Sobre um belo sol em Austin, o espanhol Alex Rins conquistou o Grande Prêmio dos Estados Unidos, quebrando o jejum de quase 5 anos sem vitória da LCR Honda e o jejum de 1 ano e meio sem vitórias da Honda. Foi um final de semana incrível para Rins, largando na primeira fila, conquistando pódio na corrida do sábado e a vitória nessa tarde no circuito das Américas.
Na largada, Peppo Bagnaia manteve a liderança com Rins e Miller na sequência. Logo nas primeiras curvas, Jorge Martin caiu e levou com ele o espanhol Alex Marquez da Gresini, ambos não voltaram a corrida. Essa seria apenas o primeiro acidente da corrida, na curva 12, Aleix Espargaró foi ao chão e perdeu a chance de obter um grande resultado.
Quem se deu bem na largada foram Jack Miller que passou da 10ª para a 3ªposição e Miguel Oliveira que foi da 15ª para a 8ªposição.
Bagnaia e Rins abriram vantagem para Miller, mas não era uma vantagem tão segura e o piloto da KTM poderia alcançar a ambos. Fabio Quartararo se aproveitou das confusões e da boa largada para assumir a 4ªposição, logo a frente de Luca Marini e Marco Bezzecchi.
Rins tenta atacar Bagnaia, porém, com a potência da Ducati fazia a missão do piloto da LCR Honda mais difícil. Mesmo com uma moto mais fraca, Rins continuava próximo de Peppo Bagnaia. Jack Miller buscava se aproximar dos dois. Quartararo, Marini e Bezzecchi completam as 6 primeiras posições que estavam inalteradas quando a corrida estava chegando na 6ªvolta.
A partir da volta seguinte, o Grande Prêmio dos Estados Unidos começaria a mudar seu rumo. Jack Miller caiu na 7ªvolta quando tentava se aproximar de Bagnaia e Rins. Na volta seguinte foi a vez de Peppo Bagnaia cair na curva 2 e de deixar a corrida, foi o segundo abandono em corridas no domingo.
Com isso, Alex Rins passou a assumir a liderança, 2 segundos a frente de Fabio Quartararo que assumiu a segunda posição, mas a posição do piloto francês não estava segura, pois Luca Marini estava visando à posição do piloto da Yamaha. O abandono de Bagnaia favoreceu Marco Bezzecchi que teria garantida por mais uma etapa a liderança do Mundial, o piloto da VR46 vinha na 4ªposição, a mais de 3 segundos atrás de Quartararo e Marini e um pouco a frente de Zarco, Viñales e Miguel Oliveira. Na 9ªVolta, Viñales passou Zarco e passou a ser o 5ºcolocado. Ao mesmo tempo que Joan Mir foi ao chão. Apenas 15 pilotos continuavam na corrida.
Viñales partiu para cima de Marco Bezzecchi, em contrapartida em que Zarco não resistiu a pressão de pressão de Miguel Oliveira e de Brad Binder, caindo para a 8ªposição. Porem, Brad Binder comete dois erros em um curto espaço de tempo e acaba indo ao chão. Ao contraio dos outros pilotos que abandonaram a corrida, o Gueopardo sul-africano pegou a sua moto e voltou a corrida na última posição.
Na 12ªVolta, Takaagi Nakagami foi mais um que foi para o chão e abandonou a prova. A 8 voltas do final, Rins manteve os 2 segundos de vantagem para Quartararo que estava segurando Marini, mas isso acabou quando Marini conseguiu passar Quartararo na reta oposta e passou a ser o segundo colocado.
Marini passou a tentar tirar a vantagem que Rins tinha sobre ele, Enquanto isso, Marco Bezzecchi, seu companheiro de equipe perdeu posição para Viñales e Oliveira caindo para a 6ªposição.
Nas últimas 6 voltas, as posições praticamente permaneceram as mesmas. Rins se manteve firme e forte na frente até a linha de chegada. O piloto da LCR Honda conquistou sua 6ªvitória na Categoria Rainha, sua primeira vitória pela Honda e o 100ºpódio da equipe de Lucio Cecchinello. Diga-se de passagem, um final de semana que só constata o ótimo piloto que é Alex Rins.
Se aproveitando dos incidentes que ocorreram na corrida, Luca Marini conquistou seu primeiro pódio na categoria principal, ao chegar à segunda posição com sua Ducati de 2022 da VR46 se candidatando a ser uma das melhores equipes da temporada de 2023. Fabio Quartararo completou o pódio, mas, além disso, o francês conseguiu finalmente em uma boa corrida se redimindo da queda no sábado. Esse pódio pode ser uma injeção de animo para o campeão da temporada de 2021.
Marevick Viñales fez uma boa corrida e levou sua moto da Aprilla a 4ªposição, ganhando o duelo interno com o português Miguel Oliveira que usa a Aprilla de 2022, que diga-se de passagem, A volta do piloto português após se ausentar do GP da Argentina foi muito boa ao chegar na 5ªposição, Esse resultado foi o melhor da RNF na categoria principal.
Marco Bezzecchi fez uma corrida apenas regular, mas o abandono de Bagnai e o 6ºlugar foram suficientes para manter o piloto da VR46 na liderança do Mundial, 11 pontos a frente de Francesco Bagnaia.
Johann Zarco salvou um resultado decente para a Pramac, mas 7ºlugar é pouco para o francês que ainda esta em busca da primeira vitória na categoria principal. Franco Morbidelli teve um final de semana bem mais discreto que o final de semana da Argentina, mas levou sua moto até o final em uma decente 8ºposição. Fabio di Giannantonio fez uma prova tão discreta como a corrida de Morbidelli e foi outro que obteve um bom resultado ao ficar na 9ªposição.
Augusto Fernandez fez mais uma corrida exemplar, não impressionou, não chamou a atenção, mas dentro das suas condições conseguiu uma honrosa 10ªposição. Michele Pirro que substituiu Enea Bastianini chegou na 11ªposição, ficando a frente de Jonas Folger que ficou bem longe de ser competitivo na sua estreia na GasGas e de Brad Binder que caiu ainda na primeira metade de corrida, a insistência do piloto sul-africano fez com terminasse em 13º, salvando 3 pontos para o Mundial.
O Mundial de Motovelocidade volta daqui a 2 semanas com o GP da Espanha, no dia 30 de Abril para a 4ªetapa do campeonato de 21 etapas.
Resultado final da 3ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas – 20 Voltas – MotoGP
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 42 | Alex Rins | LCR Honda CASTROL | Honda | RC213V | 41’14.6490 |
2 | 10 | Luca Marini | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | a 3.498 |
3 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | a 4.936 |
4 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | a 8.318 |
5 | 88 | Miguel Oliveira | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | a 9.989 |
6 | 72 | Marco Bezzecchi | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | a 12.049 |
7 | 5 | Johann Zarco | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | a 12.242 |
8 | 21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | a 20.399 |
9 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | a 27.981 |
10 | 37 | Augusto Fernandez | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | a 28.217 |
11 | 51 | Michele Pirro | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | a 32.370 |
12 | 94 | Jonas Folger | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | a 68.065 |
13 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | a 83.012 |
6 | Stefan Bradl | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | a 2 Voltas | |
30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | RC213V | a 9 Voltas | |
36 | Joan Mir | Repsol | Honda | RC213V | a 12 Voltas | |
1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | a 13 Voltas | |
25 | Raul Fernandez | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | a 14 Voltas | |
43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | a 14 Voltas | |
73 | Alex Marquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | a 20 voltas | |
41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | a 20 voltas | |
89 | Jorge Martin | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | a 20 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP