Em um final de semana bem desfavorável, Lewis Hamilton conseguiu em uma tática de corrida bem arriscada a sua 10ªVitória na temporada e esta a poucos pontos de fechar o campeonato. Tinha tudo para essa corrida cair nas mãos de Max Verstappen, que acabou fazendo tudo para jogar no lixo essa vitória.

Na largada da prova mexicana, Leclerc larga bem, Vettel teve que colocar Hamilton para fora da pista para segurar o segundo lugar. Na entrada da 1ªcurva, Verstappen e Hamilton dividiram a curva e depois os dois se chocaram, Ambos levaram a pior. Já que Hamilton caiu para o 5ºlugar, Logo atrás de Carlos Sainz jr. Já Max, acabou caindo para o 8ºlugar, Logo atrás de Valtteri Bottas, que não foi bem na sua largada.
Por causa dos destroços na pista, O Safety Car Virtual foi acionado para a retirada desses pedaços de carro espalhados pela pista. No final da 3ªVolta a prova recomeça e Hamilton foi para cima de Sainz jr. e ganhou o 4ºlugar. Enquanto que Bottas e Verstappen foram para cima de Lando Norris, Valendo o 6ºlugar.

Numa manobra audaciosa, Verstappen passou Bottas, Mas ela foi audaciosa demais. Já que Bottas retornou a posição enquanto que o piloto da Red Bull acabou furando o pneu traseiro. O bico dianteiro do Finlandês acabou furando o pneu do piloto Holandês. Resultado foi que Verstappen vai para os boxes colocar pneus duros e voltou na última posição.
Bottas passou Norris na 7ªVolta. Na frente, Charles Leclerc era o líder, Com Sebastian Vettel, Alexander Albon e Lewis Hamilton acompanhando o ritmo do ponteiro. Na 8ªVolta, Bottas superou Sainz jr. e assumiu o 5ºlugar.Pierre Gasly foi o primeiro a parar na 10ªVolta. Os pilotos que saíram com os pneus mais macios iriam parar mais cedo.
Na 13ªVolta, Lando Norris vai para os boxes, Mas a Mclaren marca bobeira e deixa de apertar a porca de uma das rodas, O inglês teve de encostar o carro para a equipe levar ele de volta ao seu lugar nos boxes para corrigir o erro e devolver Norris para a pista, Com 2 voltas atrás do líder. A Corrida para Norris acabou indo para o espaço.
Alexander Albon foi o primeiro dos lideres a fazer a parada, Na 15ªVolta, O Tailandês iria para 2 paradas. Assim como foi para essa tática o Monegasco Charles Leclerc fez a parada na volta seguinte. Vettel assumiu a ponta, Com Hamilton em 2º e Bottas em 3º. Carlos Sainz jr. foi para os boxes na 16ªVolta, Dessa vez a Mclaren fez o seu trabalho direitinho.
Sergio Perez fazia uma grande corrida, Ficando na frente de Daniel Ricciardo com os pneus duros e do Alemão Nico Hulkenberg. Na 21ªVolta, o Mexicano foi para a sua parada. Já com Antonio Giovinazzi, Mas uma vez se atrapalhou, junto da Alfa Romeo. Que ano complicado da antiga Sauber. Mais atrás, Max Verstappen estava ganhando posições. Tentando passar Kevin Magnussen, ganhando o 13ºlugar.

Lewis Hamilton foi para a parada na 24ªVolta, O que poderia levar o piloto da Mercedes a fazerem duas paradas. Vettel e Bottas continuavam firmes e fortes na pista, com os mesmos pneus e para fazerem a tática da única parada. A diferença entre Vettel e Bottas estava na casa dos 6 segundos. Leclerc era o 3º, Com Hamilton em 4º e Albon em 5ºlugar. Depois vinham Daniel Ricciardo que estava com os pneus duros em 6º, Lance Stroll, Sergio Perez, Danill Kvyat e Carlos Sainz jr. em 10ºlugar, Posição que seria perdida logo pelo Max Verstappen, na 31ªVolta da prova.
Sainz jr. vinha tendo problemas de estabilidade em seu carro e estava ficando para trás na classificação. O Espanhol vinha segurando Pierre Gasly e os dois tinham que dar passagem para Vettel, que iria colocar 1 volta nos dois, Mas o piloto da Ferrari perdem muito tempo. Tanto é que Bottas passou a ficar um pouco menos de 3 segundos atrás de Vettel.
Foi nessa hora que a Mercedes chamou Bottas para os boxes, E o piloto foi para a parada na 37ªvolta e fez sua única parada na prova, Voltando em 5ºlugar. Vettel teve que obrigatoriamente ir para os boxes na volta seguinte e conseguiu voltar à frente de Valtteri Bottas. Leclerc voltou a liderança, Com Hamilton em 2º e Albon em 3º. Os três iriam para 2 paradas, Já Vettel e Bottas iriam até o final da corrida. Daniel Ricciardo era o único a não ter feito a parada e estava em 6ºlugar, Com 38 voltas de pneus duros.
Verstappen superou Kvyat e assumiu a 8ªposição. 4 voltas depois, Verstappen chegou em Perez e acabou passando o dono da casa, Ganhando o 7ºlugar.

Na 44ªVolta, Leclerc vai para a sua segunda e definitiva parada e a Ferrari não faz sua parte de maneira legal e a parada fica em 6.2 segundos, Quando no Normal as paradas ficam entre 2 a 3 segundos. Albon parou na volta seguinte. Só faltava Hamilton para fazer a parada, O inglês assumiu a liderança, Com Vettel começando a querer chegar nele. Porém, Bottas também vinha chegando no Vettel. Os pneus duros não se adaptam aos carros da Ferrari. Entre os 3, Bottas era o mais rápido dos três primeiros. Porém, Leclerc e Albon vinham mais rápido que os primeiros colocados, Que poderiam superar os pilotos com os pneus desgastados.
Na volta 51, Daniel Ricciardo foi para os boxes, Colocar os pneus médios e partir para recuperar as posições para Verstappen e para Perez.
Leclerc se aproximava de Bottas que estava encostado em Vettel. O Piloto Finlandês tentou por muitas voltas passar o piloto da Ferrari, Mas mesmo com o DRS ativado, A potência da Ferrari era maior e impedia que o piloto da Mercedes realizar-se a ultrapassagem. Leclerc vinha chegando mais e mais perto do Bottas, Mas acabou errando em uma das voltas. A partir dai, Acredito que o Jovem piloto Monegasco começou a não ter mais rendimento para alcançar Bottas, Muito menos Vettel e Hamilton.

Nas 10 voltas finais, Ricciardo vai para cima de Sergio Perez. O piloto da Renault acabou superando Perez, Mas passou reto pelas 2 primeiras curvas e teve que ceder a posição para Perez, Para a alegria da torcida. E nas voltas seguintes, O mexicano conseguiu segurar Ricciardo, que não tinha potência suficiente para superar o rápido piloto da Racing Point.

Hamilton não só levar seus pneus duros até o final, como também aumentou a vantagem sobre Vettel e levou seu carro até a vitória no México. Lewis fez uma corrida incrível e segurou um carro com pneus muito desgastados e consertando a tática precipitada da Mercedes. O piloto inglês só não conquistou o título porque Valtteri Bottas fez uma bela corrida e acabou ficando com o 3ºlugar, Mesmo sem passar Sebastian Vettel, O finlandês conseguiu adiar a decisão do campeonato para Austin. (Prova a ser realizada nesse domingo) Sebastian Vettel fez uma bela corrida e acabou em 2ºlugar.

A Tática de 2 paradas foi cruel para Charles Leclerc. O pole position acabou ficando de fora do pódio e ficou com o 4ºlugar, A frente de Alexander Albon, O Tailandês também foi vitima da tática errada de paradas. O que se pode dizer é que o piloto da Red Bull conseguiu um ritmo de corrida muito forte e foi competitivo como nunca foi desde da sua entrada na Red Bull no GP da Bélgica.

Max Verstappen se recuperou após um sábado polêmico (Que lhe tiraram a pole Position) e de um começo de prova desastroso. Acabou em 6ºlugar, Com um pneu de mais de 60 voltas de vida útil. Depois vieram Sergio Perez em uma ótima corrida, Segurando Daniel Ricciardo, que também foi muito bem no final de semana ao chegar em 8ºlugar, Fazendo 51 voltas com os pneus duros.

Ao final da corrida, Um incidente mudou o resultado da prova. Daniil Kvyat em uma última tentativa de superar Nico Hulkenberg acabou tocando no piloto alemão, No que levou ele para o muro. O Russo chegou em 9ºlugar, Mas acabou punido e recuou para o 11ºlugar, Pierre Gasly e Nico Hulkenberg forem beneficiados e terminaram em 9º e 10ºlugar. Lance Stroll fechou a prova em 12ºlugar.
Carlos Sainz jr. acabou tendo problemas no seu carro no decorrer da corrida e acabou longe dos pontos, Na 13ªposição. A Mclaren ficou de fora da zona de pontuação no México. Antonio Giovinazzi fez mais uma corrida ruim, ficou em 14ºlugar.
Agora, Kevin Magnussen teve de carregar nas costas a carroça que se tornou a Haas nesse final de temporada, O Escandinavo ficou em 15ºlugar. Seu companheiro de equipe conseguiu ficar atrás de George Russell, Grosjean ficou em 17ºlugar. Enquanto que o Inglês fez um bom trabalho e levou a Horrorosa Williams a ficar um pouco mais a frente. Já Robert Kubica, Até conseguiu disputar posição com Russell, Mas acabou em 18ºlugar.
Nesse próximo domingo, Hamilton pode ser o campeão do Mundo. Basta um 8ºlugar para o inglês faturar o seu 6ºtítulo Mundial. Bottas só tem uma opção para ser campeão: Se Vencer as 3 últimas corridas do ano e marcar 3 vezes a volta mais rápida da corrida, Mas vai precisar da total falta de sorte de Lewis que não poderá completar nenhuma das 3 corridas acima do 8ºlugar. Se caso Bottas não consiga fazer nenhuma das voltas rápidas, Basta a Hamilton um simples 10ºlugar para levar o campeonato.
Fotos:
Resultado do GP do México
18ªEtapa do Mundial de Formula 1
pos | nº | Pilotos | Equipe | Chassi | Motor | Voltas | Tempo |
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 71 | 1:36:48.904 |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 71 | a 1.766s |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 71 | a 3.553s |
4 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 71 | a 6.368s |
5 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 71 | a 21.399s |
6 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 71 | a 68.807s |
7 | 11 | Sergio Perez | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 71 | a 73.819s |
8 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 71 | a 74.924s |
9 | 10 | Pierre Gasly | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 70 | a 1 Volta |
10 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 70 | a 1 Volta |
11 | 26 | Daniil Kvyat | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 70 | a 1 Volta |
12 | 18 | Lance Stroll | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 70 | a 1 Volta |
13 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 70 | a 1 Volta |
14 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 70 | a 1 Volta |
15 | 20 | Kevin Magnussen | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 69 | a 2 Voltas |
16 | 63 | George Russell | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 69 | a 2 Voltas |
17 | 8 | Romain Grosjean | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 69 | a 2 Voltas |
18 | 88 | Robert Kubica | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 69 | a 2 Voltas |
x | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 58 | a 12 Voltas |
x | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 48 | a 22 Voltas |
Melhor volta de Cada piloto no GP do México
pos | nº | Pilotos | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | na Volta |
1 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:19.232 | 53 |
2 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:19.325 | 48 |
3 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:19.381 | 68 |
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:19.461 | 66 |
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:19.494 | 66 |
6 | 10 | Pierre Gasly | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:19.530 | 53 |
7 | 26 | Daniil Kvyat | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:19.905 | 48 |
8 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:20.082 | 55 |
9 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:20.146 | 53 |
10 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:20.311 | 66 |
11 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:20.406 | 65 |
12 | 11 | Sergio Perez | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:20.485 | 70 |
13 | 88 | Robert Kubica | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:20.696 | 63 |
14 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:20.791 | 59 |
15 | 18 | Lance Stroll | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:20.922 | 68 |
16 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:21.014 | 65 |
17 | 63 | George Russell | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:21.286 | 69 |
18 | 8 | Romain Grosjean | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:21.581 | 68 |
19 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:21.643 | 46 |
20 | 20 | Kevin Magnussen | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:21.682 | 53 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Racing Point/Renault/Toro Rosso