Hamilton conquista vitória de nº69 na Noite de Cingapura e fica mais perto do pentacampeonato

Em um final de semana aonde tudo deu muito certo para o piloto da Mercedes, Não tinha outro desfecho se não a vitória no Circuito de Rua na Marina Bay, Sua vitória de número 69 faz com que Hamilton fique a apenas 22 corridas do recorde que pertence a Michael Schumacher. Mas do que isso, Ele esta agora a 40 pontos a frente de Sebastian Vettel na pista do título. começando a caminhar o título para as mãos dele.

Largada, Hamilton manteve a liderança, Já Vettel foi para cima de Verstappen, Ocon foi tentar Perez por fora e acabou levando o toque de Sergio Perez e foi para o muro.

O Safety Car entrou na pista para a retirada do carro do piloto Francês que esta ameaçado de desemprego que foi o único piloto a abandonar a prova de hoje. Antes disso, Vettel passou Verstappen e assumiu a segunda posição.

Hamilton, Vettel, Verstappen, Bottas, Raikkonen, Ricciardo, Perez, Grosjean, Alonso e Sainz jr. eram os 10 primeiros colocados. Em 17ºlugar, Sergei Sirotkin estava com um aro do carro de Esteban Ocon preso a sua asa dianteira, Ele acabou indo para os boxes, trocar os pneus e tirar essa peça do seu carro.

Relargada aconteceu na 5ªVolta, Hamilton já abre 1 segundo sobre Vettel que tenta fugir de Verstappen, Bottas, Raikkonen e Ricciardo. Vettel e Hamilton trocavam voltas mais rápidas entre eles.

Perez em 7ºlugar vinha em um ótimo ritmo de corrida, Grosjean vinha em 8º, Bem longe de Perez. Alonso, Sainz e Hulkenberg vinham a seguir. Após a 9ªVolta.

Mesmo com os pneus Hypersoft e Supersoft, A expectativa era de apenas uma parada para todos os pilotos. Apenas os dois pilotos da Williams estavam usando os pneus Soft (Que era os mais duros do final de semana)

Após 12 voltas, Hamilton vinha a 1.9 a frente de Vettel que vinha 1.7 segundos de Verstappen, Bottas em 4º já estava a 2 segundos atrás de Verstappen e 1.3 segundos a frente de Kimi Raikkonen. Ricciardo vinha em 6º a 11.5 segundos do líder. Alonso que vinha em 9ºlugar fazia voltas 3.8 segundos mais lento do que as voltas de Hamilton, É algo abusivo  o que esta acontecendo com a Formula 1. Que tem nesse momento a primeira divisão com 3 equipes e a segunda divisão com o restante do Grid. Algo tem que ser feito para que isso não continue e deixe o esporte cada vez menos chamativo.

Alonso vai pra cima de Romain Grosjean em busca do 8ºlugar. Na 15ªvolta, Vettel faz sua primeira parada nos boxes e volta em 7º. Foi o primeiro dos grandes a fazer a troca de pneus.

Na Volta seguinte, Hamilton vai fazer sua parada. Verstappen assumiu a liderança. Já Hamilton voltou na 5ªposição, A frente de Perez e de Vettel . A diferença é que piloto da Ferrari colocou novamente um jogo de pneus Hypermacios e teria de parar novamente e Hamilton já poderia ir até o final da prova.

Bottas e Grosjean pararam na volta 17. Verstappen que liderou 2 voltas foi para a sua parada nos boxes, Dois 3 primeiros foi a parada mais rápida e o Holandês voltou a frente de Vettel e conseguiu segurar Vettel e ganhou a 4ªposição. Raikkonen vinha em 1º com 3.5 segundos a frente de Ricciardo, esses dois ainda não tinham feito a parada nos boxes.

Verstappen começava a virar mais rápido do que Hamilton nesse momento da prova, Em uma volta chegou a tirar 8 décimos de diferença em uma só volta. Enquanto isso, Perez em 16ºlugar tentar escalar o pelotão ao atacar o Russo Sergei Sirotkin da Williams.

Raikkonen parou na volta 23, colocando os pneus mais duros para terminar a prova. Daniel Ricciardo assumiu a liderança com 10 segundos a frente de Lewis Hamilton que já trocou seus pneus.

Na 25ªVolta, Charles Leclerc vai para cima de Pierre Gasly, Em disputa pelo 9ºlugar, O recém contratado da Red Bull para 2019 enfrentando o recém contratado da Ferrari para 2019. Todas as equipes estavam olhando para o céu e tinha gotas caindo do céu, provavelmente a chuva poderia cair em menos de 10 minutos.

Na 27ªVolta, Charles Leclerc se aproveitando do erro de Pierre Gasly (que acabou fritando os pneus), Passou o piloto da Toro Rosso e assumiu o 9ºlugar.

Ricciardo foi o último dos pilotos das equipes grandes a pararem na volta 28, fazendo uma parada bem rápida ele volta em 6ºlugar. Hamilton vinha 4.8 segundos a frente de Verstappen, 7 segundos de Vettel, 10.e segundos do seu companheiro de equipe Valtteri Bottas que vinha em 4º, Kimi Raikkonen vinha a 13.6 segundos e Ricciardo vinha a 23.7 segundos na 6ªposição.

Alonso, Sainz jr., Leclerc e Ericsson completavam os 10 primeiros colocados, Mas todos esses mais Vandoorne e Stroll não tinham parado nos boxes na 29ªVolta.

Sergei Sirotkin continuava segurando a pressão de Sergio Perez. Para o piloto da Force India estava sendo bem ruim essa situação que afastava ele da zona de pontuação.

Hamilton continuava tranquilo, Com 5 segundos a frente de Verstappen, Vettel vinha em 3ºlugar a 4.2 segundos de Verstappen, Bottas vinha com 3.5 segundos a frente de Raikkonen e Daniel Ricciardo vinha mais afastado, Em 6ºlugar.

Na entrada da 33ªVolta, Perez tenta passa Sirotkin na marra, Acabou não conseguindo. Dai Perez da um chega pra lá no Piloto da Williams e acaba com o toque furando o pneu e quebrando peças do seu carro e do carro do Siroktin. O piloto da Force India foi para os boxes fazer sua segunda parada.

Hulkenberg deixou Siroktin para trás imediatamente. Não ficando mais de 10 voltas atrás do piloto russo como fez Perez. Magnussen em busca da recuperação tentou ir para cima de Hartley, Acabou o Neozelandês mantendo a posição.

O piloto escandinavo foi o primeiro a tomar volta do líder Lewis Hamilton, Que teria um batalhão de retardatários para ultrapassar. Nisso, Verstappen vinha tirando a diferença para o piloto da Mercedes.

Na 38ªVolta, Grosjean e Sirotkin disputavam ferozmente posição, Ignorando bandeira azul. Hamilton não arriscou em passar ambos e Verstappen acabou se aproveitando e tentando o seu único ataque na prova inteira em cima de Hamilton. O Holandês chegou perto de passar o piloto da Mercedes.

Hamilton por fim, manteve a liderança da prova. Já tanto Sirotkin como Grosjean estavam sendo investigados pela violação a bandeira azul. Perez tomou 5 segundos por causar a colisão com Sergei Sirotkin. Na 41ªVolta, Perez acabou cumprindo a punição.

Hamilton depois da sessão de retardatários voltou a abrir vantagem para Verstappen (3.4 segundos a frente do Holandês). Vettel, Bottas, Raikkonen e Ricciardo continuavam nas suas respectivas posições de largada. Carlos Sainz jr. foi atacar Ericsson, Disputa valendo o 8ºlugar.

Na volta 44, Ericsson tentava segurar o piloto da Renault de todo o jeito, Uma disputa bonita que acabou com Sainz jr. ganhando a 8ªposição. Enquanto que Grosjean tomou 5 segundos de punição por ignorar bandeira azul. Nesse meio tempo, Leclerc foi para a sua parada.

Bottas vinha em 4ºlugar, Mas com Raikkonen perto dele e com Daniel Ricciardo chegando nos dois.

Sirotkin foi para cima de Hartley e acabou fechando totalmente a porta para o piloto da Toro Rosso que quase bateu no muro macio. Isso provocou punição ao piloto da Williams. Fernando Alonso com 1:43.518 acabou fazendo a volta mais rápida da prova com a Mclaren, Isso após de trocar os pneus nessa reta final da prova.

Com todos os pilotos parando nos boxes a classificação era: Hamilton, Verstappen, Vettel, Bottas, Raikkonen, Ricciardo, Alonso, Sainz jr., Leclerc e Hulkenberg. Depois vinham Ericsson, Vandoorne, Grosjean, Gasly, Stroll, Hartley, Perez, Magnussen e Sirotkin.

Hamilton administra bem sua vantagem para Verstappen, A única disputa que ainda poderia ver entre os 10 primeiros era de Bottas, Raikkonen e Ricciardo pelo 4ºlugar na prova a 10 voltas do final. Fora isso, Kevin Magnussen sem nada que fazer na prova acabou marcando a volta mais rápida da prova.

Hamilton não teve nenhum problema para levar a sua 69ªVitória da sua carreira, O inglês que mais uma vez não teve o melhor carro do final de semana com a vitória, Abre 40 pontos de frente para Vettel e dar mais um passo decisivo para o seu pentacampeonato.

Max Verstappen acabon tendo uma chance de tentar superar Hamilton, Mas depois disso não pode fazer mais nada além de recuperar a posição nos boxes e se administrar a segunda posição. Vettel sai de Cingapura cada vez mais longe do campeonato, atrapalhado por uma tática ruim de prova acabou fechando o pódio. Mesmo tendo o melhor carro do Grid, Parece que o Piloto Alemão vai ter que tirar tudo de si para tirar o campeonato das mãos de Hamilton.

Valtteri Bottas segurou a pressão de Raikkonen e acabou garantindo o 4ºlugar, Raikkonen ficou em 5ºlugar e Ricciardo acabou em 6º. Todos os 6 primeiros colocados repetiram seus resultados na classificação do Sábado.

Fernando Alonso fez uma grande corrida, Levando a Mclaren-Renault para a 7ªposição, Fora os 6 primeiros, foi o único dos pilotos das equipes do segundo pelotão a terminar a prova com 61 voltas. Carlos Sainz jr. teve uma bela jornada e subiu do 12ªlugar da largada para completar a prova em 8ºlugar com a Renault que ganhou folego na briga pelo 4ºlugar nos construtores.

Após algumas provas de insucesso, Charles Leclerc voltou a pontuar com o 9ºlugar com o carro da Sauber que teve um bom desempenho em Marina Bay. Nico Hulkenberg completou a zona de pontuação.

Marcus Ericsson fez uma boa corrida, Mas acabou de fora dos pontos, Na 11ªposição. O Desempregado Belga Stoffel Vandoorne levou o segundo carro da Mclaren para o 12ºlugar.

Pierre Gasly com a Toro Rosso e Lance Stroll com a Williams fizeram o que era possível com seus carros. Já Romain Grosjean, Sergio Perez e Sergei Sirotkin terminaram em 15º, 16º e 19º respectivamente acabaram apontando demais e quase alteraram o resultado da corrida com a impudência deles. No meio deles, Brendon Hartley coitado, acabou vitima na impludente manobra do piloto Russo e acabou em 17º, Magnussen tem rendimento ficou em 18º. Porém teve um prêmio de consolação interessante.  Marcou a melhor volta da prova.

Essa foi a primeira corrida que a Racing Point Force India não marcou pontos desde da sua compra pelo Grupo de empresários formado pelo Canadense Laurence Stroll.

Daqui a duas semanas teremos a última corrida Europeia da Temporada 2018. Na Rússia, No complexo esportivo de Sochi. Será capaz de Vettel reverter essa desvantagem para Hamilton ou o título para o piloto da Mercedes é só uma questão de tempo mesmo.

Fotos:

Resultado final do GP de Cingapura
15ªEtapa do Mundial de Formula 1 – Temporada 2018

Pos Piloto Equipe Chassi Motor Voltas Tempo Grid
1 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 61 1:51:11.611 1
2 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 61 a 8.961s 2
3 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 61 a 39.945s 3
4 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 61 a 51.930s 4
5 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 61 a 53.001s 5
6 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 61 a 53.982s 6
7 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 61 a 1:43.011s 11
8 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 60 a 1 Volta 12
9 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 60 a 1 Volta 13
10 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 60 a 1 Volta 10
11 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 60 a 1 Volta 14
12 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 60 a 1 Volta 18
13 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 60 a 1 Volta 15
14 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 60 a 1 Volta 20
15 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 60 a 1 Volta 8
16 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 60 a 1 Volta 7
17 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 60 a 1 Volta 17
18 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 59 a 2 Voltas 16
19 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 59 a 2 Voltas 20
31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 0 a 61 Voltas 9

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Ferrari/Renault/Sauber/Force India/

Sem categoria

Deixe um comentário