GP da Itália – Mundial de Motovelocidade 2023 – 6ªEtapa da MotoGP

Francesco Bagnaia venceu com muita facilidade o GP da Itália, foi um verdadeiro passeio do campeão do Mundo que agora tem uma liderança muito mais folgada em relação a Marco Bezzecchi que ao contraio de ontem, não conseguiu uma recuperação e ficou em uma posição não muito boa. A Ducati dominou a corrida de Hoje, assim como na corrida Sprint.

Na largada, Jack Miller assumiu a liderança, mas a alegria do piloto da KTM durou pouco já que Peppo Bagnaia foi para cima o australiano e ultrapassou poucas curvas depois, recuperando a liderança da prova.

Na segunda volta, Alex Marquez fez uma manobra muito audaciosa que visava ganhar várias posições. Porém, ela não funcionou perfeitamente e o piloto da Gresini caiu para a 6ªposição.

Na terceira volta, Bagnaia e Jorge Martin estavam escapando na frente, colocando mais de 1 segundo de distância para Luca Marini e Marc Marquez que travavam um belo duelo pela 3ªposição. Logo atrás, Alex Marquez supera Jack Miller e sobre para a 5ªposição. Binder, Zarco, Bezzecchi e Aleix Espargaró completavam as 10 primeiras posições.

No final da 4ªVolta, Johann Zarco passou a ser o 7ºcolocado após superar o sul-africano Brad Binder. Porém, o sul-africano dá a volta por cima, dá o troco em Zarco e logo depois passa Jack Miller e assume a sexta posição. Binder estava chegando a velocidade de 352 km por hora, graças ao potentíssimo motor da KTM.

Marquez forçava o seu ritmo para lutar de igual para igual com Luca Marini de Ducati 2022. No final da 6ª, tentando passar o piloto da VR46 por fora na curva 15, Marc Marquez vai para o chão e acaba mais uma vez abandonando a prova.

A partir dai, Luca Marini ficou mais tranquilo na terceira posição, mas não por muito tempo já que Alex Marquez vinha em 4º e tinha um ótimo rendimento com sua Ducati da Gresini. Não demora muito para o irmão de Marc Marquez se aproximar de Marini para começar uma nova luta pela terceira posição.

Após 7 voltas de corrida, os 5 primeiros colocados: Bagnaia, Martin, Marini, Alex Marquez e Zarco estavam com a Ducati. O primeiro sem ser Ducati era Brad Binder com a KTM. Marco Bezzecchi começava a ganhar terreno, passando a ser o 7ºlugar ao superar Jack Miller e Aleix Espargaró. Porém, Bezzecchi errou a curva 15 e acabou perdendo as posições para Miller e Aleix, voltando para a 9ºlugar, posição onde estava.

A 13 voltas do final, Peppo Bagnaia começou a aumentar a distância para Jorge Martin, à vantagem do piloto da Ducati sobre o piloto da Pramac foi para 1.1 segundos. Enquanto isso, Alex Marquez estava a pressionar Marini, mas precisava de uma decisão rápida ou Johann Zarco que estava se aproximando dos dois.

Alex Marquez fez duas tentativas de ultrapassagem usando o vácuo e passando na curva 1. A primeira tentativa não foi bem sucedida e o piloto da VR46 voltou a ficar na frente, mas a segunda tentativa foi bem sucedida, Alex Marquez passou de maneira segura a Luca Marini, passando a 3ªposição.

Logo Johann Zarco se aproximou de Luca Marini na luta pela 4ªposição. Alex Marquez que vinha em 3º não conseguiu se distanciar dos dois e a luta pelo pódio continuava intensa. No primeiro terço da 15ªVolta, Alex Marquez escapa e acaba indo para o chão, fim de prova para o piloto da Gresini que tinha tudo para obter um grande resultado, Alex esteve muito bem o final de semana inteiro.

A Luta pelo pódio passou a ser um duelo entre Marini e Zarco nas 8 voltas finais. Brad Binder vinha em segura 5ªposição, ao contraio de Miller que estava sendo ameaçado por Aleix Espargaró e Marco Bezzecchi. Enea Bastianini e Franco Morbidelli completava as 10 primeiras posições. Na liderança, Peppo Bagnaia já estava a mais de 1 segundo a frente de Jorge Martin, a corrida estava praticamente definida.

