GP da Turquia – 16ªEtapa do Mundial de Formula 1 – 2021

Sob a chuva, Valtteri Bottas conquistou a 10ªvitória na Formula 1. Na mesma pista onde teve uma das suas piores atuações na vida no ano passado e com condições adversas a sua pilotagem.

Bottas largou melhor que Verstappen e manteve a liderança. A confusão na primeira curva foi Gasly ter tocado em Fernando Alonso, que rodou e caiu para a parte de trás. 1 volta depois, o príncipe das Asturias toca em Schumacher e faz o piloto da Haas rodar. Ambos são punidos em 5 segundos por terem sido considerados culpados pelos incidentes. Nicholas Latifi também rodou e caiu para a última posição.

Bottas abriu 1.5 segundos de frente para Verstappen, 4 segundos para Leclerc e 5.7 segundo para Perez. Enquanto isso, Hamilton pressionava bastante Yuki Tsunoda, mas o Japonês resistia na 8ªposição. Lewis só conseguiu se livrar do piloto da Alpha Tauri na 8ªvolta, com uma ultrapassagem por fora, levando o líder do campeonato para a 8ªposição.

A partir dai, Hamilton começou a não tomar conhecimento de Stroll na volta 9, de Norris no final da 10ªvolta, subindo para a 6ªposição. Nesse meio tempo, Bottas abriu 2.4 segundos do Verstappen, 4.6 segundos do Leclerc, quase 8 segundos de Perez e 10.1 segundos do Gasly. Hamilton vinha em 6º, a 18 segundos do líder. Lá arás, Carlos Sainz jr. vinha em ótima prova de recuperação, na 11ªposição após largar da 19ªposição.

Hamilton chegou em cima de Gasly e sem perda de tempo, o piloto da Mercedes passa o piloto da Alpha Tauri e avança para a 5ªposição. Com 15 voltas completadas, um trilho começava a se formar, mais bem longe de se arriscar o uso de pneus de pista seca.

Hamilton vinha fazendo a melhor corrida, tirando mais de 1 segundo de vantagem por volta para o Mexicano Sergio Perez. Enquanto isso, Verstappen começa a tentar se aproximar de Bottas, os dois alternam a melhor volta da prova. Na entrada da 19ªvolta, Bottas escorrega um pouco, mas segura o carro e se mantem na pista. O finlandês perdeu meio segundo, mas a vantagem se estabilizou em 2.5, 2.6 segundos entre os dois primeiros colocados.

Nesse meio tempo, Sainz jr. que tinha passado de forma até afobada o alemão Sebastian Vettel, foi para cima de Tsunoda e ultrapassou na 16ªVolta, passando a ser o 9ºcolocado.

Entre as últimas posições, Daniel Ricciardo foi o primeiro a fazer a parada na 22ªvolta, coloca novos pneus intermediários. Na mesma volta, Yuki Tsunoda roda e cai da 10ª para a 13ªposição. Charles Leclerc faz a volta mais rápida da prova, na 23ªvolta e começa a tentar se aproximar do Verstappen.

Bottas pegou os pilotos da Haas e colou uma volta em Mick Schumacher e em Nikita Mazepin, sem grandes problemas, assim como Verstappen. Já Leclerc teve alguns problemas com Mazepin (Alguma surpresa? Não!). Ocon começou a atacar Vettel, buscando a 10ªposição do piloto da Aston Martin na 26ªvolta.

Ricciardo não mostra um desempenho melhor com os pneus novos, ainda era cedo para trocar os pneus intermediários velhos por pneus novos. Hamilton busca se aproximar de Perez, mas acaba sendo atrapalhado por Mazepin. O Russo da equipe Haas nunca esta na pista para ajudar. Enquanto isso, Vettel e Ocon fazem o pega pra capar pela 10ªposição, com praticamente metade da prova.

Bottas tem 3.8 segundos de frente para Verstappen, 6.3 segundos de frente para Leclerc, 16 segundos de frente para Perez e 18 segundos de frente para Hamilton. Gasly, Norris, Stroll, Sainz jr. e Vettel completavam as 10 primeiras posições.

Sainz jr. começa a se aproximar de Stroll. O piloto da Ferrari em ótima corrida vem pra cima do piloto da Aston Martin na 31ªVolta, mesma volta que Alonso foi para os boxes fazer sua parada.

Hamilton chegou em Perez, mas não era nada fácil de superar o mexicano da Red Bull. Na 35ªVolta, ocorreu o grande lance da prova, Hamilton coloca por fora e chega a passar Perez, durante 4 curvas os dois brigam pela 4ªposição, até quando Perez colocou por dentro de Hamilton na curva 1 e manteve a 4ªposição.

Na 36ªVolta, Tsunoda e Russell foram para a parada. A Partir dai, começou a temporada de paradas nos boxes. Dos líderes, Verstappen parou na 37ªvolta e de imediato, Bottas e Perez parou na 38ªvolta. Vettel parou e colocou pneus de pista seca, o resultado é que o alemão mal conseguia andar na pista, e teve um longo caminho para voltar aos boxes.

Leclerc passou a liderança e não pretendia parar, tentaria vencer sem trocar os pneus, mas o monegasco acabou errando em uma das curvas e perdeu tempo. Pior que isso, Bottas estava tirando de 5 a 6 décimos por volta em cima do piloto da Ferrari. Verstappen estava em 3º e Hamilton em 4º, adotava a mesma tática de Leclerc, não queria parar, queria tentar ficar para tentar ainda um lugar no pódio.

Um outro que estava tentando ficar na pista com o mesmo pneu era Esteban Ocon, tentando salvar algum ponto para a Alpine (Que tinha Alonso nas últimas posições). Sainz jr. vinha bem próximo do francês a 15 voltas do final.

Leclerc perdia vantagem volta após volta, Bottas chegou no piloto da Ferrari, a ultrapassagem foi inevitável, aconteceu na entrada da 47ªvolta, com facilidade, Bottas recupera a liderança da corrida. Leclerc teve que ir para a parada na volta seguinte, e acabou voltando na 4ªposição, 1.5 segundo a frente de Perez. Nesse momento, Hamilton estava no pódio na 3ªposição.

Bottas vinha 7 segundos atrás de Verstappen, Hamilton vinha disposto a se manter na pista para levar o pódio, mas Leclerc e Perez vinham tirando rapidamente a vantagem que o inglês tinha. Não teve outro jeito, Lewis foi para os no final da 51ªvolta e voltou a 7 segundos de Leclerc e 6 segundos de Perez.

Na volta 52, Perez foi para cima de Leclerc e acabou passando o piloto da Ferrari por fora, passando a ser o terceiro colocado. O monegasco perdeu muito desempenho e chegou a ficar muito ameaçado por Lewis Hamilton. Só que aconteceu a mesma coisa com o piloto da Mercedes, Hamilton oscilou de rendimento e Gasly e Norris começou a chegar, a 5ªposição estava ameaçada.

Nas últimas voltas, Bottas andou muito rápido e marcou a melhor volta da prova, a 3 voltas do final. Levando seu carro para a 10ªvitória na carreira. 11 meses depois de ter tido no mesmo local, uma das piores corridas da sua carreira. Ainda mais, fez a melhor volta da prova na última volta, sem deixar qualquer dúvida do seu amplo domínio e se isolando na 3ºposição no Mundial de Pilotos.

Max Verstappen fez uma corrida correta, sem condições de alcançar Bottas. Só teve o trabalho de levar o seu Red Bull Albino para a segunda posição. O Holandês retorna a liderança do campeonato, agora com 6 pontos a frente de Lewis Hamilton, que terminou o dia na 5ªposição. O Pódio foi completado pelo mexicano Sergio Perez, um dos pilotos mais combativos do dia e que acabou por tirar alguns pontos que poderiam ter sido de Hamilton. E a volta de Checo ao pódio desde do GP da França, quando ele conseguiu a terceira posição.

Charles Leclerc fez uma ótima corrida, mas errou na avaliação de prova quando decidiu ficar na pista, tinha tudo para ocupar um lugar no pódio, mas deixou essa chance escapar e acabou ainda salvando a 4ªposição. Lewis Hamilton fez uma corrida de recuperação boa, mas não foi possível chegar em Verstappen. No final, o que matou a chance de um pódio foi a parada no final, Lewis teve que segurar Gasly e Norris no final para garantir a 5ªposição. Pelo menos, o prejuízo foi diminuído e Max só abriu 6 pontos em relação a Hamilton, a 6 provas do final do campeonato.

Pierre Gasly fez uma prova prejudicada pela punição, que é questionada, mas que não é injusta porque houve uma espalhada do francês em relação a Alonso. Pelo menos, o piloto da Alpha Tauri levou bem seu carro até a 6ªposição, fazendo a equipe filial da Red Bull voltar a zona de pontuação após 2 provas na seca. Lando Norris em 7º, salva alguns pontos, com a Mclaren que não tinha um carro para repetir os desempenhos da Itália e da Rússia.

Carlos Sainz jr. teve uma bela recuperação, largando da 19ªposição acabou ganhando 11 posições, o espanhol faz um bom trabalho e acabou o dia na zona de pontuação. Lance Stroll teve uma corrida correta e levou a Aston Martin para uma boa 9ªposição, salvando 2 pontos.

Esteban Ocon pode ser considerado um dos heróis do dia, não fez uma brilhante corrida, mas fez uma brilhante administração dos pneus e levou a Alpine, sem fazer parada nenhuma, com o pneu que andou as 58 voltas da prova, chegando até a 10ªposição e salvou o final de semana que poderia ter sido muito boa para a Alpine com o Alonso que ficou nas últimas posições.

Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen fizeram o que era possível e chegaram perto da zona de pontuação, ficaram na 11ª e 12ªposições. Daniel Ricciardo ficou em 13º, sem qualquer destaque e com desempenho bem abaixo da média.

Yuki Tsunoda começou bem, mas com a rodada que acabou dando acabou ficando longe da zona de pontuação, na 14ªposição. George Russell não se destacou nesse final de semana e ficou com a 15ªposição. Fernando Alonso acabou não conseguindo se recuperar da rodada no começo, isso foi fatal para a sua corrida, o príncipe das Asturias acabou o dia em uma apagada 16ªposição.

Nicholas Latifi da Williams, Sebastian Vettel da Aston Martin (Que pagou caro pela escolha estúpida de colocar pneus de pista seca), Mick Schumacher e o perigoso Nikita Mazepin completaram a lista dos pilotos que terminaram a prova, Não houve abandonos em Istambul.

Dia 24 de outubro, teremos o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Americas, a 17ªetapa do Mundial. Começa a reta final do campeonato Mundial de Formula 1 em 2021.

Resultado final do GP da Turquia
17ªEtapa do Mundial de Formula 1 – 58 Voltas

pospilotoequipechassismotornºVoltasTempo
177Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M12581:31:04.103
233Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H58a 14.584s
311Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H58a 33.471s
416Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/658a 37.814s
544Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M1258a 41.812s
610Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H58a 44.292s
74Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M1258a 47.213s
855Carlos SainzScuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/658a 51.526s
918Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M1258a 82.018s
1031Esteban OconAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B57a 1 volta
1199Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/657a 1 volta
127Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/657a 1 volta
133Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M1257a 1 volta
1422Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H57a 1 volta
1563George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M1257a 1 volta
1614Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B57a 1 volta
176Nicholas LatifiWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M1257a 1 volta
185Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M1257a 1 volta
1947Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/656a 2 voltas
209Nikita MazepinUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/656a 2 voltas

Melhor volta de cada piloto: Valtteri Bottas ganhou 1 ponto pela melhor volta da prova.

pospilotoequipechassismotorTempoNº da Volta
177Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:30.43258
255Carlos SainzScuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/61:31.92149
34Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:32.44650
411Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:32.45953
57Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:32.58650
618Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:32.60858
75Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:32.73054
816Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/61:32.73757
933Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:32.75953
1044Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:32.76352
1110Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:32.81450
1222Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:32.84454
1399Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:32.90457
1414Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:33.25255
153Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:33.25534
1663George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:33.39953
176Nicholas LatifiWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:33.67248
1847Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:34.20952
1931Esteban OconAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:34.58424
209Nikita MazepinUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:35.43852

Fotos:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Aston Martin/Alpine/Ferrari/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe uma resposta