felipe Massa no Q3. Fica evidente que esse sistema Fracassou… Se o Antigo não era o ideal, Mas ele era mais movimentado na pista o que mostra que a Formula 1 só piora seu Produto ao invés de melhorar seu produto para conseguir audiência. Audiência que vai cair ainda mais se esse sistema de Treinamento continuar.

São tantas falhas que não tem como salvar o modelo de Classificação. Em minha pessoa eu vou criar uma Petição On-line para o Público assinar e sugerir uma classificação diferente além de derrubar o modelo do Treino de Classificação que se colocou em Pratica hoje em Albert Park na Austrália que acabou se mostrando ineficaz na sua proposta e eu vou mais longe, Não era nem para ter saído do Papel.

falei de forma rápida sobre a Minha reprovação do Treino de Classificação de Hoje

Veja o Vídeo : Pilulas Rápidas do Portal – Novo Formato do Treino de Classificação

Sobre o Treino nada de novo na Classificação, Hamilton definiu a pole de forma mais fácil do que várias poles do ano passado. A 6 minutos do Final Lewis Cravou 1:23.837 e não perdeu mais a pole, Rosberg ainda tentou uma segunda tentativa no Q3 de ameaçar a pole de Hamilton, Conseguiu cair do 4º para o 2ºlugar, Mas nem com a segunda volta o Alemão conseguiu tomar a primazia de Hamilton começar o ano em 1ºlugar de novo.

A Segunda Fila larga os dois pilotos da Ferrari com Vettel bem na frente do Raikkonen no Tempo com 1:24.675 contra 1:25.033 de Raikkonen, A Surpresa do Treino foi o desempenho da Toro Rosso que se colocou em 5º com Max Verstappen e em 7º com Carlos Sainz jr. superando os dois pilotos da Red Bull que só foi representado no Q3 por Daniel Ricciardo que larga em 8ºlugar, Daniil Kvyat ficou no Q1 e vai largar do 18ºlugar a frente só dos carros da Haas e da Manor.

Felipe Massa se colocou no meio das Duas STR e larga em 6º superando e muito a Valtteri Bottas que larga num decepcionante 11ºlugar atrás dos dois pilotos da Force India que completam os 10 primeiros colocados (Perez em 9º e Hulkenberg em 10º). A Mclaren teve um bom desempenho com Alonso em 12º e Button em 13º. De resto temos uma Renault ainda começando o trabalho de desenvolvimento do carro conseguindo apenas passar do Q2. Palmer surpreendentemente ficou na frente de Magnussen nessa guerra interna.

Renault fez o que estava ao seu alcance que era passar para o Q2.
Renault fez o que estava ao seu alcance que era passar para o Q2.

Já a Sauber esta numa situação altamente problemática com seu carro que teoricamente só é melhor do que o da Haas e da Manor que ainda estão atrás do resto do pelotão. Destaque vai para Rio Haryanto que se colocou na Frente de Wehrlein na classificação. Mas devido ao incidente no 3ºTreino Livre aonde ele acabou batendo em Romain Grosjean nos Boxes devido a uma ordem equivocada do engenheiro da Manor ele perdeu 3 posições no Grid de largada e vai largar em último lugar.

Confira o Grid de largada do GP da Austrália de Formula 1:

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Tempo Fase
1 Lewis Hamilton 44 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 1:23.837 Q3
2 Nico Rosberg 6 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 1:24.197 Q3
3 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 1:24.675 Q3
4 Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 1:25.033 Q3
5 Max Verstappen 33 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 1:25.434 Q3
6 Felipe Massa 19 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 1:25.458 Q3
7 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 1:25.582 Q3
8 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB12 Tag Heuer 1:25.589 Q3
9 Sergio Perez 11 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 1:25.753 Q2
10 Nico Hulkenberg 27 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 1:25.865 Q2
11 Valtteri Bottas 77 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 1:25.961 Q2
12 Fernando Alonso 14 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 1:26.125 Q2
13 Jenson Button 22 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 1:26.304 Q2
14 Jolyon Palmer 30 Renault RS16 Renault RE16 1:27.601 Q2
15 Kevin Magnussen 20 Renault RS16 Renault RE16 1:27.742 Q2
16 Marcus Ericsson 9 Sauber C35 Ferrari 059/5 1:27.435 Q1
17 Felipe Nasr 12 Sauber C35 Ferrari 059/5 1:27.958 Q1
18 Daniil Kvyat 26 Red Bull RB12 Tag Heuer 1:28.006 Q1
19 Romain Grosjean 8 Haas VF-16 Ferrari 059/5 1:28.322 Q1
20 Esteban Gutierrez 21 Haas VF-16 Ferrari 059/5 1:29.606 Q1
21 Pascal Wehrlein 94 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 1:29.642 Q1
22 Rio Haryanto 88 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 1:29.627 Q1
Q3 Terceira Fase do Treino
Q2 Segunda Fase do Treino
Q1 Primeira Fase do Treino
Rio Haryanto foi punido por ter sido considerado culpado no acidente nos boxes com
Romain Grosjean e perdeu 3 posições no Grid de largada.
Texto: Deivison da Conceição
Fotos: Renault

 

Sem categoria

Deixe um comentário