Marini e Zarco era a principal luta na reta final da corrida. No final da 17ªvolta, Marini erra e Zarco se aproveita para levar a terceira posição, Na reta, Marini ainda resiste e volta a ficar na frente, mas a resistência de Marini não durou muito tempo já que Zarco passou novamente Marini e assumiu de vez a 3ªposição. Marini tentou fazer um contra-ataque, mas não teve ritmo para se aproximar do piloto francês da Pramac.

No final, ainda existia algumas lutas por posições na parte intermediária para trás (Bastianini e Morbidelli lutavam pela 9ªposição).

Peppo Bagnaia levou a sua Ducati com tranquilidade e conquistou a 3ªvitória na temporada. Um final de semana perfeito para o campeão de 2022, com pole e vitória na corrida Sprint no sábado e a vitória praticamente de ponta a ponta na corrida desse domingo.

O pódio foi completado pelos dois pilotos da Pramac. Jorge Martin acabou em segundo, a mais de 2 segundos do vencedor e Johann Zarco que se livrou de Luca Marini nas voltas finais e terminou na 3ªposição deixando o piloto da VR46 na 4ªposição. Esses 4 primeiros colocados comprovaram o imenso domínio da Ducati tanto na corrida Sprint como na corrida do domingo.

Brad Binder fez mais uma boa corrida, largou de 10º e foi ganhando as posições que eram possíveis de ganhar e herdou outras para completar a prova na 5ªposição. Aleix Espargaró foi um guerreiro no final de semana inteiro, com uma lesão no tornozelo e com uma moto que não era dominada como é a Aprilla acabou levando uma fantástica 6ªposição, por tudo que se passou no final de semana.

Jack Miller não foi bem, chegou a liderar a corrida por algumas curvas, mas foi caindo, caindo e caindo até terminar na 7ªposição. Marco Bezzecchi não repetiu a recuperação da corrida Sprint do sábado, muito pelo contraio, não conseguiu sair em momento nenhum das primeiras posições e acabou ficando na 8ªposição.

Enea Bastianini fez uma corrida decente para quem esta voltando após várias corridas parado por lesão, mas o 9ºlugar é pouco para satisfazer a equipe e ao Enea nas próximas etapas do campeonato. Franco Morbidelli chegou em 10º, a frente de Fabio Quartararo. O ítalo-brasileiro esta disposto a permanecer na Yamaha, mas o equipamento não esta correspondendo a nenhum dos dois pilotos. O mais certo que a Yamaha pode fazer nesse momento é manter a dupla Quartararo/Morbidelli para 2024.

Maverick Viñales fez uma corrida apagada e ficou na 12ªposição. Na 13ªposição, Takaagi Nakagami foi o único piloto da Honda a terminar a corrida, usa situação lamentável para a gigante fábrica japonesa. Fabio di Giannantonio da Gresini e Augusto Fernandez da Tech 3 completaram a zona de pontuação.

Próximo domingo será realizada a 7ªetapa do Mundial de Motovelocidade, no travado circuito de Sachsenring na Alemanha. Lá é território de Marc Marquez que venceu em 2021, mas será que a Ducati vai quebrar essa escrita do Formiga Atômica ou vai ser mais uma vitória do piloto da Honda? A resposta, só no próximo domingo.

Resultado final da 6ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Itália – Mugello – MotoGP – 23 Voltas

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 1 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 41’16.8630
2 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 1.067
3 5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 1.977
4 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 4.625
5 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 8.925
6 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 10.908
7 43 Jack Miller Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 10.999
8 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 12.654
9 23 Enea Bastianini Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 17.102
10 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 17.610
11 20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 17.861
12 12 Maverick Viñales Aprilia Racingp Aprilia RS-GP a 19.110
13 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda RC213V a 21.947
14 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 25.906
15 37 Augusto Fernandez GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 26.500
16 51 Michele Pirro Aruba.it Racing Ducati Desmosedici GP23 a 30.150
17 25 Raul Fernandez CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 38.001
18 32 Lorenzo Savadori Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 38.662
19 94 Jonas Folger GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 78.912
73 Alex Marquez Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 9 Voltas
88 Miguel Oliveira CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 13 Voltas
93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda RC213V a 18 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário