GP de Portugal – Mundial de Motovelocidade 2023 – Classificação e Corrida Sprint da MotoGP

Mesmo vindo do Q1 e com dificuldades em sua moto, O Formiga Atômica, Marc Marquez conquistou a pole position para a largada da primeira etapa do Mundial de Motovelocidade. Nos últimos segundos, usando o vácuo de Enea Bastianini para superar o campeão do ano passado, Francesco Bagnaia que vai largar na segunda posição.

Q1: A sessão não teve a presença de Pol Espargaró por causa do gravíssimo acidente nos treinos livres de ontem. O espanhol da Tech 3 teve traumatismos no peito e nas costas. Em comunicado da Moto GP, Pol sofreu fratura mandíbula, fratura vertebral dorsal e uma contusão pulmonar. Apesar disso, o piloto não perdeu a consciência em nenhum momento.

Na repescagem, Marc Marquez sobrou na turma, garantindo sua presença no Q2 na primeira tentativa de volta pegando o vácuo de Joan Mir, seu companheiro de equipe e colocando mais de 4 décimos sobre o mesmo, que estava na segunda posição. Franco Morbidelli, Raul Fernandez, Brad Binder e Miguel Oliveira estavam logo atrás.

A partir dai, começou a luta para definir quem iria com Marquez para a parte final da classificação.
Alex Rins agora na LCR fez o terceiro tempo, e chegou perto de Mir.
A 8 minutos do final, Miguel Oliveira aparece e faz uma bela marca para assumir a segunda posição.

Marquez e Oliveira estavam com as vagas nas mãos para o Q2. Mir em 3º, Rins em 4º, Morbidelli em 5º, Raul Fernandez em 6º, e depois vinham, Augusto Fernandez, Alex Marquez, Nakagami, Brad Binder e di Giannantonio.

A 4 minutos do final, quase todos já estavam na pista, mas Marc Marquez ficou nos boxes, apostando que não seria superado por 2 pilotos.

Alex Marquez tenta uma grande volta, mas foi atrapalhado por 2 vezes na sessão e acaba abortando a tentativa.

Com 40 segundos do final, Brad Binder da um belo pulo e vai para a 4ªposição.

a poucos segundos do final, Alex Marquez consegue grande volta e pula para a segunda posição, mas com o cronometro zerado, Miguel Oliveira toma a segunda posição e impede que os irmãos Marquez fossem juntos para o Q2.

Marc Marquez terminou a sessão na frente, seguido de Miguel Oliveira que fez a festa da torcida ao garantir sua presença no Q2. Alex Marquez ficou com a terceira posição na sessão e larga em 13. Seguido de Mir que melhorou no final, Brad Binder, Rins, Morbidelli, Nakagami, Augusto Fernandez, Raul Fernandez e Di Giannantonio.

Resultado do Q1:

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 93  Marc Márquez Repsol Honda Team Honda RC213V 01’37.675
2 88  Miguel Oliveira RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP 01’37.849
3 73  Álex Márquez Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 01’37.970
4 36  Joan Mir Repsol Honda Team Honda RC213V 01’38.064
5 33  Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 01’38.105
6 42  Álex Rins LCR Honda Castrol Honda RC213V 01’38.133
7 21  Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 01’38.335
8 30  Takaaki Nakagami LCR Honda Idemitsu Honda RC213V 01’38.439
9 37  Augusto Fernández GasGas Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 01’38.464
10 25  Raúl Fernández RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP 01’38.492
11 49  Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 01’38.778

Com o Q2 começando, os favoritos entram em cena para a briga da pole position. Havia muita expectativa para uma pole de um dos pilotos com a moto da Ducati, principalmente de Peppo Bagnaia e Jorge Martin.

Os pilotos da Aprilla, primeiro Alex com 1:38.293 e depois Vinales com 1:38.237 pegaram a liderança nos primeiros minutos de sessão, mas segundos depois foram superados pelo australiano Jack Miller que parece ter vestido muito bem a moto da KTM, visto o que ele fez na sessão da tarde de ontem. A partir dos 11 minutos para o termino da classificação, o tempo de 1:37.549 passava a ser o alvo de todos os pilotos.

Aleix Espargaro caiu no quinto minuto do Q2 ao tentar melhorar a sua marca. Segundos depois, Vinales e Bezzecchi pulam para a segunda e terceira posições, mas 1 minuto depois (a 8:50 do final da sessão), Peppo Bagnaia e Fabio Quartararo pulam para a segunda e terceira posições respectivamente.

a 7:25 do final, Jorge Martin pula para segundo com 1:37.630, ficando a 81 milésimos a frente de Jack Miller que continuava inabalável na liderança para a corrida curta e para a corrida principal do domingo.

Miller, Martin e Bagnaia formariam a primeira fila a 6 minutos do final. Luca Marini abriria a segunda fila com Quartararo e Zarco completando ela. Bastianini, Vinales, Aleix Espargaro, Marc Marquez, Bezzecchi e Oliveira completavam os 12 primeiros.

A 5:30 do final, os pilotos começam a sair para uma ultima tentativa de tirar a pole position de Miller. Em posicao ruim, Marquez sai logo atrás de Bastianini para pegar o vacuo do piloto da Ducati, visando uma melhora de sua posição no grid.

Miller tinha tudo para melhorar sua marca, mas a 3 minutos do final, o australiano vai ao chão e fica com a sua posição muito ameaçada.

A 2:35 do final, Vinales sobe para a segunda posição e volta a ficar na primeira fila e leva com ele Marco Bezzecchi que pula para terceiro novamente.

A 2 minutos do final, Peppo Bagnaia usa seu melhor equipamento e sua autoridade como campeão do mundo para marcar 1:37.290, abrindo uma vantagem considerável para os demais.

A 40 segundos do final, Jorge Martin acabou derrapando, mas conseguiu uma bela volta e voltou a se posicionar na segunda posição.

Quando tudo se encaminhava para a pole position do campeão do Mundo de 2022, Marc Marquez se utilizando do vácuo de Enea Bastianini e acabou levando a pole position para casa ao marcar 1:37.226. Uma improvável pole para a Honda que esta com problemas para acertar essa moto.

O Formiga Atômica larga na frente na corrida Sprint e na corrida do domingo. Compondo a primeira fila teremos 2 pilotos com motos Ducati. Francesco Bagnaia larga em segundo no começo de sua caminhada para tentar o bicampeonato e Jorge Martin da Pramac, querendo mostrar que merecia estar na equipe oficial da Ducati e não Enea Bastianini.

Miguel Oliveira fez uma brilhante volta no final da classificação e leva a Aprilla de 2022 a 4ªposição, abrindo a segunda fila, que será completada por Jack Miller que acabou prejudicado pela queda no final, o piloto da KTM é a surpresa do final de semana visto o desempenho ruim da marca austríaca nos testes de pré-temporada. E Enea Bastianini em sua estreia na equipe oficial da Ducati larga na 6ªposição fechando a segunda fila.

Marevick Viñales que chegou a ficar na segunda posição no Q2 vai largar na 7ªposição, liderando a terceira fila que terá Marco Bezzecchi e Luca Marini da VR46 como companhia. Completando as 12 primeiras posições, vieram Johann Zarco, Fabio Quartararo e Aleix Espargaró. Esses dois últimos, candidatos ao título que ficaram em posições ruins para a corrida curta.

Grid de Largada da 1ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP de Portugal – Algarve

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 93  Marc Márquez Repsol Honda Team Honda RC213V 01’37.226
2 1  Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 01’37.290
3 89  Jorge Martín Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 01’37.454
4 88  Miguel Oliveira RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP 01’37.521
5 43  Jack Miller Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 01’37.549
6 23  Enea Bastianini Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 01’37.584
7 12  Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia RS-GP 01’37.598
8 72  Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 01’37.616
9 10  Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 01’37.622
10 5  Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 01’37.880
11 20  Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 01’37.920
12 41  Aleix Espargaró Aprilia Racing Aprilia RS-GP 01’38.136
13 73  Álex Márquez Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 01’37.970
14 36  Joan Mir Repsol Honda Team Honda RC213V 01’38.064
15 33  Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 01’38.105
16 42  Álex Rins LCR Honda Castrol Honda RC213V 01’38.133
17 21  Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 01’38.335
18 30  Takaaki Nakagami LCR Honda Idemitsu Honda RC213V 01’38.439
19 37  Augusto Fernández GasGas Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 01’38.464
20 25  Raúl Fernández RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP 01’38.492
21 49  Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 01’38.778

Corrida Sprint

Pela primeira vez uma corrida curta na MotoGP teve um resultado muito positivo, tirando os acidentes, as 12 voltas dessa disputa rápida foi marcadas pela disputa dos primeiros lugares.

Marc Marquez tinha a consciência de que seria bem complicado manter-se na frente dos pilotos da Ducati. Na largada, o Formiga Atômica se segura na liderança, com Bastianini, Bagnaia e Martin brigando pela segunda posição. Na metade da volta, Peppo assumiu a 2ºposição após superar Jorge Martin, o principal piloto da Pramac naquele momento. Bastianini ficou mais para Miguel Oliveira e os demais.

Ainda na primeira volta, Joan Mir acabou caindo quando tentava passar Fabio Quartararo que acabou perdendo posições para evitar uma queda.

Ao chegar na reta dos boxes, Marquez é engolido por Bagnaia e Martin e perde a liderança que passou a ser do piloto da Ducati oficial, mas logo foi superado pelo piloto da Pramac. Na curva 7, Luca Marini ao tentar superar Bastianini acaba caindo e levando o piloto da equipe Ducati junto com ele. Ambos abandonaram a corrida, mas o agravante para Enea é que ele sofre lesão em seu braço e não vai correr nesse domingo.

No final da 3ªVolta, Marco Bezzecchi vai ao chão e abandona. Não era o dia da equipe de Valentino Rossi.

Peppo Bagnaia tenta se aproximar de Jorge Martin. Logo atrás, Marc Marquez é engolido por  Jack Miller e Miguel Oliveira, caindo para a 5ªposição na 4ªvolta.

Visto que Miller vinha atrás, Peppo Bagnaia tentou superar Bagnaia, mas o resultado foi ao contraio, foi Miller que passou seu ex-companheiro de equipe (Os dois correram pela equipe oficial da Ducati até ano passado). Miller não satisfeito vai para cima de Martin e essa pressão do piloto da KTM funciona e no parte final da 7ªvolta acontece a ultrapassagem assumindo a liderança da prova. Na Reta, Martin usa a potência da sua moto para recuperar a liderança.

A 4 voltas do final, Martin lidera com Miller, Bagnaia, Oliveira e Marc Marquez nas 5 primeiras posições. Todos eles passariam a ter a companhia de Aleix Espargaró e Marevick Viñales nessa briga das primeiras posições.

A 3 voltas do final, Peppo Bagnaia ultrapassa Jack Miller e volta a segunda posição. visto que o ritmo de corrida do piloto da KTM estava caindo, Miguel Oliveira foi para cima em busca de um grande resultado diante de seus torcedores em Algarve. Enquanto isso, Aleix Espargaró e Marevick Viñales lutavam por posição, lado a lado, uma briga dura e leal que acabou Aleix permanecendo na posição.

No começo da penúltima volta, Miller e Oliveira brigam pela terceira posição e quem se aproveita é Marc Marquez que passou ambos e assumiu a 3ªposição. Miller foi o mais prejudicado já que perdeu posição não só para Marquez e Oliveira como também foi superado por Viñales e Espargaró caindo para a 7ªposição.

Peppo Bagnaia foi para a pressão em cima de Jorge Martin que acabou dando certo, pois o piloto da Pramac cometeu dois erros. E foi exatamente na metade da volta final em que Martin deu a brecha que Peppo Bagnaia precisava para ganhar a liderança e conquistar a primeira vitória da história das corridas Sprint da MotoGP.

Bagnaia termina o dia na liderança do Mundial com os 12 pontos dessa vitória. Jorge Martin acaba o dia na segunda posição. E completando o pódio, Marc Marquez que foi superado por Oliveira na reta, mas a curvas do final, o português erra a curva 9 e o piloto da Honda aproveita para tomar a 3ªposição. Uma vitória para Marc Marquez que mostra esta praticamente recuperado após todas as cirurgias e todo o seu esforço para se recuperar do acidente grave em 2020.

Jack Miller recuperou as posições sobre Viñales e Aleix e salvou a 4ªposição. Logo a seguir vieram Marevick Viñales e Aleix Espargaró em boas corridas com a Aprilla de 2023. Miguel Oliveira tinha tudo para estar no pódio com a sua Aprilla da equipe RNF, mas o erro no final colocou tudo a perder e fez com que ele ficasse apenas na 7ªposição.

Johann Zarco da Pramac e Alex Marquez da Gresini completaram a zona de pontuação da corrida curta. O irmão de Marc Marquez conseguiu segurar a posição sobre Fabio Quartararo, que apesar da recuperado acabou ficando na 10ªposição e não conseguiu marcar pontos no dia de hoje.

Amanhã a 1ªEtapa da MotoGP será realizada a partir das 10 horas da manhã, Horário de Brasília e transmissão da ESPN 4.

Resultado final da Corrida Sprint
GP de Portugal – Algarve – 12 voltas

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 1  Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 19’52.8620
2 89  Jorge Martín Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 0.307
3 93  Marc Márquez Repsol Honda Team Honda RC213V a 1.517
4 43  Jack Miller Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 1.603
5 12  Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 1.854
6 41  Aleix Espargaró Aprilia Racing Aprilia RS-GP a2.106
7 88  Miguel Oliveira RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 2.940
8 5  Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 5.595
9 73  Álex Márquez Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 5.711
10 20  Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 5.924
11 25  Raúl Fernández RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 8.160
12 33  Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 8.384
13 42  Álex Rins LCR Honda Castrol Honda RC213V a 11.288
14 21  Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 17.138
15 30  Takaaki Nakagami LCR Honda Idemitsu Honda RC213V a 18.128
16 49  Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 21.235
72  Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 10 voltas
10  Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 11 voltas
23  Enea Bastianini Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 11 voltas
36  Joan Mir Repsol Honda Team Honda RC213V a 12 voltas
37  Augusto Fernández GasGas Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 12 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário