GP de Portugal – MotoGP – Mundial de Motovelocidade 2022

Após o 4ºtreino livre, a pista já estava mais seca, não o ideal, mas bem melhor para os pilotos da categoria rainha de realizar a sua classificação para o grid de largada. A fase de Francesco Bagnaia continuava a ser ruim, o piloto principal da Ducati estava disputando a repescagem, igualmente na briga estava o vencedor da corrida anterior e líder do campeonato Enea Bastianini. Alex Rins vinha em final de semana ruim e precisava mostrar algo para passar para o Q2. Enquanto que Enea entrava na pista (com 2 minutos e meio de sessão), Alex Rins estava abrindo sua primeira volta rápida.

A pista estava com condições dos pilotos usarem os pneus de pista seca, mas ainda havia certos pontos que ainda tinha trechinho de água, Isso fez com que Remy Gardner fosse para o chão na curva 9. O australiano não teve culpa, foi vendido pela situação que estava o asfalto.

Takaagi Nakagami foi para os boxes para pegar a outra moto, certamente ele se sentia mais confiante com essa outra moto. Com quase 4 minutos de sessão, Rins marca o primeiro tempo (1:53.279). Porém, essa marca e pulverizada por Alex Marquez (alguns segundos depois) com 1:50.435, quase 2.3 segundos de frente para o piloto da Suzuki.

Porém, vários pilotos tiveram suas voltas canceladas. No final disso tudo, somente 5 pilotos tinham suas voltas válidas:  Marevick Viñales vinha na frente com 1:51.309, Lorenzo Savadori vinha em 2º com 1:51.457. Franoc Morbidelli, Raul Fernández e Darryn Binder vinham logo atrás. O resto estava sem tempo válido.

Em uma volta bem melhor, Rins vai para 3º com 1:52.300 a 9:20 do final da sessão. 30 segundos depois, Bastianini com 1:50.618 e Andrea Dovizioso com 1:50.779 foram para a ponta. Por outro lado, Francesco Bagnaia foi para o chão na curva 3 e abandonou a sessão. O inferno astral do vice-campeão do ano passado continuava em 2022.

A 7:45 do final, Takaagi Nakagami passa a liderar o Q1 com 1:50.478. Seu companheiro de equipe, Alex Marquez foi para a liderança a 7:10 do final, marcando 1:50.435. A diferença entre os 2 pilotos da LCR era de 43 milésimos. Ambos estavam se classificando e estavam deixando Lucio Cecchinello feliz. Enea Bastianini vinha em 3º perto dessa briga. Muitos pilotos foram para os boxes, o resto ficou na pista para tentar marcar uma boa volta.

Para recuperar sua confiança, Remy Gardner fez uma boa volta que rendeu a 9ªposição. Enquanto isso, Alex Rins foi para a pista, sua classificação era péssima, o espanhol estava na 10ªposição, bem distante de uma briga pelas 2 primeiras posições.

A 2 minutos do final, Dovizioso e Nakagami vinham dispostos a levarem as duas vagas. O japonês não conseguiu melhorar, perdeu tempo na última parcial. Dovizioso conseguiu melhorar bastante, marcou 1:49.695 e colocou 7 décimos de frente para Alex Marquez. A 1 minuto e 15 segundos do final. Raúl Fernández foi para o chão e saiu da disputa da sessão.

Alex Marquez foi para uma nova volta e acabou colocando ordem na casa, com 1:49.004 e 25 segundos do final era praticamente a garantia do irmão de Marc Marquez esta no Q2, mas Jorge Martin derrubou todo mundo, do nada surgindo para marcar 1:48.870, assumindo a liderança.

Com o tempo zerado, Alex, Martin e Marini vinham virando voltas muito rápidas. Enea Bastianini foi para o chão, era fim do dia para o piloto da Gresini. No final, Viñales chega a entrar na brincadeira, mas não passa da 3ªposição e fica de fora do Q2.

Alex Marquez marca 1:46.316 e carimbou de vez seu lugar no Q2. A definição ficou para a outra vaga e acabou ficando nas mãos de Luca Marini que foi bem melhor que Jorge Martin na volta derradeira. Desde da primeira marca a ser feita até o tempo de Alex Marquez a melhora foi de 7 segundos. Viñales com sua Aprilla, Fabio di Giannantonio da Gresini e Dovizioso da RNF Yamaha completaram as 6 primeiras posições.

Resultado do Q1:

pos piloto equipe moto tempo
1 73 Alex Marquez LCR Honda Castrol Honda 01’46.316
2 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati 01’47.199
3 89 Jorge Martin Pramac Racing Ducati 01’47.936
4 12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia 01’49.332
5 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP™ Ducati 01’49.639
6 4 Andrea Dovizioso WithU Yamaha RNF MotoGP™ Team Yamaha 01’49.695
7 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda 01’49.889
8 23 Enea Bastianini Gresini Racing MotoGP™ Ducati 01’50.618
9 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP™ Yamaha 01’50.702
10 87 Remy Gardner Tech3 KTM Factory Racing KTM 01’50.953
11 32 Lorenzo Savadori Aprilia Racing Aprilia 01’51.308
12 40 Darryn Binder WithU Yamaha RNF MotoGP™ Team Yamaha 01’51.639
13 42 Alex Rins Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 01’52.300
14 25 Raul Fernandez Tech3 KTM Factory Racing KTM 01’53.603
15 63 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Sem Tempo

Marco Bezzecchi, Alex Marquez e Joan Mir foram os primeiros a partirem rumo à disputa da pole position. A expectativa dos torcedores era com o desempenho de Miguel Oliveira, um dos mais rápidos nos treinos livres. Com 1 minuto e meio de sessão, todos os 12 pilotos estavam na pista.

Assim como no Q1, ainda havia lampejos de pista molhada. Nessa quase que Fabio Quartararo não foi para o chão na sua volta de aquecimento. Na primeira volta, se destacaram Alex Marquez com 1:46.569 (com quase 5 minutos de sessão) e Pol Espargaró (uns 30 segundos depois). Os outros pilotos não ameaçaram, não fizeram voltas pra valer. Era a partir da segunda volta rápida que a sessão iria começar pra valer.

Alex Marquez tratou de melhorar seu tempo para 1:45.654 a 9:20 do final da sessão, mas logo Joan Mir superou o piloto da LCR Honda com 1:45.414. A 8:50 do final, Jack Miller faz uma bela volta e subiu para a segunda posição, jogando Alex para terceiro. Bezzecchi, Quartararo, Pol Espargaró, Miguel Oliveira, Aleix Espargaró, Brad Binder e Zarco completavam os 10 primeiros colocados até aquele momento.

Na metade da sessão, Alex Marquez volta a figurar na liderança com 1:43.774, muito a frente de seus adversários. 30 segundos depois, Marc Marquez faz o segundo tempo e faz dobradinha com seu irmão nas 2 primeiras posições. Os dois eram seguidos pelos dois pilotos da VR46, com Bezzecchi na frente de Luca Marini. Fabio Quartararo que subiu da 9ª para a 5ªposição e Joan Mir completavam os 6 primeiros colocados.

O único representante da Suzuki, Joan Mir fez uma bela volta e colocou a Suzuki na 2ªposição, colocando. A 5 minutos do final, Fabio Quartararo foi com tudo para colocar sua Yamaha para a 2ªposição, a 19 milésimos do tempo de Alex Marquez. Joan Mir continuava em 3º, seguido de Jack Miller que tinha feito uma pela volta segundos antes, Marc Marquez e Johann Zarco que chegou a fazer o 4ºtempo.

Alex Marquez foi para uma nova volta rápida e conseguiu uma melhora de meio segundo em relação à volta anterior ( 1:43.211). Alex nunca esteve tão perto de uma pole position, que seria a primeira na categoria principal.

Porém, tudo começa a mudar a partir do momento em que Johann Zarco marcou 1:43.151 a 3:40 do final. O francês passou a liderar a sessão. Fabio Quartararo foi para segundo a 3:25 do final. Alex Marquez, Jack Miller e Marc Marquez completam o Top 5.

2 minutos e 20 segundos do final, Joan Mir baixa seu tempo e volta a liderança com 1:43.055. 25 segundos depois, Zarco pulou para a ponta com 1:42.620 e Miller acabou superando o tempo do francês (1:42.503) e foi para liderança.

A briga pela pole não tinha terminado de forma nenhuma. Marc Marquez foi para uma volta brilhante, diante de seus problemas físicos, o Formiga Atômica fez 1:42.295. Era a volta que lhe dava a pole, mas quem atrapalhou foi Pol Espargaró, justamente seu companheiro de equipe que foi para o chão. Por ter passado rápido no último setor o piloto da Honda teve sua melhor volta dele cancelada.

Com o cronometro zerado, Zarco acabou com o jogo, marcou a volta de 1:42.003 e conquistou a pole position com sua Ducati Pramac. O francês teve uma duríssima batalha para levar a sua 7ªpole na categoria rainha, mas ainda lhe faltava à vitória que tanto almeja na sua carreira. Joan Mir vai largar em uma ótima segunda posição com sua Suzuki que anda muito bem nas curvas, mas que nas retas ainda deve velocidade. Completando a primeira fila, Aleix Espargaró que apareceu na volta final e acabou conquistando a 3ªposição.

Jack Miller que chegou a ficar pela pole, mas no final acabou o dia na 4ªposição e vai abrir a segunda fila. Fabio Quartararo fez o possível com sua Yamaha e até conseguiu um bom 5ºlugar. Fechando a segunda fila, Marco Bezzecchi  fez uma excelente classificação, isso se contamos que o estreante esta com uma Ducati de 2021 e se colocou 2 posições a frente de Luca Marini que esta com a Ducati de 2022.

Alex Marquez acabou caindo no final da classificação e viu sua possível primeira pole position se transformar em uma modesta 7ªposição, seguido de Luca Marini e do Formiga Atômica. Marc Marquez que se tivesse o seu tempo válido iria largar na primeira fila, perder a sua melhor volta e largar na 9ªposição foi um tremendo de um prejuízo para o piloto da Honda, ainda mais que foi o companheiro de equipe que acabou ajudando nesse fracasso.

Pol Espargaró acabou com a 10ªposição e com um peso na sua cabeça por ter involuntariamente atrapalhado Marquez. Miguel Oliveira e Brad Binder acabaram desapontando e acabaram por fechar as 12 primeiras posições.

Grid de Largada:

pos piloto equipe moto tempo
1 5 Johann Zarco Pramac Racing Ducati 01’42.003
2 36 Joan Mir Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 01’42.198
3 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Aprilia 01’42.235
4 43 Jack Miller Ducati Lenovo Team Ducati 01’42.503
5 20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP™ Yamaha 01’42.716
6 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati 01’42.716
7 73 Alex Marquez LCR Honda Castrol Honda 01’42.903
8 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati 01’43.179
9 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda 01’43.575
10 44 Pol Espargaro Repsol Honda Team Honda 01’43.832
11 88 Miguel Oliveira Red Bull KTM Factory Racing KTM 01’44.066
12 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM 01’44.710
13 89 Jorge Martin Pramac Racing Ducati 01’47.936
14 12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia 01’49.332
15 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP™ Ducati 01’49.639
16 4 Andrea Dovizioso WithU Yamaha RNF MotoGP™ Team Yamaha 01’49.695
17 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda 01’49.889
18 23 Enea Bastianini Gresini Racing MotoGP™ Ducati 01’50.618
19 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP™ Yamaha 01’50.702
20 87 Remy Gardner Tech3 KTM Factory Racing KTM 01’50.953
21 32 Lorenzo Savadori Aprilia Racing Aprilia 01’51.308
22 40 Darryn Binder WithU Yamaha RNF MotoGP™ Team Yamaha 01’51.639
23 42 Alex Rins Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 01’52.300
24 25 Raul Fernandez Tech3 KTM Factory Racing KTM 01’53.603
25 63 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Sem Tempo

A principal categoria do Mundial de motovelocidade foi a segunda corrida do dia, tudo para evitar conflito com a Formula 1. Sinceramente, a MotoGP poderia manter sua programação normal, se os dirigentes da categoria tivessem coragem poderiam confrontar com a Formula 1, e com toda a falta de credibilidade que vive a Formula 1, era bem capaz de vemos mais audiência no Mundial de Motovelocidade.

A corrida de Algarve, o campeão da temporada passada ressurge para vencer e entrar em definitivo na luta pelo bicampeonato.

Na Largada, Mir larga bem melhor que todo o resto do pelotão e pula para a liderança. Zarco não foi muito bem na largada e caiu para a 5ªposição. Fabio Qaurtararo pula da 5ª para a segunda posição, seguido por Jack Miller e Alex Marquez que veio da 7ª para a 4ªposição.

Aleix Espargaró, Miguel Oliveira, Pol Espargaró, Jorge Martin e Marc Marquez completavam os 10 primeiros colocados. O dono da casa largou muito bem, partido da 11ªposição para se colocar em boa situação, na 4ªposição. Alex Rins que largou da 23ªposição fez uma largada fantástica, ganhando 12 posições. Ainda por cima, passado Marc Marquez no final da primeira volta e entrando no Top 10.

Após uma largada ruim, Zarco recuperou 2 posições, subindo para a 3ªposição. Enquanto isso, Fabio Quartararo começava a ameaçar a liderança de Mir. Enquanto que Alex Marquez trava um belo duelo com Jack Miller valendo a 4ªposição.

Ao final da 3ªvolta, Quartararo foi pra cima de Mir e usando a potência da sua Yamaha acabou superando o piloto da Suzuki e assumia a liderança da prova no alvorecer da 4ªvolta. Zarco vinha se consolidando na 3ªposição. Em apenas 1 volta, Fabio Quartararo abriu 6 décimos de frente para Joan Mir. Mais atrás, Miguel Oliveira era pressionado por Alex Rins que vinha em uma excelente corrida até aquele momento.

Jorge Martin vai para o chão na 6ªvolta e abandona a corrida. Logo atrás, Marc Marquez e Pol Espargaró brigavam pela 9ªposição. Após idas e vindas, o Formiga Atômica conseguiu se sobressair sobre seu companheiro de equipe no final da 7ªvolta. Bastianini e Brad Binder estavam muito perto dos dois pilotos da Honda Repsol.

Aleix Espargaró foi para cima de Alex Marquez que se defendia com muita garra sobre o piloto da LCR Honda. Apesar disso, Aleix levou a melhor sobre o Little Marquez que perdeu posição para Alex Rins que se aproveitou e subiu para a 6ªposição. Enquanto Alex Marquez ficou para Miguel Oliveira, Aleix Espargaró começava a ver Rins querendo sua 5ªposição.

Lá na frente, Fabio Quartararo já abriu 2 segundos sobre Joan Mir que começaria a sofrer pressão de um rapidíssimo Johann Zarco, a moto da Ducati era bem mais veloz que a Suzuki que se beneficia da ótima ciclística que tem sua moto.

Na metade da 10ªVolta, Enea Bastianini vai ao chão na curva 8 e abandona a prova, que já não vinha tão boa assim para o piloto da Gresini, muito longe das primeiras posições. A liderança teria grandes chances de mudar de mãos. Naquele momento, Quartararo estaria para assumir a liderança.

E por falar no francês, ele vinha arrepiando, fazendo volta mais rápida e abrindo cada vez mais da concorrência. Na parte final da 11ªvolta, Takaagi Nakagami foi para o chão, mas conseguiu voltar a corrida. Porém, teria que suar muito para conseguir algum ponto, com 13 voltas de corrida pela frente.

Ao chegamos a metade da corrida, o pega estava sendo entre Mir e Zarco. O piloto da Suzuki estava se defendendo com muito bem do piloto da Pramac. Depois vinham Jack Miller, Aleix Espargaró, Alex Rins, Miguel Oliveira e Alex Marquez em 8º, logo a frente de Marc Marquez. Francesco Bagnaia que largou da 24ªposição já vinha na 12ªposição, fazendo uma boa prova de recuperação.

A pressão de Zarco era grande, a ultrapassagem iria acontecer a qualquer momento e foi na 16ªvolta que o francês passou Mir, mas o piloto da Pramac errou a curva e permitiu que o piloto da Suzuki voltasse a segunda posição. Com isso, Jack Miller se aproximou dos dois e tornou a disputa mais interessante.

Na volta seguinte, Zarco usou a potência da sua Ducati, passou Mir e dessa vez não deu chances para o troco, Mir ainda tentou reverter o jogo, mas Zarco se estabeleceu na segunda posição. Miller agora teria a chance de buscar seu lugar no pódio se superar Joan Mir. Aleix Espargaró e Alex Rins estavam se aproximando para entrarem na disputa do pódio. A 8 voltas do final, Brad Binder foi para o chão na curva 11.

Na entrava da 19ªVolta, Jack Miller foi decidido para passar Joan Mir, coloca por dentro e tudo indicaria que iria passar a terceira posição, mas o australiano ao fazer a curva 1 acaba caindo e Mir acabou sendo derrubado. Ambos acabaram abandonando a corrida. Sem dúvida Miller foi o culpado, mas não porque Miller provocou, foi um acidente de corrida. Com esse acidente, Zarco se beneficiou e ganhou um folego em segundo, Aleix Espargaró passou a herdar o pódio e Alex Rins (que largou da 23ªposição) já esta em 4ªlugar. O dono da casa, Miguel Oliveira subiu para a 5ªposição.

Depois do acidente de Miller e Mir, a corrida deu uma esfriada, as brigas na frente se escarçaram demais. Quartararo estava com 5.8 segundos de frente para Zarco, o francês segurava o 2ºlugar, praticamente 1 segundo de frente para Aleix Espargaró que vinha 1.3 segundos a frente de Rins.

Nas últimas voltas, Aleix Espargaró foi para cima de Johann Zarco, era o pega do final da corrida. Nessa penúltima volta, Alex e Marc Marquez disputariam a 6ªposição, em um duelo de irmãos que iria até a última volta. Francesco Bagnaia queria tomar o 8ºlugar que estava nas mãos de Pol Espargaró.

Fabio Quartararo, de forma soberana acaba conquistando a primeira vitória em 2022, passando a liderar o mundial e entrando de vez na disputa do título. O piloto da Yamaha mostra cada vez mais ser o líder da Yamaha na MotoGP.

Johann Zarco fez um final de semana excelente, mas mais uma vez a vitória ficou no quase. Pode ser devido a largada ruim? Pode, mas ninguém poderia conseguiria bater Quartararo. Então, o piloto da Pramac consegue um importante 2ºlugar, isso após resistir a pressão de Aleix Espargaró nas voltas finais. Por falar em Aleix, foi o segundo pódio do piloto da Aprilla em 2022. Importante é que a marca esta conseguindo resultados que jamais conseguiu em toda a sua história na categoria principal.

Agora, que corridaça de Alex Rins, vindo de uma terrível classificação no sábado para a brilhante 4ªposição na bandeirada. Diferente de 2021, o ano de 2022 é muito bom para o piloto da Suzuki. O piloto da casa Miguel Oliveira honrou sua torcida com a 5ªposição após largar da 11ªposição, o piloto da KTM obteve uma recuperação muito boa para chegar nessa posição.

Marc Marquez venceu a luta dos irmãos e acabou o dia na 6ªposição, a poucos milésimos a frente de Alex Marquez. O piloto da LCR Honda fez seu melhor final de semana em 2022 longe. Um grande desempenho na classificação onde Alex chegou a ficar perto da primeira pole da carreira e um domingo bom, mas sem ser excepcional.

Francesco Bagnaia também obteve uma grande corrida de recuperação, vindo de último para ficar na 8ªposição, que foi conquistada nas curvas finais sobre o espanhol Pol Espargaró. O companheiro de Marc Marquez definitivamente ainda não se achou na Honda. Longe do brilho de Aleix Espargaró, o espanhol Marevick Viñales fecha o Top 10 com a outra Aprilla.

Em 11º ficou o italiano Andrea Dovizioso, que fez o possível com a moto ruim da RNF. Luca Marini acabou o dia na 12ªposição. Franco Morbidelli teve mais um dia terrível, muito longe de ter um desempenho decente com sua Yamaha da equipe oficial. A 13ªposição é só mais uma munição para os detratores usarem contra a sua permanência na Yamaha para 2023. A zona de pontuação é encerrada com Remy Gardner e Marco Bezzecchi. O japonês Takaagi Nakagami acabou ficando a uma posição da zona de pontuação.

Resultado Final da 5ªetapa do Mundial de Motovelocidade – Temporada 2022
GP de Portugal – Algarve – 25 Voltas – MotoGP

pos piloto equipe moto tempo
1 20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP™ Yamaha 41’39.6110
2 5 Johann Zarco Pramac Racing Ducati a 5.409
3 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Aprilia a 6.068
4 42 Alex Rins Team SUZUKI ECSTAR Suzuki a 9.633
5 88 Miguel Oliveira Red Bull KTM Factory Racing KTM a 13.573
6 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda a 16.163
7 73 Alex Marquez LCR Honda Castrol Honda a 16.183
8 63 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati a 16.511
9 44 Pol Espargaro Repsol Honda Team Honda a 16.769
10 12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia a 18.063
11 4 Andrea Dovizioso WithU Yamaha RNF MotoGP™ Team Yamaha a 29.029
12 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati a 29.249
13 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP™ Yamaha a 33.354
14 87 Remy Gardner Tech3 KTM Factory Racing KTM a 40.205
15 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati a 46.052
16 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda a 49.569
17 40 Darryn Binder WithU Yamaha RNF MotoGP™ Team Yamaha a 50.303
18 32 Lorenzo Savadori Aprilia Racing Aprilia a 24 voltas – Acidente
19 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP™ Ducati a 21 voltas – Mecânico
20 36 Joan Mir Team SUZUKI ECSTAR Suzuki a 18 voltas – Acidente
21 43 Jack Miller Ducati Lenovo Team Ducati a 18 voltas – Acidente
22 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM a 17 voltas – Acidente
23 23 Enea Bastianini Gresini Racing MotoGP™ Ducati a 9 voltas – Acidente
24 89 Jorge Martin Pramac Racing Ducati a 4 voltas – Acidente
25 25 Raul Fernandez Tech3 KTM Factory Racing KTM Não Largou

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário